Príncipe Lestat - Crônicas Vampirescas, 11 - Anne Rice

18 de fevereiro de 2022

Título: 
Príncipe Lestat
Autor: Anne Rice
Páginas: 507
Ano: 2015
Editora: Rocco
Gênero: Ficção, Romance, Terror
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: A autora do clássico "Entrevista com O Vampiro" volta ao universo que a consagrou. Príncipe Lestat traz de volta o mundo belo e assustador das Crônicas Vampirescas e personagens que se tornaram eternos na imaginação e no coração dos leitores, entre eles Louis de Pointe du Lac e o eternamente jovem Armand, além de novas e sedutoras criaturas sobrenaturais. Pairando sobre todos, o desaparecido herói-andarilho, o perigoso e rebelde fora da lei – a esperança dos Mortos-Vivos – Príncipe Lestat. Neste romance inédito, ansiosamente aguardado por milhares de fãs da autora, o mundo dos vampiros está em crise; por todo o globo, eles têm sido queimados, e grandes massacres ocorrem, ordenados por uma voz misteriosa. Cabe a Lestat e seu séquito de bebedores de sangue desvendar os segredos sobre o que essa voz quer, e por quê, nesta trama ambiciosa, devastadora e luxuriante.


Resenha:

“Lembre-se sempre”, disse ele, “que nada é tão precioso para nós como o magnífico dom da vida. Deixe a lua e as estrelas sempre lembrá-la disto: que apesar de sermos criaturas minúsculas neste universo, estamos cheios de vida.”

Olá praticantes de Livroterapia!

Essa é uma resenha agridoce! É a primeira vez que estou vindo aqui falar dos livros de uma das minhas autoras favoritas de toda a vida!

Estou falando de Anne Rice, rainha da literatura gótica, grande dama dos romances vampirescos que partiu dessa jornada terrena em dezembro. Eu até pensei em fazer um post especial na ocasião de sua partida, mas confesso que fiquei triste e perdida como se tivesse perdido uma amiga querida. Não tinha palavras para mensurar a perda para a literatura e para a família, amigos e para nós leitores e fãs de seus livros. 

Então como já vinha lendo as Novas Crônicas de Lestat para a segunda etapa do Projeto Lendo Anne Rice, aqui está a resenha do primeiro livro da nova leva das crônicas vampirescas com o vampiro mais famoso da Rainha Anne. Porque nada como exaltar seu talento em sua homenagem! 

Os livros de Anne são publicados no Brasil pela Editora Rocco, que recentemente ouviram minhas preces e estão relançando os livros dela em edição de luxo e colecionador, já saíram os três primeiros livros das Crônicas Vampirescas e espero que lancem todos! Estão lindas as capas e o projeto gráfico!

"E que figura arrojada e bela era Lestat. O James Bond dos vampiros com toda a certeza."

E quem quiser dar uma olhada nas resenhas anteriores do Projeto temos elas aqui: basta clicar na imagem abaixo:


Sinceramente eu nem sei por onde começar essa resenha sem dar spoiler de algo, após mais de dez livros você começa a ter que pensar MUITO no que escreve.

O Príncipe Lestat, foi escrito com muitos anos entre o último lançamento das crônicas Vampirescas, por anos Anne disse que ela estava encerrada, pois bem, ela mudou de ideia, e não julgo e nem tenho problema com isso! Pelo contrário! Obrigada Anne!

Na altura dos acontecimentos deste livro Lestat passou diversas evoluções, longe de ser o sétimo filho de um Marques empobrecido nascido em Auvergne, na França e que encontrou o abraço da imortalidade em Paris anos depois.

Ele forjou seu caminho entre os imortais com garra, astúcia e muita rebeldia. Teve mais amantes que posso me lembrar e amou pouquíssimas e poderosas pessoas.

Durante sua jornada como criatura da noite, e por causa da fagulha invejável de vida que ele possui mesmo estando tecnicamente morto, sua posição na frágil e intricada sociedade vampírica é quase mítica.

Ele afinal é o Lestat, mas há mais de uma década ele está isolado do mundo vampírico. Uma superpopulação vampírica tem sido dor de cabeça para alguns!

“Anos atrás, eu o ouvi. Ele balbuciava. […] 
— Ouça-me, venha até mim…”

E quando uma misteriosa voz começa a sussurrar nos ouvidos dos vampiros por todo o mundo, instalando caos, terror, a morte final… É a ele que os vampiros recorrem… 

“- Lestat, nós precisamos de você.”

Bom, não sem antes ficarem paranóicos, anciãos se atracarem contra neófitos, ops, contra vampiros novatos… caos como eu disse!

“[…] Era lá que eles se escondiam do mundo, os jovens desagradáveis, a tola e estúpida ralé de bebedores de sangue. 

Ah, sim, e você vai queimá-los agora, queimar todos. Queimar o edifício. Você tem o poder para fazê-lo. O poder está dentro de você aqui comigo."

Em Príncipe Lestat, Anne Rice transforma novamente o mundo das Crônicas Vampirescas, dando ao seu universo um novo fôlego, trás personagens já conhecidos e amados mas por outro lado inúmeros novos surgem para colocar mais vida e significados a suas tramas.

A trama é dívida em 4 partes, e não somente Lestat tem ponto de vista narrativo, outros personagens ganham destaque, e todas as narrativas são em terceira pessoa.


Com o talento e criatividade de sempre Anne uniu antigos personagens a novos, mesclando e criando uma conexão incrível entre fatos anteriores e novos acontecimentos.

Em primeiro momento podemos encarar que Lestat está nos contando pequenos contos, nos apresentando novos personagens (inclusive deixo aqui minha reação ao capítulo 3, em que ele nos apresenta a Fareed e Seth, uma encontro que cronologicamente acontece antes do sexto livro Menmock, e Lestat faz algo, tão Lestat, ou seja, inconsequente, que eu terminei de ler esse capítulo e fiquei meia hora pensando: “Ah Lestat! Sério? Tu é muito ingênuo ou realmente não imagina que isso vai voltar para ti em algum momento!?” E nem tô falando de algo ruim, só um momento possível reviravolta intensa… e eu estava certa hahah) e esses contos podem parecer aleatórios, mas vão aos poucos se mesclando e dando lugar a uma trama muito coesa, criativa e com direito a várias reviravoltas! Isso mesmo! No plural.

"- Nós queremos que você lidere. É simples assim. 
— E você precisa liderar 
[…]
Eu tinha inúmeras objeções. O que fizera além de escrever livros, contar histórias, subir ao palco com meu rock, e como eles podiam romantizar aquilo de maneira tão desproporcional?
— Sou o Príncipe Moleque, lembram-se?”

O livro é uma leitura muito fluida, Lestat está mais do que nunca em seu auge, sua personalidade cativante, não brilha menos nem quando nos revela suas lutas contra depressão, solidão e pergunta se vale a pena continuar a viver uma imortalidade como ele vive. Muito gente como a gente nosso querido Lestat.

O estilo de escrita de Anne como sempre é de uma exuberante narrativa e descrição impecável, ela consegue nos fazer nos sentir vivendo nos lugares que lemos.

E por ser escrito anos após o encerramento da primeira parte das crônicas, ela nos presenteou com a presença de muitos personagens antigos para matar a saudade: Louis, Armand, Marius, etc. foi fascinante ver o destino de cada um deles.

E no que toca os personagens novos, alguns já ganharam minha atenção: Fareed, Seth, Viktor, Gregory, Everard, Sevraine e David.

Um fato interessante e que pode atrair leitores é que o livro pode ser lido sem ler os livros das Crônicas Vampirescas, sim, se você os ler será uma leitura ainda mais rica, porém, Rainha que é Rainha Anne, explica tudo que é necessário para que a leitura seja completa, inclusive tem logo de início um resumo da lenda vampiresca em: Gênese do sangue, e uma lista de jargões, onde os termos vampirescos são explicados e no final dois apêndices: Personagens e suas cronologias e mais um guia informal das crônicas, com resumo de cada livro! Tenho que dizer que amei!

Uau! Falei demais e essa resenha está imensa! 


Mas super indico esse livro para todos que gostam de uma boa literatura gótica, uma fantasia sombria e tramas complexas e intensas. Valeu a espera por mais livros de Lestat!

Lembrando que o Projeto Lendo Anne Rice, começou no ano passado e englobava ler todos os livros das Crônicas Vampirescas e As Bruxas Mayfair. Projeto concluído, aí resolvi que ia dobrar a meta já tinha incluído ler os novos livros de Lestat na conta e agora pretendo estender ainda mais; a meta é ir atrás dos livros dos lobos e alguns de volume únicos da Anne, para reler alguns e ler pela primeira vez outros para o Projeto! Me desejem sorte para achar todos estes aqui:

Serie Bela Adormecida (meus caros trilogia +18 já li o primeiro livro e… vou ver se agora anos depois os próximos são uma leitura mais fácil!)

📚 - Os desejos da Bela Adormecida
📚 - A Punição da Bela
📚 - A libertação da Bela

Série Songs of the Seraphim

📚 - Tempos dos Anjos
📚 - De Amor e Maldade

Crônicas dos Lobos (outra releitura do primeiro para ler o segundo!)

📚 - A dádiva do Lobo
📚 - Os Lobos da Invernia

Romances Únicos 

📚 - A Festa de Todos os Santos
📚 - Chore para o Céu
📚 - A Múmia, ou Ramsés, o Maldito
📚 - O Servo dos Ossos
📚 - Violino

Vem muitas resenhas e de vários estilos escritos pela Anne por aqui esse ano (de novo!)

Espero que tenham gostado da resenha com mais uma aventura do maravilhoso Lestat e até a próxima.

8 comentários

  1. Pode falar mais Viv! Sua empolgação é contagiante!
    Sim, exaltar e divulgar os livros é a melhor homenagem pra Anne!
    Vou ficar no aguardo das próximas resenhas do projeto

    ResponderExcluir
  2. Sabe a sensação de colocar as mãos em um livro que você muito? Mas que por mais em conta que estivesse, teu dinheirinho tinha que ser usado para outras prioridades? Pois é.
    Ontem eu coloquei minhas mãos em Entrevista com o Vampiro capa dura e ai meu coração, ele nem foi pra estante ainda, pois não consigo deixar de admirar ele.
    E claro que não vou me cansar de ler sobre Anne aqui, aliás, agora mais que nunca, eu quero mergulhar nesse universo todinho da autora e ler de verdade, vampiros, vampiros e mais vampiros!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Confesso que nunca li Anne Rice, meu único contato com sua obra foi através do filme mesmo.
    Mas por gostar de história com vampiro, por ver tantas capas lindas e pela fama da autora tenho vontade de ler. Nem sabia que tinha tantos livros assim.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. ola
    Desejo sorte a voce Vivian para que encontre os livros que deseja ,pois é nitido toda a sua admiração pelas obras dessa grande autora , que criou um um mundo vampiresco tão vasto .

    ResponderExcluir
  5. Vivian!
    Gostei sim da resenha, o que não consigo imaginar é um Lestat depressivo e solitário... não é ele, não mesmo, não pode ser, mas se diz, né?
    Gostei de ver que aumentou o projeto e trará outros estilos da autora.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Tenho vontade de ler anne rice, porém confesso que o tanto de livro e de páginas me assustam. Porém tenho medo de não ter o prazer de ler uma obra boa dessa como todo mundo fala..

    ResponderExcluir
  7. Olá! Acho que essa é a melhor maneiro mesmo de homenagear essa grande autora, prestigiando seu trabalho e claro divulgando para que mais e mais leitores se apaixonem por esse universo tão único que ela nos entregou. Ainda não tive oportunidade de ler alguma coisa dela, mas vontade não me falta, ainda mais porque esse é universo que eu curto demais nas minhas leituras.

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Eu nunca li nada da autora, mas tenho vontade de ler algum livro dela. Mas hoje em dia é bem difícil eu ler livros com vampiros, e mais difícil ainda ler terror, então é possível que eu nem leia essa série, mas sim outros livros da autora.
    Já deu pra ver que a escrita dela é ótima! E a história parece ser muito boa também.

    Bjss ^^

    ResponderExcluir