O Filho - Jo Nesbo

26 de setembro de 2021

Título:
 O Filho 
Autor: Jo Nesbo 
Páginas: 462
Ano: 2019
Editora: Record
Gênero: Thriller, Suspense
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Criminosos. Corruptos. Assassinos. Sonny Lofthus não pretende deixar nenhum deles sair impune.Desde que o pai foi encontrado morto com uma carta de suicídio na qual admitia ser um policial corrupto, Sonny prefere viver anestesiado pela droga. Por isso, aceitou cumprir pena por crimes que não cometeu ― e, em troca, nunca lhe falta heroína. Ele se vê no centro de um esquema perigoso: agentes penitenciários, policiais, advogados e até um capelão desesperado ― todos se empenham em mantê-lo drogado na prisão. Quando descobre a chocante verdade por trás da morte do pai, no entanto, é como se a revolta de Sonny o despertasse para a vida. O garoto planeja uma engenhosa fuga da prisão ― onde passou os últimos doze anos ―, além de uma grande vingança. Agora Sonny é perseguido não só pelas forças da lei como também por criminosos poderosos. Mas ele não é apenas a presa desse núcleo de corrupção: é também o caçador. E ele é movido por um único objetivo: fazer justiça com as próprias mãos. Custe o que custar.

Resenha:

Esperava inovação, recebi thriller convencional (mas bem escrito). 

Jo Nesbo é conhecido por sua série de livros do protagonista Harry Hole, mas o autor também escreve alguns stand alones de vez em quando, o que é o caso de O Filho, sobre o qual vamos conversar hoje. Me sigam! 

Na trama, conhecemos Sonny Lofthus, um detento viciado em heroína que perdeu as perspectivas de viver após a morte de seu pai, que era policial e cometeu suicídio após admitir que fazia parte de uma extensa teia de corrupção dentro da penitenciária Staten.  

Completamente alheio a tudo e todos, Sonny passou a assumir a culpa por crimes de outras pessoas, e assim ocorreu por vários anos, nos quais vários participantes do esquema de corrupção usavam o jovem para permitir que os reais autores dos crimes não fossem penalizados e rastreados pela polícia.

Mas o mundo de Sonny vira de ponta cabeça quando ele descobre que o suicídio de seu pai foi uma grande armação. Sedento por vingança, ele começa a planejar uma fuga da prisão e em seguida botar em prática sua vingança, vingança esta que vai colocar toda a polícia de Oslo e o crime organizado da cidade no seu caminho. 


Eu já tinha conferido uma obra de Nesbo, e as impressões foram bem positivas. Após me deparar com a sinopse de O Filho, fiquei bastante animado para ler a obra, que aparentava fugir um pouco dos clichês envolvendo o gênero. Entretanto, o que encontrei nessas páginas não soou nem um pouco original, embora os elementos que configuram um bom thriller estejam presentes e sejam bem trabalhados.

“- E como...como você sabe que alguém ama você?

Nas primeiras páginas, há uma dificuldade para associar os personagens e todos os pontos de vista. Ao contrário do que eu pensava, não temos um ponto de vista do protagonista, mas sim de todos os demais personagens que observam suas ações e crimes, como Simon, o detetive encarregado de seguir os traços do criminoso foragido. 

Mas após me familiarizar com essa dinâmica, me vi totalmente entretido pela trama. Jo Nesbo faz uma excelente construção dos personagens, tanto de Sonny quanto dos demais, o que permite que o leitor entenda as motivações e a frustração do protagonista, que foi enganado e utilizado como bode expiatório constante dentro da cadeia. 

  - A gente sabe. É a soma de todas as pequenas coisas cuja essência você não consegue identificar.” 

Sobre a ambientação: quero morar na Noruega. Cenários bem descritos são fundamentais quando se trata de livro policial, e como um nativo da cidade de Oslo o autor não decepciona ao nos transportar para a gélida metrópole. Confesso que foi necessário acessar o Google várias vezes para entender a qual monumento Nesbo se referia, mas esses detalhes elevaram a qualidade da leitura. 

“Era isso que achava difícil de entender. Que pessoas que estiveram por perto, que foram o alicerce de sua vida, simplesmente evaporavam e nunca mais eram vistas.”

A parte investigativa domina grande parte do livro, e embora seja interessante acompanhar o raciocínio rápido de Simon em desvendar os crimes e associá-los a Sonny, senti falta de acompanhar DIRETAMENTE as maquinações do protagonista, o que não acontece. Não o vemos elaborar os planos de vingança, eles só acontecem e em seguida surge alguém morto para a polícia encontrar. 

Há espaço, ainda, para um mistério que apenas é revelado no final do livro. A história segue rumos interessantes quando vemos que Sonny estava trabalhando em duas vinganças paralelas, sendo que só percebemos isso quando as revelações vêm à tona, provocando o devido choque no leitor. 

“- Dizem que é um terrorista moderno. Que declarou guerra contra o crime organizado e o capitalismo. Que ataca os podres da sociedade.” 

Por tudo isso, O Filho pode não impressionar pela história estruturalmente semelhante a qualquer romance policial disponível atualmente no mercado editorial, mas convence com sua trama linear que consegue nos deixar entusiasmados até o clímax final, este definitivamente impactante. 

Até mais!

11 comentários

  1. Que trama!
    Achei a premissa original e muito interessante. O desenrolar e a descrição dos cenários colaboraram para que a trama se tornasse bem instigante

    ResponderExcluir
  2. Pena que não te surpreendeu, é ruim quando imaginamos uma coisa e o livro acaba não sendo bem assim.
    Fiquei interessada por descobrir os mistérios por trás da morte do pai de Sonny.
    Acredito que a falta da explicação dos planos de vingança dele realmente façam falta.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Alison
    Falou em Noruega em lembro de uma das minhas bandas musicais preferidas que é o A HÁ.
    Não conhecia esse livro do autor .dele tenho Boneco de pano .
    Que pena que o começo é um pouco confuso .pelo que entendi temos que prestar bem atenção para situarmos na trama .fiquei curiosa para saber o que acontece com o pai do Simon.que sujeito hein .tramar a própria morte..quando tiver oportunidade quero ler sim
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida entendi sobre a morte do pai do Simon .li de novo a resenha e entendi que o pai do Simon morreu mas não foi suicídio. Que confusão eu fiz rsrs.

      Excluir
  4. Nesbo é uma caixinha de surpresas. Fato!
    Eu não li muitos livros dele, mas os que li, foram bem bacanas, mesmo sim, sendo um pouco mais do mesmo,principalmente para quem lê muitos do gênero.
    Mas ele é ótimo, isso não dá para negar.
    Este não é um dos seus melhores trabalhos, mas sim, a Noruega deve ser maravilhosa rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Não esperava essa sinopse, que coisa mais surreal! Mas também muito interessante ne? Não leio tanto livro policial como gostaria, porque eu adoro esse gênero. Percebi que mesmo n]ao sendo tão inovador, ele é muito bom, o que é um ponto muito positivo ne? Não vou negar que fiquei interessada!

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Não conhecia esse livro ainda, mas já conheço o autor. Achei a história do livro até interessante, mas realmente não parece tão original.
    Eu gosto de histórias com vingança, mas acho que eu gostaria mais de acompanhar os planos dele.
    O cenário eu não conheço nada, não lembro de nenhum livro que li que se passa lá, e fiquei curiosa para conhecer.
    No geral o livro parece bom, e até interessante, mas não fiquei com tanta vontade de ler.

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  7. Alison!
    Gosto quando a ambientação nos transporta para dentro do enredo.
    Mesmo não sendo nada excepcional, um thriller policial bem escrito, é sempre uma boa pedida de leitura, ainda mais de Jo Nesbo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Olá! Ainda não li nada do autor, mas confesso que essa sinopse me deixou bem intrigada e empolgada e apesar das ressalvas, acho que será uma leitura bem interessante, ainda mais para uma primeira impressão, vale a pena arriscar.

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Tinha muita vontade de ler algum livro desse autor, porque via muita gente falando bem dela.
    Que pena que esse livro parece que não teve nada de novo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    não tô lendo quase nada do gênero, mas quero muito ler algo do autor.
    Esse parece um pouco mais do mesmo.
    Bom sim pra ler pra relaxar, se distrair, sem esperar uma trama espetacular.
    bjs

    ResponderExcluir