Luz, Câmera, Ação!!! Wandinha

16 de dezembro de 2022

Diretor ou produtor: Miles Millar, Alfred Gough, Tim Burton
Ano Início: 2022
Temporadas: 01
Episódios: 08
Gênero: Fantasia, Comédia de terror, Sobrenatural, Ficção supernatural
Classificação Etária: 12 anos
Elenco: Jenna Ortega, Gwendoline Christie,  Emma Myers, Christina Ricci, Catherine Zeta-Jones, Riki Lindhome, Jamie McShane, Hunter Doohan, Georgie Farmer, Moosa Mostafa, Naomi J. Ogawa, Joy Sunday, Percy Hynes White,Victor Dorobantu
Nota:   
Sinopse: Inteligente, sarcástica e apática, Wandinha Addams pode estar meio morta por dentro, mas na Escola Nunca Mais ela vai fazer amigos, inimigos e investigar assassinatos.


Resenha:

"Wandinha é só desgosto."

Olá praticantes de livroterapia.

Não achavam mesmo que eu não viria aqui panfletar uma das melhores séries do ano, não é mesmo?

Wandinha, ou no original Wednesday, é uma série de comédia de terror, com produção da MGM e Netflix, com 08 episódios, sendo que os 04 primeiros foram dirigidos por Tim Burton, se tornou um dos grandes sucessos da Netflix, superando inclusive os números iniciais de audiência de outras séries consagradas.

Wandinha, é baseado nos personagens do artista Charles Addams, da década de 60, A família Addams, é uma das mais famosas famílias da cultura Geek, celebrada em diversas mídias: séries, filmes, livros e animações.

E agora tem uma série unicamente focada em Wandinha, a filha de 16 anos do casal Gomes e Mortícia, que está amadurecendo, desenvolvendo seus poderes psíquicos e desvendando mistérios enquanto isso.


Antes de falar sobre a série em si, vou divagar sobre algo curioso, em muitos momentos no passado, consumi material ligado a família Addams, e nunca, nunca parei para pensar no universo fantástico  do qual ele faz parte, apenas com Wandinha, que eu me vi apaixonada pelo universo, aqui temos uma mescla de pessoas normais, aquelas chamadas como padrões, que são seres humanos sem poderes algo, e os Outcast, os excluídos, que são todos os seres fantásticos: Vampiros, Lobisomens, Sereias, Metamorfos, Zumbis, Psíquicos, etc, e vivem juntos em sociedade com uma aparente total integração, uau isso explica tanta coisa das minhas memórias dos filmes da família Addamns hahahah

Vamos a trama da série!

Wandinha, ao se meter em mais uma encrenca é expulsa de outra escola padrão, e acaba por ter que não somente fazer terapia a mando do juiz, como ir para a Academia Nevermore, uma escola exclusiva para outcasts, do qual ela nunca quis frequentar, já que foi onde seus pais se conheceram e são "lendas" lá.

"- Nevermore foi fundada em 1791 para educar gente como nós. Excluídos, aberrações, monstros qualquer grupo marginalizado."

Uma pena que ela não tem escolha não é mesmo? É claro, que isso é ótimo para nós que veremos uma trama divertida comédia de terror, Wandinha, logo percebe que existem mistérios na Academia envolvendo sua família, misteriosos assassinatos de moradores padrões locais, e após sua chegada, ela se vê no meio de tudo isso.

"- Wandinha, esta é Enid Sinclair.
- Você está bem? Está um pouco pálida.
- Ela sempre parece meio morta.
- Bem-vinda à Casa Ofélia. Não curte abraços. Beleza.
- Desculpe a Wandinha. Ela é alérgica a cores.
- Nossa. O que acontece?
- Me dá urticária e a carne despenca do meu corpo."

Eu amei os episódios, Wandinha tem uma personalidade que podemos adorar ao mesmo tempo que desejamos mandar ela para a terapia para que ela entre em contato com suas emoções e tenha uma vida emocional mais saudável, ela logo perceberá que em Nevermore, conhecerá pessoas que mudarão como ela vê o mundo, a si mesma e entenderá melhor sobre muitos sentimentos que sequer considerava possível sentir.


Todo o clima do seriado é um gótico suave, temos competições entre alunos, paixões, uma personagem que é um pouco obcecada quando resolve fazer algo e com isso se coloca em muitos perigos e desventuras. Adorei que ela precisou batalhar muito para descobrir as coisas e tanto errou como acertou no processo.

Gostei da trama, é bem inteligente o mistério, os segredos e reviravoltas que moldaram o quebra-cabeça da trama, e vibrei muito quando minha teoria se provou correta, sobre quem estava por trás de tudo e quem era o monstro assassino.


E os atores escolhidos são a cereja do bolo. Jenna Ortega que vive a Wandinha, está maravilhosa, sua atuação foi bem visceral, exatamente como eu imaginaria uma versão atualizada e adolescente da Wandinha, ela se entregou muito na atuação e está impecável.

Gwendoline Christie e Emma Myers, que vivem respectivamente a diretora Weems e Enid, a companheira de quarto de Wandinha, foram os personagens que mais gostei, foram Wandinha e Mãozinha! Todos com ótimas atuações. Aliás, gostei de praticamente todos os atores nos papéis, menos de Catherine Zeta-Jones, porém, não gostei da personalidade mesmo da Mortícia na série mesmo.

Mas é sobre isso, nem tudo pode ser perfeito.

Wandinha é uma super indicação para quem curte investigações sobrenaturais, romances e dramas com conflitos familiares e amizades importantes.


10 comentários

  1. Os dois filmes da Família Addams com Anjelica Houston, Raul Julia tem um lugar especial no meu coração. Assisti aos filmes no cinema.
    Desde os anos 90, tentando entender o porquê de Wednesday ter sido traduzido pra Wandinha......kkkk
    Quanto a série da Netflix, eu ainda não assisti, pretendo assistir nas tão aguardadas férias vou ver. Com o coração aberto e sem comparações

    ResponderExcluir
  2. Quando vi no Insta que teria crítica sobre uma das melhores séries do ano, fiquei ansiosa! rs
    Eu amei, amei e amei tanto que pretendo rever, só pra ouvir de novo, o sarcasmo trabalho da personagem. Eu sou azeda daquele jeito. Não com aquela inteligência, óbvio. Mas odeio pessoas, odeio toques rsss e abraços!
    Aprendi a me blindar com o apanhar dos anos. Juro que "crushei" certo rs mas...o golpe do telefone foi maravilhoso.
    Desconfiava do mal? Aham..mas não me convencia disso em muitos momentos.
    A menina que faz a Sereia(não me lembro o nome de jeito nenhum) que menina mais linda, meu Deus!!!Amei ela!!!!!
    Também não vou com as fuças de Catherine(não que ela tenha me chamado pra ir a algum lugar)
    Bom a gente ver um coração duro, sendo quebradinho rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Queria assistir, mas não tenho Netflix. Mesmo sabendo que a atriz mandou super bem, acho bem difícil superar a Christina, a eterna e maravilhosa Wandinha do melhor filme.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sou da época dos filmes e eu amsva, perdi a conta de quantas vezes assisti. Ainda não vi a série e o motivo é o medo da decepção.
    Claro que em algum momento vou ceder, pois sou anti hype. Então vou aguardar passar essa euforia para assistir calmamente.

    ResponderExcluir
  5. Vivian!
    Você sempre descobre quem é o responsável, né?
    Como sou super fã da Família Adams e não posso perder esta exclusiva da Vandinha, acho ela demais, bem inteligente e não dá um riso para nada, só isso já é engraçado.
    Curiosa, vou ver se assisto hoje mesmo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Estou com tanta série atrasada para assistir. Ainda tenho que assistir a última temporada de stranger things e the walking dead

    ResponderExcluir
  7. Oi, Vivian!
    Assisti muito a família Addams em filmes e animações na minha adolescência, mas dentre todos os personagens Wandinha era o meu favorito, com seu jeito sério e sombrio.
    Quero muito assistir essa série, amo a mistura de fantasia, mistério, e comédia, e a quantidade de episódio - apenas 8 - me atraiu ainda mais.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Ola
    Estou vendo sobre essa série por toda a parte.
    Nunca assisti os filmes,lembro que quando passava na tv eu começava a assistir mas nunca ia até o fim.Nunca me interessei em ver os filmes do começo ao fim.
    E mesmo com tanto sucesso não tenho interesse em ver a série.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eu acho que sou uma das poucas terráqueas que ainda não assistiu essa série (risos), claro que o enredo me interessa bastante, mas o tempo anda escasso por aqui, por isso ainda não consegui conferir.

    ResponderExcluir
  10. Quero muito assisti, já sei como è a história, mas adorei essa nova roupagem que fizeram. Sou fã da Catherina Zeta-jones e estava ansiosa para ver ela atualmente. Fora que lembro da personagem da Wandinha como Jane , na série Jane a virgem. Muito perfeita.

    ResponderExcluir