Comunhão do Sangue, Uma História de Príncipe Lestat - Anne Rice

30 de março de 2022

Título: 
Comunhão do Sangue
Autor: Anne Rice
Páginas: 224
Ano: 2020
Editora: Rocco
Gênero: Ficção, Romance.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:    
Sinopse: Depois da nova edição capa dura de Entrevista com o Vampiro, chega o novo livro dá série Crônicas Vampirescas. A história de Lestat e de como ele se tornou o rei dos vampiros. Neste 3º volume das histórias de Lestat, o príncipe dos vampiros, de forma íntima e direta, ele dirige-se à tribo dos vampiros para contar-lhes sobre sua origem – todo o seu caminho do começo ao fim - , sobre como foi criada a Comunhão do Sangue e como ele, Lestat, se transformou no príncipe dos vampiros. Na história, Lestat trava uma batalha sangrenta contra o misterioso demônio Rhoshamandes, que ameaça destruir todo o mundo vampiro. De forma cativante, Lestat leva-nos das torres e ameias do castelo de seus antepassados nas montanhas nevadas da França até o interior da viçosa Louisiana, com suas fragrâncias marcantes de magnólias e jasmins-da-noite; dos locais mais remotos em ilhas intocadas no Pacífico até a cidade de São Petersburgo no século XVIII e a corte da imperatriz Catarina.
Instigante e sedutor, Comunhão do sangue é um romance surpreendente sobre o poder da ambição, assim como uma reflexão sobre a luta daqueles que tentam defender seu lugar no mundo.



Resenha:


“- Eu sou o Vampiro Lestat!”


Olá Praticantes de Livroterapia.


Hoje temos nossa última resenha das Crônicas Vampirescas de Anne Rice, Comunhão do Sangue, Uma História do Príncipe Lestat, é publicado pela editora Rocco, a casa editorial brasileira de Anne, com uma capa lindíssima, e encerra um ciclo.


 O que também nos leva ao encerramento de um ciclo de resenhas aqui, o Projeto Lendo Anne Rice, agora dará uma pausa, mas no futuro pretendo adquirir e ler os livros da grande Rainha do Terror Gótico e Sobrenatural, de outros temas, alguns ainda estão dentro do sobrenatural e fantástico, outros não. Veremos quando os acharei por aqui!


O Projeto Lendo Anne Rice foi criado para que eu dividisse com vocês a minha experiência de releitura da primeira fase das crônicas, dos livros das Bruxas Mayfair, que em dado momento se mescla ao mundo vampiresco da autora e minha leitura pela primeira vez, dos últimos três livros que Anne resolveu escrever após dez anos de encerrar a primeira fase.


Nós temos todas as resenhas dos livros que compõem as Crônicas Vampirescas, e das Bruxas Mayfair e caso queiram conhecer um pouco mais deles, basta clicar na imagem abaixo:



Então por hora, é um Adeus a Lestat e companhia.

 Comunhão do Sangue, é certamente um livro indispensável para os fãs dos romances sobrenaturais de vampiros. Anne Rice, marcou gerações de leitores, e suas crônicas vampirescas, são conhecidas como algumas das melhores histórias do gênero, não à toa, ela alcançou um patamar de lenda da literatura, e possui fãs e leitores fieis há mais de quarenta e cinco anos, sim... Lestat conquistou gerações.


Lestat, é um personagem extremamente complexo, ele já foi o filho rejeitado de um marques empobrecido, um jovem cujo desejo de viver intensamente, o levou a enfrentar lobos, fugir para Paris e encontrar o final de sua vida mortal, nas mãos de um vampiros que o transformou sem lhe dar escolhas ou explicar nada, o deixando mercê da fome voraz, sozinho... Então a partir deste ponto, ele se transformou em um caçador, um rockstar, um príncipe moleque, andou por mundos, conheceu demônios, amou, se encantou por bruxas e mortais... E muito mais...


E agora ele está cansado... E exatamente isso o que eu senti durante a leitura de  Comunhão do Sangue.. O Príncipe Moleque passou por muitas aventuras em mais de 250 anos de vida imortal...


“Estou vivo nesta terra há mais de duzentos e cinquenta anos e sou realmente imortal, tendo sobrevivido a inúmeras agressões à minha pessoa, bem como a minha própria imprudência suicida, só para sair mais fortalecido disso tudo.”


Comunhão nos leva diretamente a Lestat de forma bem intimista e direta a contar sua história, desde sua origem até chegar ao ponte de ser o líder dos vampiros, aquele que criou um refúgio para sua espécie e luta para os defender e para que haja uma coexistência o mais pacifica possível entre os imortais e mortais.


Para isso ele enfrenta mais um grande inimigo, só que Lestat é Lestat, então ele arranjou tempo de contar sua história. E não falarei mais do que ele enfrenta no livro para não dar nenhum spoiler.


“Num movimento tão veloz que não pude ver, ele me chutou de volta para o chã e retornou a seu lugar, ainda com o machado na mão.”


Imagino que Anne ao escrever este último livro também se encontrava cansada, e percebendo que suas Crônicas estavam chegando ao ponto de serem encerradas, e fez isso magistralmente.


Através de seu protagonista mais querido, ela fecha arcos, trazendo diversos personagens famosos de suas crônicas, teremos, o melancólico Louis, o reclamão Armand, Pandora, e diversos outros interagindo com Lestat, e que entrega a nós leitores um grande presente.


Apesar de Lestat estar longe de ser o personagem destemido, debochado e vivaz dos primeiros livros, e este livro ser mais introspectivo, temos uma grande evolução de Lestat, aqui ele chega em um ponto de sua existência que alcançou os céus e voou além, muito mais poderoso do que jamais pretendeu ser, ele se volta para si mesmo e com reflexões sobre sua jornada de vida imortal, ele se mostra uma criatura ainda mais complexa, ciente do quão bom foi e quão terrível também é, ele discorre sobre sua existência, vendo os pecados e amarguras que fez e sentiu, passa pelos amores eu viveu intensamente e pela raiva e ódio que também o guiou em alguns momentos.


É um livro curto, mas bem intenso, de emoções, senti um pouco do tom de aventuras e do humor delicioso e terrível de Lestat, mas compreendi, o toque de adeus desse livro, mostrando que os personagens podem sim evoluir, ainda mais personagens de séries tão longas, escritas através de décadas, Anne nunca escondeu que suas próprias vivências pessoais, emocionais e espirituais guiaram sua escrita, e Lestat é um personagem eu viveu todas as essas transformações.


Foi ao mesmo tempo uma emoção singular ler este livro, a tristeza de saber que nunca mais lerei nada novo de Lestat, e a alegria de ver um encerramento satisfatório das Crônicas Vampirescas, porque afinal, imagino que chegou o momento de encerrar mesmo sua história, enquanto ainda existe a fagulha do personagem, mesmo que ele sinta que chegou ao ápice.


Este livro pode ser lido pelo leitor que não leu os demais livros das crônicas, Anne, tem como estilo de escrita entregar as explicações necessárias, principalmente com Lestat contando sua origem, contudo se pelo menos o leitor tiver lido a trindade das Crônicas Vampirescas: Entrevista com Vampiro, O Vampiro Lestat e a Rainha dos Condenados (ou visto o filme pelo menos!), a experiência será muito mais satisfatória.


E devo deixar o aviso, caso leiam, estejam cientes que nesse livro terá spoilers de todos os demais livros das crônicas! Lestat revisita os pontos mais marcantes de sua vida aqui! 

Afinal, é uma história do Príncipe Lestat


De resto, vou chover no molhado, Anne entrega uma trama cativante e mesmo não tendo um ritmo mais dinâmico, a história prende atenção, tem um fanservice, com ela trazendo vários personagens e encerrando também seus arcos.


Foi uma leitura rápida e fluida, para mim que sou muito fã, foi agridoce pelo adeus, mas repleta da alegria de ler Lestat pela última vez.


Um livro que os fãs de livros com vampiros vão gostar bastante, o eterno conflito entre bem e mal, sobre redenção e sobre vampiros que não brilham no sol e sim são belos monstros capazes de serem incríveis e terríveis.


Encerro a resenha recomendando a leitura de todos os livros de Anne e agradecendo a incrível jornada que foi ler estes livros no decorrer desses vinte anos desde que encontrei Lestat pela primeira vez!


Adeus Lestat, até logo Anne!


Até a próxima pessoal.


8 comentários

  1. É um encerramento de fato! Lestat revive sia imortal e agitada vida com sentimentos de saudade e melancolia.
    Um fim perfeito para o vampiro mais famoso da literatuta

    ResponderExcluir
  2. Eu já tenho os dois primeiros livros sim!!Eba, eba, eba!!!
    E nas edições capa dura e pretendo ler em breve. Eu sei que a hora que começar a ler Anne, não vou querer parar, pois Lestat e todo o mistério e fascínio que o cerca, vai me conquistar, como já fez com milhares de leitores da mesma forma.
    A autora fez algo único, construindo um enredo de vampiros, de revoltas, de realidade, de vida e não há como não se apaixonar.
    Lerei com certeza!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Esse eu queria ler, pois a história de Lestat deve ser riquíssima por ser um vampiro muito antigo, de um tempo igualmente antigo.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Ai sou louca para todos os livros da Anne!!
    Vou ver se compro os primeiros esse ano sem falta.
    Esse parece que veio para fechar arcos e mostrar o Lestat em sua intimidade, com boas reflexões sobre sua extensa vida e tudo o que ele aprontou.
    Pros fãs deve ser um prato cheio.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá
    A autora encerra a elogiada série com um livro bem nostálgico em que o Lestat revive sua vida .Imagino a sua emoção ao finalizar a leitura .

    ResponderExcluir
  6. Vivian!
    Tudo e todos acabam um dia, inclusive o imortal fascinante do Lestat.
    O bom é que terminou de forma magistral, com uma retrospectiva de todos os anos vividos por ele e ainda trazendo os sentimentos da autora, impressos na personalidade dele.
    É tudo que um leitor deseja.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Olá! Fica aquele misto de tristeza por ser último, mas também de alegria por termos um desfecho merecedor para um dos vampiros mais famosos e essa história que tanta conquistou e conquista pelo mundo né, ainda não tive contato com a escrita da autora, mas espero fazer isso em breve.

    ResponderExcluir
  8. Como os livros da autora são envolventes e bem escrito. Mesmo não gostando de vampiros, seus livros me deixam bem curiosa.

    ResponderExcluir