Biblioteca Gaiman, Volume I - Neil Gaiman

10 de fevereiro de 2022

Título: 
Biblioteca Gaiman, Volume 01
Autor: Neil Gaiman
Páginas: 288
Ano: 2021
Editora: Intrínseca
Gênero: Aventura, Ficção, HQ, comics, mangá
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: Sem medo de desbravar novos mundos e com um talento único para construir tramas e universos extraordinários, Neil Gaiman é um dos escritores mais aclamados da literatura. Com a publicação de Sandman, no final da década de 1980, o autor foi catapultado ao sucesso — a HQ revolucionou o gênero e conquistou milhares de leitores. Desde então, Gaiman navegou por inúmeros estilos e formatos, mas até hoje os quadrinhos ocupam posição de destaque em sua vasta e deslumbrante carreira. Para honrar o gênero que o consagrou, a Intrínseca dá início à publicação de um projeto inédito e exclusivo, uma coleção que reúne histórias do autor adaptadas para os quadrinhos por artistas renomados: a Biblioteca Gaiman.

Em edição de luxo com capa dura e fitilho, além de ilustração de capa assinada por Shiko, prefácio de Cris Peter e projeto gráfico de Antonio Rhoden, o primeiro volume da coleção traz cinco histórias que contêm a estranheza subversiva tão característica das obras de Gaiman, que ganham vida com as artes dos brilhantes Shane Oakley, Michael Zulli, P. Craig Russell e John Bolton.

Na trama que abre a coletânea, As noivas proibidas dos demônios desfigurados da mansão secreta na noite do desejo sinistro, um escritor com bloqueio criativo muda os rumos de sua inspiração após uma visita inesperada e uma conversa sincera com um corvo. Em Criaturas da noite, Gaiman une o mundano ao sobrenatural, uma de suas marcas registradas, em uma história sobre gatos pretos misteriosos, corujas e demônios. Na obra seguinte, Mistérios divinos, um cigarro compartilhado entre dois homens dá início a uma trama sobre o primeiro assassinato do mundo, unindo céu e terra, amor e morte. Em A verdade sobre o desaparecimento da srta. Finch, uma mulher que não se chama srta. Finch desaparece após participar da atração de um circo estranho, macabro e um tanto quanto feroz. Por fim, subvertendo a clássica história de amor do Arlequim e da Colombina, Arlequim apaixonado tem início quando uma mulher encontra um presente estranho e sanguinolento pregado em sua porta, obra de um admirador invisível e imprevisível.

Para o autor de Deuses americanos, Coraline e tantos outros clássicos, escrever envolve quebrar regras, desafiar limites, se render ao inesperado e construir mundos em que o surreal e o cotidiano se unem em narrativas fantásticas, sombrias, poéticas — e assustadoramente reais. Prepare-se para conhecer uma edição especial e inesquecível e mergulhar em histórias que só Neil Gaiman poderia contar.


Resenha:

Olá praticantes de Livroterapia.

A indicação de hoje é do super lançamento da Editora Intrínseca: Biblioteca Gaiman, volume 01.

Neil Gaiman, é um dos artistas mais renomados atualmente, digo artista, pois ele é escritor, roteirista, produtor, etc. Seu nome é uma referência a qualidade. Considerado por muitos um ícone das HQ, é o responsável por ter remodelado as estruturas das HQs, com Sandman, que é considerada sua obra-prima, ele elevou o patamar para todos os artistas, e abriu espaço para os mesmos no mercado editorial.

Gaiman, é claro, escreve principalmente para adultos, suas histórias são sombrias, cruéis, líricas e poéticas, falam de anjos e criaturas da noite, de humanos sublimes e dos mais terríveis.


E é, esse lado obscuro, aterrador e envolvente que o leitor irá encontrar no primeiro volume da Biblioteca Gaiman.

Com 05 contos selecionados, temos contos inéditos no Brasil e dois já publicados, um deles eu já tinha tido a oportunidade de ler, outro eu estava há anos querendo ler, em uma edição em português.
Falarei brevemente sobre cada conto.


Conto 1 - As Noivas dos Demônios Desfigurados da Mansão Secreta na Noite do Desejo Sinistro.

Com ilustrações de Shane Oakley, a história começa com um escritor, em meio ao momento de criação: sua protagonista está correndo em uma floresta assustadora, cercada de perigo, corre em direção a uma única luz em meio a escuridão. Feras aterradoras por todos os lados, inclusive em volta do escritor. Ele não está satisfeito com seu drama, então é aconselhado por um peculiar Corvo:

“- Já pensou em escrever Fantasia?
[...] o que estaria escrevendo se soubesse o que é bom para você.”

Com uma mescla de realidades, e Neil, nos leva a ler não somente o que está escrito, mas muito do que esta subentendido.

As ilustrações de Oakley, deram um ar soturno e clássico ao conto, amei os traços e cores desse conto. O escritor me lembrou vagamente um personagem de Jane Austen se eles fossem tristes e sombrios.
Este conto pelo que pude verificar era inédito no Brasil.


Conto - 02 Criaturas da Noite arte de Michael Zulli

 Vocês não imaginam coo eu queria ler este conto, que na verdade são duas histórias, com criaturas da noite: O Sacrifício e A Filha das Corujas 
Um amei, outro achei ok!

O Sacrifício:

Eu sofri lendo Sacrifício, porque tem gatos e eu sou super fã de gatinhos!!! (Aviso de gatilho com sofrimento animal aqui!)

Neil, ama pegar meu coração e torturar, só pode... é uma história que acaba tocando em nossos corações, emociona ao mesmo tempo que nós aterroriza.

Tem todos os elementos que Neil ama trabalhar, o terror sobrenatural se mesclando ao cotidiano banal da vida humana.

Acompanhamos um escritor, que mora no interior, e eventualmente todos os anos resgata animais, que abandonam por lá, os gatinhos ficam lá até terem um novo lar, ou para sempre (aqui já imaginem como meu coração estava cheio de amor por essa história, não é mesmo?), até que um Gato, que não aceita ser chamado por nada além de Gato Preto surge lá, e vai ficando, porém... bom... Leiam!


Como eu disse, é um conto que tem terror, sobrenatural e amor incondicional.

Amei, sofri lendo mas amei.

Amei, amaria mais se não houvesse sofrimento do Gato Preto, mas entendo quem é o Gato preto e sua importância 🐈⬛🖤

E que últimas frases desse conto não é mesmo? Muito sendo dito nas entrelinhas!


O segundo conto de criaturas da noite é:

A Filha das Corujas, foi legal, mas não me impactou como o outro, mas tem seu mérito. 

Mais uma vez Neil mescla muito bem o sobrenatural com o horror, e preciso dizer que não é do sobrenatural, o que que me aterroriza nesse conto!

Ps: li duas vezes o conto Sacrifício e todas as vezes meu gato veio para o meu colo ler junto!



Conto 3 - Mistérios Divinos arte de P. Craig Russell

“Eu me perguntei se amor e morte caminhavam de mãos dadas.”

Não negarei que umas lágrimas furtivas caíram aqui...

“Talvez, [...] tenha sido o primeiro a amar, mas Lucífer, foi o primeiro a verter lágrimas, nunca vou me esquecer disso...”

Definitivamente meu favorito, a criatividade de Neil, flui para muitos gêneros e temáticas, desde fantasia (sombrias, delicadas, exóticas…) ao terror/ horror pessoal, mas pra mim quando ele escreve sobre o divino, amor e consequências, sobre anjos, deuses… É quando ele toca no meu coração!
Não posso falar muito deste conto, acredito que chegar na leitura dele sem saber muito do que se trata, é parte da emoção da leitura.

Ah Neil, aqui você flerta com seu estilo Sandman, Hellblazer… e eu amo!
Amei! Partiu meu coração... mas amei!


Conto 4 - A verdade sobre o Desaparecimento da Srta. Finch arte de Michael Zulli

Aquele conto/momento bizarro que não pode faltar nos livros de Neil Gaiman. Existe um passeio ao circo ao estilo percorrer os círculos infernais onde o expectador/leitor se depara com situações bizarras que testam a reação dos protagonistas. 

Gostei, mas não me surpreendeu o final, mas aquilo o nome do conto já entrega algo não é mesmo hahah


Conto 5 - Arlequim Apaixonado arte de John Bolton

“Um Arlequim apaixonado é uma criatura lamentável.”

Ahhh eu já tinha lido esse conto em uma edição anos atrás, infelizmente foi uma das minhas HQs que perdi na enchente dois anos há atrás e a releitura trouxe até uma certa nostalgia!

O conto do Arlequim apaixonado perseguindo sua Columbina é conhecido, mas aqui Gaiman traz toda a sua genialidade sombria para uma história que vai ganhar seu coração! Ahahah Leiam!!! 

Gostei muito, este conto é o que tem arte mais realista, e combina perfeitamente com o conto.


Estes são os cinco contos da seleção, e nenhum deles é ruim, claro que tem aqueles que são excelentes, mas não desgostei de nenhum, estou ansiosa pelos próximos volumes e ver quais serão escolhidos, espero que a curadoria, continue trazendo contos menos conhecidos de Neil, pois ele tem muito material excelente, que nem todo mundo conhece, seja, porque não houve uma publicação em massa, estão esgotados há anos, ou nem todos foram traduzidos para muitos países.

Sobre a edição. Impecável. Capa dura, papel de excelente qualidade, fitilho. A edição tem uma tradução muito boa, prefacio e conteúdo extra cheio de curiosidades e um pouco do processo de criação.

Uma edição que vai agradar aos colecionadores e fãs de HQs, mas que tem tudo para agradar a todos.

Indico para quem ama o gênero literário, ou quem quer começar a ler HQs de terror, mas que não sejam muito pesadas. Mas correm o risco de se emocionar com alguns personagens sim!

Espero que tenham gostado e até a próxima.


8 comentários

  1. Elogiar Gainam em todas as vertentes que ele atua é chover no molhado. Mas a gente elogia assim mesmo não é, Viv?
    Só li Coraline e tenho um carinho especial por esse livro!
    Biblioteca ten sido elevadíssimo

    ResponderExcluir
  2. Vivian, é uma das edições mais lindas que já coloquei as mãos. Ainda não a li, por ser quadrinho e eu normalmente só ter tempo de ler a noite. Aí meus olhos não dão conta rs
    Mas no final de semana próximo, se tudo der certo, será minha leitura. As ilustrações, as cores, tudo é perfeito demais e sim, é um livro que vivo tirando da estante só para olhar de novo rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. ola
    Naõ conheço a escrita do autor até porque terror é um genero que não leio ,aindanão senti aquela vontade de ler algo desse genero ,vejo muitos elogios a esse autor e me parece que ele é muito bom naquilo que se propõe a fazer .Gostei do jeito que voce apresentou os contos.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li Neil Gaiman, mas só pela beleza do livro já dá vontade de ler, fora que todo mundo fala super bem. Se é de terror mas não é muito pesada, aí consigo ler.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. O Neil é um autor muito queridinho, ainda não tive a chance de ler nenhuma obra dele, porém fica sempre na lista de quero ler. Achei essa edição linda, a intrínseca mandar muito nisso.

    ResponderExcluir
  6. Vivian!
    Esse livro está bem badalado nas mídias.
    Também não é para menos, um gênero tão diferente e autor conceituado, além das ilustrações.
    Torna o livro bem impactante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    eu já li alguns livros do autor, e gosto bastante da escrita dele. Já fiquei doida por esse livro, e olha que eu nem gosto tanto de livros de contos. Mas Todos os contos parecem ser bons, e alguns parecem ser ótimos!!
    Sem contar que essa edição está linda demais mesmo 😍

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  8. Olá! Ahhh que eu estou de olho nesse livro justamente por essa soma de pontos positivos, estamos falando de contos, por mais que nãos sejam os meus favoritos (risos), uma edição estupenda e um autor para lá de aclamado, então essas é uma daquelas dicas que você nem precisa de muito para se convencer a dar uma oportunidade a leitura, sem falar nos desenhos incríveis né.

    ResponderExcluir