Luz, Câmera, Ação!!! Recortando e Repassando!!! The Last of Us - EPISÓDIO 6

23 de fevereiro de 2023

Diretor ou produtor: Neil Druckmann, Craig Mazin
Ano Início: 2023
Ano do Término: Em andamento
Temporadas: 1
Gênero: Distopia, terror
Elenco: Pedro Pascal, Bella Ramsey, Murray Bartlett
Classificação: maiores de 18 anos
Nota:  
Sinopse: The Last of Us é uma série distópica da HBO baseada na franquia de jogos de videogame de mesmo nome criada por Neil Druckmann. O drama narra um futuro pandêmico que foi devastador para humanidade, deixando os seres humanos à beira da extinção. O fungo transforma pessoas em canibais e se espalha rapidamente com uma simples mordida. Algumas décadas depois, os poucos sobreviventes que restaram vivem viajando ou em quarentenas protegidas por oficiais do governo. Este é o cenário em que acompanhamos Joel (Pedro Pascal), um sobrevivente durão que é contratado para levar a jovem Ellie (Bella Ramsey) para fora da zona de quarentena opressiva onde vive. Os dois devem encontrar um grupo de rebeldes paramilitares que se rebelou contra as autoridades. Porém, eles descobrem no caminho que Ellie está possivelmente infectada com o fungo, apesar da jovem não apresentar os sintomas recorrentes da doença. Por conta disso, eles acreditam que a imunidade de Ellie pode ser a chave para encontrar a cura do fungo e potencialmente salvar a humanidade.

Resenha: 

Esta é uma análise crítica do sexto episódio, podem conter spoilers. Para ler as análises dos episódios anteriores, clica nas imagens:

 

Esse episódio retrata o medo, a perda e a família, vimos no episódio anterior a primeira perda que a dupla teve no caminho dessa jornada, pois eles se apegaram a essas pessoas. Bem, como a época que vivem não existe espaço para o luto e vamos falar sobre isso hoje. 



Joel e Ellie seguem a jornada com destino à Jackson, uma cidade autossustentável que abriga sobreviventes de um mundo abandonado e perigoso, Joel está ao mesmo tempo procurando sua família, Tommy, que acreditava estar em perigo pois perdera o contato com seu irmão, ao mesmo tempo se preocupa com sua "carga" que está começando a ver que pode também ser agora sua família, pois se apegou a garota depois de ter salvado ele de um vagabundo, Joel se preocupa que está ficando lento, cansado e velho e que não irá dar conta de cuidar de Ellie. Lapsos de memória começam a atrapalhar o foco de Joel fazendo ele enxergar sua filha que perdeu a muitos anos atrás. Ele não estava velho e cansado ou com problemas de saúde ele estava com medo. Um medo que tomou seu corpo todo, medo de perder Ellie como perdeu sua filha, estava começando a ver ela como uma filha, o vínculo entre os dois evoluiu ao ponto de Joel sentir muito medo e Ellie de se sentir extremamente segura com ele, aprendendo e também vendo ele como um melhor amigo ou um pai.

Esse medo fez Joel ter uma decisão, deixar Ellie com Tommy pois ele é mais novo e pode proteger ela mais do que ele poderia, mas Tommy também se mostrou com medo pois agora ele se tornará pai, e ele não quer deixar sua mulher enfrentar tudo sozinha e deixar sua filha nesse mundo horrível, ele tem medo de não ver sua família crescer e de não ver sua filha. 


Joel enxerga que ficou numa sinuca de bico pois ele vê que o medo que seu irmão sente é na verdade o mesmo medo que ele enxerga só não estava entendendo ou acreditando, suas vidas mudaram apesar do tempo também ser diferente de tudo que um dia conheceram, enquanto isso Ellie se impressiona com o quanto a cidade pôde prosperar em meio a tudo, menções sutis sobre o que nos espera na próxima temporada começam a surgir, a cidade, as pessoas e as coisas ditas são spoiler do que virá 5 anos depois de tudo, mas isso fica para a próxima meus caros, deixáreis-vos curiosos pois eu sei o que vai rolar.... Ellie escuta a conversa do medo de Joel com Tommy e também sente medo pois a única pessoa que ela se sente segura agora é ele, os dois perderam muito, ele para o tempo e vivencia e ela só por viver nesse mundo e não compreender o mesmo, apesar das idades e experiências que possuem são mais parecidos do que pensam.



Os dois agora são família assim como os viventes de Jackson, o irmão de Tommy, os idosos que eles acharam no caminho antes de encontrar Jackson sozinhos e vivendo a anos ali mesmo depois do surto pandêmico, mostrando que apesar do mundo a família continua ali, e o medo do que nos faz humanos, sociáveis e protetores com a família também persiste, o medo de não conseguir ser melhor, de não conseguir ser forte, não conseguir proteger quem ama, é o mesmo medo que nos faz mais cuidadosos e ainda mais protetores, Joel só não compreendia isso. 


Apesar de Ellie ter discutido com Joel e ele ainda estar em negação com tudo, agora enxerga que sua fiel amiga estava certa só ele pode proteger ela assim como apenas ela agora pode proteger ele, um laço forte foi criado, uma amizade inabalável foi construída uma família se forma ali onde um dia eram dois desconhecidos, ele passa a ensinar tudo que sabe a ela, ela a fazer mais perguntas e ele responder com semblante muito mais amigável, e ele agora brinca e ajuda, como um laço verdadeiro de um protetor, uma proteção que vemos em uma figura paterna. Os dois são extremamente unidos, veremos agora mais provações que passarão pois estão novamente na jornada sozinhos pois eles agora veem que precisam apenas de um ao outro.



Eles se deparam com o lugar onde seria o final de suas jornadas, mas o lugar está abandonado, saqueado e mais tomado pela natureza que antes, os vagalumes não estão mais ali, suas andanças não deram em nada mas isso não os preocupava mais pois eles tem um ao outro. A jornada vai seguir e eles vão continuar como estão, fieis amigos um do outro, eles então se deparam com bandidos e Joel se fere na intenção de proteger ela, agora ele mais do que ninguém precisa dela e ela sem hesitar vai ajuda-lo, ele está muito ferido e ela fica com medo pois ela precisava da proteção dele e agora ele precisa da proteção dela... o jogo virou e a situação não parece muito boa....



Esse é o final do episódio mas não o final da história, Ellie agora passará por uma evolução onde sua infância será combatida e ela será forçada a ser adulta em um mundo extremamente cruel. Mas veremos apenas no próximo episódio, agora ficarão apenas nas curiosidades, espero que tenham gostado de mais uma análise e lembrando que serão apenas mais 3 episódios, e ficarei na angustia e espera para a próxima temporada já confirmada. Um abraço e até a próxima!!


8 comentários

  1. A qualidade da série só aumenta.
    Os episódios são cheios de pontos altos. Não há marasmo. Bem intensos

    ResponderExcluir
  2. Eu já não sei mais que elogios posso fazer a essa série. Cada episódio, cada emoção, é sentida de forma diferente.
    Não há tempo para se sentir e ao mesmo tempo, tudo é sentido de uma vez.
    A família, os elos unicos, os elos que parecem quebrados, mas eu senti que não foram tão quebrados assim(os irmãos...)
    Mas eu fiquei com um nó na garganta no final e já estou em frangalhos para o próximo episódio e igual você, pela próxima temporada!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Cada episódio vai ficando melhor que o outro. Gostei demais de saber que eles estão enfim se entendendo.
    Já ansiosa para saber o que cai acontecer no próximo episódio com o Joel sendo cuidado pela Ellie.
    Ainda bem que já tem confirmada a segunda temporada.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo!
    Problemas sempre presentes, mas agora veremos a garota amadurecer, mesmo que a 'força'.
    A emoção só aumenta a cada novo episódio.
    Tenho visto muita aclamação à série pelas redes sociais especializadas.
    Sua análise como sempre muito boa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Bacana ver essa amizade que se formou entre Joel e Ellie Só espero que o autor mantenha os dois assim como pai e filha e um cuidando do outro.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Opa que esse é o episódio que deixa aqueles que não conhecem o jogo (Euzinha inclusa), super curiosos, e empolgados para o próximo hein.

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    O Joel e a Ellie se apegaram tanto e com isso vem esse medo e não conseguir proteger o outro e de se perderem.
    Esse episódio parece ser mais emocionante, com todos esses questionamentos e boa adrenalina.
    Logo começarei a assistir.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Encantada em acompanhar o desenvolvimento da série através das resenhas. Estou gostando bastando e quero começar a assistir logo.

    ResponderExcluir