E a segunda feira chegou trazendo mais uma Leitura Coletiva aqui no blog!
Como a Vivian falou, escolhida por mim. Um livro que eu li a anos atrás e confesso, tinha outra impressão....
Vamos ler a duologia nacional Escola dos Mortos. Vem descobrir o que achamos da leitura!
Para ler a resenha do livro, clica na imagem abaixo:
Vivian: Sotrom...
Sotrom... isso quer dizer muito da minha reação a esse primeiro livro!
Gente, essa fantasia definitivamente não foi o que eu esperei! Talvez alguns se lembrem que eu raramente leio sinopses certo? Então hahaha eu imaginei algo totalmente novo, até porque a Denise não lembrava muito dos livros para me dar spoilers dessa vez hahaha...
Então eu posso dizer que não me emocionei lendo esse livro, tem alguns pontos que não gostei, eu acho que estou ficando velha para ler livros com certas temáticas e desenvolvimentos românticos... que vejo como possivelmente problemáticos.
Aqui temos personagens que gostei mais dos secundários do que dos protagonistas e que espero que no próximo livro o universo seja expandido, a mitologia pode ser interessante, no final do livro sobrou algumas dúvidas em minha mente e quero saber se serão respondidas!
“Ou eu estava me apaixonando por esse cara, ou estava sofrendo um infarto de miocárdio. Eu sinceramente preferia o infarto...”
Ps: quando eu falo que gostei de personagens secundários, estou sendo bem realista! Sério tem três personagens que eu gostaria de proteger de todo o mal neste livro, mas definitivamente não são os protagonistas 🤣🤣🤣🤣
Denise: Sofrível, uma leitura bem complicada!
Se você foi ler a resenha, que aliás é minha, percebeu o quanto eu gostei do livro quando o li pela primeira vez, lá em 2017!
Mas deixa eu contar que eu li em um momento bem conturbado da minha vida, em que eu vivi perdas difíceis e eu acho que o que aconteceu foi que eu mais me apaguei ao livro do que gostei. Tenho a impressão que li e não absorvi muita coisa, não é possível que eu tenha mudado de opinião tão drasticamente como mudei.
Vou explicar meus motivos, mas primeiro, vejam bem, é a minha opinião, baseada na minha leitura, não se baseie nisso, se tiver vontade de ler, se joga pois tu podes ter uma opinião bem diferente da minha!
Então, coisas que me incomodaram agora e antes eu simplesmente ignorei: a forma que o relacionamento do Luka e da Lara começa é totalmente errada e (novamente, minha opinião) abusiva! Ele a trata como objeto, uma "coisa" que ele quer e literalmente a coloca sobre os ombros e carrega consigo, não gostei disso, mesmo ele mudando depois e mostrando seus motivos.
Outro ponto que eu notei foi que o livro é totalmente baseado (ou copiado mesmo) em outros, a parte dos irmãos inatingíveis, que sentam isolados em uma escola lembra descaradamente Crepúsculo, até os sumiços do Luka lembram os do Edward. Lá pelas tantas há uma caçada, uns jogos no mato, bem insanos, onde câmeras seguem os competidores e Lara e Luka são chamados de "amantes desafortunados", lembra alguma outra história para vocês?
Enfim, esses "detalhes" me incomodaram e fizeram com que a minha opinião mudasse completamente e se antes não me incomodei, hoje me perturbou de verdade.
Eu não gosto e não costumo falar mau de livros e veja bem, não estou fazendo isso, é a minha opinião, mas quem sou eu pra falar se um livro é bom ou não? Não sou escritora, só uma leitora e não estou desmerecendo o trabalho de uma pessoa que foi lá e colocou as suas ideias no papel, acho isso incrível e digno de admiração e preciso dizer que mesmo não gostando de algumas coisas, amei a trama e a história que a autora criou.
Achei a ideia da Escola dos Mortos genial, nunca tinha lido nada com esse tema e gostei da originalidade da história (existe algum outro livro assim?), tanto que estou indo ler o segundo livro!
Prevejo polêmicas à vista e adoro quando isso acontece! rs
ResponderExcluirÉ muito bom ler quando uma livro ou dois livros, funcionam de formas diferentes a duas pessoas. Isso mostra que a minha tese é válida: cada livro e leitor são únicos, então o que pode ser bom a um, pode não ser a outro e vice versa!!!
Isso é literatura!!
Eu ainda não li os livros, mas penso que é um gênero que me agrada e muito.
Vou amar ler vocês!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Engraçado isso o que a Denise sentiu....de como com o passar do tempo, o livro que ela havia curtido hoje não funciona mais...
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirEstava curiosa respeito da escolha da leitura coletiva de vocês.
Não conhecia esse livro é acho normal que em uma releitura a gente veja determinadas situações em um livro que antes não tinha observado como por exemplo que o livro tem situações que se parecem com o livro crepúsculo.
E Denise acho que o importante é você ser sincera consigo mesma .e dar a sua opinião sobre o livro .Isso faz toda a diferença para nos leitores .
Bjs
Olá! O que uma releitura não faz (risos), caramba, voltei lá na outra postagem e confesso que a principio fiquei bem empolgada, mas agora com essa leitura coletiva, muita coisa mudou hein, mas é assim mesmo, também já fiz algumas releituras que ao final fiquei me perguntando como eu poderia ter favoritado algo do tipo e essa é justamente a graça dos livros, que conseguem nos entregar com o mesmo livro, perspectivas tão diferentes, dependendo do momento em que realizamos a leitura, mesmo tendo desanimado um pouquinho, tenho certeza de que os próximos posts podem me fazer mudar de opinião outra vez, então que venham os próximos.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirEu super entendo a Denise. Tinha um livro que eu amava, até favoritei ele e quando fui ler de novo só pensava em como o relacionamento era abusivo e em como o protagonista era estúpido. KKKKKKK
Tirei dos favoritos na hora.
beijos
Denise e Vivian!
ResponderExcluirUma vez mais as opiniões são similiares, aleluia!kkkkk
Ver esse lance de parecer com outros livros, é esquisito, né? Parece não ter personalidade própria o autor.
E o plot do enredo parece mesmo interessante e diferente, ma seá que vale a pena?
cheirnhos
Rudy
Acabei de ler a resenha mais atual de vocês e vim aqui ver a do primeiro livro. Gente, as opiniões não mudaram tanto assim ne?
ResponderExcluirÉ comum que a gente releia livros de alguns anos atrás e não sinta a mesma coisa. Por isso mesmo que algumas eu deixo só na memória, vai que não dê certo.
Oiii
ResponderExcluirEu já ouvi falar desse livro, mas nem lembrava nada dele. Eu totalmente entendo a Denise, tem vários livros que li quando era mais nova, que se eu lesse hoje minha opinião seria totalmente diferente. Realmente a ideia do livro é muito legal, mas é uma pena que não tenha sido desenvolvido tão bem, e acho que esses detalhes que parecem cópia iria me incomodar muito!!
Não fiquei com vontade de ler 😔
Bjss ^^
Oiiiee,
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, a capa parece ser bem interessante a historia.. Tem livros que li há tempão e não lembro tanto da historia, mas difícil eu reler de novo por medo de não gostar como da primeira vez.. então, evito muito!
Beijocas:
Tempos Literários
Oi,
ResponderExcluirNão conhecia o livro.
Achei a ideia da escola legal.
Mas esses protagonistas abusivos são terríveis mesmo. E antigamente a gente engolia pois tudo era tido como normal!
Bjs