T.A.T.T.O.O. A flor da pele - André Diniz

10 de fevereiro de 2023

 Título: T.A.T.T.O.O. A flor da pele
Autor: André Diniz
Páginas: 224
Ano: 2022
Editora: Darkside Books
Gênero: HQ, Graphic Novel, Literatura Nacional, Ficção.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Classificação Etária: 14 anos
Nota:   
Sinopse: Um quadrinho que retrata o burnout, a depressão e o vazio existencial tatuados em nós

T.A.T.T.O.O. – À Flor da Pele, a nova história em quadrinhos de André Diniz, autor de Revolta da Vacina (DarkSide® Books, 2021), Sete Vidas e da premiada HQ Morro da Favela, nasce com um grito particular, uma cicatriz recente que aborda um problema enfrentado em silêncio por muitos de nós. A depressão e o esgotamento mental são muitas vezes minimizados e não percebidos, levando a pessoa a um sofrimento prolongado de letargia e raiva diante dos enfrentamentos mais simples da vida. Uma condição mental que nos fragiliza e congela diante de tudo e de todos.

André Diniz não tem nenhuma tatuagem no corpo, mas sabe bem o que é viver e desaparecer no centro de uma metrópole caótica. Em T.A.T.T.O.O. – À Flor da Pele, o autor explora com delicadeza e maestria uma situação pessoal, que se tornou ainda mais urgente após as consequências que enfrentamos, passados mais de dois anos do início da pandemia de Covid-19. Com seu traço e narrativa inconfundíveis, ele demonstra que através da arte e do auxílio de profissionais médicos experientes podemos encontrar a cura para dores e questionamentos que nos consomem e podem amaldiçoar a grandeza de nossa existência.

Ramsés, o protagonista desta história, é um tatuador quarentão do centro velho de São Paulo, onde mais de 20 milhões de pessoas sobrevivem em meio à violência, aos contrastes sociais, à poluição sonora e à fumaça gerada por 7 milhões de veículos. Entre o caos urbano e as cobranças da vida moderna, Ramsés aos poucos tem a rotina e o trabalho paralisados por uma fadiga crônica física e mental, uma paranoia crescente que transborda ódio e antigos rancores, tratando inclusive o filho e sua namorada de maneira equivocada. Ao longo da história, o protagonista relembra momentos importantes de sua infância e adolescência no Rio de Janeiro, antes da mudança para São Paulo, a amizade de pensamentos utópicos e idealista com o paulista Jupará, com quem publicava o fanzine Letal.

A questão, que parecia já superada, retorna com carga total, junto com outros traumas e fobias. A epidemia de depressão galopante e o consumo excessivo de remédios nas grandes metrópoles são os coadjuvantes dessa história, que é contada com uma voz jocosa e mordaz, evocando as experiências do autor. T.A.T.T.O.O. – À Flor da Pele é uma história capaz de codificar os vazios e aflorar uma compaixão um pouco esquecida nos dias de hoje.


Este livro foi cedido pela Editora Darkside Books, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 


Resenha:

Olá Praticantes de Livroterapia.

Espero que estejam preparados para uma indicação de leitura que pode ser um verdadeiro soco no estomago e um abraço muito necessário.

T.A.T.T.O.O (Transtornos, Angústia, Traumas, Temor, Ódio e Obsessão) – À flor da pele, é uma HQ escrita e ilustrada por André Diniz, lançamento do selo Darkside Graphic Novel da Darkside Books.
Foi o meu primeiro contato com o trabalho de André, e neste momento já coloquei na lista de leitura a Revolta da Vacina, que também é da caveirinha.


Foi uma leitura bem impactante, e por isso vou já avisar logo de cara alguns gatilhos. Esta HQ é uma obra corajosa, aborda temas densos: Depressão, Exaustão e esgotamento mental, rompantes de raiva, abusos variados.
 
Senti uma conexão poderosa com a arte de André, todas as ilustrações são em preto, branco e toques de azul gélido, os traços e escolha da paleta não são por acaso, são excelentes representações do caos emocional que o protagonista da história passa.


Através de Ramsés, um tatuador talentoso, mas que se encontra em total desequilíbrio mental e emocional, vamos poder ver os efeitos direto da depressão e do esgotamento em uma pessoa  
Ele perdeu a conexão com sua arte, com a alegria de trabalhar, viver, criar , se relacionar com o filho e os amigos, mas é necessário um longo caminho para que o mesmo perceba que precisa de ajuda e reconheça que esta doente.


Em uma narrativa que vai e volta no tempo, temos as memórias de Ramsés de vários momentos importantes de sua vida, sendo nos mostrado, percebendo que estes momentos e ciclos são responsáveis pelos traumas e atual situação mental dele.

É um livro que joga luz nas sombras, toca na ferida e convida a reflexão. Atualmente muito tem se falado sobre saúde mental, mas ainda existe muito tabu, muitas desinformações e preconceito, e por isso obras como esta HQ, são tão importantes, aproximam da sociedade e das pessoas, recortes da realidade, incentivam a empatia, a coragem de buscar ajuda terapêutica, a falar sobre o que sentem e principalmente enfrentar de cara a realidade de que muitas vezes, a pessoa não consegue se curar ou seguir em frente sozinha, que é necessário um combo de esforços: pessoais, ajuda especializada e medicamentos.


Aplaudo a coragem do autor que trabalho com muita sensibilidade, apesar de bem direto e seco, um tema tão pessoal e importante.

Em termos de arte, a HQ me impressionou, gostei muito do estilo de ilustração, dos traços e cores.
A edição é impecável, o que não é de se estranhar, já que pertence ao selo Graphic Novel da Darkside, da qual só tive experiências incríveis. Edição capa dura, com tamanho confortável para leitura e qualidade das folhas muito agradável. Uma edição que te impacta pelo conteúdo e ainda deixa sua estante linda!


Recomendo para todos que curtem HQs com tramas mais realistas e drama. Mais uma excelente prova de que a literatura e arte brasileira não deve nada para o que vem de fora! 

Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.

 

9 comentários

  1. Gostei do duplo sentido da palavra TATTOO, ambos casam perfeitamente com o enredo.
    Realmente pouco se fala dessa questão que o livro aborda

    ResponderExcluir
  2. Quando sai algum lançamento da Dark,meu coração erra as batidas. Quando foi lançada, o preço estava nas alturas(merecido, pois as edições são impecáveis) Agora, agorinha rs fui lá ver e já baixoui bastante. Mas..vou esperar até final do mês, pois vou passar os dias de Carnaval em família e costumo gastar até a última moedinha em Aparecida rs
    Os temas são minha vida. A depressão, o vazio, o caos lá dentro. No início dessa semana, quando terminei mais um quebra cabeça, minha irmã me ligou e me perguntou como conseguia fazer isso, enxergando tão pouco e eu simplesmente disse: os livros e os quebra cabeça fazem as vozes na cabeça se calarem.
    Só quem sente tudo isso, sabe o turbilhão que é viver assim, sem conseguir descansar por um minuto. Viver uma alegria falsa na maioria dos dias, não sentir vontade sair da cama, mas ter que sair, pois a vida não vai parar para te ver melhorar.
    Eu busquei ajuda. Busco o tempo todo. Psicóloga, psiquiatra. Mas sim, há todo o tabu. Buscou psiquiatra? Enlouqueceu. Mas se não for a medicação, as vozes vão ganhar forma física.
    Desculpa o desabafo, mas foi só pra dizer que vou comprar essa Graphic urgente!!!!
    E ainda é nacional!!!
    Adorei!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    P.s(Rainha? Para de me fazer sofrer com tantas dicas incríveis?? rs) tenho grana pra isso não!rs

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente que nossos autores não deixam nada a desejar, aliás muitos até superam os gringos.
    Um tema importante para ser lido e debatido. Gostei bastante da sua resenha e das fotos que estão na postagem parece ser muito bem feito mesmo, Darkside arrasa.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o autor e estou meio desligada dos lançamentos da darkside. Mas, fiquei interessada na HQ parece muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  5. A editora sempre arrasa nas edições Não tenho nenhum livro dessa editora.
    O tema abordado é muito atual .Só fiquei curiosa para saber se essa sigla existe mesmo na vida real ou se foi coisa do autor.Acho que foi proposital a escolha da profissão do personagem
    Enfim o autor traz um tema que é cada vez mais debatido que é a saude mental e do aumento de casos de pessoas com depressão e ansiedade.
    Ótimo escolha do autor por isso .Precisamos ter mais livros que abordam esse tema.
    A HQ será um grande sucesso!!

    ResponderExcluir
  6. Vivian!
    Fico bem feliz que o autor tenha tido cuidado de abordar temas tão sérios, mesmo que de forma seca e direta, através de uma HQ.
    Importante poder acompanhar a história e os acontecimentos do protagonista e de tudo que passa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Histórias em quadrinhos è sempre um incentivo a leitura, e trazendo fatos interessantes e cotidiano tem tudo a ser sucesso. Eu gostaria de ler esse livrinho, que seria uma oportunidade para conhecer o autor .

    ResponderExcluir
  8. Olá! Um livro que no título já nos entrega que teremos em mãos um livrão, e não é por essa edição maravilhosa, mas sim pelo seu conteúdo, o autor realmente foi muito corajoso em abordar temas tão intensos, mas super necessários de serem discutidos né.

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Ainda não conhecia essa HQ, mas já quero.
    Achei bonita e o tema é extremamente importante e interessante de ser discutido nesse mundo atual, em que estamos sendo bombardeados por tantas coisas que está se tornando natural ter exaustão. Tô assim no momento, e é terrível.
    Bjs

    ResponderExcluir