Autor: Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon
Páginas: 272
Ano: 2021
Editora: Seguinte
Gênero: Romance Juvenil
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Americanas
Nota:
Sinopse:Seis autoras extraordinárias. Seis histórias de amor entrelaçadas. Uma noite que tinha tudo para ser um desastre ― mas acaba sendo brilhante.Uma onda de calor causa um apagão em Nova York. Multidões se formam nas ruas, o metrô para de funcionar e o trânsito fica congestionado. Conforme o sol se põe e a escuridão toma conta da cidade, seis jovens casais veem outro tipo de eletricidade surgir no ar…Um primeiro encontro ao acaso. Amigos de longa data. Ex-namorados ressentidos. Duas garotas feitas uma para a outra. Dois garotos escondidos sob máscaras. Um namoro repleto de dúvidas. Quando as luzes se apagam, os sentimentos se acendem. Relacionamentos se transformam, o amor desperta e novas possibilidades surgem ― até que a noite atinge seu ápice numa festa a céu aberto no Brooklyn.Neste romance envolvente e apaixonante, composto de seis histórias interligadas, as aclamadas autoras Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon celebram o amor entre adolescentes negros e nos dão esperança mesmo quando já não há mais luz
Este livro foi cedido pela Editora Companhia das Letras, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora.
Resenha:
Quando vi que seria lançado uma nova obra com Angie Thomas e Nicola Yoon entre as autoras não pude deixar essa leitura passar, afinal quem já embarcou nos livros de cada uma sabe o quão incríveis são seus enredos. No entanto agora me vejo maravilhada pelas palavras das outras escritoras também e não vejo a hora de me lançar nelas! Isso tudo porque Blackout é simplesmente perfeito, já entrou para a minha lista de favoritos e estou até agora com uma profunda ressaca literária!
O livro narra seis histórias completamente diferentes, mas com algo comum: um blackout que acontece na cidade de Nova York! A partir daí conhecemos o enredo de diversos personagens, escritos por cada uma das espetaculares autoras. Vamos conferir um pouquinho do que cada conto traz?
Tiffany D. Jackson é quem inicia o livro com o conto "Uma Longa Caminhada", cujo a protagonista é Tam Wright que está prestes a assinar um contrato de estágio em um teatro negro de sucesso chamado Apollo. No entanto ela se surpreende quando um apagão acontece no exato momento e tudo se torna ainda pior ao descobrir seu ex namorado Kareen está disputando a mesma vaga, quão desafiador poderia ser tudo isso? Através de atos, de acordo com os horários de acontecimentos dos outros contos, é possível acompanhar os dramas desses dois jovens que não souberam lidar com a relação e com a separação.
O próximo conto ganhou o título de Sem Máscara e é escrito de forma esplêndida por Nic Stone, já posso deixar bem claro que foi meu conto predileto! Jacorey "JJ" Harding Jr. não gosta de como os outros meninos provocam Tremaine Wright, JJ já ajudou o garoto em um momento de crise e desde então tem reparado cada vez mais nele. Mas apenas quando um apagão toma conta de Nova York que JJ finalmente tem a chance de se aproximar de Tremaine quando percebe que os dois estão presos no mesmo vagão de metrô, assim Jacorey poderá ter certeza se nutre sentimentos ou não pelo outro menino.
Já em Feitas Para Se encaixar, de Ashley Woodfolk, há Nella que está visitando seu avô em uma casa de repouso quando um apagão deixa os idosos em um tédio maçante. Em tais circunstâncias o avô da jovem decide contar a linda história de amor de como conheceu sua esposa, mas toda a trama começa de fato quando a fotografia do casal desaparece. Nella assume a missão de procurar esta foto tão importante para o avô e conta com a ajuda da linda (e apaixonante) Joss, em meio ao possível romance que surge entre os flertes este é um conto que fala também sobre luto e superação.
O quarto conto "Todas As Grandes Histórias De Amor... e Pó" é da autora Dhonielle Clayton e traz o clichê de romance entre amigos, afinal quem não ama esse plot? Dessa vez o leitor conhece Lana e Tristán que são amigos há muito e muito tempo, mas Lana sempre nutriu certo sentimento que ia além da amizade. A jovem nunca teve coragem de revelar tal paixão para o amigo, no entanto ela finalmente ver a chance quando ambos invadem uma biblioteca e durante o apagão procuram um livro com a melhor história já escrita.
Angie Thomas, a mais famosa das autoras, chega no quinto conto "Sem Dormir Até o Brooklyn" trazendo a indecisão de estudantes durante um passeio escolar. Kayla entra em conflito consigo mesmo ao perceber que está tendo uma queda por um colega de classe, chamado Micah. A grande questão é que Kayla namora Tre’Shawn faz um bom tempo e ela já não tem tanta certeza se o que os mantém juntos é realmente o amor, o conto mostra que mesmo dentro do ônibus de viagem podemos perceber as respostas para as milhares de dúvidas que rodeiam nossas cabeças e corações.
Por fim, dois jovem desconhecidos se encontram no conto de Nicola Yoon durante o apagão e assim temos o sexto (e último) conto dessa obra chamado Seymour e Grace. Grace está a caminho de uma festa no Brooklyn, tal festa na qual todos os protagonistas dos outros contos estão a caminho durante todo o livro, e o motorista do aplicativo é o charmoso Seymour. Durante o caminho os dois começam uma reflexiva conversa sobre relacionamento e amizade, através desse diálogo ambos começam a aprender muito com o outro e mais uma vez a autora me faz suspirar por um romance que surge em uma primeira interação.
A obra traz tudo que eu poderia imaginar e muito mais, a começar pela representatividade negra que já era o mais esperado e marca presença logo na emocionante dedicatória que inicia o livro. A visibilidade LGBTQ+ também marca presença (e em mais de um conto) de modo espetacular, com a naturalidade que merece e delicadeza de trazer reflexões necessárias para os tempos atuais. Além de tudo isso há os comuns conflitos típicos da fase juvenil que de certa maneira faz com que o leitor se identifique com pelo menos um dos protagonistas, tudo tão a flor da pele e ao mesmo tempo tão sutil que nos mantém entretidos em cada capítulo.
A leitura fluída fez com que eu devorasse o livro em apenas dois dias e sigo com um vazio no coração de como aceitar que acabou, mas agora estou ansiosa para conhecer as obras das outras autoras. Antes de finalizar a resenha preciso falar da capa esplêndida toda em neon que brilha no escuro, não consigo parar de admirar o quão linda ficou na minha estante!! Recomendo demais esse recente lançamento, tanto para embelezar a estante quanto para aquecer nossos corações com essas deliciosas histórias!
Que delicinha de história!
ResponderExcluirAmo contos! Ainda mais quando se interligam.
Conheço apenas Angie e Nicola mas me encantei por todos os contos
Gosto de livros de contos assim, ainda mais abordando diferentes formas de amor.
ResponderExcluirDeve ser uma leitura super leve e rápida.
A capa chama muita atenção.
Danielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Mais um daqueles que está na listinha de super desejados e que sim, espero poder ler neste ano ainda. Por amar contos, por amar esse entrelace deles dentro do livro, fora a beleza que essa capa é né??
ResponderExcluirApaixonada demais nela!!!
E só gente rica escrevendo. O que traz representatividade, alegria e sim, sentimentos bons!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Olá
ResponderExcluirA edição é mesmo bonita .que bom que ele ficou bonito na sua estante.
Quase não leio contos .nem lembro á última vez que li um livro de contos..
Que bom que curtiu o livro
ai meu deus, que amor! eu adoro contos, ainda mais quando junta vários autores, sabe? Parece que conheço vários livros em um só, que delícia :)
ResponderExcluirAchei tão linda a resenha! Fiquei com muita vontade de conhecer.
Andressa!
ResponderExcluirGosto demais de livros de contos e aqui, além de encontrarmos grandes autores, podemos usufruir da representatividade que cada conto traz de várias formas, o que deve tornar a leitura excepcional.
cheirinhos
Rudy
Olá, Andressa
ResponderExcluirConfesso que não sou a maior fã de livros de contos, porque sempre fico com a sensação que queria saber mais da história kkkkk
Achei algumas histórias desse bem legais, talvez eu de uma chance.
Obrigada pela dica
Beijos
Olá! Ahhh que o meu chegou essa semana e pretendo ler esse fim de semana, aproveitar o feriado, estou bem empolgada com a leitura, ainda mais por se tratar de contos, já percebi que vou virar fã e querer mais livros da autora, acho bem bacana, as histórias serem entrelaçadas e com temas tão atuais e importantes, mas escrita a tantas mãos, sem dúvida, vai ser uma experiência incrível.
ResponderExcluirEu achei esse livro um projeto tão perfeito, são autoras tão interessantes, algumas que gosto muito. Livros divididos em historias diferentes muita vezes não me cativam, mas eu tô ansiosa para ler esse
ResponderExcluir