Título: Ousadas Vol.01: Mulheres que só fazem o querem
Autor: Penelope Bagieu
Páginas: 144
Ano: 2018
Editora: Nemo
Gênero: HQ
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: Pénélope Bagieu traça, com humor e sagacidade, quinze retratos de mulheres excepcionais que enfrentaram a pressão social de seu tempo e se tornaram donas de seus próprios destinos.
Resenha: Nessa HQ iremos acompanhar a história de 15 mulheres que podemos afirmar : viveram à frente de seu tempo, ocupando lugares que pertenciam somente ao sexo masculino, virando exemplos de determinação e coragem ao longo do tempo.
A primeira história é sobra Clémentine Delait(1865-1939), a mulher barbada francesa mais ilustre da história.
Dona de um café, iremos acompanhar a história de Clementine desde o momento em que se apaixona, se casa, abre um bar.
Até que um dia ela visita uma feira, daquelas onde pessoas diferentes se apresentam, e nessa tem a mulher barbada que lhe dá a ideia de não mais fazer sua barba, o que viria a ser algo que lhe traria fama. Começa até a autografar fotos suas.
Seu sucesso é enorme, adota uma criança com seu marido, visita todas as cortes da Europa como convidada especial, até que fica viúva e aos seus 63 anos, abre um bar e assim termina seus dias, fazendo o que gosta.
A segunda história que mais me chamou atenção foi da atriz, Margaret Hamilton, que interpretou a bruxa em O mágico de Oz em 1938.
Ela não era exatamente um ícone de beleza, e quando procurava por papeis de mocinhas, em filmes de romance, sempre diziam para que fizesse plástica no seu nariz que era enorme. E até que um dia ela resolve tentar o papel de bruxa, o que mudaria totalmente sua trajetória de vida.
Uma curiosidade: durante a filmagem de O Mágico de Oz, enquanto filmava uma cena que havia fogo e fumaça, a vassoura , o rosto e as mãos de Margaret pegam fogo, fazendo com que seja hospitalizada por três meses. E ao voltar ,ainda precisa usar luvas para interpretar a bruxa já que a pele das mãos ainda estavam se curando.
A ultima história escolhida, é sobre a Guerreira e Xamã chamada Lozen, que fazia parte da etnia apache. Desde cedo as tarefas eram dividas entre homens e mulheres, e Lozen não se identificava com as tarefas femininas de costurar e fazer cestos. Até mesmo participa da passagem para a vida adulta, porém diz que nunca se casará.
Então, quando seu irmão vira chefe dos apaches, ela consegue seu lugar na tribo, se tornando o braço direito de seu irmão.
Vive como guerreira até o final de sua vida.
Mais do que histórias aleatórias de mulheres, Ousadas nos traz mulheres que ousaram fazer algo que em suas respectivas épocas apenas os homens faziam ou ditavam as regras. Então, essas foram apenas algumas das mulheres reais que Pénelope Bagieu retrata nesse primeiro volume de Ousadas, essa HQ incrível, e espero ler o volume 2 que parece tão interessante quanto a primeiro.
Espero que tenham gostado e se puderem, leiam sim.
Já li uma HQ da Penelope e ameiiii os traços e cores.
ResponderExcluirOusadas 2 mais uma vez mostra grandes mulheres, que muitas vezes, passaram despercebidas, mas marcaram seu nome na história
Eu ando amando me aventurar nas Graphic's e me surpreendendo muito com a facilidade nas leituras e na beleza das ilustrações!!!
ResponderExcluirJá babei nas fotos acima, ainda mais trazendo mulheres que deixaram sua marca!
Já vai pra listinha de muito desejadas com certeza!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Ai que incrível! tanta coisa linda nesse livro. Eu AMO HQs, acho que fica tão gostoso de acompanhar. E essas histórias são super legais ne? Com certeza faria essa leitura com gosto :)
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirConfesso que não tenho o hábito de comprar HQs. Mas essa está tão linda !Eu gosto muito de conhecer pessoas que não foram tão famosas mas que lutaram por aquilo que sonharam e mesmo parecendo ser algo impossível conseguiram. Com certeza serve de inspiração.
Karla!
ResponderExcluirSão tantas mulheres extraordinárias, que enfrentaram as dificuldades em seu tempo.
Deve ser um livro excepcional, ainda mais em HQ.
cheirinhos
Rudy
Já li essa HQ e gostei bastante, descobri histórias bem interessantes de mulheres fortes e determinadas.
ResponderExcluirDanielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Oiii
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro, mas fiquei doida pra ler ele! Achei muito legal contarem a história de mulheres tão fortes, em um formato de HQ. E achei o livro lindo demais! Já coloquei na minha lista!
Bjss ^^
Olá! Eu tenho o volume dois dessa série, e realmente é uma leitura bastante inspiradora, que nos deixa com aquela sensação de “quero mais” sabe, uma vontade de saber mais da história dessas mulheres, tanto que decidi ler outros livros por causa desse! Definitivamente é muito inspirador conhecer um pouco mais da história dessas mulheres.
ResponderExcluirQue Òtima livro deve ser, pois amo quando mostra historias de pessoas fortes e que muitos duvidavam que conquistariam algo. Quero muito esse livro e conhecer essas grandes mulheres. Pesquisei sobre Margaret Hamilton e achei uma mulher linda, talvez para seu tempo não fosse, mas enfim fiquei feliz por ela ter conquistado seu espaço.
ResponderExcluirOi,
ResponderExcluirNão conhecia, mas quero pra já!
Quero ler mais HQs e essa parece ser inspiradora. Com mulheres guerreiras que foram fortes e decididas sobre seu destino.
Bjs