Luz, Câmera, Ação!!! Viúva Negra

20 de julho de 2021

Diretor ou produtor:
 Cate Shortland 
Ano: 2021
Gênero: Ação
Elenco:  Scarlett Johansson, Florence Pugh, David Harbor, Rachel Weisz, O.T. Fagbenle, William Hurt
Nota:  
Sinopse: Neste suspense de espionagem e ação da Marvel Studio, Natasha Romanoff, também conhecida como Viúva Negra, confronta o lado mais sombrio de sua história quando surge uma perigosa conspiração ligada ao seu passado. Perseguida por uma força implacável disposta a tudo para destruí-la, Natasha precisa agora lidar com seu passado como espiã e com as relações que deixou para trás muito antes de se tornar uma Vingadora.

Resenha:

Gente! Depois de VÁRIOS adiamentos, o aguardado filme da Natasha Romanoff finalmente está entre nós, com estreia simultânea nos cinemas e no Disney Plus. Vamos ver o que eu achei? 


Confesso que já tive a minha fase "adoro quadrinhos e filmes de herói bla bla bla" e raramente me vejo animado atualmente para conferir longas da Marvel/DC. Mas quando a gente vê que se trata de uma protagonista feminina, dá vontade de conferir sim (considerando que no mundo em que vivemos só temos err, TRÊS filmes focados em heroínas). 


O enredo do filme gira em torno de Natasha e seu passado. A protagonista, que passou por uma verdadeira lavagem cerebral para se tornar Black Widow, se junta à sua família russa (que eram espiões nos EUA) para libertar todas as aprendizes de viúva das garras de Draykov (que no caso é o criador dessas mulheres superdotadas).


E basicamente nas duas horas de filme é isso mesmo que acontece. A direção segue o padrão dos filmes Marvel: diálogos fáceis de entender e com piadas. Mas aqui o alívio cômico parece ser bem mais sutil, se assemelhando bastante ao clima de tensão visto em Vingadores: Ultimato. 


Importante enfatizar que o filme, embora tenha uma considerável minutagem, não consegue explorar com profundidade os dramas de Romanoff. Até a irmã dela parece ter uma carga dramática mais pesada, e eu particularmente senti que mesmo a Viúva Negra sendo a PROTAGONISTA do longa, não há nada que a torne mais bem caracterizada. 


É exatamente aquela mulher fria que vimos em centenas de blockbusters do estúdio nos quais ela participa, sem a vulnerabilidade que era esperada de um filme que promete contar o seu passado e como este a moldou e traumatizou. Tudo bem que estamos falando de um produto voltado para todos os públicos, incluindo crianças, mas a diretora tinha a autonomia para dar ênfase ao abuso psicológico que faz parte da história da protagonista. 


Por outro lado, as cenas de ação são MUITO BOAS. Nada muito novo ou que sobressaia aos olhos, mas o expectador não consegue desgrudar os olhos da tela quando Johansson e Putgh estão lutando. Cenas extremamente bem coreografadas, de fato (e com aquela ajuda básica do CG para deixar os efeitos especiais deslumbrantes). 



Em suma, Viúva Negra certamente deve causar uma mistura de sentimentos aos cinéfilos. Os fãs de quadrinhos com certeza sentirão falta de uma maior profundidade em relação ao passado da protagonista, mas o expectador provavelmente vai se deleitar com excelentes cenas de ação e uma storyline fácil de compreender (até demais né).

Até a próxima resenha! 

10 comentários

  1. Como esse filme foi aguardado!!!
    O universo de super heróis é bem distante para mim! Então minha opinião é baseada no que vejo e leio por aí.
    E as opiniões estão bem divididas

    ResponderExcluir
  2. Olá Alison
    Então não sou muito fã desse filmes desse tipo de filmes
    Nem o tão aclamado Vingadores eu assisti .meu filho que gosta .
    Uma pena o autor não ter dado profundidade ao drama sofrido pela protagonista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. O filme está comigo há dias para ver e estou enrolando rs
    Não sou aquela fã assumida de super heróis e afins e nem entendo nadinha deste universo Marvel e DC,mas eu gosto disso de ter sim, uma protagonista mulher e fria. Afinal, ela precisa fazer jus ao título né?
    Vou me animar e ver rs ao menos, as cenas de ação devem salvar o resto que faltou!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Eu sou fã dos Vingadores, já assisti todos os filmes antes desse, de todos os heróis, sou apaixonada! Não vejo a hora de ver esse, ainda não consegui um tempinho livre pra relaxar. Mas espero conseguir matar a saudade, ainda mais de uma personagem que morreu no final :( Estou ansiosa pra conhecer mais sobre ela.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Estava louca para assistir esse filme, mas com todo mundo falando das ressalvas sobre ele, to adiando um pouco.
    Amo a personagem, então acho que vou gostar, mas queria saber mais sobre ela.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Eu confesso que estava doida pra ver, mas acabei vendo alguns comentários negativos, aí desanimei um pouco. Mas agora fiquei com vontade de novo, mesmo que não tenha se aprofundado tanto na personagem, acho que vou amar o filme!

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  7. Ah! Alison!
    Confesso que mesmo com uma certa idade, nunca me canso das histórias da Marvel, ainda mais sendo de uma personagem feminina, temos de valorizar nossas 'heroínas'.
    E que elenco é esse, menino ? Só mulher bonita...kkkk
    Adorei as cenas de ação.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Olá! Estou bem empolgada com esse filme, até porque amo esse universo de heróis, espero em breve arrumar um tempinho para ficar em dia com os últimos lançamentos e ter a chance de rever uma das minhas heroínas favoritas.

    ResponderExcluir
  9. Oiiie,
    Eu ainda não assistir esse filme e pretendo conferir muito em breve.. Já vi muitas pessoas falarem que o filme estar incrível.. eu espero muito gostar até porque estava ansiosa demais por esse lançamento.

    Beijocas:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Tô muito ansiosa para assisti-lo.
    Acho que vou curtir bastante. Não sou muito chegada a filmes de heróis, mas gosto da Natasha.
    Bjs

    ResponderExcluir