Autor: Luke Jennings
Páginas: 216
Ano: 2020
Editora: Suma
Gênero: Crime, Ficção, Literatura Estrangeira, Suspense, Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: O surpreendente thriller que deu origem à série de sucesso Killing Eve, um drama de espionagem diferente de tudo o que você já viu.
Villanelle (um codinome, é claro) é uma das assassinas mais habilidosas do mundo. Uma psicopata hedonista, que ama sua vida de luxo acima de quase qualquer coisa... menos a emoção da caçada. Especializada em matar as pessoas mais ricas e poderosas do mundo, Villanelle é encarregada de aniquilar um influente político russo, e acaba com uma inimiga determinada em seu encalço.
Eve Polastri é uma ex-funcionária do serviço secreto inglês, agora contratada pela agência de segurança nacional para uma tarefa peculiar: identificar e capturar a assassina responsável e aqueles que a contrataram. Apesar de levar uma vida tranquila e comum, Eve possui uma inteligência rápida e aguçada – e aceita a missão.
Assim começa uma perseguição através do globo, cruzando com governos corruptos e poderosas organizações criminosas, para culminar em um confronto do qual nenhuma das duas poderá sair ilesa. Codinome Villanelle é um thriller veloz, sensual e emocionante, que traz uma nova voz à ficção internacional.
Este livro foi cedido pela Editora Suma das Letras, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora.
Resenha:
“Para Villanelle, o que importava era que havia se escolhida como instrumento de uma organização todo-poderosa que compreendia, assim como ela mesma sempre soubera, que ela era diferente.”
Codinome Villanelle é o primeiro livro da trilogia de suspense e espionagem Killing Eve, do autor britânico Luke Jennings, o livro é publicado pela SUMA, e nós como parceiros recebemos acesso ao livro antecipadamente para uma leitura na época de seu lançamento em 2020, mas era pandemia e o livro físico teve seu lançamento adiado, recentemente, com o lançamento da conclusão da trilogia, recebemos os três por aqui. Então, eu mergulhei novamente no mundo de Eve e Villanelle. E para preparar vocês para os próximos livros, vou panfletar esse livro aqui de novo!
O livro é um suspense, que inspirou uma série de sucesso, a Killing Eve.
Codinome Villanelle é um livro para quem gosta de dramas de espionagem e personagens com múltiplas nuances de personalidades. Vamos acompanhar a trama pelo ponto de vista de Villanelle uma jovem russa, filha de um ex-oficial do exercito russo o Spetsnaz, um especialista em combate corporal, que pouca coisa fez pela filha, além de garantir que ela poderia se defender.
No começo do livro, temos duas linhas temporais, a primeira: uma missão que ela está trabalhando e uma linha no passado que explica como ela chegou até aquele momento.
Codinome Villanelle é um livro para quem gosta de dramas de espionagem e personagens com múltiplas nuances de personalidades. Vamos acompanhar a trama pelo ponto de vista de Villanelle uma jovem russa, filha de um ex-oficial do exercito russo o Spetsnaz, um especialista em combate corporal, que pouca coisa fez pela filha, além de garantir que ela poderia se defender.
“- Então, o que você quer de mim? – perguntou ela. Konstantin falou, com riquezas de detalhes, o que aconteceria. E conforme ela escutava, foi como se toda a sua vida tivesse sido conduzida para aquele momento. A expressão em seu rosto não vacilou nem por um instante, mas a empolgação que se espalhou por seu corpo era tão ávida quanto a fome.”
No começo do livro, temos duas linhas temporais, a primeira: uma missão que ela está trabalhando e uma linha no passado que explica como ela chegou até aquele momento.
Porque muitas coisas em sua vida a levaram a ser uma assassina profissional, e esse primeiro livro é justamente focado em Villanelle e sua jornada pessoal. Conheceremos um pouco melhor como funciona sua mente e alguns dos seus segredos.
É somente do meio do livro em diante que conhecemos a outra protagonista dos livros Eve, uma funcionária da inteligência britânica, responsável por analisar situações de riscos e decidir quem deve ou não receber uma escolta do governo para proteção. Porém, mais do que isso ela se encontra um pouco entediada. E possui um interesse peculiar: assassinos profissionais, com foco em mulheres assassinas, então quando uma missão de Villanelle esbarra com um serviço de Eve, uma caçada internacional começa.
“Assassinas profissionais são muito raras...”
A dinâmica entre as duas protagonistas é muito interessante, e uma obsessão nasce entre elas. Enquanto Villanelle marca Eve como sua inimiga, Eve, deseja a todo custo a prender... E sim, tem muito mais por trás de ambos os desejos, mas como todo bom livro de suspense, eu deixo esses intrigantes detalhes de fora, para que possam ler e se surpreender.
Codinome Villanelle, é um primeiro livro de uma série de suspense que tem tudo para ser ótima. O autor tem uma escrita bem fluida, e não enrola, tudo no livro tem um motivo, as pequenas relações entre os personagens dão uma profundidade maior, para que não somente possamos os entender, como ter uma empatia por suas histórias. O estilo de escrita do autor é recheado de um humor negro, o que torna alguns momentos que deveriam ser muito sombrios, algo mais leve, só que não deixa de tornar a narrativa séria nos momentos em que deve ser, principalmente nos momentos onde existe as tomadas de decisões de Villanelle e onde ela usa sua criatividade e inteligência nos assassinatos.
Villanelle é uma protagonista muito interessante, a incapacidade dela de sentir emoções e o modo como ela vai vivendo sua vida, são bem fascinantes, principalmente para quem gosta de personagens com distúrbios de comportamento. Confesso que gosto muito mais de Villanelle no livro do que sua adaptação para as telas. Apesar de que imagino que os próximos livros haja um maior equilíbrio no protagonismo, esse livro foi toda da Villanelle, que de longe é a que tem um melhor desenvolvimento e tempo nas páginas. Por isso, acredito que se tornou minha personagem favorita, coisa que não era na série.
“Villanelle sente a ansiada onda de poder. A sensação de invencibilidade que o sexo promete, mas só o assassinato bem sucedido proporciona de fato...”
Eve é uma bagunça, muito inteligente e focada, porém, sinto que ela ainda não se encontrou, com um objetivo de vida... Pelo menos não ate agora, então estou muito curiosa de como será os próximos livros.
“Preto, branco e vermelho. Trevas, neve e sangue. Talvez apenas uma pessoa russa consiga entender o mundo assim.”
Um livro muito bom, que me empolgou, apesar de ser um livro que serve mais para apresentar os personagens e suas motivações do que tudo. As investigações, assassinatos estão apenas no começo. Sem contar que existe uma poderosa e misteriosa entidade por trás de Villanelle e suas missões assassinas...
Indico para quem curte livros de suspense, espionagem, humor negro e obsessões.
Até a próxima 😘
Já li algumas resenhas e os sentimentos que ele despertas são mistos.... alguns adoram, outros, com a série Fresca na cabeça, não curtem muito
ResponderExcluirSabe Vivian, eu vi acho que as três temporadas da série e dei uma desanimada com uma nova que saiu recentemente, pois tudo que li até agora, diz que foi mais pro lado do romance, então, eu meio que não senti vontade, ao menos, ainda, de ver.
ResponderExcluirEu adoro o gênero, sabe, isso da investigação, o faísca que pega entre as duas, mas eu adoro as mortes, a genialidade da atuação.
Ainda não sei se leria os livros rs eu ando meio de lua virada.
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Parece bem interessante. Uma mulher ricaça que quer ser a única rica do mundo, já que mata os demais. E outra mulher que caça mulheres assassinas. Uma disputa forte.
ResponderExcluirDanielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Olá
ResponderExcluirApesar de gostar muito de suspense por enquanto não penso em colocar esses livros na minha lista que está enorme.Nao é uma série que tenho aquela vontade de ler também.
Vivian!
ResponderExcluirComecei a assistir a série, mas confesso que apesar das protagonistas serem boas, achei que seria mais movimentada, achei bem parada para o gênero.
Ansiosa para poder ler os livros.
cheirinhos
Rudy
Eu gosto muito das resenhas desse livro e esta no meu objetivo em adquirir em breve. Gosto de suspense, mas antes de ler, quero te em todos os livros na estante.
ResponderExcluirOlá! Eita que meu radar já estava em alerta em relação a esses livros, apesar de ainda não ter assistido a série, achei o enredo bem interessante e diferentão das minhas últimas leituras o que lhe rendeu pontos extras, além disso, parece ser um daqueles livros de rápida leitura, que vai me deixar com aquele gostinho de quero mais hein, e o melhor é que já temos os três livros publicados para embarcar nessa aventura, ai ai minha ansiedade agradece.
ResponderExcluir