🗡️⚔︎ Leitura Coletiva: Rainha das Sombras - Trono de Vidro, Livro 04 ⚔︎ 🗡️

16 de maio de 2022



Olá praticantes de Livroterapia 

Espero que todos estejam preparados para o começo de mais uma semana, e que preparem também os corações, pois a nossa Leitura Coletiva atual está arrasando por aqui!

Eu, obviamente sou suspeita, afinal estou relendo Trono de Vidro, e não é a primeira releitura não, fui afortunada de sempre ler esses livros com amigas, e nos diferentes grupos e leituras, uma coisa eu posso garantir: HOUVE MUITOS SURTOS LITERÁRIOS!!!

A série Trono de Vidro, é uma fantasia da autora norte-americana Sarah J. Maas, mais conhecida como responsável da minha terapia, afinal, após ler os homens criados por ela, eu tenho dificuldades em aceitar menos do que isso hahah, brincadeiras a parte, tem sido uma aventura e a cada livro a história da princesa que amava muito seu povo se torna ainda melhor, novos personagens surgem ampliando a trama, novos pontos de vistas e ação acontecendo em vários pontos, tudo para aos poucos as histórias convergirem. Não há personagem jogado ao acaso!

O quarto livro da série é Rainhas das Sombras, e o título pode se encaixar para mais de uma personagem. A nossa leitura está sendo realizada em companhia das maravilhosas: Marcinha, Denise e a Yohanna do @hanna_books.

Nos já temos resenhas dos livros da série aqui, para lerem elas, basta clicar nas imagens abaixo:

 


E para ler as LCs dos três primeiros livros, basta clicar na imagem abaixo:



Sem mais enrolações vamos ver o que as meninas acharam desse livro:



Yohanna

🗣️Rainha das Sombras é o quarto livro de trono de vidro e eu já posso adiantar que : ZERO DEFEITOS!


🚨CONTÉM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES🚨.

Depois de passar por inúmeras coisas em Wendlyn, finalmente Aelin volta para Adarlan, não mais como a famosa e letal assassina, não mais como a assassina do rei. Aelin aceita sua coroa, aceita que precisa liderar seu povo e quer que Terrasen finalmente seja livre do Rei de Adarlan, na verdade não só Terrasen.

Aelin então mostra quem ela é, inteligente, ardilosa e com planos mirabolantes ao extremo. Ela é letal, isso ficou claro no decorrer dos livros anteriores, mas poder acompanhar isso nesse livro foi algo que me deixou sem palavras. Quando você imagina que algo vai dar muito, muito errado, na verdade fazia parte dos planos de Aelin e me chocou muito o fato dela ter pensado até nos mínimos detalhes.


E falando em mínimos detalhes, Aedion ficou preso, lá no livro anterior, o rei queria de alguma forma criar uma armadilha para a rainha de Terrasen. Ele só não imaginava que a Aelin conseguiria tirar Aedion de lá, bem embaixo do nariz dele. Foi triunfal de mais formas que posso explicar. E temos uma personagem inusitada aqui, Lysandra, ah a interação entre Aelin e a jovem é simplesmente divertida demais. As duas foram pupilas de Arobynn Hamel, o rei dos assassinos , mas diferente de Aelin, Lysandra é uma cortesã.

O Príncipe herdeiro por sua vez, está passando pelo pior momento de sua vida, quando o próprio pai coloca um principe valg em seu corpo, através daqueles colares horríveis. Dorian é obrigado a ver tudo o que o principe faz e isso irá mudá-lo para sempre. Mesmo assim, é possível sentir a força de Dorian e claro seu sofrimento extremo.

Sem saber o que fazer para salvar Dorian, temos Chaol, seu fiel amigo. Eu poderia passar pano para ele, afirmando que apesar dos erros com Aelin, ele finalmente se tocou que estava ao lado de um tirano. Mas não vou, simplesmente não consigo enxergar o Chaol como alguém confiável. Entre tantos erros de Chaol, ele acerta tentando proteger de todas as formas possíveis e imagináveis o Dorian. 


Manon continua com sua história nesse livro e se é possível, me apaixonei ainda mais por ela. Ela é a líder alada e o melhor é sabe o que? Manon diferente de Chaol, sabe muito bem que algo não está certo, e o que ela faz? Dá uma de sonsa para saber o que está acontecendo e quando precisa tomar um lado, ah ela não se acovarda! E é nesse livro que Elide, uma personagem que foi me cativando aos poucos com sua força, aparece. Manon e Elide iniciam uma amizade por assim dizer, mesmo que no começo a Manon tenha deixado Elide ao seu lado pelos próprios motivos. A fortaleza de Morath é tão cruel quanto se pode imaginar e as coisas que acontecem lá são terríveis.

Outros personagens que são de extrema importância para os próximos livros são inseridos nesse quarto volume. E é por isso que mencionei que não consigo simplesmente passar pano para o Chaol, porque ele continua sim, sendo um ordinário. As coisas que ele joga em cima da Aelin são de deixar os nervos pulsando de ódio e a forma que ele trata Nesryn, uma nova aliada, é rídiculo e de deixar os nervos ainda mais em frangalhos de raiva.


Não poderia deixar de mencionar o príncipe feérico Rowan, que reencontra Aelin quando Lorcan segue para o mesmo caminho que ela foi. Rowan não pensa duas vezes e vai atrás dela. Lorcan como sempre faz as coisas pelos próprios motivos, mas é um personagem que apesar dos erros eu gosto muito.

A tensão entre Rowan e Aelin é daquele jeitinho que amamos, ficamos naquela , agora vai, mas não vai. E isso torna tudo ainda mais delicioso de ler. A cumplicidade entre os dois é maravilhosa e eles se entendem com apenas um olhar.

Como eu disse lá começo, esse livro tem zero defeitos e foi impossível não terminá-lo já ansiosa para começar o próximo. Simplesmente surreal e deixar os pelos arrepiados do início ao fim! Acho que foi um dos livros que eu mais surtei, real! E quando ia comentar com as maravilhosas Denise e a Vivi elas tiveram a audácia de simplesmente não me contar muita coisa, só deixando a expectativa lá em cima e minha curiosidade em níveis altíssimos! O legal é que, nenhuma de nós gosta do Chaol e conversamos bastante sobre ele, além de também shipar 100% Aelin e ROWAN 😎


Márcia

Nesse livro eu não tive tempo para respirar... Eram várias versões de ponto de vistas.

No início estava achando chato, mas no decorrer da história fui entendendo... Tudo iria se interligar em algum momento, e minha gente como tudo se encaixou 😱!!


Eu só digo uma coisa: quero logo o próximo livro. E também dizer que como sou a garota dos "shipps", já estou aqui na luta e na labuta torcendo por um novo casal🤣.

Por favor gente, sério, vocês precisam ler essa série... Ela é digna de ser lida e apreciada por todos.

"Pare de sentir pena de si mesmo. Mantenha seu curso, mas também planeje outro. Adapte-se."



Denise

Engraçado que eu não tinha gostado tanto desse livro da primeira vez que eu li. Mas agora posso dizer que foi o meu preferido até agora!

"— Proteger e servir. 
— Aelin? — Ele poderia fazer aquilo; já planejava fazer aquilo. 
— Aelin. E uns aos outros. E Terrasen. — Não havia espaço para discussão, nenhuma sombra de dúvida."

Como nossas opiniões e impressões mudam a cada leitura né???


O desenrolar do romance que está querendo surgir entre Aelin e Rowan é tão fofo, tão bonitinho que dá gosto de ler. Além disso conhecemos melhor outros personagens que conquistaram meu coração!

"— Fiquem alerta e mantenham essas enormes bocas fechadas. Principalmente com o comandante valg. Não importa o que ouvirem ou virem, apenas mantenham as enormes bocas fechadas. Nada de psicóticas merdas territoriais."

Mas não tem jeito, minha implicância com o chato do Chaol não passa, não gosto dele! Fico me perguntando como vou "enfrentar" Torre do Alvorecer.... [Vivis invadindo! Meu momento você ver como o Chatol é insuportável!]


Vivian:

Esse é um dos meus livros favoritos da série, porque tem muita coisa acontecendo, em termos de lutas, guerras e lados sendo escolhidos pelos personagens, e também é onde alguns casais ganham de vez meu coração!!!

Eu vibrei várias vezes e as meninas sabem que tive vários momentos OMG, lendo!

O quarto livro foi ainda mais intenso que o terceiro e olha que eu duvidava que isso fosse possível.


O terceiro foi a jornada de Aelin para se conhecer e reencontrar. O Quarto foi uma força unindo tramas, fechando ciclos e iniciando outros. Relacionamentos foram finalizados, dívidas feitas e dívidas pagas.

O que poderia ter sido uma conclusão épica de uma série, (Que luta final que me fez ter quase um ataque de ansiedade) foi apenas um reinício. Os inimigos são ainda piores do que imaginamos. Feridas ainda sangram e estou com o coração com a corte de Aelin.

Que momento mais esperado foi a volta para casa.

Um livro empolgante e que me deixou ainda mais apaixonada por alguns personagens.

E aprofundou uma certo desgosto por outros.

Até hoje, só o amor pelos demais personagens me faz tentar (ênfase no tentar) tolerar o Chatol, desculpa mas não consigo ver ele sem imaginar o potencial que eu esperava jogado no ralo... Ele é um idiota insensível, intolerante, preconceituoso e o modo como tratar todas as mulheres que entram na vida dele é impossível de passar pano!


Meu top do livro:

Crush eterno: Aedion 💚
Você tem o meu coração Lobo Branco!
Personagens novos favoritos: Lysandra e Lorcan 
Shipper ainda mais consolidado: Aelin e Rowan ❤
Melhor surpresa: Manon e Dorian. (Meu casal Bruxinha e Princepizinho)
Personagem que vou enaltecer: Elide e Asterin 🖤


"Eles deram as mãos. Então o mundo acabou. E o seguinte começou."

Como eu disse esse livro foi um divisor de águas, encerro um ciclo e deu início ao começo de outro, com uma guerra a nossa frente, é mesmo sendo releitura, e talvez por ser, meu coração está apertado afinal, Sarah não poupa nunca meu coração!

Espero que estejam gostando da nossa LC e ficando tentados a dar uma chance a essa série.

O próximo livro, é um calhamaço e nos o devoramos então aguardem nossos surtos e até a próxima.

9 comentários

  1. É um livro intenso mesmo, cheio de acontecimentos e plots.
    Será que um dia vou ter coragem de encarar essa série?

    ResponderExcluir
  2. Denise tem toda razão: nossa opinião muda ao longo do tempo, e ao reler um livro podemos gostar ainda mais, ou encontrar problemas que não tínhamos percebido anteriormente.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mais um post que eu poderia facilmente ficar nele por horas seguidas, não somente lendo as oponiões de vocês, mas vendo as imagens! Como eu amo tudo isso rs
    E é tão bom ver que nesse releitura, muita coisa que não tinha sido vivida, está sendo vivida agora. Com mais intensidade, com o olhar e o coração abertos!
    E com personagens tão sonhados rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Manon dona do meu coração todinho! HAHAH Essa leitura foi TUDO! Depois chorei igual a um bebê! Quem já leu vai entender a referência 😝🥲

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Quantos surtos !!E ainda virão mais .rsrs
    Se a série fosse menor talvez daria uma chance mas são muitos livros e a grana é curta
    Mas está sendo muito bom ver todas surtando !Quem sabe um dia eu encontre esses livros na biblioteca de minha cidade então pegaria para ler embora não seja tão fã de fantasia

    ResponderExcluir
  6. Ei meninas!
    O que mais gostei foi ver que todas estão shippando Aelin e Rowan e já estou na torcida para que concretizem mesmo a relação.
    Bom quando um livro encerra um ciclo para trazer outro em seguida e que parece, será melhor.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Mesmo não tendo lido aos livros, apenas as resenhas, tenho gostado muito da história. Essas ilustrações ficaram lindas e ate posso imaginar cada personagem na imagem.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eita que estou apreciando sem moderação esses spoilerzinho sobre a série, até para conseguir entender melhor essa história para lá de intensa e cheia de acontecimentos, porque cá entre nós isso
    vai ser o mais longe que vou chegar dessa leitura (risos).

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eita que estou apreciando sem moderação esses spoilerzinho sobre a série, até para conseguir entender melhor essa história para lá de intensa e cheia de acontecimentos, porque cá entre nós isso vai ser o mais longe que vou chegar dessa leitura (risos).

    ResponderExcluir