Garota, 11 - Amy Suiter Clarke

23 de outubro de 2021

Título: 
Garota, 11
Autor: Amy Suiter Clarke
Páginas: 304
Ano: 2021
Editora: Suma  
Gênero: Ficção, Suspense e Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Uma apresentadora de podcast obcecada por um crime não resolvido. Um serial-killer que volta a matar garotas, vinte anos depois de ter desaparecido. A caçada começa agora.

Elle Castillo é a apresentadora de um podcast popular sobre crimes reais. Depois de quatro temporadas de sucesso, ela decide encarar um caso pelo qual sempre foi obcecada ― o do Assassino da Contagem Regressiva, um serial-killer que aterrorizou a comunidade vinte anos atrás. Suas vítimas eram sempre meninas, cada qual um ano mais jovem que a anterior. Depois que ele levou sua última vítima, os assassinatos pararam abruptamente. Ninguém nunca soube o motivo.
Enquanto a mídia e a polícia concluíram há muito tempo que o assassino havia se suicidado, Elle nunca acreditou que ele estava morto. Ao seguir uma pista inesperada, no entanto, novas vítimas começam a aparecer. Agora, tudo indica que ele está de volta, e Elle está decidida a parar sua contagem regressiva.

“Além de impossível de largar, Garota, 11 é uma análise inteligente dos dilemas éticos envolvidos na narração de histórias de crimes reais, especialmente em podcasts.” ― The New York Times

“A narrativa cheia de nuances de Clarke é viciante.”― Publishers Weekly.

Este livro foi cedido pela Editora Suma de Letras, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 


Resenha: 

“A genética carrega a arma, a personalidade e a psicologia servem de mira e as experiências puxam o gatilho.”

Olá praticantes de Livroterapia!

Hoje a resenha é de um lançamento muito aguardado por aqui!

Garota, 11 é um lançamento da editora Suma, e o primeiro livro da autora Amy Suiter Clarke. Desde que a Suma, começou a divulgar o livro eu fiquei super curiosa para o ler. 

Afinal é um dos meus gêneros literários favoritos e prometia uma trama interessante e com algumas novidades. 

A edição da Suma, está uma verdadeira beleza, adorei a capa, o projeto gráfico e diagramação estão muito bonitos e confortáveis para a leitura.


Garota, 11 possui em sua narrativa a história de Elle Castilho, uma ex-assistente social, que se tornou uma podcaster (está correto esse termo?) cujo programa é focado em investigação de crimes não solucionados envolvendo crianças. O justiça Tardia. 

Confesso que eu não sou muito adepta de podcast ainda, escuto eventualmente mas somente de conhecidos ou de assuntos que surgem na minha timeline, mas é bem eventualmente então, esse artifício de narrativa foi diferente. Porque Amy, colocou os episódios do podcast na trama entre os capítulos e isso foi como está roendo as transcrições dos episódios que ela ia lançando durante a trama, e também foi onde ela entregou muitas das pistas da narrativa.

“… de vez em quando, acontece algo que abala um estado inteiro. Um acontecimento cujo impacto é sentido por todos, unindo as pessoas em luto e em um propósito em comum.”

Amy, está em sua quinta temporada com o programa e após 4 temporadas de sucesso, ela se encontrou pronta para investigar um caso muito impactante e que tem sido sua obsessão. Há vinte anos atrás um serial killers botou o terror em Minnesota, a cada ano ele sequestrava e matava 3 garotas, começando com uma jovem de vinte anos e a cada uma delas, a idade ia diminuindo.

“O jovem futuro de Lilian havia sido sufocado da mesma maneira que o das outras garotas - com veneno e vinte e uma açoitadas.”

Conhecido como o Assassino da Contagem Regressiva (ACR), ele parou sua sequência de assassinatos com a Garota 11, e Elle estava determinada mesmo após 20 anos, em descobrir algo que leve as autoridades a prenderem e levarem justiça as vítimas.


A trama é boa e temos um bom uso de narrativa, entre as ações em tempo real, temos os episódios do podcast e tudo isso serve para irmos conhecendo os personagens centrais da história, confesso que não sei se gostei ou não do estilo de narrativa com essas pausas e tudo o mais, porém, não atrapalhou ou incomodou, só achei diferente.

A trama apesar de ser empolgante após o início da segunda parte, eu não achei o suspense inovador ou instigante, para quem consome muito o gênero pode ficar claro muito rápido algumas coisas que a autora usou como reviravolta, é isso comigo tornou a leitura sem surpresas. Já ficou claro três pontos importantes antes mesmo do final da primeira parte ou início da segunda. Os clichês do gênero são bem utilizados, temos uma protagonista que passa por muita pressão para provar a si mesma e suas teorias, ao mesmo tempo que pistas parecem muito claras, também servem para levar a investigação a rumos que nos leitores sabemos que vai dar em nada, só criar a boa e velha tensão entre personagens só que considero quase padrão em certos livros de suspense: protagonista com zero cuidado com a própria segurança hahaha


Contudo gostei muito de algumas reflexões que a autora convida aos leitores a fazerem sobre a exposição de crimes reais nas mídias, e como isso pode impactar na romantização dos seriais killers ou incentivar a violência.

“O luto pode ser como uma dor crônica - tão pungente no começo, ele se torna parte de você até que não consegue mais se lembrar de como é a vida sem ele. Quando a dor é constante por anos, derramar lágrimas por ela parece exagero.”

Outro ponto que considero importante falar é que apesar da narrativa não ter me surpreendido, ainda assim, a leitura foi fluida, a narrativa teve todos os pontos bem amarrados e empolgante da metade até o final, e o início pode não te eme empolgado, mas foi bem escrito e serviu para basear bem a história.

Indico para quem curte suspense, goste de tramas bem amarradas, e quem gosta de podcast de crimes reais, pois a experiência fica bem interessante!

“Como em todos os casos, as vítimas se estendem muito além daquelas que foram mortas. Suas famílias, amigos e comunidades sofreram um mal irreparável.”

Pretendo continuar acompanhando a carreira da autora, já que esse primeiro livro mostrou que ela têm muito potencial.


Espero que tenham gostado da dica de hoje e até a próxima.

7 comentários

  1. Oi Viv,
    Recentemente li uma resenha sobre Garota 11 e a booktuber tinha a mesma opinião que você, o livro é bom, o assassino é diferente, a autora inova ao mesclar o podcast maaaasss... parece que falta algo....

    ResponderExcluir
  2. Eu estava super empolgada para ler esse livro, mas daí começaram a pipocar as resenhas e eu dei uma desanimada total. Pessoal não tem gostado muito, mas como minha mãe diz: eu não sou todo mundo, eu só tirei as expectativas,mas ainda pretendo e muito ler rs
    Até pelo padrão de qualidade da Editora que é de arrancar o chapéu e aplaudir de pé!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabril/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivian
    O livro traz um bom enredo .Mas acho que a maneira que a autora resolveu desenvolver a trama é que deixa o leitor sentindo que faltou algo para o livro ser ótimo.

    ResponderExcluir
  4. VIVIAN!
    Acredito que os autores andam inovando na forma de mostrar seus enredos. Algumas vezes dão certo, em outras ficam a desejar.
    Ainda assim, acredito que o gênero vale a pena e gosto de livros com serial killers.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Olá! Apesar das ressalvas e por se tratar de um gênero que eu não leio muito, mas tenho grande simpatia e curiosidade, posso afirmar que fiquei empolgada sim com a história, afinal temos um mistério a ser resolvido e fácil ou não, eu preciso de respostas (risos).

    ResponderExcluir
  6. Eu sou uma pessoa que ama esse gênero, mas que não lê muito livros dele. Acho que por isso eu nunca descubro nada, não vejo clichês na maioria dos livros que leio kkkkkkk acho que seria um ponto muito positivo pra ler esse livro ne?

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Não conhecia a autora, mas achei legal ter essa investigações com os podcast. Bem inovador.
    Fiquei curiosa para saber do seria killer e realmente há um tipo de glamour em cima desses monstros em alguns sites, fico boba em ver isso.
    Bjs

    ResponderExcluir