Autor: Gareth Hanrahan
Páginas: 512
Ano: 2021
Editora: Trama
Gênero: Aventura, Fantasia, Ficção científica, Steampunk
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: Na cidade de Guerdon, três ladrões foram injustamente acusados de um crime. A busca deles por vingança vai revelar não apenas verdades sombrias sobre o lugar onde vivem, mas também uma perigosa conspiração, cujas sementes foram plantadas muito antes de eles nascerem. Um poder malévolo está se agitando nas profundezas dos túneis da cidade, e uma guerra mágica de séculos está prestes a acontecer novamente. Cari, uma órfã sem-teto que luta contra as sombras de seu passado, Ratazana, um carniçal que vagueia pelo submundo, e Mastro, portador de uma terrível doença que está petrificando sua carne, foram unidos pelo acaso ― e a amizade deles pode ser a única coisa que impede a destruição total.
Resenha:
Olá praticantes de Livroterapia
Hoje a minha indicação de leitura é de um livro que amei! Então, estejam preparados para uma resenha empolgada! Hahah
A Oração dos Miseráveis, é o primeiro livro da série O Legado do Ferro Negro, do autor Gareth Hanrahan, publicado no Brasil pela editora Trama.
Foi algo peculiar como conheci esse livro, vi a capa e me chamou a atenção, mas sabem né
Eu evito muito ler a sinopse dos livros hahah
Acabei esquecendo dele, até que a Yohanna comentou dele e do segundo que é lançamento do ano da Trama, e lá fui eu ver os detalhes dele novamente, e adeus cronograma de leitura não é mesmo? Fazemos ele só para o ignorar em 80% do tempo!
O que posso fazer… A culpa dessa vez é da Yohanna!
Talvez, vocês já tenham percebido que sou levemente muito fã de Literatura Fantástica, então embarquei de cabeça nessa leitura e fui surpreendida!
“Orgulho e ambição são como fogo. Alimente-os e eles crescerão.”
É o primeiro livro do autor, mas ele já entregou uma fantasia complexa, com personagens com personalidades distintas e alguns até mesmo com uma moralidade ambígua. Sem heróis ou Santos… ops… talvez alguns Santos!!!
Já explico isso hahah
“— HAVERÁ GUERRA, AH, SE HAVERÁ.— Maravilha. — A espada pega fogo.— Eu não sei o que caralhos eu faria com a paz — diz a santa.”
A Oração dos Miseráveis, é uma fantasia cuja trama mescla elementos de aventura, ficção científica e Steampunk.
Temos: Magia, Alquimia, Deuses, Humanos, Santos, Carniçais, Homens de Sebo, é muito mais.
Gareth escreveu um mundo interessante onde fé, tradições alimentam deuses, os fortalecendo, e tornando fontes de magia, essa mesma magia pode vir também de outras fontes que criam criaturas como os carniçais, e magia pode ser moldada por humanos em união a tecnologia, tornando a alquimia a criadora de maravilhas e coisas monstruosas, e muito mais.
A trama de A Oração dos Miseráveis, se desenvolve a partir de três protagonistas.
Cari, Mastro e Ratazana. Humana, Homem de Pedra e Carniçal. Ladrões que ao cometerem um assalto, descobrem que foram manipuladora e traídos é que na jornada em busca de sobreviverem, tem o destino de suas vidas moldados… Alguns acabam mudando como nunca pretendentes, outros descobrem que o passado deles tinha muito mais do que imaginavam.
É uma história de busca tanto por vingança como pela sobrevivência. Porém, mesmos os desejos pessoais dos personagens vão se mesclando com a história em uma perspectiva mais ampla.
Guerdon, é uma cidade que mantém uma política de neutralidade na guerra entre os deuses que atingem outras cidades e nações. Mas está no centro de algo muito mais perigoso. Comandada por guildas que lutam por poder, possuíam uma história política bem cheia de manipulações e segredos. Comerciantes, alquimistas, clero e criminosos lutam pelo controle, forçando a população a viverem em um caos e pobreza extremo.
“Foi uma ideia terrível para caralho.”
Isso impulsiona os protagonistas a verem tudo o que acontece com eles como uma oportunidade de mudar o mundo, ou no mínimo mudar Guerdon, então com várias tramas ocorrendo em paralelo, e todas convergindo para a verdadeira luta final. Os personagens precisam descobrir o que são de verdade e qual lado vão ficar em uma guerra, que mortal algum pode sonhar a ganhar!
“Nós que cuidamos das almas chamamos você que cuida dos corpos.”
Temos uma narrativa empolgante, a primeira parte do livro o autor vai nos apresentando aos poucos aos protagonistas e outros personagens que se tornaram importante: Jere, Eladora, Aleena, Miren, etc…
Aviso que Aleena, é minha personagem favorita!!!
“A velha piada: como você sabe que são espadas matadoras de demônios? Eu não estou vendo nenhum demônio aqui, você está?”
A trama do livro pode ser um pouco complexa, afinal é um livro de fantasia para um público adulto, ou que goste dos aspectos da fantasia mais sérios. A criação do mundo, poderes, seres diversos, nos leva a uma alta fantasia urbana, não temos nada de romance e um conteúdo de fantasia que atualmente está mais na moda, então, não esperem nada do gênero.
As inspirações do livro me parecem mais campanhas épicas de RPG em uma ambientação onde o medieval se une a aspectos tecnológicos, comum do Steampunk.
Existem vários grupos de personagens e suas histórias convergem para uma trama única.
“E das profundezas eles chamaram os Desfiadores, comedores de forma, que caíram sobre os exércitos dos abençoados e causaram grande confusão, pois aqueles que caíram ressuscitaram de aparência, pois eram conchas ocas.”
A escrita de Gareth é muito interessante, ele mescla muito bem os ritmos de leitura. O começo foi um pouco mais lento, afinal ele foi entregando as doses de informações vitais, para logo depois aumentar o ritmo, mostrando cenas de ação bem fluidas.
Ele cria personagens com múltiplas camadas de personalidade, moralidades ambíguas e tanto que podem pender para o heroísmo como para vilania.
“— Por que o segredo?— É para contextualizar, está bem? Só desastres naturais e pragas surgem do nada, leva tempo para as pessoas foderem com tudo. […] Isso vem se formando há muito, muito tempo.”
O final me deixou surpresa! Não esperava o que houve, como boa cética que sou esperava a traição sim! Mas como foi resolvida a questão, foi bem impactante, me deixou muito ansiosa pelo próximo livro!
Super indicação de Fantasia para público adulto e quem curte alta fantasia ou Steampunk espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.
Sim, Viv, querida, eu notei que você é, a Rainha da fantasia...
ResponderExcluirAmo suas resenhas empolgadas!
Primeira vez que leio algo sobre esse livro!
A gente já sabe ao abrir o post que lá no final vai ter o nome da Vivian rs e eu gosto tanto disso. Nossos gostos literários batem muito, mas o ruim é que não dou conta de por tanto livro na lista de desejados não.
ResponderExcluirA Trama é maravilhosa, a diagramação deles me ajuda tanto na leitura. A fonte usada é perfeita!
E claro que por amar fantasia, vamos de mais esse super elogiado pra listinha!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Obrigada Yohanna por influenciar a Vivian. Só não colocarei na listinha porque no momento não estou pegando nenhuma série que não esteja concluída ainda.
ResponderExcluirDanielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Ola
ResponderExcluirMais uma série para empolgar a Vivian. Que bom quando isso acontece né.
Pode parecer besteira mas o que é Steampunk? Eu acho que nunca li um livro de ficção científica mas curto fantasia, de vez em quando eu leio alguma. Não conhecia esse livro até agora ao ler sua resenha.
ResponderExcluirVivian!
ResponderExcluirMuito surpresa! Quando penso que não conheceria novos seres fantásticos, vejo um autor criar novas criaturas e o melhor, todos podem interagir, mesmo com os vilões e os Santos...
Bom ver uma fantasia mais adulta e steampunk que amo.
cheirinhos
Rudy
Nossa que massa! Já tava sentindo falta de uma resenha de fantasia adulta. Como você, Vivan, também não costumo ler a sinopse, porque gosto da surpresa que um livro pode trazer ao leitor, mas quando não tenho tanta certeza acabo lendo. Nossa parece muito legal essa ideia de trazer essa questão esotérica com a tecnologia, nunca tinha visto um livro que abordasse coisa parecida. Cheirinhos de livro novo.
ResponderExcluirÈ uma capa interessante, mas fantasia não è meu forte, apesar que tem alguns que curto bastante. Ainda não sei se leria esse livro, mesmo a história sendo legal, mas è uma boa opção.
ResponderExcluirOi, Vivian!
ResponderExcluirAssim como você também sou fã de fantasia, e realmente, a capa de A Oração dos Miseráveis chama bastante atenção... A parte ficção científica não faz muito o meu estilo, mas arriscaria a leitura do livro sim, a parte magia acabou despertando o meu interesse, com os poderes e tudo mais... Ficarei aguardando a resenha do segundo livro. Bjos!
Olá! Definitivamente listas foram feitas para serem modificadas (várias vezes e a gente que lute!), um livro bem diferente do que estou acostumada a ler, mas com muitos elementos que me deixaram curiosa para conferir a história.
ResponderExcluirOi,
ResponderExcluirFicção científica com fantasia é muitooooo interessante e sempre eletrizante.
Esse parece ser um desses, que faz a gente virar a noite lendo.
Vou querer
bjs