A Era da Escuridão - Era das Trevas, 1 - Katy Rose Pool

22 de dezembro de 2021

Título:
A Era da Escuridão - Era das Trevas, 1
Autor: Katy Rose Pool
Páginas: 376
Ano: 2020
Editora: Suma
Gênero: Fantasia, Ficção
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: A Era da Escuridão se aproxima. Cinco almas se põem no caminho. Qual delas vai impedi-la? Qual delas vai causá-la?
Por muitas gerações, os Sete Profetas guiaram a humanidade. Suas visões do futuro ajudaram a construir reinos, desarmar guerras e unir nações - até o dia, cem anos atrás, em que eles desapareceram.
Agora resta apenas uma última profecia, que prevê a Era da Escuridão e o nascimento de um novo Profeta destinado a salvar o mundo. Quando, verso a verso, a profecia começa a se realizar, cinco almas colidem rumo ao mesmo destino:
Um príncipe exilado de seu reino.
Uma assassina brutal conhecida como a Mão Pálida.
Um líder dividido entre sua honra e seu coração.
Um jogador com o poder de encontrar qualquer coisa, qualquer pessoa.
E uma garota à beira da morte, cansada de lutar.
Um deles pode salvar o mundo. Um deles está destinado a destruí-lo.


Resenha:

A Era da Escuridão é o livro de estreia da escritora Katy Rose Pool, a série já está no seu segundo livro e finalmente eu decidi começar a ler!

Aqui temos um mundo onde algumas pessoas nascem com poderes especiais, são os Agraciados, que nascem com as Graças do Corpo, eles possuem dons distintos e se espalham pela sociedade de acordo com eles:


  • A Graça do Coração, que aumenta a força e a agilidade, a velocidade e os sentidos. Seus agraciados normalmente são lutadores de elite.
  • A Graça do Sangue, que doa e extrai energia para curar e ferir. Seus agraciados são curandeiros, na maioria das vezes.
  • A Graça da Mente, que cria objetos imbuídos de propriedade únicas. Seus agraciados são alquimistas e artífices.
  • A Graça da Visão, que sente e localiza seres vivos, empunhada por cristalomantes.

"A era da escuridão se aproxima juntamente com o nascimento do último profeta."

Confesso que de início fiquei meio (está bem, muito) confusa com as Graças dos personagens, para que servem e como as usam, sobretudo porque o livro não pega um personagem e o segue, cada capítulo tem o nome de um personagem e fala somente dele e dos que o cercam, mesmo quando os personagens se encontram, os capítulos seguem o ponto de vista de cada um, não que torne a leitura difícil, pelo contrário, basta acostumar para ficarmos ansiosos pelo capítulo do nosso "queridinho".

Então, obviamente a trama é construída em cima de diversos personagens, nos dando uma visão mais ampla do mundo construído pela autora, demorei para entender quais são os personagens principais e o peso que eles terão ao longo da trama. 


Temos Hassan que precisou abandonar a sua cidade natal para sobreviver a uma ameaça que envolve não apenas o seu reino, mas todos os Agraciados. Acabou deixando seus pais para trás na fuga, sem saber. Perdeu boa parte da noção do que se passa a sua volta e em Nazirah, sua terra natal. É mantido em segurança ao lado da sua da tia. No início ele me pareceu um menino mimado e durante quase toda a leitura foi assim que eu o vi, no final ele melhorou, mas veremos o que ele fará a seguir. Não gostei dele não.

 

"O mármore frio e as austeras pedras calcárias dessa cidade faziam Hassan sentir saudades das cores intensas da capital de Herat, Nazirah — tons de dourado, ocre e carmim, além de tons fortes de verdes e azul vívido."

 


Ephyra, conhecida por Mão Pálida, é uma Agraciada, mas não usa seus poderes para o bem, pelo menos é o que parece no início, depois começamos a perceber que ela tem motivos bem fortes para agir assim, que é salvar a sua irmã, Beru.

 

"— Você foi marcado para morrer. E a morte veio cobrar a dívida.
O olhar aterrorizado do sacerdote pousou em Ephyra conforme ela escorregava a mão por seu pescoço, até encontrar o batimento rápido do coração."

 

Desde pequeno, Jude é treinado para substituir seu pai e se dedicar à missão mais difícil do mundo: tornar-se Guardião da Palavra. Está aí um personagem que me conquistou. Dividido entre o dever e o que deseja, ele vive em conflito, mas o menino é tão legal que até errando, ele acerta!


"Os membros da Ordem da Última Luz eram os confiáveis guardiões dessas profecias, mesmo agora, cem anos depois do desaparecimento dos Setes Profetas. Mesmo agora que todas as profecias tinham se realizado.
Todas, menos uma." 


Anton possui um papel importante e de cara eu adivinhei o que era. Gostei muito dele e do seu desenvolvimento, mesmo que ele tenha feito algumas (bem, muitas) burradas pelo caminho e seja meio perdidinho, entendi seus motivos! O destino dele muda completamente quando sente um esha (energia sagrada e única de uma pessoa) forte o envolver, este esha é de quem deverá ser seu guardião, seu protetor.


 "Quando ele entrou no jardim, sentiu o zunido baixo e crescente que sempre o envolvia quando estava no meio da multidão. Ele se preparou para o ataque de cada esha emanando de cada pessoa sentada no pátio, desde comerciantes, sacerdotes e dignitários estrangeiros tomando vinho alquímico até os garçons que circulavam entre eles, carregando bandeiras de cordeiro, e as dançarinas que os provocavam com sedas brilhantes."

 

E finalmente temos Beru. Ela e a irmã guardam um segredo que não posso falar sem revelar grande parte da trama e acabar com a toda graça, mas seu destino vai mudar bastante as vidas de todos. E por enquanto também não gostei muito dela!


"A lembrança se misturou com imagens dos pais verdadeiros de Beru, até ela não conseguir lembrar se tinha sido sua própria mãe ou aquela outra que trançou flores em seu cabelo e lhe ensinou o jeito certo de pegar uma galinha."



Durante a leitura todos os personagens acabam se encontrando em algum momento e por fim acabamos percebendo que todos eles estão entrelaçados. Seus destinos estão unidos e todos terão o uma grande importância lá na frente, não é spoiler e nem tem nada nos livros, mas penso que Jude e Anton serão os mais importantes nos próximos livros.


"...quem jaz no pó se reerguerá..."


E nossa, não podemos confiar em ninguém. Por trás de cada personagem há um traidor ou um que ganhou mais confiança do que merecia e acabou decepcionando, ou....bom, não posso falar né!


Olha, eu não deveria ter demorado para ler este livro, gostei demais e já comecei o segundo! E Essa capa? É linda!

9 comentários

  1. Que história!
    Amo e odeio quando tem a gente não pode confiar em nenhum personagem. É um misto de ranço com adrenalina de achar que nosso fav pode ss revelar a qualquer momento

    ResponderExcluir
  2. As capas destes dois livros são perfeitas demais!!Eu já andei lendo sobre eles, até por ter lido muito fantasia nesse ano(ufa) e estar amando cada vez mais o gênero.
    Por isso, mesmo com essa quantidade de personagens que vão se "reproduzindo" e sendo expostos, eu quero demais sim, ler ambos!!!
    Penso que vou amar!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Que bom Denise que curtiu o livro é já engatou a leitura do segundo .
    Os personagens parecem muitos misteriosos e provavelmente a autora vai revelando realmente quem sáo eles .É bom manter o mistério né
    As capas são mesmos belíssimas!!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho legal quando o livro começa com toda essa desconfiança, aí você não sabe em quem confiar e às vezes torce pro errado ne? KKKK que show!
    A capa é mesmo linda, fiquei babando por alguns momentos. Fiquei super curiosa, adorei o que o livro promete e 5 estrelas não são pra qualquer um.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Fiquei aqui confabulando se você ficou meio perdida com a leitura no início, não quero nem imaginar com vai ser para mim (risos), mas nada que me desanime, afinal, a história parece ser bem interessante com personagens que instigam, ainda mais quando não temos certeza se gostamos ou não deles

    ResponderExcluir
  6. Denise!
    Gosto muito desse tipo de ficção/fantasia, agora deve confessar que só por sua resenha, fiquei um tantinho confusa com tantas personagens e suas atribuições, ainda assim, motivada para fazer a leitura da série.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Eu não conhecia esse livro, mas fiquei com vontade de ler. Confesso que já percebi que vou ficar meio perdida também, mas quando eu estiver lendo já vou pegar esse seu resumo das graças pra ver se ajuda.
    Esse livro parece ser mais uma introdução desse universo, mas parece ser bem interessante!

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente não é o estilo que leio, não são todas as fantasias que me encantam. Mas não posso negar a perfeição da capa, muito linda e caprichosa, tudo a ver com a história.

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Quero ler mais fantasia, pois tinha dado uma parada.
    Esse parece bem legal e envolvente, embora um pouco confuso com vários personagens, que por sinal, parecem surpreender muito.
    Vai pra lista.
    Bjs

    ResponderExcluir