Gênero: Documentário musical
Elenco: Taylor Swift, Aaron Dessner, Jack Antonoff
Nota:
Sinopse: Em folklore: the long pond studio sessions Taylor Swift apresenta cada música presente no álbum e revela histórias e segredos por trás das 17 canções.
Eu me sinto na obrigação de panfletar!
2020 foi um ano marcado pela pandemia do coronavírus, porém no cenário musical os fãs de música pop foram muito bem alimentados. Tivemos Lady Gaga e Ariana Grande entregando farofa de qualidade com "Rain On Me" (todo já decorou a coreografia né gente), The Weeknd e Dua Lipa dominando os charts com o retorno da temática disco e, para os mais cultos, Rina Sawayama com seu debut álbum extremamente aclamado.
Mas no meio de tudo isso, Taylor Swift quebrou a internet com o lançamento completamente inesperado de seu oitavo álbum de estúdio, o projeto "folklore" que foi gravado durante a quarentena e nasceu em julho do ano passado. Apesar de ter matado a era Lover (o ingresso e a camiseta estão aqui, agora a turnê...nunca nem vi), a cantora inovou toda com a estética e as composições intimistas presentes no material, que logo recebeu aclamação de todos os veículos de imprensa.
Cinco vezes indicado ao Grammy 2021, o álbum ganhou um filme exclusivo pela plataforma Disney+ no qual Taylor faz performances especiais ao passo que compartilha com o expectador a experiência de gravar um álbum na quarentena, em total isolamento. No documentário também temos vários informações sobre o processo de composição das canções, entre curiosidades e inspirações.
Bom gente, como switfie eu sou muito suspeito para falar, mas não tem jeito: o filme é PERFEITO. Só quem acompanhou a Taylor ano passado sabe como a bicha soltou o álbum (que chegou junto com clipe e tudo) e depois sumiu. Mas felizmente o lançamento desse filme reviveu a era e a esperança de que "exile" vai ser single (mas é mais provável que a música descanse ao lado de "all too well", "getaway car" e "cruel summer", eu sofro).
Além de performar cada uma das músicas, a cantora faz questão de mostrar pra gente que o processo de composição e gravação foi muito cauteloso. Apesar de ter sido gravado em pouco tempo, o disco possui uma qualidade enorme, sem contar que os nomes por trás da produção são figuras conhecidas por entregar trabalhos renomados. Jack Antonoff, que assina grande da parte do álbum, já trabalhou com Swift em outros projetos e também está por trás do "Melodrama" da Lorde e do "Norman Fucking Rockwell" da Lana Del Rey (que inclusive são álbuns maravilhosos que eu amo).
Mas o que todo mundo estava esperando mesmo eram os esclarecimentos. Quando o disco saiu, a fanbase inteira ficou tentando desvendar as composições, afinal Taylor adora easter eggs. A própria confirma, entre uma música e outra, que o "folklore" possui três narrativas diferentes, sendo que as músicas se conectam e funcionam como pontos de vista desses personagens. É tudo tão inteligente!
Gostei também de como a intérprete de "Blank Space" utilizou a realidade que acometia o mundo à época para a composição das canções. Tem uma música linda que fala sobre os profissionais de saúde e sobre o fato de tentarmos sobreviver um dia após o outro. A experiência se torna ainda mais intensa com as apresentações intimistas de cada música, nas quais Taylor dá tudo de si e mostra todo o seu poder vocal.
Em um cenário no qual as mulheres precisam se reinventar constantemente para se manterem relevantes na indústria machista, Taylor Swift prova que está mais plena do nunca. Arriscando em outros gêneros musicais (mais uma vez rsrsrs), a cantora foi um dos nomes mais comentados do ano passado e com esse documentário evidenciou o seu comprometimento artístico, atravessando barreiras para sempre estar próxima de seu exército de fãs.
Com tudo que têm acontecido nos últimos tempos, não temos a mínima ideia de quando a próxima turnê vai ocorrer, mas o filme nos dá um gostinho de como serão as lives do "folklore".
Até mais!
Gosto sa Taylor mas não me considero uma swiftie.
ResponderExcluirGosto desaa versão deia mas clean, intimista.
Vou dar uma olhada no filme
Chelle, obrigado pelo comentário!
ExcluirEsse álbum foi incrível mesmo, mas confesso que prefiro a Taylor do pop.
Beijos.
Eu vou admitir que não faz muito meu estilo de jeito nenhum.
ResponderExcluirMas claro que a mocinha faz a alegria de muitos fãs e fico pensando na intensidade deste documentário/musical e de como todos receberam com alegria esse presente!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Angela, obrigado pelo comentário!
ExcluirFaça o teste taca stream nesse álbum, garanto que você vai amar.
Beijos.
Olá Alison
ResponderExcluirJá faz um bom tempo que não ouço músicas da Taylor .sou completamente por fora do que está rolando no mundo musical atualmente. Mas vou procurar ouvir essas músicas descritas na sua resenha.
Gosto dessa cantora .
Bjs
Eliane, obrigado pelo comentário!
ExcluirPois vai se atualizar toda, pois estamos preparando vários conteúdos sobre música para o blog.
Beijos.
Eu sou uma pessoa completamente leiga em relação aos famosos internacionais. Não acompanho cantores, atores e outros. Claro que escuto músicas, mas não saberia admirar esse documentário como foi resenhado aqui. Espero que os fãs tenham adorado!
ResponderExcluirAlison!
ResponderExcluirAmo a batida das músicas da Taylor e ver que ela inovou, traz ainda uma sensação melhor em poder ouvir o novo álbum, bem como assistir o filme.
cheirinhos
Rudy
Olá,
ResponderExcluirEu fiquei passada quando ela lançou esse álbum hahaha.
To com muita vontade de assistir esse documentário, só esperando um tempinho pra assistir
Ela é muito maravilhosa.
beijos
Ameeei o post!! Eu amo a Taylor, e todas as músicas dela, e esse álbum está simplesmente perfeito! Eu adorei tudo! O filme eu ainda não assisti, mas já sei que vou amar, e estou doida pra ver 😍
ResponderExcluirBjss ^^
Oiiie,
ResponderExcluirA taylor, meus deus, essa mulher quebrou a internet mesmo.. Eu que não sou muito de escutar ela, amei esse novo álbum dela, foi bem a minha vibe sabe.. Quero muito ver esse documentário na disney.. já vou até anotar aqui..
Bjs:
Tempos Literários
Olá! A Taylor realmente se superou com esse álbum, ele é simplesmente maravilhoso e para mim todas as músicas são singles incríveis, a história que ela nos conta com a tríade de August, Betty e Cardigan pode ser descrita apenas com uma palavra “PERFEIÇÃO”, não sabia desse filme e já vou correndo conferir.
ResponderExcluirOi,
ResponderExcluirNão conheço muitas músicas da Taylor, mas achei interessante esse documentário e me deu vontade de assistir. Principalmente porque ela é muito criativa.
Bjs