Autor: Kacen Callender
Páginas: 288
Ano: 2021
Editora: Companhia Editora Nacional
Gênero: Young Adult, Romance Juvenil, LGBTQ+
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Submarino
Nota:
Sinopse: Autor vencedor do National Book Award Contemplado com o Stonewall Honor Book Finalista do Goodreads Choice Awards Felix Love nunca se apaixonou, o que ele considera uma ironia, já que seu sobrenome significa amor. Tudo o que ele mais quer é entender o sentimento de se apaixonar, de se dedicar por inteiro a alguém. Ele também gostaria de saber a razão de isso parecer tão fácil para todos, exceto para ele.
Embora tenha orgulho de sua identidade, no fundo Felix receia ser marginalizado por ser negro, queer e transgênero, motivo suficiente para afastá-lo de seu felizes para sempre. Quando um estudante anônimo expõe fotos antigas de Felix antes da transição e começa a atacá-lo com mensagens transfóbicas, Felix cria um plano de vingança contra a única pessoa de quem suspeita. O que ele jamais conseguiria imaginar é que esse plano o colocará no meio de um quase triângulo amoroso que o fará questionar o que sente sobre as pessoas que o rodeiam. Enquanto tenta equilibrar o plano de vingança e a confusão de sentimentos, Felix empreende uma jornada de questionamentos e autodescobertas.
Felix Para Sempre é uma história honesta e cativante sobre identidade, amizades, primeiras paixões e sobre reconhecer o amor que merecemos.
Resenha:
O nosso protagonista de hoje é Felix Love, um jovem com um sobrenome único, cujo o significado é "amor", e ele ironicamente nunca se apaixonou. Felix tem orgulho de sua identidade e felizmente seu pai tenta apoiá-lo da melhor maneira possível, mesmo não compreendendo sempre o filho. Como um homem trans, queer e negro, ele ainda guarda em si o medo de ser discriminado por ser quem é e por isso tem dificuldade em entregar seu coração.
Desta forma, ele foca em se entregar profundamente no criativo mundo da arte e assim inicia seu sonho em cursar a famosa Brown University. Buscando se aprimorar na área e se preparar para tentar uma vaga na faculdade, ele começa um curso de artes com seu melhor amigo Erza e é a partir daí que sua vida vira um caos. Ao chegar um dia para a aula, ele encontra inúmeras fotos de antes de ter realizado a transição acompanhados de seu antigo nome.
De início, o jovem já tem certa ideia de quem poderia ter tido acesso a essas fotografias e quem possivelmente fez tal galeria. Mas enquanto busca ter certeza se realmente foi essa pessoa, Felix começa a receber mensagens transfóbicas da mesma pessoa que criou a galeria. Tudo vira realmente um terror psicológico e em meio a isso ainda há muito mais para enfrentar, o quão difícil pode ser tudo isso?
Um livro Young Adult traz por si só os conflitos adolescentes que rodeiam a cabeça (e coração) desses jovens e também o peso das decisões do mundo adulto, neste livro todo esse processo de autodescoberta é descrito de modo esplêndido e realista. Com um protagonista trans e queer as reflexões abordadas sobre o cotidiano LGBTQ+ também não poderia ficar de fora, durante a leitura os capítulos trazem a verdadeira misturam entre o orgulho e também a luta diária vivida por essa comunidade. Indo ainda mais além o racismo também é discutido, mostrando o quanto tal preconceito ainda está presente nos dias de hoje e o quanto nossa sociedade ainda é retrógrada.
Apesar de todas essas abordagem necessárias e um tanto pesadas, embarcar nessas páginas é uma experiência maravilhosa e de muita aprendizagem! Temas como as relações familiares, amizade e respeito também aparecem para trazer leveza a obra. Eu sinceramente amei todo o enredo e super recomendo a todos!
Uau!
ResponderExcluirMais um YA cheio de representatividade! Que emociona, desperta reflexões e tem momentos fofos.
Não conhecia o livro mas já me interessei
Desde o lançamento desse livro, só leio elogios!Representatividade, necessidade e amor. Muito amor!!!
ResponderExcluirSó precisamos de tudo isso para que uma história funcione e pelo que li acima, Félix é tudo isso e muito mais.
Mesmo que haja um pouco de dor, há mais sentimentos e com toda certeza do mundo, quero demais ler essa belezinha!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Não conhecia esse livro é nem esse termo querr.
ResponderExcluirTive que ir no Google para saber .
Uma ótima dica para quem gosta de romance jovem adulto e com representatividade.
Sempre importante abordar o assunto, pois muitos jovens (ou nem tão jovens assim) às vezes não possuem o apoio necessário, e através de uma leitura dessa encontra outras pessoas que pensam e sentem a mesma coisa.
ResponderExcluirDanielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Eu adoro esse gênero, ainda mais se vem com tanta representatividade! Os dias de hoje precisam de livros assim que tragam tudo isso que foi discutido. Eu amei a indicação, acho que merece mesmo a quantidade de estrelas lá em cima :)
ResponderExcluirOlá! Eu gosto demais quando junto com uma leitura incrível, temos a oportunidade de aprender um pouco mais e refletir sobre assuntos tão importantes que ainda geram tantas divergências e desavenças, acho que não melhor maneira de aprender né.
ResponderExcluirOii,
ResponderExcluirNão tinha lido a sinopse ainda desse, mas lendo a resenha fiquei com muita de ler. Parece ser um livro muito bom. O Félix parece um protagonista maravilhoso.
Andressa!
ResponderExcluirSempre é bem difícil abordar tantos preconceitos em um só livro, mas bom ver que a amizade está presente e que o protagonista, apesar de passar por tantos ataques, conseguiu tocar em frente e ir em busca dos seus sonhos.
cheirinhos
Rudy
Olá!
ResponderExcluirTema muito difícil de ser abordado, mas que bom que foi!
Já adicionei na minha lista, pois parece ser um daqueles livros necessários.
Obrigada pela indicação!
Beijos