Autor: Grady Hendrix
Páginas: 320
Ano: 2021
Editora: Intrínseca
Gênero: Ficção, Horror, Jovem adulto, Literatura Estrangeira, Suspense e Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Classificação Etária: 14 anos
Nota:
Sinopse: O diabo é páreo para a força de uma amizade?Outono de 1988. As melhores amigas Abby e Gretchen cursam o ensino médio em uma prestigiosa escola católica, mas são meninas populares que idolatram Madonna e odeiam os pais. Quando as duas experimentam alucinógenos, Gretchen decide nadar nua no riacho, mas acaba desaparecendo a noite inteira e volta… estranha. Está carrancuda, irritadiça, cheia de espinhas e cicatrizes e usa sempre as mesmas roupas largas e feias. Não demora muito para eventos bizarros e sangrentos começarem a acontecer por onde ela passa.Preocupada com a amiga, Abby decide investigar o que aconteceu naquela noite. Suas descobertas são aterrorizantes, e tudo indica que Abby não vai escapar ilesa se não se afastar de Gretchen. Agora, o destino das duas depende de uma única pergunta: a amizade delas é forte o bastante para derrotar o diabo?Em uma trama eletrizante, sensível, demoníaca e com uma trilha sonora memorável, Grady Hendrix explora as dinâmicas sociais de Charleston nos anos 1980 – tão assustadoras quanto o próprio diabo – e constrói um testemunho emocionante sobre o poder da amizade. Um filme inspirado na obra está em produção, dirigido por Damon Thomas (Killing Eve e Penny Dreadful) e distribuído pelo Amazon Studios.Sobre o AutorGrady Hendrix é um premiado escritor e roteirista, autor de obras de terror como Horrorstör, We Sold Our Souls e dos best-sellers do New York Times The Southern Book Club’s Guide to Slaying Vampires e The Final Girl Support Group. O exorcismo da minha melhor amiga é sua primeira obra publicada no Brasil e será adaptada para as telas com distribuição do Amazon Studios. Por Paperbacks from Hell , em que narra a explosão das brochuras de terror nos anos 1970 e 1980, foi agraciado com o Bram Stoker de não ficção, o principal prêmio para obras de terror em língua inglesa. Hendrix mora em Nova York e também escreve para revistas de destaque, como Variety e Playboy..
Resenha:
“- Eu não quero chocar você. O que sabe sobre demônios?- Demônios?- Demônios, diabos, espíritos impuros, íncubus. Súcubus, criaturas das trevas...”
Olá praticantes de livroterapia.
Tudo bem com vocês?
Minha indicação de leitura, é de uma trama de amizade e luta contra o mal!!
Estou falando do livro que inspirou o filme homônimo O Exorcismo da minha melhor amiga, da autora Grady Hendrix, publicado pela Intrínseca.
Vou começar a falar pela edição, como bem sabem, eu sou daquelas pessoas que fogem de spoilers, como demônios da água benta! Então, muitas vezes (muitas mesmo), eu sou fisgada pelas capas e pela beleza das edições e esse livro foi exatamente esse caso.
Ok, o titulo também chamou a minha atenção, mas foi a edição que me ganhou.
Vi, ele na bienal e simplesmente precisei comprar.
Capa dura, lindas cores para a paleta, uma diagramação que combina bastante com o texto. É um livro lindo, colorido e com projeto gráfico que adorei.
Eu tinha planos de ler ele na época do halloween mas, acabou que não rolou, o eu foi bom, porque o livro pode ter vários méritos, mas não é assustador.
A trama é narrada por Abby, que nos conta como foi sua vida e adolescência ao lado da melhor amiga Gretchen, com foco principal no ano de 1988, onde por acaso, ela foi possuída pelo coisa ruim...
“... acima de tudo, ela se lembra do que houve com Gretchen e de como deu tudo errado para cacete em 1988, o ano em que sua melhor amiga foi possuída...”
Com uma escrita fluida e em muitos momentos mais divertida que assustadora, temos uma história sobre amizade, sobre não abandonar as pessoas que amamos e lutar pelo que é certo, mesmo quando essa luta lhe trás muitas dores e perigos.
Abby é uma personagem que não desiste, que é leal, e de quem gostei, principalmente pelas nuances de sua personalidade que está longe de ser perfeita, o que a torna muito real e uma melhor amiga com quem podemos nos relacionar, e Gretchen também é muito legal, mas coitada, não temos muito dela realmente no livro, né, como já diz o titulo do livro, ela pode estar com o capeta no corpo... Ou não... Vão ter que ler para saberem se é realmente isso, ou ela apenas se tornou uma menina malvada, muito malvada hahaha
Além da trama com o suposto exorcismo, esperem encontrar um livro que fala muito sobre os dilemas da adolescência, os conflitos familiares e as dinâmicas entre adolescentes e seus círculos de amizade.
O livro é bem legal, não considero um terror, considero mais um drama adolescente e uma experiência de amadurecimento peculiar. Porém, para quem não tem o habito de ler livros de terror e horror mais pesados, talvez, haja sim um conteúdo de terror. Para os religiosos, recomendo ler, esperando conteúdo religioso controverso.
Indico para quem curte livros para publico infanto-juvenil / jovem adulto, toda aura dos anos 80, livros com amizades e uma mistura de terror com livros que poderiam ser filmes passados nas sessões da tarde.
Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.
Como você deve imaginar, Rainha Vivis, esse livro foge do meu estilo. Mas de alguma forma, ele me cativou.... foi por causa das referências a década de 80 e a amizade entre as meninas
ResponderExcluirRainha, a capa desse livro é incrível!!!!Eu amei fazer essa leitura e não curti nenhum pouco a adaptação rs
ResponderExcluirSei lá, o filme ficou tosco na minha humilde opinião,mas o livro para mim, foi como algo à parte, uma outra história bem fundamentada, principalmente sobre amizade.
Adorei!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Bem eu fujo sempre do terror e aind bem que você avisa que para pessoas que não tem o costume de ler esse gênero não leiam esse livro.
ResponderExcluirEu ouvi críticas sobre o filme, que não gostaram mas tambem não assisti. Realmente a edição é bem bonita mas passo essa leitura para quem gosta.
Vivian!
ResponderExcluirNãoli, nem assisti o filme.
Parece um terror leve, mesmmo que a faixa etária seja mais adolescente.
A capa é um arraso.
cheirinhos
Rudy
Ola
ResponderExcluirA primeira impressão que se tem desse livro é de terror mesmo daquele bem assustador E é uma supresa quando lemos as resenhas e ve se que o livro trata de outras questões como o valor da amizade. Não é um tipo de leitura que faço. A edição está caprichada.
Eu queria muito ler esse livro ano passado, porém só vi tentar esse ano, porém não consegue passa das 50 páginas, acho que estava querendo algo mais terror e a dilemas adolescentes e familiares não me pegaram, apesar que achei muito interessante.
ResponderExcluirOlá! Não assisti ao filme, e como boa leitora em fuga quando o assunto é terror, confesso que o livro chamou minha atenção apenas por essas referencias aos anos 80 e esse toque de humor que a história promete.
ResponderExcluirOi,
ResponderExcluirAi não tenho costume de ler terror, mas esse parece ser bom, divertido de acompanhar.
"Capeta no corpo" kkkkkkkkk ai eu ri KKkkk
Por ser de terror é interessante tratar sobre adolescência e amigos etc., faz a gente se identificar mais, pois são dramas que todos passam. Rsrs
Bjs
Vou dar preferência ao filme primeiro. Eu gostei bastante da resenha, parece ser um livro bem curioso, daqueles que a gente quer saber o que acontece no final.
ResponderExcluir