Autor: Barack Obama e Bruce Springsteen
Páginas: 320
Ano: 2021
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Biografia, Autobiografia, Memórias, Música, Não-ficção, Política
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: Uma conversa íntima e necessária entre dois amigos, sobre vida, música e o amor pelos Estados Unidos, com todos os seus desafios e as suas contradições. Edição ampliada do podcast Renegades, produzido pela Higher Ground, com mais de 350 fotografias e amplo material inédito.Renegados: Born in the USA é um diálogo íntimo, franco e descontraído entre o presidente Barack Obama e o lendário músico Bruce Springsteen, que abrange desde suas origens e pontos principais da carreira até reflexões sobre a polarização nos Estados Unidos e a distância cada vez maior entre o sonho americano e a realidade. Repleto de fotografias coloridas e materiais raros do acervo pessoal dos autores, o livro é um retrato de dois outsiders ― um negro e um branco ― em uma busca nada convencional de significado, identidade e comunidade em meio à história americana. Inclui:Introduções do presidente Obama e de Bruce SpringsteenDiscursos anotados inéditos de Obama, incluindo suas “Observações no 50º aniversário das marchas de Selma a Montgomery”Letras manuscritas de Springsteen que abrangem seus cinquenta anos de carreiraFotografias raras e exclusivas dos arquivos pessoais dos autoresConversas e histórias não incluídas no podcastFotografias e documentos históricos que fornecem contexto para as conversasEm um estúdio de gravação abastecido com dezenas de guitarras e durante pelo menos um passeio de Corvette, Obama e Springsteen discutem casamento e paternidade, raça e masculinidade, os fascínios da vida na estrada e o chamado de volta para casa. Eles ainda discutem sobre suas músicas de protesto preferidas, alguns dos heróis americanos mais inspiradores de todos os tempos, e muito mais. Nesse processo, eles revelam a paixão ― e o preço ― de querer contar uma história mais abrangente e verdadeira sobre os Estados Unidos ao longo da carreira, além de refletir sobre como o país pode superar suas divisões internas e começar a restabelecer a unidade e a liderança global.Sobre o AutorBARACK OBAMA foi o 44º presidente dos Estados Unidos, eleito em novembro de 2008 e reeleito para um segundo mandato. É autor de três livros que entraram para a lista de best-sellers do New York Times ― Sonhos do meu pai, A audácia da esperança e Uma terra prometida ― e vencedor do prêmio Nobel da paz de 2009. Mora em Washington, D.C., com a mulher, Michelle. Tem duas filhas, Malia e Sasha.BRUCE SPRINGSTEEN integra o Rock and Roll Hall of Fame e o Songwriters Hall of Fame. Recebeu vinte prêmios Grammy, um Oscar e um Tony, e foi homenageado pelo Kennedy Center. É autor do best-seller do New York Times Born to Run e foi agraciado com a Medalha Presidencial da Liberdade em 2016. Mora em Nova Jersey com a família..
Este livro foi cedido pela Editora Companhia das Letras, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora.
Resenha:
Olá praticantes de Livroterapia!
Vou começar essa resenha tirando um sarro da minha própria pessoa, logo eu que já disse aqui que não tenho o hábito de ouvir podcasts, estou aqui com mais um resenha de um livro que toca no assunto, aliás não somente toca, um livro que nasceu realmente de um podcast!
Ah ironias da vida… será uma indicação que eu devo dar mais chances a esse estilo de mídia? Veremos!
Eu como fã de Rock, e do legado político de Obama, fui fisgada para esse livro pelos autores:
Renegados: Born in the USA é um livro incrível de autoria de Barack Obama e Bruce Springsteen.
Os dois são amigos há muitos anos e em 2020 começaram um podcast chamado Renegades, produzido em parceria com o Spotify, que é um dos programas mais ouvidos mundialmente na plataforma. (Não estava entre os ouvintes mas após a leitura já escutei uns 4 episódios…)
E não tenho o know how para falar do podcast além de que gostei muito da seleção de temas e clima intimista da conversa desses dois amigos sobre temas que impactam fortemente o mundo.
Sim, o livro expande o podcast, aqui vamos ler sobre dois ícones americanos que ambos a sua maneira impactaram e moldaram o atual cenário político e musical norte americano e porque que não dizer o mundo.
“Ao longo dos anos, o que descobrimos é que temos uma sensibilidade em comum. Sobre trabalho, família e os Estados Unidos. À nossa maneira, Bruce e eu temos trilhado caminhos paralelos tentando entender este país que tanto nos deu, tentando narrar as histórias de sua gente e procurando uma forma de conectar nossa própria busca de sentido, significado, verdade e comunidade com a história mais ampla do país”.
Em primeiro momento podemos ser levados a imaginar o que um astro do Rock e o ex-presidente tem em comum. Eles tem muita coisa.
Bruce possui um legado de décadas de genialidade no cenário musical e nunca ficando em cima do muro, através de suas músicas ele exprime sua opinião e leva aos seus fãs o convite para pensar sobre políticas sociais, luta pelos direitos humanos e outros temas considerados engajados.
Barack, é o símbolo do sonho americano, pois além de ter sido um dos presidentes com maior influência na história americana, ele por si só é o símbolo da perseverança e da quebra de preconceitos.
“Tivemos conversas sérias sobre o destino do país, o destino dos cidadãos e as forças destrutivas, horríveis e corruptas que gostariam de acabar com tudo. Vivemos um momento de alerta em que nossa identidade está sendo seriamente posta à prova. Conversas difíceis sobre quem somos e quem queremos nos tornar podem, talvez, servir como um pequeno guia para alguns de nossos compatriotas. […] Este é um momento para refletir com atenção sobre quem queremos ser e que tipo de país deixaremos para nossos filhos. Vamos deixar escapar o melhor de nós ou nos voltaremos unidos para enfrentar a situação? Neste livro, o leitor não vai encontrar respostas para essas perguntas, mas encontrará duas pessoas dando o máximo de si para que façamos perguntas melhores.”
Eu definitivamente amei ler esse livro e conhecer um pouco mais dessas duas personalidades. A carreira de Bruce eu sigo a muito tempo e sou uma fã de sua música e da sua expressão artística e política, Barack, acompanho mais levemente sua história pessoal (sei mais dele através de Michelle Obama e seu livro do que tudo), mas depois da leitura deste livro, considero ele é suas conquistas ainda mais importantes.
O livro é uma edição fantástica, temos além de todo conteúdo escrito, centenas de fotos, manuscritos de ambos os autores que tornam a leitura ainda mais imersiva.
Como temos fotos de manuscritos dos autores temos também um conteúdo em inglês no livro que não foi traduzido fisicamente, mas a Companhia dos Livros, incluiu um QR Code, para lermos as traduções on-line (achei muito chique!)
São mais de 300 páginas, com música, histórias de vida, reflexões pessoais, histórias de como eles amam seu país e buscam trazer o sonho americano a um equilíbrio com a realidade que é impossível não se contagiar pelo amor que eles exprimem sobre suas nações e pelo mundo.
Uma leitura intensa que indico para quem gosta de música, política, biografias e temas relevantes para a sociedade, mas sim… Eles são Renegados, mas nasceram nos EUA e o livro tem uma vibe totalmente americana!
A edição como eu disse está incrível e é um deleite aos olhos. Diagramação, projeto gráfico e tudo o mais estão impecáveis!
Espero que tenha gostado dessa indicação de super lançamento e até a próxima!
Toca aqui Viv 🤚🏻! Também não tenho o costume de ouvir podcast, aliás, assim, que se tornou modinha, nem sabia o que significava.
ResponderExcluirPorém é Obama e Bruce! Dois ícones que dispensam apresentações!
Amei o formato desse livro e todas as novidades que ele trás.
P.s minha música fav de Springsteen é Streets of Philadelphia! Ouça é linda
Toca aqui mesmo!!!!
ExcluirStreet of Philadelphia também é uma das minhas favoritas do Bruce 🖤
Eu nunca tinha lido ou visto nadinha sobre esse livro,mas ao ler o nome de Bruce ali, precisei ler duas vezes para saber se era mesmo o meu Bruce rs
ResponderExcluirEu sou fã de rock, aliás fã não, eu sou do rock. Não tem outro jeito de definir.
E o cantor está entre meus favoritos do mundo.
Obama é um legado todo de admiração.
Juntar estes dois em um livro repleto de ensinamentos e fotos que parecem pinturas, ah meu Pai, já vai pra listinha de desejados agorinha.
Que indicação incrível!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Legal a história e a vivência de um ex presidente e um músico sendo mesclada.
ResponderExcluirBela arte com fotos.
Livrão para ler e entender um pouco mais a história do país de uma forma leve.
Danielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Vivian!
ResponderExcluirDeve ser um livro incrível.
Sou muito fã do Obama e ainda mais do Springsteen (como boa roqueira) e fiquei imaginando esse podcast deles, pois são homens inteligentes e que falam sobre os problemas sociais e melhor, tem solução para muitos dos problemas.
Genial!
cheirinhos
Rudy
Olá Vivian
ResponderExcluirNão sabia dessa longa amizade do Barack e Bruce.Eu sou fã do Bruce e deve ser ter sido legal conhecer mais sobre esse dois importantes nomes dos EUA.
Quanto a podcast eu também não tenho o costume de ouvir .
Não é um gênero que eu leia sempre, sabe? mas gosto de sempre ler resenhas.
ResponderExcluirEu adoro podcasts KKK ouço mais sobre coisas da faculdade, mas acho que vale muito a pena! :)
Olá! Eita que esse é um baita livrão, que, aliás, eu não conhecia, esses dois são inspirações para todos e sem dúvida será uma experiência única essa leitura, a edição está incrível e é mais um motivo para dar uma oportunidade ao livro, vou procurar o podcast por aqui para ouvir.
ResponderExcluir