Autor: Rick Riordan
Páginas: 400
Ano: 2008
Editora: Intrínseca
Gênero: Infantojuvenil, Aventura.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse:Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
Resenha:
"— Meu pai?— perguntei, completamente perplexo.— Poseidon— disse Quíron.— Senhor dos Terremotos. Portador das Tempestades. Pai dos Cavalos. Salve, Perseu Jackson, Filho do Deus do Mar."
Olá praticantes de Livroterapia.
Imagino que quem nos acompanha por aqui já percebeu que eu sou muito fã de livros de fantasias infanto-juvenis, eu amo algumas séries e estou sempre pronta para ler e reler e dividir essas experiências de leituras com as novas gerações.
E é por isso que escolhi reler e trazer as resenhas de uma das minhas séries favoritas do gênero, aproveitando que ela vai ter uma nova adaptação chegando em breve.
Percy Jackson e o Ladrão de Raios, é o primeiro livro da série Percy Jackson e os Olimpianos do autor Rick Riordan, lançada pela Intrínseca em 2008, a série já teve alguns relançamentos, incluindo edições capa dura e boxes. Eu já tive as primeiras edições e atualmente tenho o box. Ambas são boas edições, mas confesso que sinto falta das minhas edições em capa dura!
Rick Riordan é um dos autores mais famosos e mais bem sucedidos dos últimos anos, ele utiliza seu talento para escrita e experiência como professor para criar histórias inspiradas em mitologias, com uma escrita divertida e que conversa com seu público.
Riordan é o autor das séries Percy Jackson e os olimpianos, Os heróis do Olimpo e As provações de Apolo, inspiradas na mitologia greco-romana, e As crônicas dos Kane, inspiradas nos deuses e mitos do Egito Antigo e Magnus Chase e os deuses de Asgard, sobre mitologia nórdica.
Sua primeira série foi Percy Jackson e os Olimpianos que possui 5 livros e acompanha, o jovem Percy em sua jornada de herói.
Em Percy Jackson e o Ladrão de Raios, conhecemos Percy, um jovem de 12 anos que está estudando em um colégio interno para jovens desajustados, com um histórico de várias expulsões a cada ano escolar, ele está tentando muito não ser expulso dessa vez, mas tem muitas dificuldades nas aulas, graças ao TDAH, ao deboche e sarcasmo com que lida com os vários problemas e ao fato de que não consegue deixar de defender quem mais precisa.
E ele só tem 12 anos!
Então, em uma excursão escolar a vida dele muda de vez!
"Eu esperava que desse tudo certo na excursão. Pelo menos tinha esperança de não me meter em encrenca dessa vez. Cara, como eu estava errado. Entenda: coisas ruins me acontecem em excursões escolares."
Perseguido por uma professora maligna, ele precisa contar com a ajuda de um amigo e da mãe em uma fuga desesperada para chegar em um local que aparentemente é o único lugar seguro para os meio-sangues: O Acampamento Meio-Sangue.
É quando ele percebe que sua mãe esconde um segredo sobre seu pai, que ele acredita que faleceu antes dele poder conhecer e que isso, o torna especial!
Percy Jackson é um meio-sangue, um semideus, e por causa desse pequeno detalhe, parece que o destino de sua vida é viver sendo perseguido por monstros mitológicos que desejam o comer!
"Olhe, eu não queria ser um meio-sangue. Se você está lendo isto porque acha que pode ser um, meu conselho é o seguinte: feche este livro agora mesmo. Acredite em qualquer mentira que sua mãe ou seu pai lhe contou sobre seu nascimento, e tente levar uma vida normal. Ser um meio-sangue é perigoso. É assustador. Na maioria das vezes, acaba com a gente de um jeito penoso e detestável."
É claro, que a fuga não acontece exatamente como o planejado, e mesmo sem treinamento algum, e realizando um ato de heroísmo digno de seu nome, Percy se vê diante de acontecimentos que moldaram seu futuro.
Ao acordar dias depois, Percy conhece algumas pessoas interessantes: um centauro, uma semideusa filha de Atenas, e um sátiro.
Sem contas outros filhos de deuses, que estão no local e se tornaram seus companheiros.
Neste primeiro livro, veremos que Percy conhece seu legado semideus em um momento crítico para todos os semideuses, já que os deuses estão à beira de uma guerra civil, e o motivo envolve o título do livro: Um ladrão de Raios!
Sendo escolhido para sair em uma missão, seguindo uma profecia, a jornada de Percy, Anabeth e Grove, é cheia de aventuras e situações em que em um momento você está rindo e no outro desesperado para que eles sobrevivam aos perigos, que eles vivem tentando evitar, mas que falham miseravelmente nisso!
"Você irá para o oeste, e irá enfrentar o deus que se tornou desleal.Você irá encontrar o que foi roubado, e o verá devolvido em segurança.Você será traído por aquele que o chama de amigo.E, no fim, irá fracassar em salvar aquilo que mais importa."
Com direito a descobrirem muito sobre si mesmos e forjarem laços de amizade, a aventura do primeiro livro, tem reviravoltas, tênis voadores, cachorros de três cabeças e outros mitos em uma roupagem moderna!
A escrita de Rick acompanha a idade de seus personagens principais, ou seja, tem o vocabulário das crianças entre 11/ 13 anos, e mesmo quando enfrentam perigos o autor tem o cuidado de não tornar uma experiência muito pesada.
Esse é um dos fatores que eu mais gosto na escrita de Rick, além de que ele torna a mitologia e história, algo divertido e desperta a curiosidade e amor na leitura, em uma fase tão importante do desenvolvimento das crianças e adolescentes.
"— Você será um herói, Percy. O maior de todos."
Espero que tenham gostado da minha indicação de hoje, em breve volto com as resenhas dos próximos livros.
Indico para todos que amam aventuras infanto-juvenis, livros com jornadas de heróis, personagens inteligentes, sarcásticos e porque não aqueles que amam ler com suas crianças.
Até a próxima!
Tio Rick é uma simpatia. Sempre vejo o que ele posta nas redes sociais. Amei ele defender aa escolhas da nova adaptação!
ResponderExcluirSe não tivesse com uma série gigantesca para ler (a série Mortal), me renderia, com certeza, a Percy
Aquele momento que a gente decide que vai passar vergonha e vai sem medo de não ser feliz rs
ResponderExcluirAcredita que nunca li Rick? rs Pois é rs nem pra falar que li Percy e não gostei, mas eu nunca senti vontade mesmo de ler esses livros.
Acho que o filme(um se eu não me engano) me decepcionou tanto, mas tanto que eu decidi não ler.
E ficou por isso mesmo.
Mas tá na hora de mudar isso né??
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Acredita que nunca li a série Percy Jackson? Pois é, mas tenho muita vontade de ler. Assisti aos filmes e gostei, mesmo sabendo que há diferenças dos filmes para os livros, creio que gostarei ainda mais dos livros. Também amo fantasia.
ResponderExcluirDanielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Vivian!
ResponderExcluirGosto muito dos livros infantos juvenis e sendo do Riordan, não há o que falar.
Mesmo com toda fantasia e boa, e com os exageros da personagem ser um adolescente, a aventura e as personagens são sensacionais e não tem como não se envolver e ficar fissurado na história do Percy Jacson.
cheirinhos
Rudy
Nunca li nenhum livro dessa série é também não assisti os filmes .Já vi inúmeros elogios a esse autor mas não desperta em mim aquela vontade de ler.Não por enquanto. Acho fundamental esse cuidado que o autor teve com o vocabulário usado na trama. Quem sabe futuramente eu venha a ler a série.
ResponderExcluirEu só conheço por falarem sobre, nunca li essa série. Confesso que assisti ao primeiro filme e não gostei, tanto que depois vi que quem leu o livro reclamou da adaptação. Será que essa nova vai ser melhor? Porém vou acompanhar suas postagens.
ResponderExcluirSou do time que nunca leu e nunca assistiu essa série. Amo de paixão mitologia grega e acho muito bacana o autor ter trago isso para o público jovem. Eu lembro que eu era adolescente quando lançou esse primeiro livro. Tinha uma pequena loja de livros que vinha para a minha escola expor os livros, o bafafá sempre rolava com esse livro. Lembro bem. Sobre reler um favorito, eu tenho tanto medo, porque mudei muito de gosto literário. Hoje não suportaria amar Thalita Rebouças como gostava na época. Certas problemáticas não consigo mais tolerar. Cheirinhos de livro novo.
ResponderExcluirOi, Vivian!
ResponderExcluirGosto de fantasia mas não curto infanto-juvenis, até assisti o filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios mas não tive interesse em assistir as sequências e nem os livros... Bjos!
Sou fã de mitologia e sempre que ouço algum estudo sobre o assunto citam Percy Jackson. Só assisti aos filmes, e gostei bastante, mas aos livros ainda não mas está nos meus objetivos.
ResponderExcluirOlá! Minha leitura dessa série é mais real do que nunca Brasil, afinal a escola na qual trabalho (finalmente) adquiriu todos os livros, só falta mesmo o governo fazer a parte dele, e entregar os livros para que eu possa mergulhar nesse universo.
ResponderExcluirOi,
ResponderExcluirAiii adoro esse kkkk
Acho que foi o livro que mais ri na vida kkkkkk
Todos os personagens são da hora,mas doidinho e engraçado igual o Percy não tem.
Logo vou reler.
Bjs