Autor: N. K. Jemisin
Páginas: 256
Ano: 2023
Editora: SUMA
Gênero: Fantasia, Ficção
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Classificação Etária: 14 anos
Nota:
Sinopse: No segundo volume da série iniciada por Nós somos a cidade, N.K. Jemisin cria uma narrativa gloriosa sobre identidade, resistência, magia e mito. Nós fazemos o mundo é uma obra-prima da ficção especulativa, escrita por uma das autoras mais brilhantes de sua geração.Na cidade que nunca dorme, as aparências enganam: à primeira vista, é até possível acreditar que tudo vai bem, mas essa não é a verdade.Já faz três meses que Nova York ganhou vida, e os avatares conseguiram impedir que a Mulher de Branco destruísse seu território. Só que, agora, o inimigo tem poderes mais sutis à disposição: a retórica populista da gentrificação, da xenofobia e das medidas para “manter a lei e a ordem” pode destruir a cidade de dentro para fora. Para impedi-la, os avatares terão de se unir a outras Grandes Cidades para salvar o mundo da destruição iminente.Em Nós somos a cidade, N. K. Jemisin apresentou uma narrativa original e dinâmica, mostrando como seus personagens se relacionam com as regiões que representam e interagem com os demais. Em Nós fazemos o mundo, volume que encerra a saga, as histórias de cada avatar são desenvolvidas e articuladas com maestria para que, juntos, eles possam lutar por um bem maior.“Jemisin discute resistência e identidade através da magia e do mito, e cria um mundo engenhoso para abordar preocupações contemporâneas de forma catártica.” ― TIME“Perfeito para os fãs dos mitos e raízes profundos de Deuses americanos, de Neil Gaiman, para os obcecados por teorias da conspiração sobre política e corrupção, e para qualquer um que ame uma boa aventura em que azarões destemidos dão a volta por cima e triunfam, contrariando todas as expectativas.” ― Library Journal
Este livro foi cedido pela Editora Suma das Letras, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora.
Resenha:
Olá praticantes de Livroterapia
Aqui estou eu para enaltecer uma autora e suas histórias incríveis que sempre ganham meu coração.
Está resenha está sendo escrita sob emoção, como sempre quando se trata de livros de N. K. Jemisin, que autora maravilhosa ela é, não é mesmo? Não a toa é uma das escritoras de ficção especulativa com maior impacto e fama na última década.
N. K, é a única pessoa a ganhar o prêmio Hugo, por três anos consecutivos, com sua trilogia A Terra Partida. Com inúmeros outros prêmios, ela nos entrega histórias com personagens cativantes e envolventes, complexos e múltiplos em suas representatividade.
Hoje trago a minha experiência de leitura de Nós Fazemos o Mundo, segundo livro da que seria a série Grandes Cidades.
Aqui fica um aviso, nos agradecimentos deste livro a autora fala um pouco sobre como foi a escrita dessa série, e porque decidiu não fazer um terceiro livro e sim encerrar como uma duologia.
Adianto, que foi uma mescla de emoções: De certa forma, Nós Fazemos o Mundo encerra bem o arco de Nova York, mas ficou a sensação de que eu amaria mais livros, mais dos personagens, mais de tudo! Essa é a magia de uma história bem Escrita.
Mas sem enrolar mais ainda... Por ser a resenha de um livro que encerra a história, eu não darei detalhes da história em si, compartilharei minha experiência de leitura.
Nós Fazemos o Mundo, é a continuação de Nós Somos a Cidade, cuja resenha temos aqui também. Para lerem, basta clicar na imagem abaixo:
Para Contextualizar a resenha:
Em Nós Somos a Cidade, somos jogados em uma fantasia urbana impactante, é o nosso mundo como plano de fundo, porém, muito mais fantástico.
Aqui as Cidades são vivas, e vamos acompanhar o nascimento de Nova York, uma das cidades mais importantes do mundo e sendo um próprio universo dentro de seus territórios/distritos. Nova York é a prova viva da mescla de seus habitantes. E por assim, seu avatar em processo de parto traz toda sua energia. Mas algo acontece... Uma tragédia, um inimigo ataca em seu momento de nascimento, onde está muito vulnerável. Com isso Nova York entra em coma ao nascer. Para se salvar ela se divide despertando seus cinco avatares, cada um sendo um distrito: Manhattan, Brooklyn, Queens, Bronx e Staten Island.
Que tem a missão de entender tudo o que está acontecendo e salvar Nova York
Contando com ajuda de São Paulo, existe uma batalha da qual saem vitoriosas, porém, não é o final!
Em Nós Fazemos o Mundo, meses se passaram e agora os personagens precisam lidar com tudo que viveram e como enfrentarão tudo o que vier para cima deles.
Com, a presença agora de outras Grandes Cidades a trama se torna ainda mais dinâmica e intensa. Muita coisa vai acontecendo em pouco tempo e você lê como se estivesse vivendo com os personagens tudo!
Que escrita mais perfeita!
E é isso que posso falar da trama!
Mais do que nunca N. K. prova porque tem uma fama estabelecida. Com uma trama poderosa onde dá voz a várias críticas sociais, ela tece uma história de fantasia que toca em temas importantíssimos: xenofobia, antiurbanismo, racismo, preconceitos, divisões de classes sociais e muito mais.
Seus personagens representam gamas e camadas múltiplas da sociedade. Trazendo suas mazelas a olho nu, mostrando o que a sociedade tem de pior, mas também, escrevendo uma história de esperança, amor, lealdade e justiça. Seus personagens lutam pelo que acham correto, defendem mundo e cada um de seus laços com força e coragem. Mostrando que unidos cada um se torna parte e FAZ O MUNDO!
Eu adorei o livro, queria mais páginas, queria um terceiro livro assim, sentiria que as partes muito corridas deste livro não aconteceriam, mas também entendo muito o que a autora falou nos agradecimentos e agradeço que ela persistiu e lutou contra N problemas para nos entregar a conclusão de Grandes Cidades.
Mas digo: Jemisin, quando quiser voltar a este universo, volte! Eu estarei aqui para ler e conhecer mais das outras Grandes Cidades e tudo o mais!
Indico a leitura para os fãs da escrita da autora e de fantasias urbanas impactantes. Que falam sobre temas atuais, sem deixar de lado todo o lado fantástico de um história de fantasia bem Escrita.
O livro é super lançamento da SUMA, que entregou uma edição belíssima.
Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.
Assim que é bom. Encerra com chave de ouro e ao mesmo tempo, deixa gostinho de quero mais
ResponderExcluirMuito bom quando a autora tem uma ótima escrita que faz com que desejemos ler mais e mais .A autora traz temas importantes nesse livro.
ResponderExcluir