Bruxa Akata - Bruxa Akata, livro 01 - Nnedi Okorafor

18 de novembro de 2022

Título: 
Bruxa Akata
Autor: Nnedi Okorafor,
Páginas: 322
Ano: 2022
Editora: Galera Record
Gênero: Fantasia, Ficção, Jovem adulto
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Carinhosamente apelidado de Harry Potter nigeriano, Bruxa Akata tece uma trama de magia e mistério, repleta de mitologia africana. Uma história de amizade, superação e sobre como achar seu lugar no mundo.

Sunny tem 12 anos e sempre viveu na fronteira entre dois mundos. Filha de nigerianos, nasceu nos Estados Unidos e é albina. Uma pária, incapaz de passar despercebida. O sol é seu inimigo. Castiga a pele e a expõe aos olhares curiosos. Parece não haver lugar onde ela se encaixe. É sob a lua que a menina se solta, jogando futebol com os irmãos. E então ela descobre algo incrível – na realidade, ela é uma pessoa-leopardo em um mundo de ovelhas. Sunny é alguém com um talento mágico latente, é uma agente livre. Uma pessoa com poderes que nasceu de pais comuns.

Logo ela se torna parte de um quarteto de estudantes mágicos, pesquisando o visível e o invisível, aprendendo a alterar a realidade, sendo escolhida por um mentor e conseguindo, enfim, sua faca juju — com a qual é capaz de fazer seus feitiços. Mas isso será suficiente para que encontrem e impeçam um assassino em série que está matando crianças? Um homem perigoso com planos de abrir um portal e invocar o fim do mundo?



Resenha:


Olá praticantes de livroterapia 


Bruxa Akata é uma fantasia escrita por Nnedi Okorafor, e cuja publicação é da Galera Record.

Capa maravilhosa, e cuja história eu queria há tempos ler.


Em Bruxa Akata, vamos conhecer a jovem Sunny Nwazue, uma criança albina de 12 anos que mora em Aba na Nigéria, seus pais e irmãos mais velhos nasceram lá, porém, ela nasceu e viveu até os 9 anos em Nova York, quando seus pais resolverma voltar ao pais de origem foi uma verdadeira mudança para Sunny, pois não somente teve que se adaptar ao país, cultura, como lá passou a chamar mais atenção ainda por ser albina.


Ela sofre bastante bullying na escola e não tem amigos, mas é inteligente e espirituosa.


Após um caso particularmente difícil de agressão por parte de outros alunos, ela acaba se tornando amiga de Orlu, um aluno que a ajuda. Esta amizade reticente entre eles vai acabar por mudar a vida de Sunny, já que será o garoto que irá lhe apresentar Chichi, e será ela que irá dizer que Sunny, é uma Pessoas-leopardo!


Vejam bem, pessoas-leopardo, são todas as pessoas que possuem dons místicos, e Sunny definitivamente é uma delas, porém, não sabe de nada e está totalmente separada de toda a história e comunidade mística africana.

Logo fica claro a Sunny que toda a sua vida esteve envolta de um segredo e ela irá fazer de tudo para recuperar sua ligação com a sua ancestralidade e entender seus poderes.


Mas, Bruxa Akata não é somente um livro onde alguém descobre poderes, é claro que tem muito mais, já que com a chegada de Sacha, um jovem bruxo americano, a amizade dos quatros criará as condições para eles se tornarem algo mais... 


“Um clã Oha. É um grupo de combinação mística, criado para a defesa contra algo ruim.”


Sim, Sunny, Chichi, Orlu e Sacha começaram juntos a aprender mais sobre si mesmos, seus poderes e sobre responsabilidades e juntos terão que enfrentar um perigo, que ao meu ver, como sempre, crianças não deveriam viver, mas em fantasia, parece que ter poderes mas não ter idade nem de votar é o mesmo que se inscrever na escola de heróis!



Eu gostei muito do livro, em primeiro momento, temos uma parte do livro onde não acontece muitas coisas, Sunny e seus amigos estão envolvidos na parte de “aprender” sobre seus poderes, e forjando o elo entre eles que será tão importante no final do livro, mas quando a ação começa, muita coisa acontece muito rápido, e o final com tudo o que acontece e tudo o eu fica sem explicação é muito bom, afinal, nos deixa ansiosos para continuar a leitura. E por isso, fico imensamente feliz de ter lido esse livro com o segundo já lançado e pretendo muito em breve ler Guerreira Akata.


É uma indicação de leitura para quem gosta de fantasia jovem adulto, jornada de amadurecimento de personagens, grupos de amigos contra o mal e histórias com magia, e principalmente para quem queira ler livros com outras culturas, pois toda a magia do livro está baseada na cultura africana o que eu adorei.


Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima. 

7 comentários

  1. É um livro bem elogiado. Que tem muitos fãs. Acho injusta a comparação com HP, apesar das semelhanças.
    A parte da cultura nigeriana é riquíssima e muito interessante de se conhecer

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um carinho tão grande por esse livro! O li já tem um tempinho e mesmo com algumas ressalvas, por conta de ter achado que as descobertas pudessem ter sido um pouquinho mais exploradas, foi uma leitura prazerosa demais!
    E o segundo livro já chegou né? Com uma capa linda de viver!!!
    Beijo
    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Eu quando vi essa capa achei bem interessante. Agora lendo essa resenha fiquei bem interessada nessa jornada dos 4, saber que já tem continuação e é sobre uma outra cultura é melhor ainda. Só resta saber quantos livros serão.

    ResponderExcluir
  4. Vivian!
    Tive oportunidade de ler esse ano o livro e gostei muito também, embora tenha ficado cheia de perguntas na cabeça que não foram respondidas.
    Terei de ler a continuação.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vivian!
    Pois é, se tem poder, não importa a idade, é obrigado a ser herói em livros de fantasia, muitas vezes os personagens carregam um peso nas costas que dá até dó deles...
    Gosto de livros de fantasia, mas geralmente não costumo me interessar por livros onde os protagonistas possuem mais ou menos a idade da Sunny - 12 anos... Vou esperar sua resenha do segundo volume, quem saber ao ler sobre Guerreira Akata eu me interesse para ler?!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Oiiie,
    Sempre via esse livro em promo na amazon, mas nunca cheguei a procura saber sobre ele.. Ao ler agora e fica sabendo um pouco mais, fiquei com bastante curiosidade para ler.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Um livro que parece ter uma história bastante enriquecedora, claro que tenho curiosidade em ler, e o melhor é saber que já temos o segundo livro publicado por aqui.

    ResponderExcluir