Luzes do Norte - Giulianna Domingues

26 de julho de 2022

Título: 
Luzes do Norte
Autor: Giulianna Domingues 
Páginas: 280
Ano: 2022
Editora: Galera Record 
Gênero: Fantasia, LGBT, GLS, Literatura Brasileira
Adicione: Skoob 
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Luzes do Norte é o livro de estreia de Giulianna Domingues, uma aventura intensa e cheia de reviravoltas, com uma protagonista que se recusa a jogar pelas regras dos outros. Entre ursos assustadores, florestas nevadas, mistérios e intrigas, Dimitria tem uma única missão: proteger Aurora van Vintermer.Custe o que custar. 

Dimitria Coromandel é uma caçadora excepcional, a melhor da região, e, após a morte dos seus pais, se tornou a base para o sustento de sua pequena família. Para ela, o peso da responsabilidade e a necessidade de conseguir dinheiro são os impulsos de sua movimentada rotina, e, no inclemente inverno de Nurensalem, ela precisa caçar durante o dia se quiser trazer comida para a casa à noite. No entanto, quando fisga a atenção de Bóris van Vintermer, patriarca da família mais rica do local, sua realidade começa aos poucos a se transformar.
Requisitada para desempenhar funções de chefe da guarda de Aurora, primogênita da abastada família Van Vintermer, Dimitria tem seu dia a dia significativamente alterado: agora, ela precisa acompanhar Aurora em suas obrigações e, acima de tudo, protegê-la de todo e qualquer contratempo. Seria perfeito: atribuições simples em troca de um farto pagamento. 
A novidade cai como uma luva também para Gui, seu irmão e apaixonado em segredo por Aurora desde a mais tenra infância. Para ele, o estreito contato entre elas pode representar uma chance de ser notado pela herdeira e, talvez, uma oportunidade de conquistar seu coração. 

Mas à medida que o tempo passa, a proximidade entre Dimitria e Aurora dá origem a algo maior, mais profundo... e arrebatador. Dividida entre preservar seu novo e bem-remunerado emprego, permitir que uma possível e arriscada relação se desenvolva, agir como cupido para o irmão e ir em busca de um monstro assassino de crianças à espreita nas redondezas sombrias de Nurensalem, Dimitria precisará fazer uma escolha. 

Ainda que, para isso, coloque em risco a vida de quem ela mais ama.



Resenha:


Olá praticantes de Livroterapia.

A resenha de hoje é de um lançamento nacional de Fantasia, cuja divulgação me deixou extremamente curiosa, estou falando de Luzes do Norte, primeiro livro da autora Brasileira Giulianna Domingues, com publicação pela Galera Record.

Com uma edição lindíssima, e inclusive na pré venda vindo com um kit que arrasou corações, está fantasia estava na minha lista por esse motivo e é claro, ser literatura.

Mas vou adiantar que para mim, não funcionou muito bem esse primeiro livro. Mas volto a falar nisso no final da resenha.

Dimitria Coromandel é a protagonista do livro, filha de um caçador e de uma maga, ela perdeu os pais ainda criança, mas apesar da pouca idade, ela acabou se tornando a única responsável pela criação o irmão mais novo, Igor, e o sustento de deles, acabou se tornando uma caçadora excepcional.

Este fato acabou moldando Dimitria, a tornando um pouco fria e avessa a acreditar na busca do amor para si.

Os Coromandel, moram em Nurensalem, uma aldeia que, apesar de muito bonita, tem um inverno rigoroso, que força Dimitria a ter que se esforçar muito para sustentar a família principalmente, no clima invernal. 

É no início de mais um inverno que ela é contratada pelo rico comerciante Van Vintermer, para caçar um urso em sua propriedade e satisfeito com o trabalho da mesma, oferece a ela uma posição como guarda costas de sua filha mais velha, Aurora.

"Além do mais, como poderia o amor surgir de maneira tão aleatória? Como você poderia escolher a pessoa com quem passaria o resto da vida com base em um olhar? Era loucura."

Sendo honesta, ela não estava empolgada muito com isso não, por vários motivos, alguns bem válidos outros nem tanto 🤣

Porém, a necessidade falou mais alto, e a jovem acabou por descobrir que cuidar de Aurora van Vintermer, não era um sacrifício tão grande.

Claro, que ela não imaginava o quanto ela teria que mudar, enfrentar e decidir após a conhecer de verdade. Aurora consegue ganhar espaço na vida de Dimitria muito rapidamente e isso mudo tudo na vida da caçadora.

É o romance o foco principal desse livro, e a trama secundária, um mistério envolvendo qual monstro está atacando a vila e vilipendiando os corpos de inocentes, cujo rastro Dimitria se vê caçando é algo bem de plano de fundo é só explorado da metade do livro em diante, e só se tornando foco, nos capítulos finais. 


É isso, foi o que tornou a leitura, para mim, não emocionante ou apaixonante.

Não há desenvolvimento da fantasia, a magia nem sequer é mostrada, usada em momentos pontuais e de uma forma que não me empolgou, foi só mesmo para explicar alguns acontecimentos.

Senti que o livro não é uma fantasia e sim um romance, e eu não estava lendo em busca de romance e sim uma fantasia com um romance que se tornasse algo mais. Talvez haja um desenvolvimento da parte fantásticas e dos personagens nos próximos livros, já que é o primeiro livro apenas. Mas, não senti a fagulha do: Preciso do próximo livro agora! Vamos ver os próximos lançamentos se me dão vontade de ler!

A autora tem uma escrita limpa e o ritmo da história sem grandes mudanças de ritmo.

A parte mais rápida do livro, com algumas ação é nos últimos capítulos, onde foi concentrado a resolução do “mistério” do livro. E onde reside os possíveis ganchos para os próximos livros.

"É curioso, as coisas que a gente lembra. É como se as pessoas que amamos sobrevivessem em pedaços de uma colcha de retalhos, pequenas fatias de coisas que mantemos em nosso coração. Nunca a figura completa. Mas sempre conosco."

É uma indicação para quem gosta de romances, mas não muito intensos, não tem hot, então para quem tem problemas com isso, pode ler tranquilo, dica de leitura de romance principalmente para quem quer ler romances Sáficos.

Apesar de não ter me apaixonado pelo livro, é uma leitura de escritora nacional, e acho sempre importante apoiar a literatura nacional e que teve uma maravilhosa edição e para fãs do gênero pode ser uma agradável leitura.

Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.

9 comentários

  1. Sim, Viv, temos que valorizar nossos escritores, principalmente os mais jovens e incentivá-los a continuar. ...
    Amo romances mas se o leitor espera um outro gênero e ganha romance, deve ser frustrante mesmo...
    Tomara que os próximos livros melhorem

    ResponderExcluir
  2. Vivian que veio ao mundo para deixar os fãs de fantasia, terror, suspense e todo tipo de livro, doidinhos para comprar todos e graças a ela, eu já tenho dívida até o ano de 487545749.
    Mas detalhes à parte, eu senti muita vontade ler essa fantasia assim que foi lançada, mas quando as resenhas começaram e vi isso do colocar mais a parte romântica escondendo a magia, a aventura, eu já dei uma baixada de bola total.
    Para quem gosta de fantasia, o livro precisa ser de fantasia. Pode até rolar um romancinho, mas coisinha que não tire o brilho da história.
    Não digo que não lerei um dia, mas sei lá rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Eu super apoio a leitura de livros nacionais até mesmo por muitas vezes serem melhores que estrangeiros. Agora sobre esse livro a capa é belissima e até curto fantasia mas é realmente decepcionante quando focam apenas no romance e esquecem o motivo que nos faz escolher ler fantasia que é descobrirmos um mundo mágico.

    ResponderExcluir
  4. Acho que teria a mesma sensação Vivian, pois adoro fantasia e falou em magia já gosto, então ver a magia ficar quase sem ser aproveitada dá realmente uma esfriada. Pode ser um romance, mas tinha mais potencial do que o que foi realmente aproveitado.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Vivian!
    Imagino sua 'decepção'.
    Embora para mim, talvez seja um bom livro, afinal amo romances (hots ou não) e um toque leve de fantasia.
    Quem sabe os próximos possam ter a fantasia mais desenvolvida.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Acho importante apoiar autores nacionais mas não leria um livro só porque o autor é nacional .Se a trama chama a minha atenção eu leio
    Mas do contrário não dá Esse eu não fiquei com vontade de ler. Não faz meu estilo de leitura.

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Tenho o ebook, mas ainda não li.
    Parece bom e gostoso de acompanhar.
    Mas que pena que não tem tanto desenvolvimento da fantasia né, também adoro ver os paranauê mágicos rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente não me senti atraída por essa leitura, mesmo sendo interessante. Achei meio lento, talvez seja impressão minha, mas preciso ler mais resenhas para entender melhor.

    ResponderExcluir
  9. Olá! A capa realmente é muito bonita, achei o plot interessante, como fã de romance, acho que não ficaria incomodada em ter tanto dele em um livro de fantasia, ainda mais que pelo visto teremos mais volumes para que a autora possa explorar melhor esse gênero.

    ResponderExcluir