Malu, Me Empresta O Lápis Cor De Pele? - Helen Gaia

6 de maio de 2022

Título: Malu, me empresta o lápis cor de pele?
Autor: Helen Gaia
Páginas: 28
Ano: 2021
Editora: Amazon
Gênero: Literatura Infantil
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:     
Sinopse: Malu é uma menina muito curiosa e que ama ir diariamente à sua escola. Em um dia de aula, sua amiga Isabele lhe faz uma pergunta: “Malu, me empresta o lápis cor de pele?”. Diante dessa situação, Malu questiona sua professora Niara para saber de qual cor de lápis se trata. Ela fica muito intrigada, porque a cor de sua pele não corresponde à do famoso “lápis cor de pele”. Qual será a lição que Malu e seus amigos irão aprender com a professora Niara?

Resenha:


Baseado nas minhas experiências pessoais e profissionais, através de uma busca, cheguei a esta impecável obra! Este livro carrega uma infinidade de reflexões necessárias sobre a pluralidade de etnias que o nosso Brasil contempla e simplesmente foi impossível não falar sobre ele aqui no Eu Prático Livroterapia, vamos conferir?

Malu é uma criança que faz diversas perguntas todos os dias e simplesmente ama aprender o que não sabe, ela se interessa por vários assuntos! Por esse motivo a menina está super empolgada para o primeiro dia de aula, é mais uma oportunidade de descobrir algo. Como a garota super curiosa que é, ela ama ir a escola para aprender inúmeras novidades. 

A pequenina fazia suas atividades escolares tranquilamente, até que sua amiga lhe perguntou: Me Empresta O Lapis Cor De Pele? Ela logo ficou intrigada por não entender o que a colega de turma desejava, porque o famoso lápis cor de pele não era parecido com o tom de sua própria pele. A partir desta reflexão, Malu não perde a chance de questionar sua professora Niara e com ela aprende uma importante lição.

A diversidade étnica percorre o mundo inteiro e, obviamente, fica ainda mais visível em solo brasileiro. Esta incrível literatura infantil e infantojuvenil traz representatividade a essa pluralidade racial brasileira, sendo abordada de forma simples e ainda assim muito reflexiva. Com delicadeza as páginas exibem de forma concreta os inúmeros tons de pele que há entre as pessoas, além de quão lindo esses tons se tornam quando unidos.

Simplesmente amei esse livro e, além de inserir ele na minha vida pessoal, também já inseri na minha vida profissional! Depois desse livro, não consegui resistir e comprei lápis de cores (e giz de cera) que contemplem realmente os tons de pele que há no mundo! Mesmo sendo voltado para o público infantil a autora alcança também o público adulto, afinal abriu um pouco mais a minha mente sobre práticas rotineiras que vivi desde a infância.

Amei e recomendo essa super obra infantil nacional!


8 comentários

  1. Um livro que é para o público infantil, mas que serve também para o juvenil e adulto. E diria mais, que o púbico adulto o deveria ler tendo criança ou não.
    Realmente o lápis de cor conhecido como cor da pele não é realmente cor da pele pois cada pele é única

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma lição que ensinei pra minha neta e sei que com apenas 04 anos, ela já aprendeu. Estes dias ela chegou da escolinha e me falou que a amiguinha tinha pedido um lápis cor do braço rs e ela simplesmente pegou a bolsinha de lápis e entregou dizendo: escolhe sua cor preferida, seu braço vai ter ela!
    Por isso, já sei que vou amar ter esse livro não somente para ensinar mais a ela, mas até para mim mesma.
    Estava vendo uma reportagem estes dias sobre a bailarina negra que precisava pintar a sapatilha com base para rosto, para chegar no tom da pele dela.
    Hoje isso mudou, felizmente. Mas ainda há muito o que se arrumado nesse mundo de pessoas doidas!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Adoro as lições de moral que os livros infantis deixam levemente no ar. Servem também para os adultos relembrarem algumas coisas importantes.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Uma leitura que ensina a adulto e crianças..Eu sempre senti falta de pessoas negras nas publicidades. E ontem eu vi na TV um comercial onde negros e brancos eram em números parecidos. Pensei é isso !!somos assim negros morenos, brancos,etc e todos devem ter os mesmos direitos!!!

    ResponderExcluir
  5. Andressa!
    Amo os livros infantis, justamente por nos proporcionar uma leitura sempre educativa e de aprendizado.
    Deve ser lindo a descoberta de que a cor da pele tem várias cores devido a diversidade.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Me parece uma história que é ideal para estar disponível nas bibliotecas de todas as escolas! Pois não faz sentido existir um tom só de lápis cor de pele em um país tão plural.

    ResponderExcluir
  7. kkkkk adorei o título. Sempre me questiono e faço meu filho questionar sobre a questão do lápis cor de pele. Quando meu filho falou isso, eu perguntei cor de pele se quem? Pois a nossa não é. Acho que vou comprar esse livro para meu filho, vai ser muito útil.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Ahhh que essa dica também será compartilhada por aqui, já pedi para colocarem na lista das próximas aquisições para a Sala de Leitura aqui da escola que eu trabalho, mesmo sendo um livro voltado para um público infantil, acho que poderá ser aproveitado por todos os alunos, e claro que eu também vou aproveitar essa leitura né, até porque não sou boba (risos).

    ResponderExcluir