Ordem hierárquica dos títulos de nobreza britânica dos nossos Romances de Época

20 de agosto de 2022

Vocês já perceberam quantos romances de época passaram por aqui ultimamente?


É um estilo que não cansa né!


Apesar de eu não ter um nobre de preferência, sempre que sei que o mocinho tem um título, já se de antemão que vou amar! É que eles sempre acabam se rendendo aos encantos das nossas intrépidas mocinhas!


Os títulos são classificações concedidas às hierarquias da nobreza. A aristocracia usava títulos diferentes para classificar onde cada um se encaixava na hierarquia.


São vitalícios e hereditários.



Rei e Rainha

O rei é o chefe de Estado. De maneira geral, ele é um soberano do reino com poderes monárquicos. O equivalente feminino é a rainha.


Não lembro de nenhum livro resenhado com rainhas, então vou deixar abaixo o link da segunda temporada de Bridgertons, temos uma rainha bem interessante por lá:




Príncipe e Princesa 

São os herdeiros de um rei ou de um imperador. São monarcas integrantes de uma família real, basicamente descendentes de um soberano.


Também não lembro de ter lido nada com príncipes britânicos, então, lá vai o link da primeira temporada de Bridgertons, temos um príncipe que eu não gostei não!




Duque e Duquesa

Os duques e duquesas são membros da nobreza, logo abaixo do monarca, que, historicamente, controlavam um ducado. Os duques eram os governantes das províncias e os colegas de mais alta patente do rei.


O duque ou Duquesa costumavam ser chamados de "Vossa Graça" pelos seus funcionários ou ordens menores.


Desculpem estar sendo óbvia, mas eu preciso marcar o livro O Duque e Eu, mas temos outros títulos com Duques resenhados aqui:




Marquês e Marquesa

O marquês e a marquesa são nobres de classificação hereditária usada em todas as monarquias da Europa. 


A esposa de um marquês é uma marquesa. Na nobreza inglesa, ele está logo abaixo do duque. Os servos e as classes mais baixas os chamavam de “Vossa Senhoria”, “Vossa Graça” ou “Vossa excelência”. 


 


Conde e Condessa

Em anglo-saxão, conde significa “guerreiro” e está logo abaixo do marquês. O título de Conde era frequentemente conferido por um monarca ao indivíduo como título honorífico para serviços especiais prestados, sem um real estado feudal.


A esposa de um conde é uma condessa. Os servos e as classes mais baixas se referiam ao casal como "Meu Senhor e Minha Senhora" ou "Vossa Senhoria" – ou em inglês, Milord e Milady.


 



Visconde e Viscondessa

O visconde e a viscondessa são membros da nobreza e estão logo abaixo do Conde. A esposa de um visconde é uma viscondessa. Os servos ou classes mais baixas se referiam ao casal pelo uso formal de seu título.


 



Barão e Baronesa

Os barões estão logo abaixo dos viscondes – considerados de baixa nobreza. Ele também distingue os homens que comprometeram a sua lealdade à pátria, geralmente sob a forma de serviço militar.


A esposa de um barão é uma baronesa. 


 



Lorde

Um lorde, em geral, obtém um título de propriedade por direito hereditário ou por ter nascido na família certa. 


Antigamente, significava ser um comandante de tropas de patamar alto e um homem de confiança do rei ou de um duque. 


 


Sir

Sir (ou Senhor) é o título utilizado para designar um cavaleiro ou um baronete.


 



Lady

Lady é um título que funciona como o feminino de lorde. Pode ser usado a esposas dos lordes ou por mulheres com seus próprios direitos na hierarquia.


 



Dama

A Dama é feminino equivalente ao Sir. É um título adquirido pelo próprio direito e independente do casamento.


 



Então é isso gente, os títulos, que espero, estejam bem certinhos, e algumas resenhas para inspirar às leituras dos romances de época que tanto nos fascinam! 

10 comentários

  1. Melhor forma de iniciar um sábado em que vou trabalhar é lendo um post sobre meu gênero literário fav da vida. Gênero do qual não irei enjoar nunca. E ver meu Anthony no post também fez meu dia que só está começando, bem melhor!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que post sensacional!!!Como eu sou a negação em ler romance de época, já fiquei aqui toda atenta, pois admito que nunca consegui definir esses termos nos livros.
    Antes acreditava que era tudo a mesma coisa rs
    Vou guardar esse post pra sempre!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Adorei a explicação sobre os títulos.
    Duques, Condes e Viscondes são os mais presentes nos romances de época, e normalmente amamos eles!

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. São tantos títulos de nobreza que é muito fácil de nos confundir. Amei as dicas de livros que colocou para cada título explicado. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Gostei do post explicando sobre cada um dos títulos que vemos nos amados romances de epoca!!Gostaria que tivesse mais romances com lordes.

    ResponderExcluir
  6. Denise!
    Post maravilhoso porque por vezes ficava bem confusa com tantos títulos hierárquicos e qual era o mais elevado.
    Gostei muito.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Oi, Denise!
    Como amo romances de época estou amando as indicações!
    Eu amei o post, sou familiarizada com os títulos da nobreza mas não sabia a ordem de alguns.
    Dos livros que você citou li apenas O Duque e Eu, O Visconde que me amava e Para Sir. Phillip, com amor.
    Tenho Como se casar com um marquês e Codinome Lady V mas ainda não li.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Ai que post maravilhoso! Como amo romances de época e suas peculiaridades! Simplesmente super explicativo para quem está começando a entrar nesse mundo. Esse post também foi super babado porque acabo conhecendo outros títulos que nunca vi. De todos do post o que mais estou a fim de ler é o "Romance com o Duque" da Tessa. Cheirinhos de livro novo.

    ResponderExcluir
  9. Oiii,
    AA como amo um bom romance de época. Adorei demais saber sobre os títulos das nobrezas e como são dados..

    ResponderExcluir
  10. Que informações interessantes e de grande conhecimento. A gente ler tantos livros de época que nem percebemos a diferença dos títulos.

    ResponderExcluir