Saboroso Cadáver - Agustina Bazterrica

28 de outubro de 2022

Título: 
Saboroso Cadáver 
Autor: Agustina Bazterrica 
Páginas: 192
Ano: 2022
Editora: Darkside Books
Gênero: Ficção, Horror, Jovem adulto, Literatura Estrangeira, Suspense, Terror
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Diz o antigo ditado que “Você é o que você come”. No romance Saboroso Cadáver, de Agustina Bazterrica, esse ditado é levado às últimas consequências. O livro conta a história de um vírus que se espalha entre os animais de todo o planeta e torna sua carne mortal aos humanos. Impossibilitados de utilizar os animais para a alimentação, a sociedade regulariza a criação e a reprodução de seres humanos como animais de abate, transformando o mundo num lugar cinzento, cínico e inóspito.

Nesse romance visceral, grotesco, repleto de descrições vívidas e nauseantes capaz de nos alimentar na medida certa, vamos acompanhar a rotina de Marcos Tejo, funcionário do frigorífico Krieg,, que recebe de presente uma mulher viva, considerada “carne de primeira”. Ironicamente, esse funcionário parece ser o mais humano nesse mundo terrível. Seguindo seus passos, presenciamos o processo metódico da criação de pessoas, abates, experimentos de laboratório, caçadas humanas e suntuosos jantares canibais. 

Publicado originalmente em 2017, Saboroso Cadáver ganhou o Prêmio Clarín Novela naquele mesmo ano, na Argentina. Três anos depois, a tradução americana do livro recebeu o Ladies of Horror Fiction Award como melhor romance de 2020. Além disso, de acordo com o jornal Washington Post, foi um dos melhores lançamentos de horror, ficção científica e fantasia de 2020, ao lado de Temporada de Caça, de Stephen Graham Jones. Uma das pessoas que participaram da seleção foi ninguém menos que Silvia Moreno-Garcia, autora de Gótico Mexicano (DarkSide® Books, 2021), sucesso entre os darksiders.

Bazterrica afirmou que “escrever é uma experiência feroz e minha intenção é tirar o leitor dessa letargia em que vivemos e em que, muitas vezes, a violência é naturalizada”. Distopia arrepiante, Saboroso Cadáver imagina um mundo em que a violência e o canibalismo são de fato naturalizados, embora ainda haja espaço para a compaixão, a solidariedade e o cuidado com os outros, enquanto a batalha pela sobrevivência se torna uma aventura de desfecho incerto. 

Com seu romance marcante e poderoso, Bazterrica nos coloca dentro de um pesadelo em que o canibalismo se legitima na maior parte do mundo e a sociedade fica dividida entre aqueles que comem e aqueles que são comidos. Haveria caminhos para a humanidade, quando os corpos dos mortos são cremados para evitar que sejam devorados? Quais as relações passíveis de serem forjadas, quando na verdade somos o que comemos? Saboroso Cadáver é um prato raro, uma iguaria literária impiedosa, alegórica e realista, agridoce e suculenta, capaz de alimentar de ternura os corações literários que ainda pulsam diante da beleza do horror.

Este livro foi cedido pela Editora Darkside Books, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 


Resenha:

Olá praticantes de Livroterapia 

Prontos para nossa última resenha especial de Halloween?

É isso mesmo, está é a 4ª e última resenha participante do nosso Halloween Eu pratico Livroterapia + Darkside Books, que vai premiar um leitor sortudo do nosso blog com um delicioso exemplar de Saboroso Cadáver de Agustina Bazterrica.


Para mais informações, procurem em nosso feed do Instagram o post do Sorteio Oficial, lá tem todas as informações para vocês participarem do sorteio.

E lembrando que além do post do sorteio temos 3 resenhas especiais já lançadas.

🎃📚 - The Dark Man
🎃📚 - Livros de Sangue 
🎃📚 - Satânia 

Que também estão no nosso feed.

Participem 

Aproveitem e anotem a última palavra: Saboroso.

Amanhã sai o último post, onde vocês deverão mandar uma frase com as 4 palavras, vocês as encontram nas resenhas especiais!

Boa sorte!


Agora sem mais delongas, vamos falar um pouco da experiência de leitura de Saboroso Cadáver, que definitivamente foi impactante.

O livro da autora argentina Agustina Bazterrica, é um lançamento da editora Darkside Books.

Para começar vou falar da edição: IMPECÁVEL! 
O padrão Darkside Books que amamos: capa dura, ilustrações maravilhosas e que complementam a leitura, fitilho, diagramação confortável. Sem palavras uma edição lindíssima.

“- Aliás, desde que o mundo é mundo nós comemos uns aos outros. Se não for de maneira simbólica, nos fagocitamos literalmente.”

Em Saboroso Cadáver, vamos acompanhar Marcos, personagem principal que é um funcionário dos Frigoríficos Krieg, um dos melhores e mais renomados frigoríficos cujas carnes são conhecidas por suas ótimas qualidades e sabores. 

Trabalhando desde novo dentro do ramo, Marcos sempre soube que era uma profissão difícil, mas se tornou um fardo. 

Uma doença misteriosa se alastrou e contaminou todos os animais, um arranhão ou comer a carne seria fatal aos humanos, então o consumo simplesmente foi proibido, os animais abatidos e com uma pressão de certos ramos das indústrias e sociedade, o canibalismo foi tornado legal. 

Bom, seguindo um conjunto de normas rígidos!

“… Ninguém pode chamá-los de humanos porque significaria dar a eles entidade, chamam-nos de produtos, ou carne, ou alimento. Exceto ele, que gostaria de não ter de chamá-los por nome algum.”

Seres humanos perderam esse status, bom uma boa parcela deles em primeiro momento e depois os que foram criados exclusivamente para consumo da população!

É isso mesmo meus caros um livro sobre canibalismo e se não fosse apenas isso para revirar qualquer estômago, a trama obviamente vai muito além.


Marcos, recebe um presente que vai força-lo a quebrar todas as regras e mergulhar em uma jornada onde Agustina Bazterrica, teve uma trama de com os requintados sabores das críticas sociais, dos males do consumo desenfreado, da perda da humanidade e imoralidade inata do ser humano, que para saciar seus desejos mais torpes está disposto a tudo.

Temos uma narrativa muito pesada, pois somos confrontados por tabus, traumas, devassidão, e a luta crueldade humana. 

Então, confesso que até para minha surpresa, o livro é muito fluido, a leitura foi muito rápida, a escrita da autora Argentina me surpreendeu por conseguir usar temas tão indigestos de uma forma que somos convidados a refletir sobre tudo o que Marcos faz e sente.

“Quantos corações precisam ser guardados em caixas para que a dor se converta em outra coisa? Mas a dor, intui, é a única coisa que o faz continuar respirando.
Sem tristeza, não lhe resta nada.”

Eu me surpreendi demais com o final, não imaginava que iria terminar como terminou, e foi mais terrível, muito mais terrível do que eu imaginei!

Não é um livro de terror de uma forma costumeira, mas é um livro onde o pior da humanidade é deixado bem amostra é isso me assusta mais do que tudo.


Uma indicação para quem curte tramas repletas de críticas sociais, distopias cruéis e o horror pessoal e muito humano que pode gelar nossos corações!

Feliz Halloween a todos e até mais! 

🎃😘

10 comentários

  1. Que premissa, Rainha Vivis! Visceral mesmo! E aterrorizante.
    Com certeza é uma leitura densa, que é necessário um bom estômago para ler.
    Angela ou já tem, ou está na wishlist dela. E se estiver conhecendo agora, vai com certeza querer ler

    ResponderExcluir
  2. Dona Vivis, a crueldade humana assusta. Depois povo fica falando que tem medo de assombração, fantasminhas e tudo mais.
    A gente precisa aprender que não há mais mais temeroso do que o próprio ser humano.
    Não é apenas um livro sobre canibalismo. O final, cara.....o! Que final. Eu também não estava preparada de jeito nenhum.
    Sabe quando você coloca esperança e pensa: o ser humano pode melhorar, pode mudar? E do nada, Buuuuummmm com força total.
    Indigesto, cru, sanguinário, tudo de bom rsrsrs(eu ando bem normal)
    Não é um livro para qualquer leitor e penso que seja mais ou menos como aquele que comentamos nessa semana, A Garota da Casa ao Lado, um treco que marca para sempre!

    beijo
    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Trocadilhos a parte, precisa ter estômago forte para concluir essa leitura hehehe
    Aborda temas fortes que traz grande reflexão além do horror que causa.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Não curto esse tipo de narrativa Achei o titulo horrivel .Sempre soube que o ser humano é capaz das maiores atrocidades;basta lermos o que aconteceu nas guerras, aqui mesmo no nosso país houve tantos crimes horríveis.
    Creio não ser um livro para quem aprecia mesmo uma distopia de horror.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corrigindo ;creio ser um livro só para quem aprecia mesmo uma distopia de horror.

      Excluir
  5. Eita Vivian, fiquei foi horrorizada apenas lendo sua resenha, não tenho coragem de ler um livro assim. A crueldade humana é infelizmente sem limites, lembro de quando li Hex e passei dias bem ruins.
    Então como não sou muito corajosa vou deixar essa leitura para quem tem.

    ResponderExcluir
  6. Nossa Vivian!
    Tema fortíssimo e totalmente questionável.
    Embora seja possível no futuro isso acontecer (só espero que não esteja mais aqui na terra para presenciar).
    Gosto quando há crítica social, mesmo que seja em um livro de fantasia.
    E quer terror pior do que o livro traz?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Olá! Como já disse, apesar dessa capa um tanto quanto impactante para minha pessoa, eu me surpreendi (positivamente), com o plot do livro, esperava algo “apenas” de terror, mas pelo visto temos algumas criticas que nos trará momentos de reflexão.

    ResponderExcluir
  8. Oiiie,
    Nossa a trama parece ser bem intensa, fico bastante agoniada quando trata de canibalismo..
    A dark como sempre arrasando na edição..

    ResponderExcluir
  9. Oi, Vivian!
    Uau, o canibalismo foi legalizado no livro... Não sabia que Saboroso Cadáver se tratava desse tema.
    Me deparar com o pior da humanidade é algo que também me assusta... Não sei se eu teria coragem de ler esse livro, fiquei com medo desse fim terrível rsrs...
    Bjos!

    ResponderExcluir