Autor: Kevin Kwan
Páginas: 490
Ano: 2021
Editora: Galera Record
Gênero: Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Resenha:
Ano: 2021
Editora: Galera Record
Gênero: Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: Quando Nicholas Young descobre que sua avó, Su Yi, está muito mal e pode morrer a qualquer minuto, viaja até Cingapura para tentar fazer as pazes com ela — mas não é só ele que quer prestar toda a sua solidariedade nesse momento tão delicado. O clã Shang-Young inteiro resolveu montar acampamento em Tyesall Park. Afinal, desde que a poderosa matriarca da família Young se desentendeu com o neto favorito, sua fortuna não tem mais destino certo... Bom, isso é o que eles pensam. Com todos os integrantes da família de olho na propriedade mais exclusiva de Cingapura, a casa em que Nicholas passou a infância se transforma em um antro de especulações e sabotagem. Enquanto seus parentes brigam pela herança, Astrid Leong, a mulher mais elegante de toda a Ásia, vive os próprios dramas. Quando ela e o namorado de juventude, Charlie Wu, finalmente começam a vislumbrar o tão sonhado final feliz, seu ex-marido, Michael Teo, se mostra determinado a fazer da vida dela um inferno. Kitty Pong, agora Bing, trocou Bernard Tai pelo segundo homem mais rico da China. Agora, sim, ela conquistou a vida que sempre mereceu. Ou melhor, quase, pois a ex-atriz não se conforma em estar sempre à sombra de sua nova enteada, a ex-influencer Colette Bing. E Eddie Cheng continua sendo... Eddie Cheng.
Para ler as resenha anteriores, clica na imagem abaixo:
*Esta resenha contém spoilers dos livros anteriores*
Uma história satírica sobre riqueza, e, sobretudo, tradição.
A notícia de que Su Yi está muito doente faz com que Nick Young (ex herdeiro de Tyersall Park) ponha suas mágoas de lado e viaje até Cingapura para visitar sua avó.
Mas não é só Nicky que está querendo fazer uma visita à matriarca da dinastia Young, visto que todos os parentes da anciã rapidamente se dirigem para Tyersall Park curiosos sobre o destino da herança de família, considerando que Nicky tinha sido retirado do testamento por ordens da avó. E a partir daí o circo está armado, pois todo mundo quer um pedacinho da imponente propriedade de Su Yi, e claro, de sua grana (principalmente Eddie Cheng).
Já Astrid, prima de Nick e uma das mulheres mais estilosas do mundo, arruma uma grande confusão quando decide oficializar seu noivado com Charlie Wu, pois Michael, seu ex marido, não vai facilitar em nada o divórcio para ela.
E Kitty Pong, depois de resgatar sua filha e se separar de Bernard Tai, parece estar vivendo os dias de glória agora que é a nova esposa de Jack Bing (um dos homens mais ricos da China). Mas quando Colette, filha de Jack, começa a ofuscá-la nos maiores eventos sociais do mundo, Kitty passa a elaborar planos para ser maior do que a enteada.
Oláaaa. Hoje trago para vocês esse lançamento irresistível da Galera Record. Problemas de Gente Rica é o desfecho da trilogia Podres de Ricos, e já estou com saudades desses personagens.
Contrariando minhas expectativas, a obra começa cerca de 2 anos depois dos eventos de Namorada Podre de Rica, e é interessante pontuar que as reviravoltas bombásticas do final (Colette tentando envenenar Rachel e Kitty sequestrando sua filha) não tiveram tanto impacto assim no terceiro volume, que é totalmente voltado para a morte iminente de Su Yi e a briga dos parentes para ficar com a grande herança da velha.
"— Acho que sou carta fora do baralho. Acredite em mim, acho que não serei bem recebido.Eleanor suspirou, frustrada.— Nisso você se engana, Nicky. Eu sei que Ah Ma não vai fechar os olhos antes de falar com você pela última vez."
Su Yi era uma personagem que eu não gostava, visto que ela se mostrou um preconceituosa ao não aceitar o noivado de Rachel com Nick. Mas aqui o autor nos mostra um lado dessa mulher nunca visto, e mergulhamos completamente na história da matriarca (que envolve Guerras Mundiais e o belíssimo palácio de Tyersall Park).
Particularmente, senti que o autor forçou um pouco essa humanidade da personagem (cuja personalidade aqui é bem diferente da mulher que vimos nos livros anteriores) mas a parte histórica que justifica a postura de Su Yi foi muito bem trabalhada, fazendo com que fosse possível entendê-la.
"— Daisy, você simplesmente não sabe acolher os animais como eu. Beyoncé e Rihanna, meus dois lulus-da-pomerânia, me trazem tanta alegria."
E não poderia faltar no livro as descrições excessivas das extravagâncias que acompanham esse pessoal cheio da grana. São roupas, casas, carros, palácios, animais, joias, comidas e tudo que vocês podem imaginar. Um aspecto que não me lembro de ter mencionado nas resenhas anteriores é a descrição da culinária, que me deixou COM FOME e com vontade de experimentar cada iguaria.
A parte da briga por herança foi HILÁRIA, como já era de se esperar. Como bem sabemos, quem é rico está sempre querendo ficar MAIS rico, e vemos que os parentes de Su Yi não possuem limites, tentando de tudo para garantir que estejam no testamento da velha. Eddie, um personagem odiado por todos, tem bastante destaque nesse livro e algumas reviravoltas podem tê-lo frustrado (para dizer o mínimo).
"Meu pai me deu esses brincos quando eu fugi de Cingapura antes da guerra, quando os soldados japoneses finalmente alcançaram Johor e sabíamos que era o fim. Eles são muito especiais. Por favor, cuide bem deles."
Mas claro que minha fav é a Kitty. Sua evolução durante a trilogia foi palpável, e é fácil se identificar com a personagem porque ela é bem gente como a gente e comete umas gafes muito engraçadas nesse mundo de glamour. Alguns capítulos destinados a Kitty eram inócuos, mas me divertiram, principalmente por conta dessa competição para ver quem é a mais poderosa entre ela e Colette (personagem que não teve um ponto de vista nesse volume e ISSO FEZ MUITA FALTA, queria capítulos dela).
Quanto à finalização das tramas, achei tudo de muito bom gosto, porém não senti que foi um final tão emocionante e com reviravoltas marcantes (principalmente as relacionadas a Astrid, seus dilemas pessoais e a separação de Michael). Tive a sensação de que PODERIA haver mais história, e torço para que Kevin Kwan continue escrevendo mais livros do universo (focados em outros personagens - ou não).
"— Ah... Eu não sabia que as senhoras bebiam durante o estudo bíblico! — disse Rachel, surpresa.— Óbvio que sim! Afinal de contas, Jesus transformou água em vinho — lembrou Eleanor."
Em suma, Problemas de Gente Rica finaliza a trilogia dos asiáticos-burgueses de forma satisfatória para os leitores, que podem se deleitar mais uma vez com uma história cheia de ironia e com um bom humor capaz de curar qualquer ressaca literária. Por outro lado, há uma impressão de que Kwan, ao dar destaque para um personagem, esqueceu de finalizar a trama de outros (e isso com certeza pode ser consertado com novos livros - se virar uma série ninguém vai reclamar).
Até a próxima resenha!
E assim encerramos mais uma trilogia.....
ResponderExcluirGostei tanto das duas outras que escolhi os livros no top comentarista desse mês.
Enfim, parece que a briga pela herança da matriarca tem momentos bem engraçados.
Olá Alison
ResponderExcluirAcompanhei todas as resenhas e sim eu fiquei com vontade de ler essa trama que parece ser bem divertida. Antes de ver a sua resenha eu não sentia curiosidade para conhecer esses asiáticos podres de ricos mas percebi que são tramas leves fluidas e acima de tudo divertidas e a gente ainda conhece todo esse lado glamouroso dos ricaços.
Imagino que nesse último deve ter sido bem divertido acompanhar as tramoias dos personagens em vista que tinham uma grande herança sendo disputada.
Bjs
Como eu comecei a ler as resenhas destes livros tendo conhecimento somente sobre o primeiro filme, foi uma delícia poder ler todas as resenhas e já ficar maluca para ler essa trilogia!
ResponderExcluirTrazer isso da riqueza, dos conflitos entre família, do crescimento da personagem, mas principalmente da inclusão de mais e mais personagens secundários durante os livros, foi algo que enriqueceu muito o enredo!
Com toda certeza do mundo, são livros que se tiver oportunidade um dia, quero muito ler, me divertir e claro, aprender um pouco!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Alison, preciso ler esses livros para rir .... você fez boas colocações sem contar muito da história e de forma objetiva.
ResponderExcluirEspero conseguir ler esse ano.
Alison!
ResponderExcluirBem, confeso que não é um livro que daria prioridade à leitura, embora a cultura asiática talvez seja interessante de se conhecer.
Pelo que entendi gente rica é ambiciosa e estragada em qualquer parte do mundo...
Esperemos que venham novos livros com explicações.
cheirinhos
Rudy
E eu que nunca nem imaginaria esse tanto de livro quando vi o filme, gente KKKK
ResponderExcluirAcho que o legal deve ser que você dá muita risada e também ganha conhecimento sobre a cultura ne? Isso me pareceu maravilhoso. Que bom que você gostou.
O último livro da trilogia não perde o ritmo nem o contexto. Os capítulos focando em partes diferentes mas que conversam entre si da uma boa continuidade. Muito bom, assim como os dois outros livros da trilogia.
ResponderExcluirOiiee,
ResponderExcluirEu já vi esses livros, porém nunca procurei em saber mais sobre sua historia. Ao ler agora fiquei até um tanto curiosa, porém não sei se leria, talvez em algum momento.
Beijocas:
Tempos Literários
Olá, Alisson
ResponderExcluirDepois das resenhas dos outros livros fiquei com vontade de ler esse livro.
Lembro quando lançou o primeiro livro aqui no Brasil e todo mundo comentando sobre.
O autor vai lançar mais livros dessa série é? Não estava sabendo.
beijos
Oiii
ResponderExcluirEu estou com muita vontade de ler essa trilogia. Eu não costumo ler os livros depois de ver a adaptação, mas nesse caso, não sei nem se vão adaptar os outros livros, então já quero ler logo ahahah
Esse livro parece ser bem divertido também, só é uma pena que o final não foi tão emocionante, e que alguns personagens não finalizaram tão bem, tomara que o autor lance mais livros mesmo haha
Bjss ^^
Olá! Estou bem curiosa para ler esse livro, são tantos enredos que precisam de uma resolução, que haja ansiedade né, e pelo visto o final vai ter aquele gostinho de quero mais, adoro!
ResponderExcluirOi,
ResponderExcluirAdorei as suas resenhas dessa trilogia o que me fez resolver lê-la sim.
Acho que será uma experiência divertida. Se bem que acho que terei raiva porque não gosto de gente esnobe. Kkkkkk
Esse parece ter temas mais profundos e tal.
Bjs