Mr. Mercedes - Trilogia Bill Hodges, 01 - Stephen King

10 de agosto de 2021

Título:
Mr. Mercedes
Autor: Stephen King
Páginas: 400
Ano: 2016
Editora: Suma das Letras
Gênero: Crime, Romance policial,  Suspense e Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: Nas frigidas madrugadas, em uma angustiante cidade do Centro-Oeste, centenas de pessoas desempregadas estão na fila para uma vaga numa feira de empregos. Sem qualquer aviso um motorista solitário irrompe no meio da multidão em um Mercedes roubado, atropelando os inocentes, dando ré e voltando a atropelá-los. Oito pessoas são mortas, quinze feridos.

Em outra parte da cidade, meses mais tarde, um policial aposentado chamado Bill Hodges é ainda assombrado por um crime sem solução. Quando ele recebe uma carta enlouquecida de alguém que se auto-identifica como privilegiado e ameaça um ataque ainda mais diabólico, Hodges acorda de sua deprimente e vaga aposentadoria, empenhado em evitar outra tragédia.

Brady Hartfield vive com sua mãe alcoólatra na casa onde ele nasceu. Ele adorou a sensação de morte sob as rodas da Mercedes, e ele quer aquela corrida de novo. Apenas Bill Hodges, com um par de aliados altamente improváveis, pode prender o assassino antes que ele ataque novamente. E eles não têm tempo a perder, porque na próxima missão de Brady, se for bem sucedido, vai matar ou mutilar milhares. 

Mr. Mercedes é uma guerra entre o bem e o mau, do mestre do suspense, cuja visão sobre a mente deste obcecado assassino insano é arrepiante e inesquecível.


Resenha:

“Hodges leu que há poços tão fundos na Islândia que você pode jogar uma pedra lá dentro e nunca ouvir o barulho dela batendo na água. Ele acha que algumas almas humanas são assim...”

Olá pessoal, aqui estou eu com mais uma resenha do mestre King! E para provar que Stephen é muito mais que o mestre do Terror temos um livro para todos que querem ler algo do mestre mas não curtem Terror/Horror, trago minha experiência de leitura de um suspense!

Mr. Mercedes é o primeiro volume da trilogia Bill Hodges de Stephen King, publicado pela Suma das Letras. 

A trilogia inteira já foi publicada no Brasil, então aqui está minha indicação de leitura do Rei King!

Neste suspense King, mais uma vez entrega uma história inteligente e um embate interessante entre duas mentes poderosas.

“Ele sai de casa sem saber que não vai voltar.”

O livro tem um dos melhores começos entre os livros do kingverse, o impacto dele é intenso e eu fiquei chocada e segurei umas lágrimas de tristeza e raiva!

Em um ataque violento o antagonista da história Brady Hartfield já se mostra um verdadeiro monstro. E para o caçar temos um dos personagens do King que mais gosto e que podemos ver em diversos outros livros.


Bill Hodges, é um detetive aposentado, lutando contra uma depressão e um vazio em sua vida, ele passa seus dias imerso em melancolia e em alguns arrependimentos. Seu último caso foi do Mr. Mercedes um assassinato em massa que não foi solucionado como ele gostaria e deixou um gosto amargo em sua vida.

“Hodges consome a merda televisiva durante todas as tardes da semana, sentado na poltrona com o revólver do pai (o que o pai usava quando era policial) na mesinha ao lado. Ele sempre o pega algumas vezes e olha dentro do cano. Inspeciona a escuridão redonda. Em duas ocasiões, o colocou entre os lábios só para ver qual era a sensação de ter um revólver carregado encostado na língua, apontado para o palato. Acostumando-se a ela...”

Neste livro o suspense não se encontra em descobrir quem é o assassino, Brady Hartfield, é o culpado e sabemos isso logo de início, é o embate entre ele e Bill que se concentra a trama do livro. 

Enquanto Bill está definhando em uma aposentadoria, Brad, está vivendo um ciclo perigoso para os seriais Killers, a onda da matança passou e ele que sentir de novo a euforia que veio com as mortes que causou, porém, mais do que isso ele quer um oponente. Por isso quando ele manda uma carta anônima para Bill o desafiando a conseguir pará-lo antes dele cometer algo mais cruel, Bill definitivamente não consegue deixar de lado.

Ambos os personagens são excelentes em suas personificações e complexos. O que nos leva a detestar um e simpatizar com outro apesar de ambos serem muito humanos e imperfeitos. 


Bill, é um personagem bem completo e seu raciocínio rápido e inteligência me fizeram gostar dele, temos outros personagens que se mostram importantes nas investigação, mas eu acho que Bill daria conta de tudo! Apenas com algumas dificuldades pois ele é da velha guarda e não muito intimo da tecnologia, por isso ao seu lado surgem alguns que serão importantes no futuro o ajudando!

Este livro não tem o componente sobrenatural costumeiro dos livros famosos do King, mas trabalha muito com o mal humano que o mestre ama escrever e destrinchar! Brad é um personagem que toma seu protagonismo e o utiliza com grande impacto!

“... A maioria das pessoas recebe Botas de Chumbo quando criança e precisa usá-las pelo resto da vida. Essas Botas de Chumbo são chamadas de CONSCIÊNCIA. Não tenho isso, então me permito fazer muito mais coisas do que a Galera Normal.”

Este é apenas o primeiro livro da trilogia então o final me deixou em uma mescla de não acredito com, respira Vivis que isso não acabou!

Além de Bill, temos aqui personagens que irão aparecer em outros livros como The Outsiders, Com Sangue e outros. Recomendo ler a trilogia Bill Hodges antes de ler qualquer um destes livros que mencionei!

A escrita do King continua imbatível, descrições cruas e objetivas , principalmente das cenas violentas que nos levam a sentir o impacto do horror que está sendo contado!

“Tchau para vocês, assassinos e assassinados, para o cenário vazio universal que cerca um planeta azul solitário e todos os seus habitantes ocupados e alheios. Toda religião mente. Todo preceito moral é uma ilusão. Até as estrelas são miragem. A verdade é a escuridão, e a única coisa que importa é fazer uma declaração antes de se entrar nela. Rasgar a pele do mundo e deixar uma cicatriz. É disto que se trata a história, afinal: cicatrizes.”

Espero que tenham gostado dessa indicação de suspense bem escrito e inteligente do King e nos vemos na resenha do próximo livro do Bill!

Ps: O livro foi adaptado para uma série que já tem 3 temporadas e vou vê-la em breve para fazer comparações! Me aguardem!

10 comentários

  1. King é King. Seja escrevendo terror ou suspense.
    O que curti em Mr foi perceber que Bill e Brady não são nem 100% bons e nem 100% maus. Acredito que no decorrer da leitura sentiremos raiva do policial e também pena e compaixão do assassino

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso muito dessa trilogia! Aliás, descobri agora, nesse exato momento, que preciso muito dela rs
    Eu já li Mr Mercedes há um tempo,mas acabei não lendo os outros livros. E tipo, me esqueci deles até agora.
    Como não li os outros, não sei como foi a série em relação aos livros, pois oh, eu amei a série, amei demais, demais.
    E fico meio triste quando dizem que Mestre King escreve terror.
    Tá, ele escreve terror. Mas mais que tudo, ele fala sobre a maldade humana e isso é fabuloso. O mal está em nós, ponto final.
    Obrigada Vivian, por ter me feito pensar que preciso desses livros urgente rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Acho livros com serial killers tenso demais. Tenho vontade de ler Stephen King, mas não sei se conseguiria ler até o final.
    Lendo a resenha dá vontade de ler.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Confesso que reluto demais em ler livros que relatam a maldade humana de forma bem crua .sei que o autor é bem conceituado nos gêneros que ele escreve
    Quem sabe um dia eu esteja pronta para encarar suas tramas tenho até vontade de conhecer a escrita dele mas preciso escolher um livro dele que não me deixe desconfortável.

    ResponderExcluir
  5. Vivian!
    Gosto do King em qualquer estilo que escreve.
    A trilogia é muito boa, embora tenha livro os dois livros posteriores, esse não li ainda.
    Gosto da tensão dos assassinatos e ver como King aborda a maldade humana.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Esse autor já aparece aqui ne? Gosto muito quando isso acontece, principalmente porque fico por dentro das novidades, das resenhas e dos melhores livros, até porque nunca li nada dele. Mas já sei que ele é sinônimo de livro incrível. A nota não deixa mentir hein?!

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Eu gosto muito de consumir conteúdos sobre serial killer, acho muito bom para entender um pouco como a mente deles funciona.
    Não sabia que tinha uma série sobre essa trilogia, que legal, vou procurar.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Já percebi que esse é um livro que vou amar, por ir mais para o lado do suspense que terror, não gosto tanto de livros de terror.
    Achei super diferente isso de já sabermos quem é o assassino e ele desafiar o Bill a para-lo, gostei muito dessa ideia. E também achei diferente o livro não ter nada paranormal.
    Só não sabia que era uma trilogia, achava que era um livro único hahaha

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eita que amei a dica, afinal, não sou muito fã de terror, mas tenho uma imensa curiosidade (e vontade) em ler algo desse baita autor, por isso, esse já vai para a listinha, vou acompanhar as resenhas dos próximos para me animar ainda mais.

    ResponderExcluir
  10. Muito estranho um livro em que a gente já sabe quem é o assassino, o que temos que acompanhar é o porquê da sua pratica e maldade e é logico o impedimento das tragédias. Gostei bastante, pelo jeito é sem terror e ate mesmo um suspense que estamos habituadas com King. Bem diferente para mim, mas vai ser bem lido.

    ResponderExcluir