Fumaça Branca - Tiffany D. Jackson

10 de janeiro de 2023

Título:
Fumaça Branca 
Autor: Tiffany D. Jackson
Páginas: 320
Ano: 2022
Editora: Seguinte
Gênero: Ficção, Horror,  Suspense, Mistério, Terror.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Classificação Etária: 14 anos
Nota:  
Sinopse: Nesta trama repleta de suspense, Tiffany D. Jackson reinventa a história clássica da casa mal-assombrada, e conduz os leitores por uma narrativa onde nada é o que parece ― e o menor sinal de fumaça pode significar que já é tarde demais.

Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor.
Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios.
Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado…
Ou pode ? .


Este livro foi cedido pela Editora Seguinte, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 



Resenha:

“Tudo bem. Talvez, então, eu esteja no meio de um filme de terror superclichê. Eu já vi milhares... conheço bem o padrão. Temos todos os elementos básicos: família se muda para uma cidade nova e vai morar em uma casa misteriosa com um passado obscuro.” 


Olá praticantes de Livroterapia


Minha indicação de leitura de hoje, é de um livro que me trouxe uma mescla de emoções conflitantes.


Fumaça Branca, é escrito pela autora Tiffany D. Jackson, e lançamento da Editora Seguinte.


A principio o que me atraiu para esse livro foi a capa e sinopse, nós parceiros do grupo editorial Companhia das Letras, temos acesso aos lançamentos dos selos editoriais com antecedência através da plataforma Netgalley (que eu amo e tem muitos livros oficiais disponibilizados, se tiverem curiosidade sobre ele, falem nos comentários, que trago um post especial com mais detalhes), e livro estava lá, disponível e flertando comigo.


E foi assim que comecei a minha leitura, e encerrei no livro físico (lindo e impecável)


“... eu tenho ansiedade é uma explicação completa. Não tenho que te dar motivo algum.”


Cali, é uma adolescente que esta vivendo um clichê, ela e sua família estão se mudando para uma cidade pequena, mas para uma casa linda e enorme, em um bairro estranho e com um histórico bizarro.


E para completar, para eles é um recomeço...


Isso parece familiar para vocês? Está tudo pronto para uma boa história de terror.



Família composta por um casal casados a pouco tempo, três filhos... Dois dela e um dele. As crianças têm uma complexa e perturbadora dinâmica, aliás, a família possui uma dinâmica familiar no mínimo estranha.


Mas voltando a Cali nossa protagonista, ela esta lutando para se recuperar de uma situação muito difícil, está lutando contra um quadro grave de ansiedade, e abuso de substancias ilícitas, tudo o que ela quer para conseguir suportar os dias e as crises é um trago da conhecida Fumaça Branca, mas em sua nova cidade isso não é tão fácil.



Enquanto ela tenta lidar com sua abstinência, logo a nova vida dela começa a se provar muito mais tensa, perigosa e assustadora do que ela esperava.


A casa tem um cheiro estranho, portas se abrem, coisas somem, aparecem em locais bizarros, a filha de seu padrasto que já era uma pequena monstrinha manipuladora, mentirosa e assustadora fica pior e pior e pior.


É aos poucos com as amizades que inicia que Cali começa a descobrir que sua casa, bairro e nova cidade tem muitos segredos obscuros... e até a lenda de uma bruxa...


A vida dela não está fácil, e preciso dizer que ela também não se ajuda, se colocando em cada situação que eu precisei parar a leitura algumas vezes e exclamar: CALI! ME AJUDA A TE AJUDAR!!!


 “- Você já se deu conta de que livros são só arvores... com palavras?”


Não falei muito da trama e não falarei mais, porque o melhor de tudo foi me jogar nessa leitura sem saber muito de nada.



Mas vou falar dos sentimentos conflitantes que disse no inicio da resenha.


Eu estava amando a leitura... Sério... eram todos os clichês adoráveis de histórias de terror, jogados em uma trama que fala sobre temas importantes, que tem uma critica social afiada e inteligente e um mistério interessante.


ESTAVA ADORANDO!


Mas ai o livro acabou... Simplesmente... (insiram aqui minha cara de desespero!)


Eu pensei que meu livro tinha vindo sem os últimos dois capítulos, fui conferir no e-book, e não... Era isso mesmo... Aquele final, que não é um final, nem vou dizer, ahhhh é um final em aberto... É uma história que acaba sem resolver praticamente nem um dos plots, que vamos acompanhando, tá o principal sabemos, e temos uma conclusão de dois pontos importantes, mas não temos as repercussões, não sabemos o destino de 88%  dos personagens, e olha, não sou chata com finais abertos ou estranhos, meus caros eu leio King, mas aconselho a lerem esse livro sabendo que a partir do final vocês vão ter que se tornar escritores de fanfics e finalizar ela em suas mentes. Inclusive eu fiz isso e o final foi fantástico!


“A incerteza não é necessariamente algo ruim, só te faz se sentir apertado, dentro de uma prisão que você mesmo construiu...”


É um livro muito bom, até onde foi escrito, mesmo minha raiva e descrença do final, não me fizeram deixar de gostar deste livro. Ele é vendido como livro único, mas se vier uma continuação ai mantida em segredo, eu vou ler ela com alegria.


Ainda recomendo a leitura, ainda mais, se já saberem do final abrupto e gostarem dos bons livros de histórias de terror bem de leve, com doses de suspenses, investigações e lendas de cidades pequenas e bizarras. Personagens bem escritos, interessantes e uma trama familiar que prende nossa atenção. Ah, para quem não curte livros com menções a drogas, usos e etc, fiquem avisados, que tem esse conteúdo.


É isso, feliz e revoltada ao mesmo tempo com este livro.


Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.

10 comentários

  1. Até eu que amo finais abertos, dei uma espantada rs para se ter essa sensação de capítulos inteiros faltando é porque o negócio foi feio rs
    Eu ainda não tinha visto muita coisa do livro não, mas leria fácil pela capa e pelo gênero(você sabe bem disso, aliás penso eu na minha sem modéstia, que cada livro assim ou fantasia que você indica, pensa em mim, né possível rs
    Adorei, simples assim!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Vou dizer que a capa é bem instigante. Mas quando vi terror já não me interessou mais, kkk.
    Eu não curto muito livros com finais abertos, prefiro que o autor feche direitinho a história, mas sei que muitos optam por esse tipo de final.
    Porém como você citou faltar uns 88% já é demais.

    ResponderExcluir
  3. Terror não é um gênero que leio.
    Mas fiquei interessada em saber mais sobre a plataforma Netgalley, se puder conta mais pra gente.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Será que esse final abrupto é para ter um segundo livro?
    Pra mim um clichê bem feito, bem estruturado tem seu valor.
    Eu quero post sobre o Netgallery

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha lido o conto dela em blackout e ameiii e quando vi esse lançamento no Brasil eu nem prestei atenção só queria ler, fui descobrir que era suspense/terror quando abrir o ebook eu fiquei "to lendo muito suspense vou ler depois". Acho que nunca li livro com final em aberto.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vivian!
    Ler um livro com um final abrupto e onde ficamos sem saber o destino de 88%  dos personagens pra mim é algo bem desesperador... Gosto de saber de tudo, os mínimos detalhes rsrs, por isso que não gosto de livros com o final em aberto... Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Vivian!
    Gosto de finais abertos em algumas leituras, mas aqui, fiquei preocupada: como assim acaba abruptamente? Será que não terá uma continuação inesperada? Aguardemos!
    Parece uma família bem disfuncional e com esse ar de terror leve, deve ser uma leitura intrigante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Coisa que eu mais detesto é ler/ver/ouvir um thriller, se desesperar torcendo para que o final seja resolvido e quando isso acontece ~putz~ é aberto. Nossa, eu já sabendo disso não perderia meu tempo lendo livros assim. Não dá, não funciona. Já não curto esse gênero, quando me proponho a ler e simplesmente isso acontece, me tira do chão. Cheirinhos de livro novo.

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente odeio livros e filmes que deixam o final em aberto, não consigo usar a imaginação de jeito nenhum, pois quero saber o que acontece na visão do autor. Mas a história è legal e po jeito prende a atenção.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Ahh que acho que tenho uma imaginação bastante fértil para dá conta desse final aberto aí hein, enredo intrigante, me deixou curiosa.

    ResponderExcluir