Sete Mentiras - Elizabeth Kay

11 de agosto de 2021

Título: 
Sete Mentiras
Autor: Elizabeth Kay
Páginas: 272
Ano: 2021
Editora: SUMA
Gênero: Ficção, Suspense e Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Intrigante, sofisticado e sedutor, Sete Mentiras é um thriller hipnotizante sobre a complicada e tóxica amizade entre duas mulheres, sobre a obsessão em suas entrelinhas e sobre os sacrifícios que estamos dispostos a fazer por amor.

Desde crianças, Jane e Marnie são inseparáveis. As duas têm muito em comum. Aos vinte e poucos anos, ambas se apaixonam e se casam com homens jovens e bonitos. Só que Jane nunca gostou do marido de Marnie. Ele é tão arrogante, tão exibicionista, age como se chamar atenção fosse seu objetivo de vida.

O que é bem irônico… agora que ele está morto.

Se Jane tivesse sido sincera desde o início, se não tivesse mentido, talvez o marido de sua melhor amiga ainda estivesse vivo. Esta é a chance de Jane contar o que de fato aconteceu. Mas a pergunta é: será mesmo a verdade?

Este livro foi cedido pela Editora SUMA, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 


Resenha:

“Agora, fico pensando, assim como na maioria dos dias: se eu não tivesse contado a primeira mentira, contaria todas as outras? Gosto de dizer para mim mesma que a primeira mentira foi a menos importante de todas. Mas, ironicamente, isso é mentira. Se eu tivesse sido sincera naquela noite de sexta, tudo poderia ter — tudo teria — sido diferente.”

Olá praticantes de Livroterapia 🖤

Sete Mentiras é um thriller da autora Elizabeth Kay, lançada pela Suma aqui no Brasil em Maio. 

O livro é contado todo pelo ponto de vista de Jane, uma protagonista em que não podemos confiar, afinal ela já começa o livro falando que mentiu e essas mentiras a levaram até aquele momento, o momento em que o marido de sua melhor amiga está morto e já sabemos que ela o odeia.

Com uma narrativa totalmente parcial, Jane fala sobre seus sentimentos e sua ligação única e especial com Marnie, que tem muitas qualidades e que salvou Jane de uma vida solitária desde que se conheceram ainda crianças.

Conforme Jane, nos conta a história de sua vida e ela vai se defendendo, mostrando que toda a situação criminosa, teve um motivo para ocorrer.




Olha, a sinopse já entrega que o livro é sobre amizade tóxica, sobre uma amizade complicada e obsessão, e nisso ele entregou muita coisa, porém, pecou (pelo menos em minha opinião) com a protagonista. Jane não consegue desperta o mínimo de empatia com sua história, pelo contrário eu fiquei chocada em como ela conseguiu ter a amizade e amor de tantas pessoas aparentemente ótimas e maravilhosas sendo a criatura que ela é. 

Obviamente, não falarei mais sobre o que eu detestei tanto nela, pois esse talvez seja o charme do livro para quem o for ler: se revoltar!

“Você entende, não é, que eu não tinha opção? O que eu poderia ter dito? Se tivesse sido sincera, ela talvez tivesse se sentido obrigada a escolher. De qualquer modo, eu estava comprometida, a qualquer custo. E, na época, eu achava que isso significava manobrar a verdade para fazê-la feliz, para mantê-la feliz. Para proteger nossas raízes.”

Achei o ritmo de leitura morno, infelizmente como não desenvolvi apego a nenhum personagem, afinal Jane que conta o livro e ela não é confiável, então tudo o que ela descreveu eu já li com desgosto e achando que era tudo diferente, isso me levou a não torcer pelos personagens em boa parte do livro.

Porém, alguns pontos foram positivos, gostei como aconteceu em si a morte, pois eu não esperava aquilo, senti que poderia acontecer mesmo na vida real, apesar de tudo ser terrível. 

Cada parte do livro é sobre uma das mentiras em questão e sobre a verdade, gostei desse detalhe, e o encerramento da história foi no mínimo frustrante e infelizmente mais um ponto que enxerguei bem coisa que aconteceria na vida real! Os detalhes gerais da narrativa são bem legais, temos uma boa trama de drama, e o centro da trama ser essa amizade tóxica, tem seus méritos.


“Acho que eu gostava de ter sido a primeira a encontrar o amor. Sinto-me de falar isso agora, porque parece tão idiota, tão infantil, mas é a verdade...”


É um livro de thriller/suspense leve, existe sim uma pequena parte que envolve a investigação em si, mas é bem pequena, a história realmente gira em torno das divagações de Jane e sobre suas mentiras e emoções. 




Teria gostado mais se a Jane fosse uma protagonista mais interessante, com alguma fagulha de luz e não apenas alguém que achei horrível e um desperdício de oxigênio!

Alerta de gatilho: violência emocional.

Espero que gostem e até a próxima.

9 comentários

  1. Assim que vi que o livro se chama Sete Mentiras,imaginei que seriam desenvolvidas em cada capítulo/ parte.
    Curiosa estou para saber mais detalhes

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivian
    Ultimamente não ando tendo paciência para ver ou ler coisas que sei vai me irritar .E lendo a sua resenha já não gostei dessa personagem Jane .então deixo passar a dica dessa vez .
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Esse lançamento chegou causando um alvoroço no mundo literário. Aí as resenhas começaram e? Buumm rs não era o que a maioria dos leitores esperava.
    Acredito que eu não tenha lido uma resenha positiva.
    Todas citam esse ritmo muito lento, quase parando e o não desenvolver da hsitória.
    Triste, pois amizades tóxicas sempre rendem assunto.
    Uma pena, infelizmente.
    Mas sim, como leitora, sei que pode funcionar a alguns leitores e quero poder tirar minhas conclusões!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Poxa pareceu ser uma boa história, onde temos que descobrir o que é verdade e o que é mentira, se ela tinha razão para mentir e tal, mas pela sua opinião foi mal aproveitada.
    De qualquer forma, fiquei curiosa.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não é fácil para um leitor ler um livro em que a personagem principal é tão odiosa ne? Já vi algumas resenhas desse livro e toda vez fico muito curiosa. Me parece uma leitura que te prende e te faz duvidar de tudo. Gosto muito do gênero!

    ResponderExcluir
  6. Vivian!
    Confesso sinceramente que o livro não me atraiu em nada.
    Já temos vivido tantas mortes na vida real que ainda ler um livro com assassinato e por motivo que nem me parece tão crível, acredito que nem vale a pena perder tempo lendo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Só lendo a sinopse já fiquei com uma preguiça do livro ;/
    Isso de criar rivalidade tá tão passado, que fui ver se tinha sido escrito por um homem.
    Apesar de gostar de livros que envolvem um suspense/investigação, não vai rolar pra mim.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa pra saber o que aconteceu com o marido e a amiga dela, e gostei de saber que essa parte te surpreendeu. Mas é uma pena que o livro todo seja pela visão da protagonista, e ela não te envolveu, pelo contrário, te deixou revoltada kkkk Isso realmente estraga um pouco a história 😕

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  9. Olá! Acho que dá para ficar revoltada duplamente com essa leitura hein, com a nossa protagonista e suas ações e com a história em si, uma pena, pois o enredo prometia muito! Mas mesmo com todas essas ressalvas, sempre fica aquela curiosidade básica em saber o que aconteceu (risos).

    ResponderExcluir