🎂👑 - Especial EPL - Stephen King, Os 10 Favoritos da Vivis - 🎂

21 de setembro de 2021



Especial EPL - Stephen King!

Olá praticantes de Livroterapia! 

Hoje é um dia especial! Principalmente aos Kingmaníacos!
Parabéns Stephen King, pelo dia de seu nome: Rei e lenda da literatura mundial! 
É por seu o dia do King, não podia faltar aqui um especial para comemorarmos juntos não é?


Ano passado eu escrevi sobre Stephen e um pouco sobre sua vida pessoal e bibliografia. 

Para lerem, basta clicar na imagem abaixo:


Hoje eu vou indicar Os dez melhores Kings (em minha humilde opinião!)

Livros que acho que todo fã de literatura deveria dar uma chance e se deixar levar pela escrita do mestre.

Por motivos de não ser MUITO tendenciosa não vou colocar em ordem de preferência, ou coloquei e isso ficará para sempre em segredo 🤫😆

 Zona Morta 

Publicado em 1979, é o 7º romance do autor. Este livro é sem dúvida um dos grandes trabalhos do King, John é um cara normal, até que um acidente e anos de coma o tornam extraordinário, e como King sempre gosta de falar:
“Eu me interesso por pessoas boas em situações ruins, pessoas comuns em situações extraordinárias."
Já se imaginaram com um dom tão poderosos como o de John? E como seria as nossas vidas? Um livro que nos leva a reflexões enquanto nos conta uma história que te fisga por completo!
Sinopse: Depois de quatro anos e meio, John Smith acorda de um coma causado por um acidente de carro. Junto com a consciência, o que John traz do limbo onde esteve são poderes inexplicáveis. O passado, o presente, o futuro – nada está fora de alcance. O resto do mundo parece considerar seus poderes um dom, mas John está cada vez mais convencido de que é uma maldição. Basta um toque, e ele vê mais sobre as pessoas do que jamais desejou. Ele não pediu por isso e, no entanto, não pode se livrar das visões. Então o que fazer quando, ao apertar a mão de um político em início de carreira, John prevê o que parece ser o fim do mundo?
Já temos resenha deste livro aqui, basta clicar na imagem pra conhecer a opinião de um dos nossos resenhistas:


Love, A História de Lisey 

Acho que não é uma surpresa para ninguém ver Love, nessa lista! Lembra da minha resenha emocionada?

Lisey, é a protagonista e sua história é uma história de amor, de luto, de encontrar forças para seguir em frente e um novo significado para uma vida após uma tragédia. Com um livro onde King, nos fala sobre o amor, em suas várias faces, sobre o luto, sobres os segredos que vivem em nossos corações e mente e é claro, sobre o que tememos dentro de nós mesmos e nesse mundo, tudo isso torna Love, um livro complexo é muito bonito, uma hora seu coração está cheio de amor e no outro precisa lidar com alguns temores… Um livro que me tocou muito nesse semestre.

Sinopse: Uma história de amor, de um casamento, de uma esposa dedicada e de um escritor bem-sucedido. Uma história de violência, de trauma e de loucura ― e sobre os segredos que permanecem após a morte. A história de Lisey está só começando.
Dois anos após a morte do marido, Lisey Landon decide que é hora de colocar os papéis dele em ordem. Afinal, Scott Landon era um escritor de sucesso, e há diversas partes interessadas em qualquer trabalho inédito deixado por ele, embora ela esteja determinada a recusar qualquer oferta.
Casados por vinte e cinco anos, os dois compartilhavam de uma intimidade profunda e muitas vezes assustadora. Logo no início do relacionamento, Lisey descobriu de onde Scott tirava suas ideias ― um lugar capaz de curá-lo ou devorá-lo, chamado Boo’ya Moon.
Quando é contatada por Zack McCool, um homem desagradável que diz que ela deve entregar os manuscritos ou sofrer as consequências, chega a vez de Lisey encarar os demônios que assombravam Scott ― e que agora podem ajudar a protegê-la. Assim, o esforço de uma viúva para organizar o escritório de seu célebre marido se transforma em uma jornada quase fatal ao mundo sombrio que ele habitava.
Um dos livros mais poderosos e íntimos de Stephen King, Love: A História de Lisey fala sobre a fonte da criatividade, as tentações da loucura e a linguagem secreta do amor.
E já temos resenha dele aqui, para ler e saber um pouco mais da minha experiência de leitura, basta clicar na imagem abaixo:


A Torre Negra

Aqui vou usar da licença poética nessa lista. Porque temos 07 livros (+ 1 correndo por fora!) que compõe a saga de fantasia de Roland, o Pistoleiro. E alguns dos livros dela história são incríveis, e os demais que não chegam ao meu: FAVORITOS DA VIDA! Ainda assim, são ótimos!

E por serem parte de um todo, fica difícil falar de um, sem falar da totalidade da obra de King.


A Torre negra é uma série de Alta Fantasia, que mescla em seus subgêneros: Ficção Científica, Terror, Faroeste e Drama.

Considerada a Grande Obra, de King, levou trinta e três anos para ser concluída (1970 a 2003), e foi escrita por dois autores diferentes segundo King, afinal, os últimos três livros, ele escreveu após o grave acidente que quase o levou a morte e após ele se tornar sóbrio.

Os livros acompanham o último descendente dos Pistoleiros: Roland Deschain em sua jornada épica até a Torre Negra, e todos os sacrifícios que ele e seus companheiros precisam fazer. Por se tratar de uma obra vasta, não tem como falar muito sem dar spoilers, mas se quiserem posso trazer a resenha da série aos poucos aqui, seria bom os reler após tantos anos!

Livros Notáveis: A escolha dos Três, Os lobos de Callas, Mago e Vidro, A torre Negra.


(Esse Box é meu sonho!!!)

E por estarmos falando de King, a série A Torre Negra tem ainda uma importância para muitos outros livros dele. 

Vejam as Ligações com outros livros do Kingverso: 

👑 - It, a Coisa 
👑 - Carrie, a estranha 
👑 - A dança da morte 
👑 - O talismã 
👑 - A hora do vampiro 
👑 - Saco de Osso 
👑 - A casa Negra 
👑 - Insônia 
👑 - Rose Madder 
👑 - Buick 8 
👑 - Christine 
👑 - O iluminado 
👑 - Celular 
👑 - O cemitério 
👑 - Cujo 
👑 - Sob a redoma 
👑 - Os Olhos do Dragão
👑 - Depois 

Quatro Estações 

Este livro reúne quatro contos de King, e é um que eu sempre gosto de indicar. Para quem gostaria de conhecer a escrita do autor, porém, em uma amostra mais compacta, os contos sempre são uma boa pedida.

Quatro Estações é do ano de 1982, considero uma das melhores obras dele, com 4 contos que reúnem o melhor do autor, em leituras fluidas e interessantes. Aqui não temos, o gênero terror pelo qual já sempre esperamos ao ver no nome Stephen King na capa, mas compensa com dramas e suspenses de alta qualidade. 


É deste livro que temos o material base de três filmes clássicos do King: Um Sonho de Liberdade, O Aprendiz e Conta Comigo (Um dos meus filmes favoritos da vida!).

À Espera de um Milagre.

Aqui está um livro que sempre me deixa em lágrimas. (O filme também por sinal! Choro mais que jogador de futebol ao perder o pênalti que daria a copa do mundo ao seu país!

À Espera de um Milagre, foi primeiro publicado em 6 volumes com o nome: O Corredor da Morte, para somente em 1996, foi reunido em um único volume com o nome ao qual ficou famoso. 


É um livro maravilhoso do mestre King. 

Conhecemos a história através de um senhor idoso, Paul Edgecombe, que narra a história da época em que era guarda da Penitenciária Cold Montain, onde apesar de ter passado momentos terríveis, conheceu um prisioneiro que lhe mostrou como o mundo ainda escondia segredos notáveis é que pessoas boas existem…
Sinopse: “- Fiquei imaginando como seria caminhar aqueles últimos quarenta metros até a cadeira elétrica, sabendo que iria morrer ali. Aliás, como seria ser o homem que teria que afivelar o condenado na cadeira, ou ligar a chave de força. O que um trabalho como esse retiraria de alguém? Ou, mais horripilante ainda, o que poderia lhe acrescentar?" (Stephen King)
Uma trama de mistério e terror, ambientada nos anos 30, em plena Depressão americana, num cenário de desespero e sufoco: a Penitenciária de Cold Mountain. Stephen King foi buscar no lado mais sombrio de sua imaginação a história assombrosa de John Coffey, condenado à morte, e seu encontro fatal com o carcereiro Paul Edgecombe.
Muitos criminosos o guarda Edgecombe conduziu à morte – exatamente 78 homens. Mas John Coffey, acusado de ter assassinado brutalmente duas meninas, era diferente. Havia algo em Coffey que não combinava com a imagem de demônio, algo que fazia Edgecombe suspeitar que talvez fosse outra a história. O grande mestre do terror vai conduzindo o leitor, junto com seus personagens, pelo longo e tenebroso corredor da morte. Uma viagem aterradora, que só poderia ter resultado da mente perturbadora e excepcional de Stephen King.

Uma obra excepcional e que merece ser lida! Só deixem uns lencinhos por perto!

Misery: Louca Obsessão

Querem um terror que os façam ficar inquietos, desconfiando de todo mundo (principalmente dos estranhos e bons samaritanos)? Pois leiam Misery! Eu acredito que esse é um dos terrores psicológicos, mais bem escritos! 

Sério, olhem que podem esperar: um escritor famoso, se vê preso em uma casa após um grave acidente em uma nevasca, salvo por uma enfermeira, que coincidentemente é sua fã número 1 (🤨) e que não somente o salva mas o leva para sua casa para continuar cuidando dele. É claro, que ela não é qualquer pessoa, e não está totalmente feliz com o final de um livro dele! (Será que o livro é fruto de um pesadelo do próprio Stephen?) 


Eu amo este livro e não me canso de indicar ele.

Sinopse: Paul Sheldon descobriu três coisas quase simultaneamente, uns dez dias após emergir da nuvem escura. A primeira foi que Annie Wilkes tinha bastante analgésico. A segunda, que ela era viciada em analgésicos. A terceira foi que Annie Wilkes era perigosamente louca. Paul Sheldon é um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho.
A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro com a personagem Misery desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico. Profundamente abalada, Annie o isola em um quarto e inicia uma série de torturas e ameaças, que só chegará ao fim quando ele reescrever a narrativa com o final que ela considera apropriado. Ferido e debilitado, Paul Sheldon terá que usar toda a criatividade para salvar a própria vida e, talvez, escapar deste pesadelo.
A Karla já leu e compartilhou a experiência dela desta história. Para lerem basta clicar na imagem abaixo:


O Iluminado 

Quem nunca ouviu falar desse clássico? Um dos melhores livros de terror, eu mesma o li em várias e distintas épocas da minha vida e mesmo sendo releitura sempre sou surpreendida de como a história pode nos deixar temerosos e ciente do mal que espreita ao nosso redor. 

“As lágrimas que curam são também lágrimas que escaldam e castigam”
O Iluminado, parte da premissa básica: A luta de seres absurdamente normais contra o sobrenatural! E toda a carga dramática que a história da família Torrance nos entrega.

Sinopse: Um clássico de Stephen King. Edição especial, com tradução revisada e prólogo e epílogo inéditos. 
“O lugar perfeito para recomeçar”, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita.
Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto... e mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais.
Possuir o menino, no entanto, se mostra mais difícil do que esperado. Então os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai... Um dos livros mais assustadores de todos os tempos, O iluminado é um clássico de Stephen King. Edição especial com tradução revisada e prólogo e epílogo inéditos.
Eu falei recentemente deste livro aqui, e para conhecerem um pouco mais da minha experiência de leitura, basta clicar na imagem abaixo:


It: A Coisa 

Um livro sobre amizade e luta contra o mal!

It: A Coisa, foi publicado em 1986, já foi adaptada em diversas mídias, afinal, nada como um grupo de crianças que se unem, formando laços de amizade em uma cidade amaldiçoada! Os grupos dos Losers, é formando por: Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly, e durante um verão suas vidas vão mudar totalmente, enquanto aprendem o que amor e amizade significam em suas vidas, eles precisam enfrentar um inimigo que durante séculos tem tirado vidas inocentes e tornando Derry, a cidade deles um epicentro do Medo!


Eu amo uma história com amigos contra o mal! E aqui temos isso, e temos o terror sendo escrito na maior qualidade!

Temos atualmente uma adaptação muito boa para o cinema, com atores incríveis! Mas além dela, tem uma minissérie exótica que gosto bastante.

Sinopse: Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em 'It - A Coisa', clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.
Sempre estarei aqui para enaltecer a jornada dos Losers!

A Dança da Morte.

Este calhamaço escrito em 1978, não poderia estar sendo mais real em alguns pontos!

Quando li mais de 20 anos atrás, eu pensei que distopia mais incrível, que bom que isso nunca poderia acontecer… já não penso assim!

Um erro humano liberou a devastação de 90% da população mundial, os sobreviventes se veem agora em um mundo em colapso. Se aproveitando disso, uma força maléfica ganha forças e para se contrapor a ela, existe também uma força do bem agindo. Ambos os extremos reúnem para si um exército e um embate entre eles vai ser o responsável pela salvação do que resta da humanidade ou a condenação final. 

É um calhamaço, é! Vale a pena ler! Com certeza! Temos aqui um dos vilões mais emblemáticos do King (que aparece em outras obras do Kingverso), e os personagens são amálgamas de milhões de pessoas, os cenários descritos com riquezas de detalhes nos transportam para esse mundo onde nada é certo e que cada um precisa escolher o limite para suas ações.

Um livro incrível!

Sinopse: Poucos livros merecem ser chamados de fenômeno editorial, mas A Dança da Morte sem dúvida é um deles. Aclamado pela pela crítica e pelo público, o romance é considerado uma das melhores obras de Stephen King.
Após um erro de computador no Departamento de Defesa, um milhão de contatos casuais formam uma cadeia de morte: é assim que o mundo acaba. O que surge é um árido lugar, privado de suas instituições e esvaziado de 99% de sua população. Um lugar onde sobreviventes em pânico escolhem seus lados - ou são escolhidos por eles. Onde os bons se apoiam nos ombros frágeis de Mãe Abgail, com seus 108 anos de idade, e os piores pesadelos do mal estão incorporados em um indivíduo de poderes indizíveis: Randall Flagg, o homem escuro.
Valendo-se da imaginação sem limites que caracteriza sua obra, King criou uma história épica sobre o fim da civilização e a eterna batalha entre o bem e o mal. Com sua complexidade moral, seu ritmo eletrizante e suas incríveis profundidade e variedade de personagens, A Dança da Morte merece um lugar entre os clássicos da literatura popular contemporânea.
Ele possui uma adaptação recente em série, apesar de estar muito longe de merecer a alcunha de uma adaptação perfeita do livro!

Ficaram curiosos? 

Só clicar na imagem para saber um pouco mais dessa série:


Sobre a Escrita 

E o último livro da minha lista do King não é um romance ficcional e sim Sobre a Escrita, um livro de não ficção onde o mestre nos brinda com uma conversa enriquecedora. 

Primeiro ele fala sobre a vida dele, uma autobiografia, onde não esconde as partes tristes, sombrias e as alegrias que viveu. 

Este livro me aproximou do autor de uma forma incrível, após ler, toda vez que estou lendo algo dele, é como ler um livro de um amigo. 

Sem contar, que muitos dos seus livros acabaram ganhando uma nova visão sobre as luzes que ele lançou ao falar de sua vida, dos temores e sonhos.

E se tudo isso não fosse o bastante, ele ainda nos fala sobre Escrita.

King, é adepto do trabalho duro, ele não acredita que está no grupo seleto de autores geniais (mas ele está!!!) e fala sobre seus métodos de escrita, dá conselhos e divide exercícios de escrita com os leitores, incentivando a todos que tem o sonhos de serem escritores, a trabalhar duro, com profissionalismo e dedicação! 

Coisa que ele mesmo faz e não à toa tem mais de um livro por ano sendo lançado!

Um livro que indico agora conhecerem o homem por trás do mito e para conhecerem sobre um dos melhores métodos de escrita vindo de um autor que é um exemplo de superação e criatividade.

Sinopse: Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempose vencedor dos prêmios BRAM STOKER e LOCUS na categoria Melhor Não Ficção, Sobre a escrita — A arte em memórias é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada.

A Maíra, leu esse livro e dividiu sua opinião conosco aqui, para ler, basta clicar na imagem abaixo:


Aqui encerro essa minha humilde lista de livros incríveis e convido a todos a conhecerem um pouco mais desse autor que além de favorito é soberbo!

Até a próxima e aproveitem muito o King Day!

Ps: Eliane! Esse post foi inspirado no seu pedido, no comentário da resenha de Love!! Eu espero que goste desses exemplos de livrinhos amados do King!

11 comentários

  1. Aí Vivian que legal esse post
    Ficou excelente .confesso que leve o um susto ao ver meu nome no fim da postagem
    Sempre escrevo que terror não é um gênero que curto mas sei que Stephen King tem livros que um dia lerei como A espera de uma promessa e outros que já li que não são horripantes rsrs.
    Obrigado por trazer um pouco mais desse táo elogiado e amado autor. Sei que ele é reconhecido por ter um grande talento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Em tempo :
    Amei suas indicações e esse box A Torre Negra lindíssimo!!!!

    ResponderExcluir
  3. haha Eu ri do comentário de Eliane dizendo que levou um susto ao ver o nome dela. Mas que legal que ela propôs isso.
    Olha, eu não saberia dizer qual o meu favorito porque eu simplesmente nunca li nada desse autor. Te confesso que até tenho vergonha de falar isso.
    É um gênero que eu não tenho muito costume de ler, sabe? mas sempre falo aqui que adoraria começar com ele, já que comentários positivos é o que não faltam.

    ResponderExcluir
  4. Happy birthday Mr King!!!
    Irei Misery, que por sinal ganhei aqui no blog no top comentarista, mês que vem e as expectativas estão lá em cima

    ResponderExcluir
  5. Vida longa do Mestre!!!Eu sou apaixonada pelo trabalho do King, por ele trazer a maldade humana, não o lado do terror, que na minha humilde opinião nem existe assim, como todo mundo pinta, mas sim, o ser humano, cruel como muitos são e pronto.
    Isso assusta? Sim..mas aquece!!
    Eu não tenho muitos livros do autor, mas sei que sonho com isso. A Torre Negra é um misto de sensações. Muita gente recomenda, outros nem tanto rs
    Eu sei que de louco e louco, King é King!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  6. Eu queria ler Stephen King para formar minha opinião, pra confirmar que ele é isso tudo que todos falam. Acredito que sim, pois ninguém tem tantos fãs a toa.
    Mas tenho receio de ler e não gostar, não porque ele não escreve bem ou porque a história é ruim, mas sim porque não gosto deste gênero.
    Por enquanto contentarei-me em ler apenas as resenhas, que são mais suaves que os livros completos.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eita que até tem uns livros citados aqui que já estão na minha lista, fiquei surpresa com A Torre Negra e suas ligações com os outros trabalhos do autor. O cara simplesmente manda muito bem no que faz, sorte nossa né! Quero muito ler A espera de um milagre, pois o filme é simplesmente maravilhoso e também me faz chorar litros e litros.

    ResponderExcluir
  8. Vivian!
    O universo de King é tão amplo e diversificado que ficamos estupefatos em como a criatura cria outras criaturas tão diferentes e em vários universos.
    Sou suspeita também, porque amo King.
    O melhor livro para mim é À Espera de um Milagre, sempre toca meu coração; o que não quer dizer que não ame outros também.
    Valeu pela sua lista.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Hoje eu estou lendo tão pouco os livros do Stephen King, que estou até por fora dos livros dele haha
    Desses livros eu só li O Iluminado, e é um livro que eu também amei demais. Adorei o post, e já anotei várias dicas aqui, que preciso ler logo!

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Amei a ideia da Eliane! Muito legal mesmo.
    Não li nenhum desses livros, mas já adicionei alguns na minha lista pra depois

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Ainda não li nenhum desses, mas quero vários deles, obrigada pela dica!
    Do King só li A hora do lobisomem e O iluminado e gostei bastante.
    Ele é muito criativo e escreve demais!!
    Bjs

    ResponderExcluir