Sobre a Escrita - Stephen King

7 de outubro de 2024


Título:
Sobre a Escrita
Autor: Stephen King
Páginas: 256
Ano: 2015
Editora: Suma das Letras
Gênero: Não-ficção
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempose vencedor dos prêmios BRAM STOKER e LOCUS na categoria Melhor Não Ficção, Sobre a escrita — A arte em memórias é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada.


Resenha: 
Todo mundo conhece Stephen King. Seja pelos livros, seja por algum filme ou série. Mesmo que muitos não tenham lido nenhuma obra dele sabem quem ele é. O mestre do mistério, o rei do terror. Eu mesma assisti à um filme dele a mais de 20 anos atrás e nem imaginava que era dele, o filme, que eu amei aliás, À Espera de um milagre, e que nem é terror, dito isso, venho dizer que King tem um trabalho muito especial também, Sobre a Escrita, que é mais conhecido em um ramo muito específico do mundo literário.

Neste livro Stephen King não cria nenhuma história. Ele simplesmente conta a dele. Através do relato de vários momentos de sua vida, narra sua jornada como leitor e como escritor. Ele conta sobre seus primeiros trabalhos, sobre seu processo de escrita e conta também sobre como os fatos que aconteceram com ele afetaram a maneira como ele lida com sua arte. Acredito que para quem já leu alguma obra dele seja muito interessante ver como ele as concebeu. Como eu nunca tinha lidos nada escrito por ele seus relatos apenas aguçaram minha curiosidade para reconhecer suas memórias nas palavras que saem dele.

Depois que termina sua  "biografia", King passa para à parte em que ele fala do processo de escrita propriamente dito. Dá dicas maravilhosas e constrói seus ensinamentos baseados em uma simples metáfora. Ele fala que a escrita é como uma caixa de ferramentas e cada gaveta é um componente dela que não pode faltar em todo texto. De início pode parecer estranho, mas preciso dizer que faz muito sentido. Juro. Ao abrir a caixa de ferramentas para o leitor ele abre a nossa cabeça de escritor para um mundo de novas possibilidades.

Além de falar sobre o processo da escrita ele conta sobre o mundo literário e chega na parte que todo mundo que escreve quer saber: como faz para ser publicado. Ele discorre por um bom tempo sobre o mercado editorial e como conseguir chegar lá, dando informações muito valiosas. O engraçado é que ele escreve no final da década de 1990, mas o livro não é ultrapassado, muitas das coisas que ele descreve ainda são recorrentes no universo da literatura.

Este livro é como uma bíblia. Vivemos por suas palavras e seguimos seus ensinamentos em todos os passos de nossa aventura na escrita. E como esse livro faz a diferença. Eu me senti muito mais preparada para me atrever a escrever. Mas não se enganem, apesar da maravilhosidade contida naquelas palavras elas não vão, por mágica, te fazer escrever como um poeta. De fato King defende que o método mais eficaz de chegar lá é através da prática. Aquele velho ditado, a prática faz a perfeição. Ele até passa um exercício para fazermos e testarmos suas dicas.

Só me resta acrescentar que mesmo que você não queira ser um escritor, mas é fã do trabalho de Stephen King, vale muito a pena dar uma chance para esse livro. É impressionante como as coisas da nossa vida são determinantes nas nossas paixões e com ele não foi diferente. Essa não é uma biografia de King, mas nos permite conhecer um pouco mais sobre e ele e até mesmo entender como suas histórias são o que são hoje. Até eu que nunca tinha tido interesse por nenhuma história dele me peguei muito interessada. Ele afirma em vários momentos do livro que suas dicas são para todos aqueles que não são os gênios escritores, são os regulares que podem sempre melhorar um pouco mais. Mas ele comete um erro gravíssimo: ele se coloca na categoria de escritores regulares. E pelo pouco que conheci dele e o tanto que ele me ajudou só posso dizer que ele é, na verdade, um gênio.

Nenhum comentário

Postar um comentário