Luz, Câmera, Ação - Pinóquio

18 de abril de 2023

Diretor ou produtor:
 Guillermo del Toro e Mark Gustafson
Ano: 2022
Gênero: Fantasia, Animação, Stop-motion, Musical.
Elenco: Gregory Mann, Ewan McGregor, David Bradley, Ron Perlman, Finn Wolfhard, Cate Blanchett, Tilda Swinton, Christoph Waltz
Nota:    
Sinopse: O desejo de um pai solitário dá vida magicamente a um boneco de madeira, seu nome é Pinóquio. Confuso por ser tão diferente das outras crianças, Pinóquio foge de casa para encontrar seu lugar no mundo e se depara com perigo e aventura.
Nesta incrível animação musical em stop-motion, o cineasta vencedor do Oscar® Guillermo del Toro reinventa o clássico conto do boneco de madeira que ganha vida.

Resenha:

Olá praticantes de Livroterapia.

Hoje a minha indicação é um filme incrível. 

Eu finalmente assisti Pinocchio por Guilhermo Del Toro, e estou apaixonada.

Pinóquio, é um clássico do italiano Carlo Collodi, que possui algumas adaptações bem famosas, mas nenhuma, me emocionou tanto quanto esta releitura de Guilermo.



Del Toro se uniu ao mestre de Stop-motion Mark Gustafson, para criar uma nova animação musical, e como já sua marca registrada, trouxe um tom sombrio que a aproximou mais da obra original.

Temos aqui o Mestre Geppetto, um homem amargurado que perdeu seu filho Carlo, em um bombardeio, e vivendo anos de luto e solidão, seu desespero toca o coração de uma poderosa “Fada”, que dá vida a um boneco de madeira, para que este traga alegria ao coração de Geppetto.

Pinocchio, ao despertar com toda a sua curiosidade, energia e sonhos, traz muitas emoções a Geppetto, e precisa enfrentar a dura jornada de amadurecimento para que seu desejo de ser um “menino de verdade” aconteça.


A história está ambientada em um período de guerra, e Del Toro, habilmente tece uma mordaz critica a violência, a destruição e ganância humana, como pano de fundo para a história de Pinocchio e Geppetto, tornando assim, um filme com uma profunda trama. 

Os sonhos perdidos, os corações devastados pela guerra, a solidão e o luto, pertencimento, perdão e aceitação são os temas centrais deste filme atemporal.


O filme todos é feito na técnica de Stop-motion (Neste tipo de animação, um objeto é fotografado do mesmo ângulo diversas vezes, mas com leves mudanças em sua posição, ao se sobrepor estas imagens surge à impressão de movimento), uma técnica lindíssima, e extremamente detalhista e difícil de realizar, então imaginem o quanto me maravilhei com este filme, pois a arte está impecável!


É também uma animação musical, então se preparem para algumas músicas excelentes e que combinam muito bem com a história, e até algumas muito emocionantes.

Eu assisti o filme no idioma original, e estes foram os artistas que deram suas vozes aos personagens: Gregory Mann como Carlo, Pinocchio; Ewan McGregor como  o grilo Sebastian J. Cricket; David Bradley como Master Geppetto; Cate Blanchett como Spazzatura; Tilda Swinton como Wood Sprite
Ron Perlman como Podesta; Finn Wolfhard como Pavio; Christoph Waltz como Count Volpe.

Todos estão impecáveis, mas sou suspeita em dizer que Ewan tem meu coração, e esperei muito pela canção dele...

É uma indicação para quem ama a clássica história de Pinocchio, aos fãs de animação e musicais, mas principalmente de bons filmes, com muitas reflexões e criticas sociais.



Foi uma experiência única assistir esse filme.

O filme está disponível para assistir no serviço de streaming Netflix

Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.


Ps: Existem referencias a outras aventuras clássicas!!!

7 comentários

  1. Uma história linda
    Essa versão do Toro está espetacular

    ResponderExcluir
  2. Pinoquio é o tipo de "moleque" que a gente não sabe se abraça ou se dá uns petelecos na orelha pra aprender a respeitar seu paizinho. Sempre senti isso em relação a ele, até na versão romantizada da Disney rs
    Mas Del Toro é fenomenal e conseguiu incluir esse ar sombrio no filme e mesmo eu torcendo o nariz para a parte musical, eu simplesmente amei esse filme!!!!
    Super recomendo!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vivian!
    Não sabia que essa técnica se chamava técnica de Stop-motion, acho essa técnica incrível!
    Não curto muito músicais e confesso que não sou muito fã da história de Pinocchio, mas gosto de animações, pretendo ver sim, quem saber eu acabe me surpreendendo positivamente com essa versão de Guilhermo Del Toro?!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Vivian!
    Pinodhio sempre foi uma personagem itrigante e ao longo do tempo, algumas adaptações o foram transformando.
    Aqui temos a versão mais próxiam da original e com a visão cinematográfica do sensacional Guilhermo Del toro.
    Não conhecia a técnica, vou procurar para saber mais e claro, vou assistir o filme.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Eu conheço a história do Pinochio por alto .Nunca assisti um filme inteiro dele . Gosto de animações e se tiver oportunidade assistirei essa adaptação.

    ResponderExcluir
  6. Realmente parece está tudo muito lindo 😍.

    Adoro a história do Pinóquio e fiquei interessada em assistir!!!

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito fã de Pinóquio, mas acho essa técnica usada no filme extraordinária, quem sabe eu assista.
    Do Del Toro assisti e li apenas O labirinto do Fauno e ele é muito bom no que faz.

    ResponderExcluir