Autor: Jeff Lindsay
Páginas: 288
Ano: 2010
Editora: Planeta
Gênero: Drama, Ficção, Suspense e Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Classificação Etária: 14 anos
Nota:
Sinopse: Em seu trabalho como investigador de cenas de crimes em Miami, Dexter Morgan está acostumado a ver atos cruéis... principalmente porque, de vez em quando, ele próprio gosta de cometê-los. Guiado por seu Passageiro das Trevas, Dexter segue sua vida aparentemente normal com apenas uma regra: matar somente assassinos. Ele vive de modo discreto, trabalha como perito em borrifos de sangue para a Polícia de Miami, ajuda sua noiva a criar seus dois adoráveis filhos (ainda que... singulares), e está sempre planejando sua próxima missão, sob a luz da lua cheia.Mas, ao tentar resolver mais um caso de homicídio, Dexter percebe que algo estranho está acontecendo, sente que está sendo observado ao mesmo tempo em que pressente seu Passageiro das Trevas se esquivando. Ao se ver sozinho, Dexter terá de buscar respostas para questionamentos que nunca havia feito.Macabro, irônico e muito divertido, "Dexter no escuro" vai fundo na psique de um dos protagonistas mais importantes da ficção atual. Neste, que é o terceiro livro da série, a criatividade de Jeff Lindsay está em sua melhor forma.
Resenha:
Olá praticantes de Livroterapia.
E eu voltei a cair no mundo sombrio da ensolarada Miami, em companhia é claro do nosso serial killer favorito: Dexter Morgan.
Há um tempo atrás eu consegui completar minha coleção de livros do Dexter (isso foi antes de começarem a publicar em edição de luxo...) e resolvi reler os primeiros livros e conhecer o material de origem de umas das minhas séries favoritas (vamos excluir a última temporada e final sim!?)
Já tem a resenha dos dois primeiros livros aqui e para conhecerem um pouco da minha experiência de leitura deles, basta clicar nas imagens abaixo:
Dexter Morgan, é o perito criminal, com especialização em padrão do sangue, filho de Harry (in memorian) e irmão de Deb, ambos detetives da policia de Miami, onde ele também trabalha, nos primeiros livros viemos a conhecer o Código de Harry, um Código que guia e auxilia Dexter a controlar quem ele é e seus impulsos mais sombrios, vejam bem, Dexter possui um Passageiro das Trevas, como ele gosta de chamar, seu lado nefasto que deseja ser o criador da morte, desde que percebeu que seu filho tinha tais impulsos, Harry resolveu treinar ele, ensinar como matar sem ser pego, e incutir nele a regra mais importante: Matar apenas monstros, então Dexter alegremente vive uma vida pacata e discreta, ficou noivo, ajuda a criar os dois filhos da noiva (eles mesmos são interessantes adendos a sua vida!) e sempre que pode também ajuda sua irmã Deb a resolver crimes. Tudo isso é claro, para manter uma fachada de boa pessoa e poder matar criminosos nas horas livres.
Então, chegamos a trama de Dexter, no Escuro, onde o pobre e divertido Dexter, pela primeira vez na vida se vê, não somente no escuro e sozinho, mas experimenta emoções dignas daqueles seres humanos normais: Medo, dúvidas e se torna a caça e não mais o caçador.
Em meio a correria dos preparativos para o casamento, algumas mortes bizarras chamam a atenção de Dexter, e Deb, logo procura o irmão em busca de dicas para sua investigação, já que ele é conhecido por ser fã de casos sombrios, só que algo faz o Passageiro das Trevas silenciar e isso deixa Dexter perdido...
"Mas vamos falar sério apenas por um momento: Dexter em Paris? Pra começar, os americanos estão autorizados a ir para a França? E pra terminar, Dexter em Paris? Em lua de mel? Como alguém com os hábitos noturnos de Dexter pode fazer algo tão comum?"
Eu amei este livro, sério, agora já deixei para trás toda a qualquer esperança de encontrar nos livros exatamente o que vi na série de TV, existe algumas familiaridades, é claro, os detalhes principais, alguns arcos narrativos, personagens, dinâmica de relacionamentos, porém, este livro definitivamente leva a trama e percepção que eu tenho de Dexter para outro patamar, acredito que mesmo quando houver arcos conhecidos serão bem diferentes.
"E é claro que é preciso um trabalho duro e cuidadoso para garantir que ninguém saiba que Dexter é conduzido por seu Passageiro das Trevas, uma voz de seda sussurrante no escuro banco traseiro que, de tempos em tempos, pula para o banco da frente, toma a direção e nos leva para o parque de diversões do impensável. Não se pode deixar que o mar de ovelhas perceba que Dexter é um lobo no meio delas."
Então, leiam sem grandes expectativas de fidelidade livro X série, mas se permitam divertir com uma trama ágil e interessante. Neste livro temos a investigação criminal principal, como em todos os demais, mas foi sem dúvidas, os dilemas emocionais de Dexter, o grande foco, seu relacionamento com o Passageiro das Trevas, o que é este passageiro para Dexter e como ele lida com quem éle é.
Com direito a algumas reviravoltas e momento de: BUUMM!!!! Mentes explodindo, eu mal posso esperar pelos próximos livros e para ver aonde o Lindsay vai levar a trama de Dexter agora.
"Dexter no escuro e com o bicho-papão e todos os seus lacaios desconhecidos embaixo da cama e se preparando para me puxar para fora deste mundo até uma terra de gritos, terror e dor."
Indicação de leitura para quem é fã de Dexter Morgan, da série, e de livros com bom humor, mesmo que irônico e sombrio, que gostam de uma boa caçada a seriais killers e é claro, para quem adora ver personagens inteligentes e seguros de si, perdidos quando algo sai do controle deles...
Espero que tenham gostado da indicação é até a próxima.
O final da série.... prefiro nem comentar.....
ResponderExcluirUm livro sombrio sem dúvida... e com muita coisa acontecendo....
Eu terminei praticamente essa semana de ler a Graphic linda que ganhei aqui no blog!!Que coisa mais linda, ilustrações, enredo(só fiquei meio com birra da irmã chata rs parece que na série ela era mais agradável)
ResponderExcluirMas sim, eu preciso urgente começar a comprar essa série de livros, pois a série na tv é uma das minhas favoritas da vida!!!
Vou lá pesquisar essas edições de luxo...Jesus não me escuta dessa vez?
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
O conheço de Dexter é que era uma série muito boa mas que estragaram o final.
ResponderExcluirEspero que com os livros seja diferente, para que você não fique chateada. Vou somente acompanhar por aqui pois tenho que ler meus encalhados que só aumentam.
Oi, Vivian!
ResponderExcluirGosto de livros com bom humor, e se for um humor irônico e sombrio é ainda melhor... Mas apesar disso, e de gostar de livros de suspense, sempre fico com um pé atrás quando se trata de histórias com seriais killers, não costumo ficar confortável com a leitura.
Tenho muita curiosidade tanto pelos livros quando pela série.
ResponderExcluirNão sabia que estava sendo lançando uma edição de luxa.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirNão li os livros e não assisti a série.
Nunca tive vontade de ver embora a série seja bem conhecida.
Olá! Acredito que se não fosse meu probleminha com sangue e tals eu já teria me rendido a essa série de livros faz tempo, ainda mais depois de descobri que o humor é bastante presente no enredo dos livros.
ResponderExcluirVivian!
ResponderExcluirAssim que saiu a série do filme do Dexter, maratonei repidinho, era meu favorito.
Desde que a série de livros saiu, quero poder ler, porque já sabia que havia muita coisa diferente do filme e ainda quero poder ler.
cheirinhos
Rudy
Oi,
ResponderExcluirA ideia do livro é muito boa!!
Tipo toda a fachada que o Dexter cria pra poder matar, me deixou muito curiosa pra saber do desenrolar todo.
Vou querer ler sim!
A série ainda não assisti, mas vou ler primeiro.
Bjs