Morte, Edição Definitiva - Neil Gaiman

28 de outubro de 2021

Título: 
Morte - Edição Definitiva 
Autor: Neil Gaiman 
Páginas: 261
Ano: 2018
Editora: Panini Comics
Gênero: Fantasia, Ficção, HQ, comics, mangá
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: Jovem, linda, pálida, gótica e… alegre? A Morte imaginada por Neil Gaiman veio para revolucionar nosso conceito (e preconceito) a respeito da Ceifadora. A irmã mais velha de Morfeus ganhou uma roupagem contemporânea e um conceito arrebatador para nascer como coadjuvante e roubar a história, tornando-se protagonista de duas minisséries e outras HQs, além de ter participação de destaque na série de seu irmão! Esta Edição Definitiva reúne pela primeira vez no Brasil todas as histórias estreladas pela personagem, incluindo O Som de Suas Asas (primeira aparição) e Fachada, publicadas originalmente em Sandman; as minisséries O Alto Preço da Vida e O Grande Momento da Vida; e as histórias Um Conto de Inverno (Vertigo Winter’s Edge 2), A Roda, Morte e Veneza (Noites Sem Fim) e A Morte Fala da Vida, uma HQ educativa sobre sexo seguro. Além de roteiros de Neil Gaiman, a edição tem artes de Chris Bachalo, Mark Buckingham, Mike Dringenberg, P. Craig Russell, Dave McKean e mais! Como extras, a edição traz o roteiro de Sandman 8; uma imensa galeria de pin-ups e diversas informações sobre colecionáveis da Morte que todos gostaríamos de encontrar um dia!

 



Resenha:

“Eu não sou abençoada nem piedosa. Sou apenas eu. Tenho um trabalho a fazer, e é o que faço.”

Olá praticantes de Livroterapia. 
Hoje eu trago uma das minhas HQs favoritas da vida!

Morte - Edição Definitiva de Neil Gaiman! 

Neil Gaiman é uma referência quando falamos de HQs com conteúdo Dark Fantasy para adultos, escritor, roterista, ilustrador ele é simplesmente um gênio. Nesta HQ, ele tem ao seu lado em colaborações ilustradores extremamente talentosos como: Chris Bachalo, Mark Buckingham, Mike Dringenberg, P. Craig Russell, Dave McKean, cada dando a Morte seu estilo característico!


Com criações premiadas em diversas mídias, acredito que todo mundo já consumiu alguma arte criada por ele: Sandman (que está chegando aí com uma série), Constantine (que temos um filme cultuado, uma série infelizmente deixada de lado), Lúcifer (preciso nem falar da série de sucesso certo?), American Gods, Good Omens, eu poderia continua citando N trabalhos dele aqui, mas farei assim, já temos resenhas de alguns trabalhos de Neil Gaiman, seja livros como séries e deixarei que caso queiram conhecer a nossa experiência com ele, leiam as resenhas, basta clicar nas imagens abaixo:


Agora vou falar de Morte - Edição Definitiva, essa HQ de luxo, é publicada no Brasil pela Panini Comics, em seu selo Vertigo Books, em uma edição belíssima, capa dura, com cerca de 360 páginas e reúne várias história com a Personagem Morte, ela que pertence aos Perpétuos, os seres mais antigos e poderosos do universo. São sete irmãos: Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. 


As histórias de Morte e dos Perpétuos em si, foram contadas em Sandman, a magnum opus, de Neil Gaiman. Que traz a história de Sonho como protagonista, mas eventualmente alguns dos irmãos se fazem presente e suas Histórias se encontram divididas em diversos fascículos, foi assim que conheci Morte, pois tive o prazer e honra de ter a coleção completa um dia (infelizmente a última grande enchente daqui levaram minha coleção amada embora 😭), e ano passado para minha alegria ganhei a Edição Definitiva de presente de aniversário! ❤️

“A porta estava aberta e eu te ouvi chorando… desculpa se te assustei.”

Assim como Sandman, a HQ Morte, é parte do selo para o público adulto da DC Comics, o Vertigo.

As primeiras edições onde Morte aparece foram escritas em meados de 1988.


Morte é a irmã mais velha de Sonho, e a que teve mais destaque em suas edições, todas as histórias com ela encontram-se agora nessa linda edição de luxo.
Curiosamente é Morte que fala mais de vida. Sua HQ mostra um lado de Neil Gaiman, que passeia pela filosofia da vida, suas inúmeras realidades e intrinsecamente sobre a importância da esperança, cultivar a felicidade e alegria nos pequenos detalhes do dia a dia.

“E me indago a respeito da humanidade. A atitude das pessoas para com a dádiva de minha irmã é tão estranha”

Com sete Arcos de história, vamos poder ver a importância da Morte, uma personagem sempre temida, muitas poucas vezes apreciada ou recebida como amiga, ela é o inevitável! Alguns tratam como inimigos, mas aqueles que a conhecem pelas histórias de Gaiman, a recebem como uma velha amiga.

“Vocês sempre se apegam a velhas identidades, velhas faces e máscaras, mesmo que elas já tenham cumprido seu propósito. Mas, com o tempo, é preciso aprender a jogar as coisas fora.”

Aqui teremos a oportunidade de ler a personagem em arcos muito diferentes entre si. Vilã, protagonista, como personagem de fundo da história de outros personagens, ela é uma força que não podemos deixar de buscar entender.

“É tão natural morrer quanto nascer. Mas todos têm medo dela. Angustiam-se. Inutilmente, tentam aplacá-la.”


Como podem imaginar pelo nome ou pela capa a HQ poderia ser sombria, mas como disse acima: Morte fala muito sobre Vida. A personagem também possui um ótimo humor e está quase sempre bem animada, costuma deixar o lado sombrio para suas roupas góticas!

“Mas são os momentos que iluminam tudo. Os instantes que você não nota que os está vivendo… São eles que fazem o resto valer a pena.”

Como a história aqui, somos  levados a refletir sobre o significado da vida e a pensar: Estamos vivendo plenamente? 
Morte ainda trás o talento de Gaiman para falar sobre temas importantes para a sociedade: críticas ao racismo, homofobia, exclusão social, religião e é claro, política. Temas habituais a escrita de Gaiman.


Cada arco da HQ toca em temas profundamente emocionais, afinal a Morte está presente e isso torna a leitura densa e muito tocante.

Indico para todos que amam HQs e para aqueles que gostam dos temas.

“A vida… e creio eu que não sou a primeira a fazer essa comparação… É uma doença: sexualmente transmissível e invariavelmente fatal”

Sobre a edição: Eu amei!
Capa dura, e reúne além do conteúdo das histórias alguns bônus que todo fã vai enlouquecer: 
No final da HQ, existe várias informações extras sobre Sandman e Morte, e o que me deixou apaixonada é a inclusão de várias artes da Morte, ilustrada por diversos artistas 🖤


Apesar de fazer parte do universo de Sandman, não acho essencial conhecer ou ler Sandman antes, com cerca de 75 edições e 13 coletâneas, Sandman é uma obra muito vasta, é claro que ler Sandman é uma experiência infinitamente maravilhosa. 
Porém, vocês podem ler Morte, e irão compreender todas as histórias. E acredito que para quem quer conhecer um pouco do mundo dos perpétuos é indicado a leitura e depois, talvez também (tanto quanto eu fiz) se rendam aos braços de Sonho.


Espero que tenham gostado desta indicação e até a próxima!

8 comentários

  1. Oi Viv,
    Uau! Que edição linda!!!!
    A Panini se superou!
    E que enredo! Só mesmo Gaiman pra falar sobre a Morte dessa maneira, ou melhor, dar voz a Morte.

    ResponderExcluir
  2. Sabe quando você acaba de acordar e pega um post desses e sente que seu dia será perfeito?? Pois é!!!
    Eu sou maluca por Graphic's, ainda mais com esse tema, morte, afins..rs e Neil. Precisa nem falar da genialidade deste homem.
    Eu tinha visto e lido bem pouco sobre essa Graphic e estou correndo na aba aqui do lado para ver se não está custando um rim.
    Preciso dessa riqueza em mãos!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Acredita que ainda não li nada de Neil Gaiman?!
    Mas fiquei com bastante vontade de ler essa HQ. Essa dualidade entre vida e morte sempre rende um bom assunto. Fiquei curiosa sobre essa Morte que não tem apenas aquela aura pesada. Gostei do traço também.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá! Uau essa edição está linda mesmo e sem dúvida é mais um incentivo para finalmente me jogar na escrita do autor, que, aliás, tenho muita curiosidade em conhecer.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Nossa que chato isso da enchente !!
    A HQ tem traços bem bacanas .O autor trata aqui de várias questões além da morte.
    Ainda não li nenhum livro do autor mas nem sei se lerei.
    Os temas não me atraem tanto .mas para quem gosta do gênero deve ser um deleite ler as obras dele.

    ResponderExcluir
  6. eu não sei nem explicar o tanto que eu babei nesse livro! Eu amo HQ, amo capa dura (eu e 80% dos leitores KKKK), aaai que coisa mais linda! E a história é tudo ne? Eu ia amar ter na estante!

    ResponderExcluir
  7. Vivian!
    Não tem como não apreciar uma HQ tão linda e que mostra um tema importante, embora muitos não gostem de falar sobre a morte. É a única certeza que temos na vida e temos de aprender a lidar com ela, por isso, acho que livros como esse são importantes.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oii,
    Não leio muito HQs, mas essa fiquei vidrada!!!
    Lindíssima!
    Parece ter uma qualidade incrível tanto na edição física, quando numa boa história, com temas tão importantes a serem discutidos.
    Vai pra lista.
    Bjs

    ResponderExcluir