Sinopse: Grande clássico da literatura mundial retrata a mítica história do rei Artur a partir da perspectiva de mulheres mágicas e poderosas. Por séculos, as lendas arturianas povoaram o imaginário de leitores de todo o mundo. As Brumas de Avalon é considerado por muitos a versão literária definitiva do mito e muitas gerações de mulheres se deixaram arrebatar pela escrita envolvente de Marion Zimmer Bradley. Pelos olhos de mulheres complexas e poderosas como Morgana das Fadas, Viviane, a Senhora do Lago, Igraine, Morgause e Gwenhwyfar, os reinos de Camelot e de Avalon são revisitados neste clássico, repleto de magia, sensibilidade e intrigas. Uma releitura monumental das lendas arturianas...Ler As Brumas de Avalon é uma experiência profundamente tocante, e muitas vezes fantástica. Um resultado impressionante. - THE NEW YORK TIMES BOOK REVIEWO enredo elaborado com maestria e a escrita maravilhosa de As Brumas de Avalon jogam nova luz a antigos personagens, em especial Morgana das Fadas, Merlim, Lancelote e Gwenhwyfar. Um romance épico, com violência, ambição, lealdades dolorosas e feitiços assombrosos. - PUBLISHERS WEEKLY
Olá pessoal, hoje a resenha é de uma das minhas histórias favoritas! São de livros que marcaram minha vida como leitora e despertaram um eterno interesse na mitologia celta.
Estou falando da Quadrilogia de Fantasia As Brumas de Avalon da autora americana Marion Zimmer Bradley.
Em As Brumas de Avalon, Marion reconta a lenda do Rei Artur sob a perspectiva das mulheres da lenda: Morgana, das Fadas; Viviane, a Senhora do Lago, Igraine, Morgause, Gwenhwyfar.
Apesar de Merlim, Artur, Lancelot e outros cavaleiros da Távola Redonda, terem seu destaque merecido, o que torna As Brumas de Avalon, um dos livros de fantasia mais marcantes é ter dado as mulheres da lenda voz, tirando elas da mera posição de vilãs ou meros enfeites.
A minha edição atual (eu tenho mais de uma, é claro) é o Lançamento em volume único para colecionadores da Editora Planeta em seu selo editorial Planeta Minotauro, no original As Brumas de Avalon foi lançado em 1983, em um volume único também, com cada livro sendo um Tomo. Quando publicado em outros países que os Tomos foram lançados como livros:
📖 - A Senhora da Magia
📖 - A Grande Rainha
📖 - O Gamo-Rei
📖 - O Prisioneiro da Árvore.
Nos quatro livros somos levados a conhecer a lenda agora contada principalmente por Morgana, mas também por Gwenhwyfar, e como suas vidas são moldadas pelas expectativas tanto da sociedade como da religião da época. São as decisões delas que vamos acompanhar e ver como elas impactaram a vida dos homens lendários. Com trama que passa pela política, pelo embate religioso entre a ascensão dó cristianismo versus o Paganismo Celta, temos uma história riquíssima.
Por ter esse ponto de vista único, mesmo para aqueles que já leram vários livros da lenda Arturiana irão se surpreender com a riqueza da escrita de Marion e como ela recriou a lenda, trazendo a vida personagens complexas, cujas personalidades vão muito além, do que normalmente era visto nos livros de fantasia da época de lançamento original.
Vou falar brevemente sobre cada um dia livros:
O Tomo I - A Senhora da Magia
“Morgana fala…Em meu tempo, fui chamada de muitas coisas: irmã, amante, sacerdotisa, sábia, rainha. Na verdade, eu me tornei, sim, uma sábia, e pode chegar um tempo em que essas coisas devam ser conhecidas. Mas, sinceramente, acredito que serão os cristãos a contarem a última história. Cada vez mais o mundo das fadas se afasta do mundo sobre qual o Cristo estende seus domínios. Não tenho desavenças com o Cristo, apenas com seus padres, que chamam a Grande Deusa de demônio e negam que ela tenha um dia sido poderosa neste mundo…”
É dividido em dois arcos principais um com Igraine, uma jovem criada em Avalon e mandada para se casar com o Duque da Cornualha, tendo com ele a filha Morgana, porém, quando Avalon recebe uma profecia, eles exigem que ela se envolva com Uther Pendragon, o líder bretão para juntos serem os pais do garoto da profecia que protegeria Avalon do cristianismo. A segunda metade do livro é centrado em Morgana, filha de Gorlois e Igraine, que foi tirada da mãe pela Senhora do Lago Viviane, irmã mais velha de Igraine para ser educada em Avalon.
No Tomo II - A Grande Rainha
“- Vocês cristão gostam demais da palavra "impróprio", especialmente quando se trata de mulheres. Se música é uma coisa maligna, então ela também o é para os homens; mas, se é benéfica, as mulheres não deveriam fazer tudo o que fosse possível de coisas boas para compensar seu suposto pecado no início do mundo?"
Centrado em Gwenhwyfar e Morgana, a primeira uma princesa fanática e religiosa escolhida para ser esposa de Artur logo após sua coroação, e Morgana agir uma jovem adulta e preparada para ser a próxima senhora de Avalon, mas ambas têm suas vidas entrelaçadas, ambas se tornando amigas e depois inimigas por causa de suas diferenças pessoais. Gwenhwyfar Inveja a liberdade de Morgana e Morgana sofre por sua inimiga ter o amor de quem ela ama. (Bom tem muito mais, porém não falarei!)
No Tomo III - O Gamo-Rei
“- Apenas sangue real não faz um rei, mas sim a coragem, a sabedoria e a sagacidade. Eu lhe digo, Gwydion, que aquele que leva o dragão pode ser mais rei do que aquele que se senta em um trono, pois o trono pode ser conquistado pela força das armas, ou por astúcia, ou, como fez Lot, por ter nascido na cama certa e ter sido gerado pelo rei certo. Mas o Grande Dragão pode ser conquistado apenas pelos próprios esforços, não nesta vida apenas, mas nas que se passaram antes. E isto que ele conto aqui é um mistério."
O começo do declínio do poder de Avalon, com perdas e novos personagens sendo alçados a posições de poder, esse livro tem uma trama complexa, uma verdadeira jornada emotiva. Os personagens centrais dos livros precisam testar suas convicções, sua fé e principalmente enfrentar os desejos de seus corações.
No Tomo IV - O prisioneiro da Árvore.
“ Aqui, nestas terras imortais, tudo está em repouso, sem dor nem luta; aqui posso esquecer o amor e o sofrimento.”
Temos o início das grandes guerras e disputa entre os Cristãos e pagãos, com Gwenhwyfar, usando sua posição para manipular o marido e fazer ele quebrar promessas e elo com o povo de Avalon e todos os povos antigos bretões. Mais do que nunca existe dor, mágoa e traições neste livro. E algumas reviravoltas para os leitores. É um grande final para a lenda Arturiana.
Algo fascinante sobre os livros é como eles foram apenas o início de uma série basta da autora. O sucesso de As Brumas de Avalon, possibilitou que Marion pudesse se dedicar a escrita do que acabou se tornando O Ciclo de Avalon. Formado por livros que contam o passado até chegar a Obra Prima que é As Brumas.
📖 - A Queda da Atlântida📖 - Os Ancestrais de Avalon📖 - A Espada de Avalon📖 - Os Corvos de Avalon📖 - A Casa da Floresta📖 - A Senhora de Avalon📖 - A Sacerdotisa de Avalon📖 - As Brumas de Avalon
As Brumas de Avalon é um clássico atemporal, após muitas releituras ainda ganha meu coração todas as vezes que leio, são muitas emoções e foi a partir destes livros que eu me apaixonei pelas lendas Arturianas e por livros com protagonistas mulheres em fantasia.
Recomendo sempre a leitura deles e como podem ver essa edição de luxo é soberba, uma das mais lindas da minha estante.
Indico para quem gosta de livros com:
📖🖤 - Protagonistas Complexas, fortes e vibrantes;
📖🖤 - Lendas da Távola Redonda;
📖🖤 - Fantasias bem escritas e com história que atravessam décadas, mostrando um desenvolvimento pleno dos personagens;
Gostariam que eu trouxesse as resenhas do Ciclo de Avalon?
Espero que tenham gostado da indicação desse favorito é até a próxima
Oi Viv,
ResponderExcluirTenho essas edições brancas. Ainda não as li, mas pretendo em breve.
As expectativas aumentaram agora com essa resenha. Afinal, Rei Arthur e seu clã povoam nosso imaginário
Tô aqui para causar isso mesmo!
ExcluirLeia e espero que ame!!!
Ela ainda pergunta se queremos rs
ResponderExcluirEu quero, é claro!!!
Eu li os livrinhos soltos há tantos anos, mas tantos anos, que não me recordo praticamente nada e essa edição única é realmente um luxo só,mas a última vez que vi, estava custando um rim, um fígado e metade de um pulmão rs
Mas é um sonho sim, ter uma preciosidade dessas em mãos. É um obra atemporal e que fique em todas as gerações!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Oiee
ExcluirNossa Ângela
Eu estava desejando ela um bom tempo
Consegui uma promoção na Saraiva (loja física) que estava fechando!
Eu amo demais essa edição
Tá vindo aí as resenhas do ciclo!
Nunca li mas tenho muita vontade, pois além de ser um universo que curto, ainda é contado por mulheres.
ResponderExcluirEsse volume único é lindo. A vantagem dos volumes separados é a facilidade para carregar por aí e ler.
Eu nem sabia a ordem da leitura, obrigada pela dica.
Danielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Oi Danielle
ExcluirSim! O livro tá maravilhoso, mas não é fácil de carregar!
Os volumes em separado já são bem prática nesse ponto
Mas também temos o e-book dessa nova edição se não me falha a memória!
Ler na ordem eu acho que torna a experiência ainda mais rica!
Vivian!
ResponderExcluirQuero sim as resenhas de Ciclo de Avalon.
A série Brumas de Avalon foi uma das melhores no gênero que li na vida e como você, li antes dos outros livros.
Acho totalmente fascinante a versão da Marian para as lendas Arturianas.
cheirinhos
Rudy
Oi Rudy
ExcluirUau, não é mesmo incrível esses livros! Uma história bem escrita e riquíssima!
As resenhas do ciclo estão quase prontas!
Olá
ResponderExcluirUma série bem aclamada que até hoje não pensei em fazer á leitura. Mas vou ler as resenhas postadas aqui no blog para saber mais dessa trama táo elogiada.
Traz sim a resenha do Ciclo de Avalon.
BJS
🖤😘😘😘
ExcluirOlá! Primeiramente é claro que queremos resenhas do Ciclo de Avalon, aliás, preciso dizer que fiquei chocada com essa descoberta, li As Brumas de Avalon há bastante tempo e não fazia ideia de que tínhamos mais livros sobre esse mundo tão rico e é claro que já quero conferir. Essa edição está incrível e sem dúvida vale muito a pena uma releitura, pois a história é maravilhosa, minha personagem favorita é a Morgana.
ResponderExcluirOi Elizete
ExcluirMorgana é a minha favorita
Dona do meu coração!
Tá chegando as resenhas do Ciclo!
Meu deus, quantas páginas hein? Gosto de entender o livro desde as primeiras informações que você traz. aaah, mas sua edição é diferente, que legaal!!! Amei conhecer mais sobre, você fala com tanto carinho. Quero as resenha, sim :)
ResponderExcluirOi Bruna 🖤
ExcluirLogo vem as resenhas!
Oi,
ResponderExcluirLi o primeiro há alguns anos, mas não curti tanto e parei kkkk
O filme gostei. Mas se me lembro bem ele é baseado apenas no primeiro livro.
Os livros sobre o rei Arthur são sempre bem escritos, mas é uma história que não me chama atenção mesmo.
Bjs
Oiee
ExcluirNa verdade o filme usa os 4 livros mas só 10% de cada um!
Eu já amo mitologia da época de Artur por isso gosto tanto!
Oi eu tenho o volume único e estou em dúvida se eu compro ou não os outros livros, eles são sequencia independente ou eu preciso ler eles para entender completamente o vol. único?
ResponderExcluirOiee
ExcluirVocê pode ler somente o livro único, não existe a necessidade de lê os livros do ciclo
Porém, quando você lê na
Ordem cronológica, você tem mais detalhes e percepções mais profundas dos personagens e acontecimentos
Mas todos os livros da Marion do ciclo da para ler sozinho
Somente mesmo As Brumas de Avalon que você precisa ler na ordem ou pro livro volume único!
Amo as Brumas de Avalon ! Queria q tivesse um filme a altura dos livros! Meus personagens preferidos é Artur e Morgana! Detesto a rainha acho uma falsa cristã que tem um amante! E quer ser tão certinha....
ResponderExcluir