Autor: Stephen King
Páginas: 520
Ano: 1977 / 2017
Editora: Suma das Letras
Gênero: Ficção, Suspense, Mistério, Terror, Cinema, Romance, Drama, Horror
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: Um clássico de Stephen King. Edição especial, com tradução revisada e prólogo e epílogo inéditos.
“O lugar perfeito para recomeçar”, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita.
Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto... e mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais.
Possuir o menino, no entanto, se mostra mais difícil do que esperado. Então os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai... Um dos livros mais assustadores de todos os tempos, O iluminado é um clássico de Stephen King. Edição especial com tradução revisada e prólogo e epílogo inéditos.
“As lágrimas que curam são também lágrimas que escaldam e castigam.”
Um clássico é um Clássico!
Hoje eu estou trazendo a resenha de um dos meus livros favoritos!
O Iluminado é um dos maiores clássicos do mestre Stephen King, e acredito que é um dos seus livros mais conhecido, lançado pela primeira vez em 1977. Eu reli essa obra prima na edição impecável da Biblioteca Stephen King da Editora Suma das Letras. Que além de lindíssima, possui um conteúdo inédito nas outras edições brasileiras.
Vamos a minha intensa experiência literária?
Primeiro preciso dizer que li O Iluminado pela primeira vez há mais de vinte anos atrás, e depois fiz essa releitura seguida para ler o lançamento Doutor Sono, uma continuação que King escreveu após anos, ambos os livros possuem adaptações que receberam muitas críticas positivas (apesar de suas diferenças do material original!)
Eu particularmente gosto muito de O Iluminado, partindo da premissa básica do livro que é uma das minhas favoritas: A luta de seres absurdamente normais contra o sobrenatural! E toda a carga dramática que a história da família Torrance nos entrega.
"Santo Deus, cicatrizes antigas algum dia param de doer?"
Jack Torrance é um como milhares de outros. Ele se encontra frustrado em sua vida profissional, com seus sonhos de ser um autor publicado e de sucesso se tornando cada dia mais longe da realidade, ele se tornou um professor amargo e alcoólatra. Talvez esteja aí a fagulha que incendiou a destruição de sua vida? Seus rompantes de violência alimentado pelo abuso do álcool, o levaram ao fundo do poço: emocional e financeiro. Sua família está sofrendo: sua esposa Wendy e filho Danny definitivamente estão topo da lista de pessoas que Jack está destruindo!
Sem um emprego e sem perspectivas de algo em sua área de escolha ele aceita um emprego de zelador em um magnífico hotel.
O Overlook hotel , parece um sonho! Isolado nas montanhas do Colorado ele fica fechado para a temporada de inverno, e será nessa época que a família Torrance ficará isolada lá.
“O vento suspirava por entre as árvores, e as folhas caídas chacoalhavam na calçada e em volta das calotas dos carros estacionados. O ruído era fraco e triste, e o menino pensou que talvez fosse o único habitante de Boulder acordado àquela hora e capaz de ouvir o ruído. Pelo menos, o único ser humano. Não havia outro meio de saber o que mais poderia estar solto no meio da noite, andando faminto, às escondidas, por entre as sombras, sentindo o perfume da brisa.”
O Iluminado é um livro de terror e horror pessoal intenso. Porque temos além de toda a carga sobrenatural e de terror do próprio hotel, os demônios pessoais de Jack Torrance, merecem destaque.
“Naquele instante, ajoelhado ali, tudo ficou claro para ele. O Overlook não estava afetando apenas Danny. Estava afetando-o também. Não era Danny o elo fraco, era ele. Ele era o vulnerável, aquele que podia ser dobrado e torcido até que alguma coisa se partisse.”
Ao aceitar o emprego ele acreditava que o isolamento lhe ajudaria lidar com o alcoolismo, se reconectar com a família e terminar seu livro!
É claro que o local ser um ponto que atraia e mantém energias nefastas não vai ajudar nisso.
Acredito que isso não é spoiler para ninguém, mas temos um grande foco na história para Danny, ele é o protagonista da história ao lado do pai e possui um dom que o torna ao mesmo tempo capaz de se proteger contra o mal do Overlook, como se torna a presa favorita desse mesmo mal.
Este é o terceiro livro do mestre King, o primeiro foi Carrie, A estranha, seguido por A Hora do Vampiro, mas foi ele que se tornou o primeiro sucesso editorial de King e o lançou ao estrelato. Possui uma narrativa extremamente impactante. Baseada nas próprias memórias e luta de Stephen contra o alcoolismo e uma visita a um hotel também no colorado.
“Agora seus ouvidos estavam atentos, e ele os ouvia novamente, a assembleia, fantasmas ou espíritos, ou talvez o próprio hotel, uma terrível casa de diversões onde todos os espetáculos terminavam em morte, onde todos os fantasmas, especialmente pintados, eram reais, onde arbustos caminhavam, onde uma pequena chave de prata poderia dar inicio à obscenidade.”
Temos uma escrita muito descritiva então o aviso é real: quando estamos nas cenas de horror, elas são bem detalharas e podemos imaginar as cenas com requintes!
É também, uma das mitologias criadas pelo King que mais amo. O conceito de Iluminados e seus poderes, vamos encontrar isso e diversos livros do autor, algumas vezes de forma bem diretas outras nas entrelinhas.
“Muitas pessoas têm um pouquinho dessa iluminação. Elas não sabem que têm, mas são aquelas que sempre aparecem com flores quando as esposas estão de TPM, fazem boas provas na escola sem terem estudado, conseguem ter uma boa ideia de como os outros estão se sentindo logo ao entrar numa sala. Já topei com uns cinquenta ou sessenta assim. Mas talvez só uma dúzia deles, contando minha avó, sabiam que eram iluminados.”
Todos os personagens são complexos e seus dramas e lutas pessoais chamam atenção.
Além de Jack, Danny e Wendy, outro personagem que adoro é o Dick Halloran, o cozinheiro do hotel e com quem Danny faz amizade.
O Iluminado, é um livro que indico para os leitores de terror e horror, ele passeia na linha tênue do terror sobrenatural para o horror pessoal com muita delicadeza. Quem puder ler essa edição da Biblioteca Stephen King, recomendo a tradução está excelente e o prólogo e epílogo deixam tudo ainda melhor!
"Mas veja, você deve continuar vivendo. É sua obrigação, neste mundo duro, manter vivo o seu amor, e seguir adiante, não importando como. Segure as pontas e vá em frente."
Ele já foi adaptado para um filme e minissérie homônimos. O filme dirigido por Stanley Kubrick, em 1980 e foi um sucesso apesar de Stephen não gostar muito dele.
Em 1997, o próprio King produziu uma minissérie em 3 parte, que gosto apesar de não ter os melhores efeitos especiais!
O Iluminado tem sua sequência em Doutor Sono, livro que foi lançado em 2013 e também tem um filme! Volto em breve com a resenha dele aqui! Porque King nunca é demais!
"O mundo é um lugar duro. Não se importa com a gente. Não odeia você nem a mim, mas também não morre de amor por nós. Coisas terríveis acontecem no mundo, e são coisas que ninguém pode explicar.
Até a próxima
Eu fiquei lendo a resenha e olhando meu exemplar(na versão mais antiga, sem ser capa dura) ali na estante, ainda no plástico me olhando assim, meio de lado e com uma raiva danada rs
ResponderExcluirPois ele está ali há um tempo e eu? Vivo passando um ou mil na frente e deixando ele ali.
Mas vou mudar isso em breve, pois não tenho lembrança de ter lido o livro na época escolar e sim, me digo fã de King. Onde já se viu isso??
Um clássico é um clássico e obrigada Vivian, pelo puxão de orelha sem nem saber rs
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Só assisti a adaptação com Jack Nicholson, que particularmente curto, mas os fãs adorosos de King não o consideram uma boa adaptação.
ResponderExcluirEnfim...em outubro vou ler Misery, minha segunda experiência com King.
Fiquei curiosa pra ler O Iluminado
Olá
ResponderExcluirApesar de ser um livro super elogiado eu não pretendo ler.terror com assuntos sobrenaturais é um gênero que náo me atrai .
Reconheço o autor como sendo um grande especialista nesse gênero pois vejo tantas resenhas positivas mas acho que esse tipo de narrativa é para quem curte de gato o gênero.
Corrigindo
ExcluirPara quem curte de fato o genero
Vivian!
ResponderExcluirTive oportunidade de ler lá pelos idos dos anos 80, quando o filme explodiu de sucesso e precisava ler para entender melhor os detalhes.
E claro que me apaixonei perdidamente pelo mestre desde essa época.
Acho bem elaborado todo enredo, se aproveitando da fragilidade etílica de Jack e dos dons sobrenaturais de Danny.
Preciso ler a continuação.
cheirinhos
Rudy
Eu amo quando tem resenha desse autor aqui, fico me perguntando se ele não tem UM livro ruim KKKK Eu nunca li terror, mas morro de vontade de conhecer e na minha cabeça eu vou começar com um livro dele. Sempre acompanho o que vocês falam sobre ele e já coloquei vários na lista.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirOs livros do King são sempre muito elogiados!
Eu como uma pessoa muito medrosa, não tenho coragem de ler :/
Mas para quem gosta, deve ser Incrível.
Beijos
Oiee
ResponderExcluirEu nem sou tão fã de terror, mas eu gostei muito desse livro! Foi o primeiro que li do autor, e é o que eu mais gosto dele! Acho essa história incrível demais, e o King realmente escreve tão bem que algumas cenas parece que estamos lá também. E eu também amo a mitologia desse livro, pra mim é a melhor de todas!
Bjss ^^
Olá! Apesar de não curti o gênero, confesso que tenho muita curiosidade em ler esse livro, ainda mais sabendo do imenso sucesso que ele faz, mesmo com todos os medos, ele segue na minha lista (risos). Amei o quote sobre os iluminados, acabei me identificando na parte de quem vai bem nas provas, mesmo sem estudar #nedo.
ResponderExcluir