Desaparecidos em Luz da Lua - A Passa-Espelhos, 02 - Christelle Dabos

18 de setembro de 2021

Título: 
Desaparecidos em Luz da Lua 
Autor: Christelle Dabos 
Páginas: 480
Ano: 2019
Editora: Morro Branco
Gênero: Fantasia, Ficção
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Quando Ophélie é promovida a vice-contista, ela se vê inesperadamente jogada aos holofotes e escrutínio da corte. Seu dom, a habilidade de ler a história secreta dos objetos, é descoberto por todos, e não há maior ameaça aos nefastos habitantes de seu novo lar gélido do que isso.
Sob os arcos dourados da capital do Polo, ela descobre que a única pessoa em que talvez possa confiar é Thorn, seu enigmático e frio noivo. À medida que influentes pessoas da corte começam a desaparecer, Ophélie se encontra novamente envolvida em uma investigação que a levará além das muitas ilusões do Polo e a uma temível verdade.



Resenha:

“No princípio, éramos um. Mas […] não nos achava suficientes para satisfazê-lo, então Ele começou a boa dividir…”


Olá praticantes de Livroterapia! Hoje a resenha é de um livro que me surpreendeu!

Desaparecidos em Luz da Lua, é o segundo livro da quadrilogia de fantasia A passa-espelhos da autora francesa Christelle Dabos, no Brasil os livros são publicado pela Morro Branco que realizou um belíssimo trabalho de projeto gráfico para o livro que é além de lindo, tem diagramação confortável para leitura, páginas amareladas e mapas! (Já sabem que eu amo livros com mapas!)

O primeiro livro foi Os Noivos do Inverno, que eu já trouxe aqui resenha, caso desejem conhecer um pouca mais da minha experiência de leitura dele, basta clicar na imagem abaixo:


Esta resenha pode conter spoilers leves do primeiro livro.

Eu disse que me surpreendi com o livro e não estou brincando é verdade, eu adorei o primeiro livro e estava com altas expectativas, bom… Dabos simplesmente elevou muito as expectativas agora para o terceiro livro! Eu senti que esse livro foi muito melhor que o primeiro, mais dinâmico, mais intrigas, mais de tudo o que eu já tinha gostado, e ela consegui expandirá ainda mais o mundo que ela criou, com algumas reviravoltas que me deixaram muito feliz!


Mas vamos começar pelo começo, eu tenho que colocar uma nota aqui de pura alegria.

O livro começa com um breve resumo da história de Os Noivos de Inverno, afinal, nem todos podem ter a memória perfeita do Thorn!

Desaparecidos em Luz da Lua, tem sua narrativa se passando pouquíssimo temos do final do primeiro livro, o que nos leva ao fato de que Ophélie ainda está imersa em emoções e lidando com o que houve no primeiro livro.

“Se Ophélie tinha aprendido alguma coisa na vida, era que os erros eram indispensáveis para construir.”

E vou fazer um micro resumo do resumo…


A passa-espelhos é uma série de fantasia, onde a autora criou um mundo riquíssimos, com uma mitologia complexa, uma sociedade imersa em segredos, tramas políticas e personagens que a cada livro estão evoluindo ainda mais. 

Em algum ponto do passado houve um Rasgo, e o mundo se partiu, dos destroços do mundo se ergueram Arcas, onde cada espírito familiar passou a morar, com sua descendência. As arcas possuem relações complexas entre si, como comércio, mas cada povo tem suas características fantásticas, e seus espíritos familiares, são como deuses.

“Ophélie não soube o que dizer. Era sempre assim com ela: quanto mais cheio estava seu coração, mais vazia ficava sua cabeça.” 
Ophélie, é uma animista, viveu sua vida inteira em sua arca natal Anima, como toda animista ela pode animar objetos, causando impacto com suas emoções ao seu redor, mas ela ainda mais, possui o poder de ler os objetos e de atravessar espelhos.

É por causa de um desses dons, que sua vida muda, ela é entregue em casamento para Thorn, o intendente da Arca Poló, e este casamento é tudo o que ela nunca quis, mas mesmo assim parte para a arca do noivo.


Lá, além de conhecer sua futura família, ela acaba por descobrir que esse casamento a colocou em uma situação muito perigosa e a jogou no meio das intrigas políticas dos nobres do Polo. Ela literalmente precisa aprender a lutar por si mesma.

É lidando com tudo isso que começa a trama do segundo livro. Ophélie, está magoada com Thorn, e seu relacionamento em si está estremecido, contudo isso não afeta que seu casamento se aproxima.

Ao conhecer o espírito família da arca: Farouk, ela recebe um título e emprego, que se por um lado mostra que Farouk, irá protegê-la contra ameaças, a torna, como direi… uma pessoa vivendo na corda bamba, já que Farouk, não é alguém fácil de agradar.

“- Guarde seus encantos.” Quem pronunciou essas palavras?
O que elas significam?”

Se não bastasse tudo isso, nobres estão desaparecendo misteriosamente, do lugar que deveria ser o mais seguro de todo polo, e Ophélie, obviamente, se vê no meio de toda essa intriga, confusão e investigação.


Muita coisa acontece nesse livro, e se estou sendo vaga, é apenas para que possam se aventurar na leitura com a mesma alegria que eu. O primeiro livro foi uma bela introdução dos personagens e nos fez ter uma boa base, do que poderíamos esperar ou não de cada personagem, mas é neste livro que começamos ver para onde está indo a trama, os segredos que movem e moldam os destinos de Ophélie, Thorn, e os demais.

Existe uma evolução incrível dos personagens. 

Ophélie, amadureceu muito, foi deixando de lado a insegurança, e aprendendo a ouvir seu coração e confiar em si mesma. Ela tem um jeito cativante é impossível não torcer por ela. Neste livro a autora, parou de descrevê-la tanto como alguém desastrada ou incapaz, mostrando que ela é muito mais que isso. 

“- Sou paciente - disse Thorn, que perdia a paciência a olho nu…”

Thorn, é um personagem que você acaba se apaixonando, ele é a personificação do metodismo, da racionalidade e talvez aparente uma frieza. Porém, mais do que nunca ele entrega muito em atos, suas ações dizem muito mais do que as poucas palavras que exprime, e posso dizer que sou #TeamThorn!

“Ela às vezes sentia que era noiva de uma calculadora.”

Temos uma maior participação de Farouk, ele é o personagem central da trama, e seu segredo é definitivamente algo que como Ophélie, desejo desvendar!


Além de Farouk, os demais personagens secundários, tem seu destaque e podemos conhecer um pouquinho mais de cada um, e já adianto, que Dabos, não tem medo de destruir corações… os nossos e os dos personagens!

“- Quando eu disse que você tinha uma predisposição sobrenatural à catástrofe, não era um convite para provar que eu estava certo.”

Indico este livro para quem gosta de uma fantasia bem escrita, com um tom divertido, um mundo fantástico construído com suas camadas e complexidades e tramas com reviravoltas, segredos e por que não… um pouco de romance!

O próximo livro é A Memória de Babel, e garanto, logo tem resenha dele aqui, porque com o final empolgante de Desaparecidos em Luz da Lua, eu preciso de respostas!



Até a próxima!

10 comentários

  1. Eu fiquei lendo a resenha, assim, meio por cima e olhando ele e o terceiro livro na estante. Mas aí eu pergunto? Onde está o primeiro? rs
    Ganhei os três em uma promoção e só vieram dois, por isso vou esperar comprar o primeiro que é demais elogiado e ler os três. Aliás, acho que quatro né? Pois se eu não estiver enganada, foi lançado um nessa semana!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Tenho vontade de ler esse fantasia
    Acho tão bom quando sentimos empatia pelos personagens e aqui pelo casal .da até um estímulo a mais para realizar a leitura .
    Que bom que a autora trouxe uma Ophelie mais segura confiante em si mesma
    Acho importante quando a autora traz essa evolução nos personagens.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tinha lido uma resenha tão completa ou entusiasmada desse livro.
    Participo de um grupo literário que vai ler, em 2022, Noivos do Inverno, e confesso que até então não está animada....até ler sua resenha, Viv.
    Mesmo não lendo muita fantasia e fugindo de quadrilogias, o post me empolgou e vou correndo ler a resenha de Noivos

    ResponderExcluir
  4. Também amo livros com mapas e árvores genealógicas.
    Com um mondo diferente, complexo e bem construído, e um personagem enigmático que cativa, já fiquei com vontade de ler.
    A parte gráfica parece ser bem bonita mesmo.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Siim, as capas são lindas! E mapas são tudo nessa vida ne? Tenho a impressão de nunca ter vido a resenha desse segundo, apenas do primeiro. O universo parece ser muito bom, criado com muitos detalhes e aquele finalzinho que você disse que tem um pouco de romance... olha, gostei!

    ResponderExcluir
  6. Vivian!
    Tão bom ver um segundo livro ser melhor que o primeiro e ainda trazer muitos fatos novos, mistérios do passado e toda uma relação conturbada na nova vida de Ophélie que tem amadurecido a olhos vistos.
    Aguardemos o terceiro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Olá! Estou tão empolgada com esses livros, confesso que fui conquistada pelas capas maravilhosas, mas o enredo também me fisgou fácil e saber que o segundo livro conseguiu ser ainda melhor me deixou ainda mais animada para finalmente começar a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Eu amooo fantasias, e se for bem escrita melhor ainda hahaha
    Eu sou louca pra ler essa série, adorei saber que o livro te surpreendeu, e essa história me deixa super interessada, parece que os livros são muito bons!

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Minha irmã estava querendo ler esse livros, ela até tava tentando me convencer a ler eles, mas acabei não dando muito atenção pra eles kkkkk
    A história parecer ser muito boa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Nossa, esse sim parece ser uma boaaa fantasia, bem construída, com personagens complexos e cheia de reviravoltas alucinantes.
    Já quero!
    Aí as últimas fantasias que li me decepcionaram um pouco, acho que essa vai me dar um up.
    Bjs

    ResponderExcluir