Autor: Ana Martins Marques
Páginas: 120
Ano: 2021
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Literatura Brasileira, Poemas, Poesias
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse:Quarto livro de uma das vozes mais extraordinárias da poesia contemporânea.A poesia de Ana Martins Marques atesta que as palavras são capazes de tudo: de absorver o que está ao redor – na tentativa de compreender o mundo –, mas, sobretudo, de criar novos mundos. Em seus versos, que nascem da observação e da curiosidade, a linguagem às vezes serve para pensar. Outras vezes, as palavras são deixadas de lado e dão lugar a um "buraco/ cheio de silêncio". E então a poeta conclui: "um poema não é mais/ do que uma pedra que grita".Em Risque esta palavra, uma das vozes mais celebradas da literatura hoje cria uma espécie de inventário de experiências afetivas. Com clareza, inquietação e extrema habilidade, Ana Martins Marques mapeia os encontros e desencontros, a paixão e o luto, e prova que "quase só de palavras/ se faz o amor".
Este livro foi cedido pela Editora Companhia das Letras, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora.
Resenha:
“Um poema não é maisdo que uma pedra que grita”
Olá pessoal, a resenha de hoje é de um livro que foi uma grata surpresa!
Risque esta Palavra, é o quarto livro de poesia da poetisa brasileira Ana Martins Marques, publicado pela Companhia das Letras é um lançamento incrível de 2021 para quem ama poesias.
Apesar de ser o quarto livro da autora, eu não a conhecia, então obrigada Companhia das Letras por nos enviar esse kit lindíssimo, que além do livro Risque essa Palavra, veio a reedição do primeiro livro da Ana, A vida Submarina que também já li e volto em breve com uma resenha!
A impressão que eu tive lendo Risque esta Palavra foi de que eu estava ouvindo uma amiga desabafar, poetizar o cotidiano. De uma forma bem clara ela tira poesia de situações do dia a dia, de dilemas dos mais profundos aos efêmeros, do que está por trás do ato de fumar, parar de fumar, vai do glamour a realidade em um instante.
“Acabamos de lançar tuas cinzassurpresos que restetão pouco de tidepois seguimos em silêncioao solem meio a tudo o quete sobreviveu— e tu estásem tudo.”
Me parece o tipo de livro que você vai lendo aos poucos ou se joga de cabeça, para ler no ônibus ou enrolada em casa embaixo de dez cobertas (porque tá frio esses dias!)
Gostei da fluidez da escrita da Ana, e tenho a sensação de euforia de ver como temos poetisas e poetas ganhando destaque no Brasil, sendo publicados por grandes editoras e tendo edições chegando em nossas mãos, com o mesmo cuidado que editoras tem com poetas internacionais.
Ana nesse livro usou algumas influências chaves para lhe inspirar e uma delas é da poetisa Wislawa Szymborska, cuja poesia conheci anos atrás para um trabalho de escola mas muito por alto, apenas algumas poesias publicadas em uma revista e fiquei imensamente feliz ao ver que a Companhia das Letras também tem um livro dela e logo vou atrás para mergulhar nos sentimentos que Szymborska soube transmitir para o meu adolescente de forma tão pungente que mais de duas décadas depois reconheci seu nome e poesia neste livro!
Indico o livro para quem curte poesia e para quem gostaria de conhecer também, pois o livro é dividido em diversos temas e acredito que terá uma poesia que lhes agrade!
Adorei esse livro, porém, senti falta de uma coisa: tantas poesias com toque de mar e não teve um farol mencionado. 😭
Espero que leiam e gostem dessa leitura e até a próxima.
Vi, no post anterior, que chegaram 2 livros dela e fiquei curiosa, pois já tinha visto uma resenha sobre a poesia dela.
ResponderExcluirPreciso voltar a ler poesias
Eu amo poesia. Amo letrinhas que se juntam e trazem sentimentos!
ResponderExcluirE pelo que li acima, a autora caprichou no sentir, usando de muitos temas para abranger a muito mais leitores!
Adorei e com certeza, é brasileiro, é nosso, é sentimento e precisamos muito disso!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Olá
ResponderExcluirÉ bom saber que as editoras estão dando o devido capricho e destaque para publicações
Gosto de poesias. Só não tenho o hábito de chegar a comprar livros de poesias.
Bjs
Acompanho as publicações da autora, estava querendo muito ler. Os poemas da Ana são tão bons que nunca serão suficientes para saciar o leitor.
ResponderExcluirVivian!
ResponderExcluirSou uma grande fã de poesias e se tocam nosso coração e nos fazem refletir, ainda mais.
cheirinhos
Rudy
aa eu amo livros de poesias desde que eu era bem pequena, amava ganhar de presente ou ler as poesias do livro de português da escola.
ResponderExcluirEu amei as que você colocou nas fotos, com certeza é uma obra que eu adoraria ler.
Olá, Vivian
ResponderExcluirNão sou muito de ler livros de poesia, mas fiquei com vontade de ler esse.
Achei muito bom esse: “Acabamos de lançar tuas cinzas
surpresos que reste
tão pouco de ti
depois seguimos em silêncio
ao sol
em meio a tudo o que
te sobreviveu
— e tu estás
em tudo.”
Já quero ler os outros.
beijos
Olá! E esse é um daqueles muitos posts que aquecem nosso coração, eu amo gênero e fica muito feliz em me deparar mais uma dica maravilhosa, só pelos quotes já deu para perceber o que me aguarda durante a leitura, leitura essa ideal para fazer aos poucos e definitivamente com muitas cobertas.
ResponderExcluirSó de ser poesia já quero ler. Poesia nacional então, que é tão difícil de conseguir espaço.
ResponderExcluirEscrevo poesia também, é algo que me faz viajar.
Danielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Oiii
ResponderExcluirEu confesso que não gosto muito de poesias, mas esse livro parece ser muito bom, a Ana parece escrever muito bem! Com certeza é uma ótima dica pra quem ama poesia!
Bjss ^^
Livro de poesia é para ser meditado. São palavras tão lindas que a gente não ler apenas uma vez, e sim várias vezes. Gostei da proposta do livro e quero ler em breve.
ResponderExcluir