Lírio Azul, Azul Lírio - A Saga dos Corvos, Livro 03 - Maggie Stiefvater

21 de abril de 2022

Título: 
Lírio Azul, Azul Lírio
Autor: Maggie Stiefvater
Páginas: 347
Ano: 2015
Editora: Verus
Gênero: Ficção, Literatura Estrangeira, Romance, Fantasia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: A complexa teia de intrigas, magia e ação torna-se ainda mais enigmática no terceiro volume da série

Blue Sargent encontrou coisas. Pela primeira vez na vida, ela tem amigos em quem pode confiar e um grupo ao qual pertencer. Os Garotos Corvos a acolheram como se ela fosse um deles. Os infortúnios deles tornaram-se dela e vice-versa.
O problema de coisas encontradas, porém, é a facilidade com que podem se perder. Amigos podem trair. Mães podem desaparecer. Visões podem iludir. Certezas podem se desfazer.
Em Lírio azul, azul lírio, o leitor vai descobrir para onde Blue, Gansey, Adam, Ronan e Noah serão levados em sua jornada para encontrar o lendário rei galês Glendower.


Resenha:


Olá praticantes de Livroterapia ☺️

Prontos para mais uma resenha desta que vós escreve empolgada e apaixonada?

Esta resenha é do terceiro livro da Quadrilogia A Saga dos Corvos da autora americana Maggie Stiefvater, publicado no Brasil pela Verus Editora. Por isso contém spoilers leves dos livros anteriores.

Os dois primeiros livros foram resenhados e caso desejem ler minha apaixonada opinião sobre eles, basta clicarem nas imagens abaixo:

                                 

Resenhas de outros livros incríveis da Maggie, tanto o primeiro livro da Trilogia O Sonhador, que é com Ronan, como protagonista, como o livro único Todos os Santos Malditos, que é outra fantasia dela que merece toda atenção do mundo, para ler as resenhas basta clicar na imagem abaixo:


“Rainhas e reis.
Reis e rainhas.
 Lírio Azul, azul lírio.
 Coroas e pássaros.
 Espadas e coisas.
 Lírio azul, azul lírio.”

Nos livros anteriores, conhecemos os cinco protagonistas dessa saga mágica e envolvente. Blue, (Com sua personalidade cativante, seu modo vivaz de ver o mundo) e seus quatro Garotos Corvos: Gansey, Ronan, Adam e Noah. 

Estão em uma jornada em busca de um mítico Rei Galês que se encontra adormecido em algum ponto de linhas leys, que cercam sua pequena cidade, e junto a essa busca, eles precisam enfrentar grandes ameaças a suas vidas e as pessoas que eles amam.

Se nos primeiros livros as ameaças foram de certa forma, um terror humano, nesse terceiro, temos um inimigo que os jovens devem temer ainda mais.

No primeiro livro: Eles descobriram a existência de um local mágico onde todo o poder das linhas leys se concentra Cabeswater, é a fonte dos sonhos e da magia que tem atraído, tanto os garotos corvos como outros por seu poder.

No segundo livro, conhecemos o segredo de Ronan, um ser com poder incrível, o de tornar sonhos reais, quando um colecionador de itens mágicos envia um assassino para o capturar, (Sr. Cinzento), este ao conhecer a mãe de Blue, Maura e descobrir o segredo do garoto, resolver, proteger o segredo e ficar com Maura. O que foi apenas uma abertura para que o colecionador ele mesmo resolvesse vir atrás do que ele pensar ser um objeto e não Ronan.

“Ronan emitiu um ruído desagradável de desdém ou contentamento. Ele era como Cabeswater: um fazedor de sonhos. Se ele não sabia a diferença entre estar acordado e estar dormindo, era porque a diferença não importava para ele. - Talvez eu tenha sonhado você – ele disse. - Obrigado pelos dentes retos, então – respondeu Adam.”

É no meio de tantas tramas que se inicia a aventura do livro 3.


A mãe de Blue, partiu em busca de seu antigo amante, e desapareceu por meses embaixo da terra, os jovens, precisam buscar uma forma de a encontrar novamente, enquanto isso, um novo professor de latim chega a cidade em busca do segredo de Ronan, e ele nada menos é o responsável por mandar matar o pai do garoto, e agora ameaça a todos, pois esta em uma caçada por ele e para se vingar de ter o Sr. Cinzento o traído.

Diferente dos outros livros, este tem um peso mais sombrio, a jornada deles, está se aprofundando em cavernas cujos segredos, sussurram e fazem lágrimas de sangue manchar paredes.

Maldições e pesadelos estão rondando a todos e mais perto do que nunca de encontrarem seu Rei Mítico eles vão acabar ter que lidar com outros adormecidos... Outros que as videntes da Rua Fox, 300, deixam bem claro: Eles devem despertar um, garantir que outro jamais desperte, e se possível ignorar o terceiro.

O livro é maravilhoso e muitas coisas acontecem e, contudo, não é somente de aventuras, ou de enfrentar inimigos, o grande mérito do livro. Mais uma vez é uma história de magia, amizade e sobre as extraordinárias pessoas que cada um deles são. 

Nesta parte da história, temos verdadeiramente alguns casais se fortalecendo, amizades se reconstruindo e elos novos sendo forjados.

Blue, está sentindo o peso de sua própria maldição. Agora conhecendo aquele que pode ser o seu verdadeiro amor, saber que jamais poderá o beijar, é uma agonia constante. Algo que tem sido com um espinho, tão doloroso quanto o sumiço de sua mãe. Seu coração então rouba momentos em ligações secretas e toques de mãos proibidos enquanto ela luta para que o medo não a paralise.

“O que era um beijo sem um beijo?
Era uma toalha puxada em uma mesa posta para festa. Tudo misturado com todo o resto em apenas alguns momentos caóticos. Dedos nos cabelos, mãos segurando nucas, bocas roçando rostos e queixos em perigosa proximidade.”

Outro casal esse que me surpreendeu está começando a surgir, bem nas entrelinhas, porém... Ah que lindo casal podem vir a ser.


O romance na história é bem dosado, para nos fazer entender o quanto a vida de cada um é importante para o outro e como isso é ainda mais perigoso para a decisão deles de continuarem essa busca que pode destruir a todos.


“... sentiu a verdade do que ele estava dizendo. Aquele objeto terrível e impossível e adorável era o que um sonho era quando não tinha um lugar para habitar. Quem era essa pessoa que conseguia sonhar um sonho com uma forma concreta? Não era de espantar que a Aglionby entediasse Ronan”


Novos personagens bem peculiares surgem no terceiro livro, e alguns já vão deixar saudades, muitos risos eles me arrancaram.


Um livro muito bom, alguns segredos finalmente são descobertos, mas muito ainda a ser revelado, definitivamente é um livro de transição. Abre portas, janelas e cavernas, deságua segredos e principalmente abre caminho para o próximo livro.

Deixo vocês apenas com essa frase e até a conclusão dessa épica jornada.

“Rex Corvus, parate Regis Corvi.
O Rei Corvo, abram caminho para o Rei Corvo.”

Ps: eu estou relendo essa série e nem sei quantas vezes já li, e cada vez me apaixono mais por Ronan, Blue e todos os Garotos Corvos 🖤

9 comentários

  1. Queo saber por quem Blue está apaixonadaaaaaa. E quem é esse casal fofo que está surgindooooo!
    Poxa Viv.... vou ter que esperar o próximo livro?!
    A trama continua bem amarradinha e instigante

    ResponderExcluir
  2. Seus garotos corvos rs
    Ah Vivian, obrigada por ter me feito abrir os olhos e pegar novamente essa série. Tá, eu vou comprar o quarto livro amanhã rs pois só tenho até esse.
    Estou lendo o segundo(já até li, mas para construção de uma meta nada feita na minha cabeça, ainda estou lendo) o segundo e já peguei esse terceiro.
    Preciso descobrir o que vai acontecer, pois mais uma vez, o livro deixa aquela pegada lírica o encerramento que estou ansiosa para fazer!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Esses livros são ambientados num universo bem diferente, por isso parecem ser bem interessantes.
    As capas conseguem chamar a atenção devida e despertar a curiosidade.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivian
    Dá para perceber o quanto você gosta dessa série.
    Eu até queria ter aquela vontade de ler mais desse gênero mas sempre adio.
    Tenho um livro dessa autora mas ainda não li.

    ResponderExcluir
  5. Vivian!
    A cada novo livro, novas emoções e descobertas.
    E a jornada sombria, traz um toque de mistérios que poderão ir se resolvendo.
    Bom que a releitura está valendo à pena.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eita que pelo visto temos muitos segredos ainda para serem revelados (haja ansiedade), quero mais pistas sobre esses casais aí hein!

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Esse parece ter partes mais tensas e muitas mudanças com esses segredos todos, o que me deixou ainda mais curiosa!!
    Vou ver se compro logo o box.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Estou gostando de acompanhar essa serie através das resenhas e tenho muita vontade de iniciar a leitura. Não sou muito chegada a fantasia, mas esse livro quero ler..

    ResponderExcluir
  9. Lendo mais sobre a autora, me interessei mais sobre essa série, mesmo não sendo meu estilo. Já quero saber o que acontece no quarto livro.

    ResponderExcluir