Luz, Câmera, Ação - Até os Ossos

13 de abril de 2023

Diretor:
 Luca Guadagnino
Ano: 2022
Gênero:  Drama, Terror, Romance
Elenco: Taylor Russel, Mark Rylance, Timothee Chalamet
Nota:  
Sinopse: Maren é uma jovem tentando compreender a sua natureza. Ela é uma Devoradora, alguém que precisa se alimentar periodicamente de carne humana. Largada à própria sorte, ela vai começar uma jornada de autoconhecimento.



Resenha:


Olá praticantes de Livroterapia.

Desta vez a minha indicação de filme, é justamente uma adaptação Literária.

Até os Ossos, é um filme de Terror/Drama, baseado no livro homônimo da autora Camille de Angellis, livro que é lançamento da editora Suma, e do qual já temos resenha aqui, caso queiram conhecer nossa experiência literária dele, basta clicar na imagem abaixo:


Até os Ossos, é um filme de romance antropofágico, flertar com o terror e entrega certa doses de cenas sanguinolentas e violentas, mas definitivamente o que o define é mesmo uma estranha jornada de amadurecimento.



Mare, é uma jovem, com problemas de criar vínculos, e ao tentar conhecer mais meninas de sua idade e se enturmar, foge de casa para ir em uma noite de garotas, a noite acaba por terminar em tragédia, ela correndo para casa coberta de sangue e pedindo ajuda de seu pai. Que ao ver a filha naquele estado age com rapidez:

Empacota tudo o que é essencial e que consegue carregar até o carro em três minutos, obrigando ela a fazer o mesmo...

Já ai vocês podem imaginar, que infelizmente não é a primeira vez que ele é obrigado a fugir...


Alguns meses passam, e logo Mare acordar para encontrar uma casa vazia, uma quantia de dinheiro, a certidão de nascimento dela e uma fita cassete para ela escutar, com uma verdade que seu pai precisava urgentemente desabafar.

A partir deste momento, a jovem resolve que precisa encontrar uma mãe da qual não se lembra, em busca de respostas sobre o que ela é, e um modo de conseguir lidar com sua natureza e com o que precisa fazer para sobreviver.

Aqui preciso deixar aviso de gatilho, caso já não tenha ficado claro, o filme aborda canibalismo, então se vocês não suportam isso, melhor escolher outro filme.

A jornada de Mare (Taylor Russel), irá a levar por uma viagem por estados americanos e encontrar outros como ela, para quem viveu 18 anos sem nunca encontrar com outro Devorador, em poucos dias, ela conhecerá dois que irão mudar sua vida. O experiente e estranho Sull (Mark Rylancey), que a ensinará alguns truques de sobrevivência e a convidará a ficar com ele, e o jovem Lee (Timothee Chalamet), selvagem e carregando suas próprias cicatrizes e batalhas pessoais, mostrará um outro lado da existência para ela. 


Ambos forçaram a jovem a olhar para dentro de si e encontrar suas próprias regras de vida, o que esta disposta a fazer ou não para sobreviver, e aprender de certa forma a aceitar quem ela é.

Até os Ossos, é um bom filme, atmosfera de estranheza e solidão, marcam todo o filme, os personagens vivem a margem da sociedade e lidam com muitas situações emocionais: culpa, medo, desejo de pertencimento, e muito mais.

Me prendeu bastante a atenção e no final, gostei do filme.

Mas como adaptação, foi de certa forma fraco. Todos os pontos positivos da trama do livro, foram deixadas de lado, ou mudadas totalmente. Porém, o final de um dos personagens foi bem melhor, e queria que tivesse sido esse o do livro, pois combinou muito mais com o livro inteiro do que o que foi entregue! 
Então é isso, o filme é muito diferente do livro em sua cerne, no que move e impulsiona o ato de devorar dos personagens, mas tem seus méritos e analisando apenas o filme, é uma obra boa, que entrega muito mais terror e violência do que o livro.


Os atores entregaram boas interpretações, com destaque para Timothee Chalamet, que parece incapaz de entregar algo menos do que impecável, seu personagem Lee, oscila entre uma força e vulnerabilidade incrível e foi o que mais se aproximou do que eu esperava pela leitura do livro.

É uma indicação para quem curte filmes de terror, drama de amadurecimento e um romance estranhamente romântico entre dois seres "monstruosos e adolescentes"



Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.

7 comentários

  1. Uma road trip zumbi!
    Não me interessei muito pelo livro mas o filme me chamou muito a atenção

    ResponderExcluir
  2. Eu desanimei em ler o livro após ver o filme. Não que o filme tenha me decepcionado. Ele é tão intenso e repleto de sentimentos e camadas que fica impossível não se apegar a todos os personagens, pois todos ali, além de buscarem a si próprios, buscam impor a barreira da solidão que os acomete.
    Sei lá..se é diferente, agora vou ter que desejar o livro rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivian
    Não é o meu tipo de filme. Uma pena a adaptação não ser fiel ao livro .Acho que deveriam pensar mais em quem leu o livro.

    ResponderExcluir
  4. Eu já deixei a leitura para quem curte esse gênero e vou fazer o mesmo com a adaptação.
    Não tenho coragem e nem vontade de ver esse filme.

    ResponderExcluir
  5. Vivian!
    Desde que li a resenha do livro, fiquei curiosa em saber o que causa essa doença, como eles conseguem viver e conviver com o canibalismo e ainda assim, tem interação afetiva entre eles.
    Tem adaptações cinematográficas que são bem diferentes mesmo do livro, e pode ou não ser melhor, né?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Não tinha visto fala sobre o chalamet fazendo esse filme. Gostei de sabe mais sobre essa adaptação e os detalhes.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Vivian!
    Como não curto tramas sobre canibalismo assim como não me interessei pelo livro Até os Ossos também não me interessei por essa adaptação... Mas pra quem gosta do estilo com certeza vai apreciar saber que o filme tem muito mais terror e violência do que o livro... Bjos!

    ResponderExcluir