Vítima: O outro lado do assassinato - Gary Kinder

25 de agosto de 2023

 

Título: Vítima: O outro lado do Assassinato
Autor: Gary Kinder
Páginas: 368
Ano: 2022
Editora: Darkside Books
Gênero: Crime, Não-ficção.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Classificação Etária: 16 anos
Nota:   
Sinopse: Um importante livro na formação do FBI e a primeira obra do gênero a dar visibilidade para a história das vítimas.

Em 2013, a DarkSide® Books pavimentou o mercado true crime no Brasil com a criação da marca Crime Scene, dedicada ao estudo profundo de crimes reais. Em 2023, com a marca completando 10 anos, apresentamos Vítima: O Outro Lado do Assassinato, o primeiro livro do gênero a dar visibilidade para as vítimas, indo além das manchetes sobre crimes violentos, ao contar a história de sofrimento, amor e coragem dessas pessoas — um livro que se tornou leitura obrigatória na formação do FBI e em todos os cursos de criminologia.

Gary Kinder dedicou sete anos de sua carreira para a pesquisa e escrita dessa obra. Vítima: O Outro Lado do Assassinato é baseado nos personagens e eventos reais dos crimes do Hi-Fi ocorridos em 1974, em Ogden, Utah, e é citado por críticos como um trabalho pioneiro — foi um dos primeiros livros de true crime que se concentrou em narrar a história das vítimas de um crime violento, em vez de entregar o protagonismo aos perpetradores ou aos processos jurídicos.

Uma série de acontecimentos levaram Cortney Naisbitt e sua mãe ao endereço da loja Hi-Fi Shop — uma loja de tecnologia —, no dia 22 de abril de 1974, justamente no momento em que um assalto acontecia. Os dois, junto de outras pessoas que se encontravam na loja, foram brutalmente torturados e depois executados a tiros. Vítima: O Outro Lado do Assassinato é a obra que detalha a história dessas pessoas e de suas famílias que sofreram as consequências desse crime brutal.

Entregar o protagonismo às vítimas de um crime resulta em uma obra delicada e sensível, com o poder de partir o coração dos leitores com sua sinceridade e cenas perturbadoras. Quando os familiares das vítimas ganham voz, relatando o desespero e a dor do luto, o texto ganha um caráter tão introspectivo que é fácil entender por que essa obra ganhou tamanho destaque. Embora a maioria das mídias destaque o assassino e os detalhes do crime, em Vítima: O Outro Lado do Assassinato o leitor encontrará aquilo que mais importa: a história de pessoas.

Por mais que o crime tenha recebido grande espaço na mídia da época, Gary Kinder trabalha em uma obra que, por fim, entrega ao mundo a realidade do que acontece com as famílias e todas as vidas que estão ao redor de um acontecimento tão cruel. Com uma narrativa habilidosa e empática, Gary conduz o leitor ao âmago da vítima e de seus familiares, trazendo à tona sentimentos pungentes acerca da vida, da morte e do que resta após um crime tão violento e perverso.

Vítima: O Outro Lado do Assassinato chega ao catálogo da DarkSide® Books estimulando o leitor a refletir sobre a história dessas vidas, o papel da mídia na cobertura desses eventos, o sofrimento dos familiares e sobre o olhar cuidadoso que deve ser lançado em direção a obras de true crime.

Este livro foi cedido pela Editora Darkside Books, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 


Resenha:


Olá praticantes de Livroterapia 
Tudo bom com vocês?

Hoje minha indicação de leitura é de um clássico do True Crime, (Crimes Verdadeiros) super lançamento do Selo Crime Scene da DarkSide Books.

Vítima: O outro lado do Assassinato, de Gary Kinder, é leitura obrigatória na formação dos agentes do FBI, e foi um dos primeiros livros de True Crime a ter seu foco nas vítimas das atrocidades, dando voz aos sobreviventes e familiares.


Em 1974, em Ogden, Utah, foi palco do crime que ficou conhecido como Assassinato do Hi-Fi, uma loja de eletrônicos.

Onde três homens, resolveram que um assalto não era suficiente e mataram com requinte de crueldade três pessoas e deixaram dois sobreviventes com sequelas terríveis.

Os assassinos são: Dale Selby Pierre, William Andrews e Keith Leon Roberts, os dois primeiros tendo participação ativa nas atrocidades e o terceiro estando ligado apenas ao roubo.


As vítimas: Vítimas: Stanley Orren Walker, de 20 anos, e Sherry Michelle Ansley, de 18 anos, funcionários da loja, que foram amarrados e jogados no porão enquanto o roubo acontecia. Cortney Nasbitt, um jovem de 17 anos que estacionou o carro na loja enquanto fazia algumas coisas para seus pais na cidade e entrou na loja durante o assalto para agradecer Stanley pela gentileza em deixar ele estacionar ali, foi também pego como refém. As últimas duas vítimas foram Orren William Walker, pai de Stanley, e dono da loja, que foi em busca do filho e Carol Elaine Naisbitt, que também aflita pela demora de seu filho Cortney saiu em sua busca.


A maldade e violência dos criminosos foi então aumentando em escala muito rápido e não descreverei os horrores que eles passaram naquele porão para não chocar vocês, mas não foi fácil ler os trechos que narraram tudo o que houve ali.

O livro é centrado Cortney Nasbitt e e seu pai, narrando toda a jornada dos médicos e da família para salvarem Cortney, que chegou em um estado gravíssimo no hospital e praticamente todos os médicos não imaginavam que ele sobreviveria. Mas eles resolveram não desistir principalmente por causa de Byron, pai dele e médico muito querido na cidade.


Além do foco nos Nasbitt, Orren William Walker também tem destaque mostrando como utilizando uma força de vontade monumental não somente consegui sobreviver como foi uma testemunha crucial nos julgamentos.

Oreen e Cortney foram os únicos sobreviventes e mesmo assim, precisaram lidar com sequelas físicas e emocionais da tortura que passaram.

Cortney, entre todos os problemas, ainda teve muitas sequelas mentais.

É um livro que tem depoimentos dos sobreviventes e familiares e tornou a leitura muito impactante e não à toa é uma referência dentro do gênero. Da poder aos sobreviventes de contar sua história e mostra o quão vidas são impactadas pela violência. 


Kinder passou anos trabalhando no livro e foi convencido logo no início a dar foco nas vítimas do Byron Nasbitt, que não desejava dividir sua história em um livro onde os criminosos fossem o ponto focal.

Um livro pesado, mas ao mesmo tempo com uma escrita dinâmica e fluida. Que tornaram a leitura pelo menos não maçante, mesmo com toda dor narrada.

Um livro que todo fã de True Crime deveria ler e também aqueles que tem curiosidade no tema.


A edição está impecável. Muito bonita e com o padrão de qualidade da DarkSide, capa dura, fitilho, projeto gráfico muito bonito e que impacta.

Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.

4 comentários

  1. A sua cara esse livro, Panzinha. E a cara da Angela também.
    É bem interessante e intenso na mesma proporção

    ResponderExcluir
  2. Ah Rainha...tá lá na lista, sabe? Mas o bonito tá custando exatamente 69,90 rs aí não dá pra mim. Mas eu juro que compraria se pudesse sem nem pensar, por ser o gênero que amo, por ter essa maldade humana. Cara, o ser humano é um treco sem explicações quando se trata em fazer o mal..tá, o bem também.
    Espero de coração poder comprar e me deliciar com essa agonia(aham, acordei macabra hoje rs)
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  3. Eu até assisto muito true crime porem esse só pela resenha já me deu um aperto forte no coração, pois parece sem bem forte esses testemunhos.
    Essa edição está muito bonita mas como é Darkside não esperamos menos que isso.

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante a proposta desse livro,de mostrar o outro lado de um crime,se fala muito de quem comete assassinatos mas muito se esquece das vítimas.

    ResponderExcluir