Silêncio na Floresta - Harlan Coben

31 de maio de 2022

Título: 
Silêncio na Floresta 
Autor: Harlan Coben
Páginas: 352
Ano: 2022
Editora: Arqueiro 
Gênero: Ficção, Romance policial, Suspense e Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: O passado nunca fica realmente para trás

Há vinte anos, durante um acampamento de verão, quatro adolescentes entraram na floresta à noite. Dois deles foram encontrados mortos. Os outros dois desapareceram sem deixar pistas. Quatro famílias tiveram a vida mudada para sempre.

E tudo está prestes a mudar de novo.
Paul Copeland, mais conhecido como Cope, finalmente está começando a aceitar a perda da irmã naquela noite. Criar sozinho a filha de 6 anos enquanto cuida da sua carreira em ascensão como promotor do condado o distrai de seus traumas do passado.

Mas quando um homem é encontrado morto com provas que o ligam a Cope, os segredos da família do promotor ameaçam vir à tona.

Será que esse homem desapareceu com a irmã dele, Camille? Será que ela está viva? Agora Cope precisa confrontar tudo que ele deixou para trás naquele verão há vinte anos. Só assim poderá decidir o que é melhor deixar enterrado e quais são as verdades que podem ser trazidas à luz.



Resenha:

“É um grande erro teorizar antes de se ter os dados, porque se começa a torcer os fatos para caber nas teorias, em vez de as teorias caberem nos fatos.”

Olá praticantes de Livroterapia 

A minha indicação de leitura de hoje é um suspense que me prendeu totalmente minha atenção!

Silêncio na Floresta é o lançamento de suspense de Harlan Coben escrito originalmente em 2007, e que foi publicado em nova edição e projeto gráfico pela editora Arqueiro, este ano.

O livro está lindo, e seu projeto gráfico impecável, segue as novas edições que a autora está lançando para todos os livros do autor por aqui.


Eu falei a data da primeira pública original, pois isso impacta muito a leitura. 

Eu fiquei totalmente imersa na leitura, e em alguns momentos eu tinha que parar e pensar: se fosse atualmente seria tão mais fácil para os mocinhos resolver tudo isso! 

E nem preciso dizer que adorei, ver todos sofrendo com a realidade pré internet e certas facilidades. Era necessário ser muito, mais muito mais esperto para descobrir as coisas 15 anos atrás!

"Essa é a primeira vez que o espiono assim. Na maioria dos sábados, ele finge que vai pescar, mas eu nunca acreditei. Acho que eu sempre soube que esse lugar, esse lugar horrível, era o destino secreto dele. Porque, às vezes, é o meu também."

Em Silêncio na Floresta, acompanhamos a vida de Paul Copeland, um promotor público, talentoso, que está enfrentando um caso importante. Pressionado pelos pais dos réus em um caso, ele de repente vê sua vida inteira ser abalada.

Ele sofre ameaças pessoais, assim como seus familiares próximos. 

Surgem novas evidências/pistas envolvendo ele e um crime de vinte anos atrás, cujas vítimas foram quatro adolescentes, incluindo a irmã de Paul. 

Vinte anos atrás, sua irmã, o namorado dela e mais um casal, estava em um acampamento, cujo monitor responsável naquela noite era Paul, mas mesmo assim os jovens fugiram de suas camas… e dois foram encontrados mortos e dois os corpos nunca foram achados… perdidos na floresta… sem vestígios até agora.

Bom, muitos coisa acontece enquanto Paul, se mantém dividido entre seguir cada pista ou se dedicar ainda mais ao caso, que está com o julgamento em andamento.

"Não possuo muitos amigos de verdade, por isso os que tenho são tremendamente importantes para mim. Foram escolhidos a dedo, e adoro cada um deles."

Tudo isso torna a trama muito dinâmica e envolvente. Paul, é um personagem que você acaba se apegando.

Com muitas tragédias em sua vida pessoal, ele tenta ser um bom profissional, ser um bom pai, um bom amigo, mas ele é muito humano, ou seja, ele não é perfeito, mas está tentando ser o melhor possível. E isso, para mim, o tornou um dos melhores protagonistas do Coben!

Torci por ele, quis sacudir ele algumas vezes também! 

Em muitos momentos me vi pensando: como ele pode ser tão ingênuo? Mas realmente é um personagem que reflete uma época, é um personagem que…

"– Você sabe que eu não os matei, não é? 
Não respondi.
– E se eu não matei – continuou ele –, você tem que se perguntar sobre tudo o que aconteceu naquela noite, não só com Margot, Doug, Gil e Camille. Mas o que aconteceu comigo. E com você."

Bom, não posso falar mais nada sobre ele, porque boa parte da trama gira em torno de descobrir quem fez o que, quem mentiu para quem, quem matou e quem morreu! Então, sem mais dicas da personalidade de ninguém 🤣🫠


Com uma trama inteligente, é um estilo de escrita dinâmico e fluído, que já é uma característica dos livros de Harlan Coben, Silêncio na Floresta, tem ótimos personagens, e mais de dois segredos a serem investigados, e a cada segredo e mistério que Paul, desvenda, novas luzes se lançam sobre os demais segredos. Um quebra-cabeça cheio de segredos, mágoas e violência, que a cada peça encaixada nos mostra o que aconteceu realmente naquela floresta.

Eu adorei a leitura, e já fui pesquisar um pouco mais sobre o livro, descobri que tem uma minissérie da Netflix, The Woods, que é uma adaptação, e já pretendo assistir.

Queria era saber se alguns dos personagens desse livro, aparecem em outros, porque Paul, possui uma mente bem ágil para investigação e a equipe da promotoria ganhou minha atenção.

Recomendo para todos que amam um bom suspense, com boas reviravoltas, personagens bem escritos e principalmente, livros únicos. É uma trama muito bem fechada e apesar de que querer mais livros com alguns personagens, é apenas por adorei eles! Tá tudo entregue nesse livro mesmo sobre o silêncio na floresta!

Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.

5 comentários

  1. Coben é Coben, Viv!!
    Deixa a gente vidrado nos livros dele.
    Como não pretendo ler agora vou dar uma na adaptação

    ResponderExcluir
  2. Vivian, eu fiz o caminho inverso. Eu vi a série rs primeiro, pois ainda não tenho o livro.
    E vou ser muito sincera: gostei da série. Não, não é ruim, só não me prendeu como deveria e acabei a terminando na base do Deus me ajude.
    Não vi grandes reviravoltas, como é a marca registrada do autor, por isso, ainda quero muito ler o livro, pois sei que será bem melhor!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá! Vira e mexe leio um livro que foi escrito por aí, no início dos anos 2000, e é um pouco assustador (pelo menos para mim) perceber como as coisas mudaram tanto nesse período, e que lá se foram quase vinte anos! (chocada), sobre o enredo, esses livros cheios de suspense sempre chamam minha atenção, o problema é encontrar um tempinho para dar conta da leitura, mas o fato de termos aqui um tão necessário livro único já levou vantagem, sem falar que preciso urgentemente desencantar quando o assunto é Coben.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito dos.livros de Harlan Coben, sempre me surpreende. Que historia tem esse livro, já não vejo a hora de ler se saber o final. Só me decepciono com o autor quando ele coloca muitos personagens deixando o leitor confuso. Mas fora isso eu amo.

    ResponderExcluir
  5. Amei a indicaçãoVivian
    Já faz um bom tempo que não leio nada do autor mas gosto muito da escrita do autor

    ResponderExcluir