COMPANHIA DAS LETRAS
O deus das avencas, de Daniel Galera
Sinopse: O autor de Barba ensopada de sangue, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, nos traz um livro marcante, que toma caminhos inesperados para narrar um mundo em rápida transformação. As três histórias deste volume vão do passado recente ao futuro distante, e falam de expectativas e perdas, e de como reconstruir a vida a partir de nossos próprios erros.
Daniel Galera expande as possibilidades da literatura nas três novelas reunidas neste livro. Em "O deus das avencas", que abre este volume, um casal se fecha em casa à espera do nascimento do primeiro filho, e mergulha numa incerteza crescente, tanto pelo destino deles quanto pelos rumos do país. Em "Tóquio", Galera abandona a narrativa mais realista ao retratar a vida de um homem solitário, obrigado a enfrentar o passado em um mundo que atravessou um desastre ambiental e tecnológico. E, por fim, em "Bugônia", ele dá um passo além ao recriar a história de uma comunidade pós-apocalíptica em simbiose com a natureza, que, pressionada pelas ameaças externas de um planeta devastado, precisa se transformar de forma radical.
O deus das avencas é um livro especulativo e por vezes sombrio, mas extremamente humano.
Sinopse: Toda a narrativa breve de um dos escritores mais notáveis da literatura brasileira, reunida pela primeira em um só volume.
As histórias de José J. Veiga intercalam beleza e absurdo, inocência e brutalidade. Com humor afiado e contundente, o autor de A hora dos ruminantes construiu uma obra capaz de misturar a violência do cotidiano com o lirismo da fantasia.
Este volume reúne, pela primeira vez, toda a produção de contos do escritor. Estão aqui as narrativas breves de Os cavalinhos da Platiplanto (1959), A estranha máquina extraviada (1967) e Objetos turbulentos (1997), além de uma farta seção de textos esparsos – publicados em jornais, revistas e coletâneas entre 1941 e 1989 –, posfácio inédito da escritora Socorro Acioli e uma alentada cronologia do autor.
"José J. Veiga precisa ser lido no lugar justo de um de nossos melhores prosadores. Um contista exemplar. Veiga tem muito a ensinar ao nosso tempo." – Socorro Acioli
Sinopse: Novo livro de uma das vozes mais extraordinárias da poesia contemporânea.
A poesia de Ana Martins Marques atesta que as palavras são capazes de tudo: de absorver o que está ao redor – na tentativa de compreender o mundo –, mas, sobretudo, de criar novos mundos. Em seus versos, que nascem da observação e da curiosidade, a linguagem às vezes serve para pensar. Outras vezes, as palavras são deixadas de lado e dão lugar a um "buraco/ cheio de silêncio". E então a poeta conclui: "um poema não é mais/ do que uma pedra que grita".
Em Risque esta palavra, uma das vozes mais celebradas da literatura hoje cria uma espécie de inventário de experiências afetivas. Com clareza, inquietação e extrema habilidade, Ana Martins Marques mapeia os encontros e desencontros, a paixão e o luto, e prova que "quase só de palavras/ se faz o amor".
Sinopse: Reunião dos livros de poemas de um escritor monumental, vencedor do prêmio Camões.
Toda poesia reúne os dez livros de poemas de Ferreira Gullar, publicados ao longo de quase sessenta anos – de A luta corporal, de 1954, até Em alguma parte alguma, de 2010 –, tendo como base a edição revista pelo próprio poeta. No posfácio escrito especialmente para este volume, Antonio Cicero destaca a vasta dimensão da produção do autor de Poema sujo, que inclui "não apenas a beleza, mas a contingência, a precariedade, a banalidade, a feiura, a morte mesma que fazem parte essencial dessa experiência".
Com sua obra apaixonante, questionadora e combativa, Gullar se consagrou como um nome incontornável na poesia de língua portuguesa e no debate sobre literatura, artes e cultura do país.
Sinopse: Nenhum romance do século XX teve maior influência do que 1984. Essa é a tese do autor de O Ministério da Verdade, primeiro livro a examinar completamente a origem e o legado da obra-prima de George Orwell.
Quando 1984 foi publicado no Reino Unido, em 8 de junho de 1949, um crítico perguntou se um romance tão oportuno naquele momento teria a possibilidade de exercer a mesma influência nas gerações seguintes. Hoje, é praticamente impossível falar sobre propaganda, vigilância, autoritarismo ou fake news sem fazer referência à obra-prima de George Orwell.
Em O Ministério da Verdade, o crítico britânico Dorian Lynskey remonta a gênese de 1984 e investiga o alcance do romance na nossa cultura. Além de expressões que se tornaram corriqueiras como "Big Brother", "Polícia das Ideias", "duplipensar", "pensamento-crime" e "Novafala", Lynskey nos mostra como o romance inspirou filmes, séries de TV, peças de teatro, óperas, o álbum Diamond Dogs, de David Bowie, os livros O conto da aia, de Margaret Atwood, e V de Vingança, de Alan Moore e David Lloyd, o filme Brazil, de Terry Gilliam, entre outras obras.
De modo acessível e informativo, o autor afirma a grandeza duradoura do romance de Orwell. Um guia fundamental para o livro mais emblemático do mundo contemporâneo.
"Se você tem o mínimo interesse em Orwell ou em saber como nossa cultura vem se transformando, deve ler este livro brilhante e esclarecedor." – Sunday Times
ZAHAR
Uma história feita por mãos negras, de Beatriz Nascimento (organização de Alex Ratt)
Sinopse: Historiadora, professora, poeta e ativista, Beatriz Nascimento deixou um legado intelectual múltiplo e profundo. Esta coletânea oferece um panorama amplo de seu pensamento, reunindo alguns de seus principais artigos, ensaios e resenhas, escritos entre os anos de 1974-94.
Pensadora insurgente à frente de seu tempo, Beatriz Nascimento dedicou-se a resgatar a história do negro no Brasil – algo ainda a ser construído, ela defendia. Uma história negra, feita por pessoas negras, com o intuito de romper com quatro séculos de invisibilização numa sociedade da qual elas participaram em todos os níveis.
Com organização primorosa do antropólogo Alex Ratts, os 24 textos aqui selecionados reafirmam os aspectos centrais de sua obra – as relações raciais e de gênero; as formulações sobre a contribuição do negro na construção da sociedade brasileira; a recusa do discurso que reduz a problemática racial a uma questão econômica e social, sem uma compreensão existencial do indivíduo; e, sobretudo, as pesquisas sobre os quilombos no Brasil, suas relações com a África e como se reconfiguraram para ser não apenas espaço de resistência, mas um sistema social alternativo.
Completam ainda este conjunto escritos da autora marcados pelas transformações políticas e sociais a partir da década de 1980 – como o fim dos governos militares e a vigência da nova Constituição – e por inflexões pessoais e memórias – como em "Carta de Catarina", texto de maturidade e síntese no qual ela discorre sobre o movimento negro, a diáspora e suas poéticas, além do processo de feitura do filme Orí, obra fundamental para conhecer, ver e ouvir a potência dessa mulher transatlântica.
"Com Beatriz Nascimento, temos um modo de ver e conhecer outra face do Brasil." – Sueli Carneiro
"A essa mulher devemos o renascimento do movimento negro no Rio de Janeiro nos anos 1970. Por favor, não se esqueçam disso!" – Lélia Gonzalez
Como remover um presidente: Teoria, história e prática do impeachment no Brasil, de Rafael Mafei
Sinopse: O mais completo e aprofundado estudo das dimensões políticas e jurídicas do impeachment e sua aplicação na experiência brasileira.
Desde os anos 1990, quando a América Latina se livrou de seus vários regimes autoritários, raramente o continente viveu um ano sem um impeachment consumado, ou ao menos a ameaça séria de um. Só no Brasil, houve mais de 250 denúncias de crime de responsabilidade e o afastamento de dois presidentes.
Em Como remover um presidente , o jurista Rafael Mafei reconstitui o desenvolvimento histórico do impeachment – seu surgimento na Inglaterra, importância para a Constituição americana e utilização no Brasil –, para então examinar a fundo não apenas os casos de Collor e Dilma, que marcaram o país na redemocratização, mas também as tentativas contra Vargas, FHC, Lula e Bolsonaro.
Neste livro fundamental e urgente – e que já nasce clássico –, Mafei lança nova luz sobre os elementos que podem evitar que nossa democracia esteja sob permanente ameaça de quarteladas ou parlamentadas, ou condenada a sucumbir quando um tirano vença uma eleição.
*
Comunicamos que a primeira impressão de Como remover um presidente, de Rafael Mafei, saiu com um erro importante relativo ao número de denúncias de impeachment contra Fernando Henrique Cardoso (nota 7, página 284). O número correto é 27, e não 275.
A informação já está corrigida no e-book. Estamos encartando uma errata nos exemplares em estoque e iremos providenciar que o mesmo seja feito nos exemplares já distribuídos. A errata também já está disponibilizada ao final desta página.
Pedimos desculpas aos nosso autores, Rafael Mafei e Fernando Henrique Cardoso, e aos nossos leitores.
CLÁSSICOS ZAHAR
Jaqueta branca: edição comentada, de Herman Melville (tradução de Bruno Gambarotto)
Sinopse: Do autor de Moby Dick, a mais sombria e crítica narrativa sobre a vida no mar.
Neste romance, Herman Melville, um dos grandes autores da língua inglesa, parte de suas próprias experiências como marinheiro para fazer um relato cru e poderoso sobre as condições de vida a bordo de um navio de guerra no século XIX.
Narrado por um marujo que se identifica apenas como Jaqueta Branca – referência à roupa que ele mesmo precisa confeccionar para tentar se proteger do frio –, o livro descreve as agruras da rotina miserável e opressiva dos tripulantes de baixa patente na fragata Neversink. Indo do Pacífico para a Costa Leste dos Estados Unidos, o navio percorre quase toda a América do Sul, destacando-se a perigosa travessia do cabo Horn e a escala no Rio de Janeiro, onde despertam a atenção do autor a beleza da paisagem e a pompa da visita de d. Pedro II à embarcação.
Com a narrativa do jovem e honesto Jaqueta Branca, Melville produz – em sua obra mais política – uma denúncia incisiva da desumanidade das relações sociais na Marinha americana, tratando de temas que seguem contemporâneos, como reformismo, revolução, escravidão e liberdade.
Tradução, apresentação, notas e glossário: Bruno Gambarotto.
A Agulha Oca: edição bolso de luxo, de Maurice Leblanc (tradução de Jorge Bastos)
Sinopse: O ladrão de casaca mais famoso do mundo está de volta! Terceiro volume da série – e considerado seu melhor e mais célebre romance –, A Agulha Oca é o clássico dos clássicos de Arsène Lupin.
A coleção que inspira a série original da Netflix "Lupin".
Impetuoso e irresistível, Arsène Lupin faz suas próprias leis, mas é fiel a um rigoroso código de honra cavalheiresco. Como o gênio do crime que é, está sempre um passo à frente dos seus inimigos. Mesmo assim, um jovem estudante de ensino médio desafia a sua astúcia justamente no enigma mais célebre da história da França: o segredo da Agulha Oca. Envolvendo a fortuna escondida dos monarcas franceses e tesouros fabulosos, como as joias das rainhas e a Mona Lisa original, trata-se de um caso que ninguém jamais conseguiu desvendar.
Com reviravoltas inesperadas – além da participação dos arqui-inimigos de Lupin, Herlock Sholmes e o inspetor Ganimard –, o rocambolesco e genial duelo entre o improvável detetive amador e o maior ladrão do mundo deixa o leitor sem fôlego até o surpreendente final.
PENGUIN-COMPANHIA
Os sofrimentos do jovem Werther, de Johann Wolfgang von Goethe (tradução de Mauricio Mendonça Cardozo)
Sinopse: Um dos principais romances da literatura mundial chega à Penguin-Companhia com nova tradução e aparatos. A exploração inquietante do desejo humano que se contrapõe às expectativas do mundo faz deste livro um clássico incontornável.
Obra-chave do romantismo alemão, este relato epistolar e autobiográfico de Goethe alcançou sucesso imediato de público logo após sua publicação, em 1774, e continuou influenciando escritores de diversas gerações – de Mary Shelley a Thomas Mann.
Visitando uma idílica vila alemã, Werther conhece e se apaixona pela doce Charlotte. Embora saiba que ela vai se casar com outro, ele é incapaz de subjugar sua paixão, que o atormenta ao ponto do desespero. A exploração de Goethe da mente de um artista em conflito com a sociedade e mal equipado para lidar com a vida é uma das mais pungentes narrativas romanescas da tragédia humana.
Comovente e intimista, Os sofrimentos do jovem Werther continua atual. Sem renunciar a uma escrita fluida, Goethe traz para o centro do romance o eterno conflito entre homem e mundo, fazendo deste livro um dos maiores clássicos da literatura mundial.
Tradução e notas de Mauricio Mendonça Cardozo.
Introdução de Michael Hulse.
ALFAGUARA
Aqueles olhos verdes, de José Trajano
Sinopse: Misturando ficção e realidade, Aqueles olhos verdes é um delicioso passeio pelas festas, culinária, futebol, tradições, música e política do Brasil do final dos anos 1930 até o início dos 1960.
O ano é 1938. Vicente Meggiore pede ao irmão José Reis que o encontre no estádio das Laranjeiras. O motivo, logo se descobre, não era assistir ao Fluminense dando uma volta olímpica pela conquista do bicampeonato. Vicente precisa que o caçula escolte um fugitivo do governo de Getúlio Vargas a um local seguro, até que a situação política se acalme. Zé Reis não gosta do envolvimento do irmão com os camisas-verdes, mas, como lhe devia favores, resolve ajudá-lo.
O leitor é levado, então, para uma fazenda no interior do Rio de Janeiro – palco central da vida de Zé Reis, onde ele receberá figuras como Plínio Salgado, Zizinho, Dori Kürschner e Chiquinho do Acordeon. Encantado com as pessoas e a natureza da região, Zé Reis mergulha na cultura local e exalta suas tradições. Em uma via de mão dupla, ele também cativa os moradores da cidade. Conhecido pelos imensos olhos verdes e por sua paixão pelo futebol, ele arrebata seus ouvintes com suas aventuras fora do cenário interiorano.
Zé Reis é uma homenagem de José Trajano ao avô, que, assim como o personagem, gostava de cavalos e frutas e era um proseador de primeira – só não ligava para futebol.
Senhor das moscas (nova edição), de William Golding (tradução de Sergio Flaksman)
Sinopse: Um romance indispensável de William Golding, vencedor do prêmio Nobel, sobre a natureza do mal e a tênue linha que separa a civilidade da barbárie. Considerado um dos 100 melhores romances do século XX pela Modern Library.
Senhor das Moscas é um dos romances essenciais da literatura mundial. Adaptado duas vezes para o cinema e traduzido para 35 idiomas, o clássico de William Golding já foi visto como uma alegoria, uma parábola, um tratado político e até mesmo uma visão do apocalipse.
Durante a Segunda Guerra Mundial, um avião cai numa ilha deserta e os únicos sobreviventes são um grupo de meninos. Liderados por Ralph, eles procuram se organizar enquanto esperam um possível resgate. Mas aos poucos esses garotos aparentemente inocentes transformam a ilha numa visceral disputa pelo poder, e sua selvageria rasga a fina superfície da civilidade.
Ao narrar essa história sobre meninos perdidos numa ilha, aos poucos se deixando levar pela barbárie, Golding constrói uma reflexão sobre o limite entre o poder e a violência desmedida. Senhor das Moscas mantém o mesmo impacto desde seu lançamento: um clássico moderno que retrata de maneira inigualável as áreas de sombra e escuridão da essência do ser humano.
PARALELA
4 homens em 44 capítulos, de BB Easton (tradução de Lígia Azevedo)
Sinopse: 4 homens em 44 capítulos é um irreverente e espirituoso livro de memórias que resultou de experiências malucas, recheado de episódios divertidos e cenas muito, muito quentes.
Inspiração para a série original da Netflix Sex/Life.
Depois de anos tentando apimentar minha vida sexual, resolvi me contentar com um diário sobre aventuras do passado. Talvez meu marido, um nerd lindo e frio, só não fosse capaz de sentir a paixão que eu esperava, já que era totalmente diferente dos meus ex-namorados supertatuados e tarados. Bom, se eu não podia ter o amor que desejava na vida real, pelo menos podia escrever sobre ele no diário. Seria meu segredinho.
Mas adivinha? Meu marido leu tudo. E sabe o que mais? Depois disso, ele foi tomado pela paixão, se é que você me entende.
A partir daí, resolvi seguir o conselho da minha melhor amiga e usar o diário para manipular o comportamento dele. Eu só queria convencê-lo a: me dar um apelido fofo; me elogiar mais; fazer sexo selvagem e apaixonado; e fazer uma tatuagem completamente amadora do meu nome e/ou rosto em uma parte do corpo bem visível!
Não é pedir demais, é? O que poderia dar errado?
CONTEÚDO ADULTO
Malibu renasce, de Taylor Jenkins Reid (tradução de Alexandre Boide)
Sinopse: Os quatro filhos de Mick Riva são conhecidos e admirados por toda Malibu. Mas não só pelo pai famoso. A cada ano os quatro dão uma festa épica para comemorar o fim do verão – e a de 1983 promete. Ela dura apenas algumas horas, mas é suficiente para mudar a vida deles para sempre.
Malibu, agosto de 1983. É o dia da festa anual de Nina Riva, e todos anseiam pelo cair da noite e por toda a emoção que ela promete trazer.
A pessoa menos interessada no evento é Nina, que nunca gostou de ser o centro das atenções e acabou de ter o fim do relacionamento com um tenista profissional totalmente explorado pela mídia. Talvez Hud também esteja tenso, pois precisa admitir para o irmão algo que tem mantido em segredo por tempo demais, e parece que esse é o momento. Jay está contando os minutos, pois não vê a hora de encontrar uma menina que não sai de sua cabeça. E Kit também tem seus segredos – e convidado – especiais.
Até a meia-noite, a festa estará completamente fora de controle. O álcool vai fluir, a música vai tocar e segredos acumulados ao longo de gerações vão voltar para assombrar todos – até as primeiras horas do dia, quando a primeira faísca surgir e a mansão Riva for totalmente consumida pelas chamas.
SUMA
Devoradores de estrelas, de Andy Weir (tradução de Natalie Gerhardt)
Sinopse: Neste novo thriller científico de Andy Weir, autor best-seller de Perdido em Marte, um astronauta precisa encontrar sozinho um jeito de salvar a Terra da destruição.
Ryland Grace é o único sobrevivente de uma desesperada missão de emergência – se ele falhar, toda a humanidade e o planeta Terra serão destruídos.
Mas no momento ele não sabe disso. Ryland não se lembra nem do próprio nome, muito menos de sua missão ou de como cumpri-la. Tudo o que ele sabe é que dormiu por muito, muito tempo. E que despertou a milhões de quilômetros de casa, com apenas dois cadáveres como companhia.
Com os colegas de tripulação mortos e as memórias confusas retornando aos poucos, Ryland vai perceber a tarefa impossível que tem nas mãos. Viajando pelo espaço em sua pequena nave, cabe a ele descobrir a resposta para um enorme mistério científico – e derrotar a ameaça de extinção da nossa espécie.
O tempo está acabando, e o humano mais próximo está a anos-luz de distância, então Ryland terá que fazer tudo isso sozinho.
Ou será que não?
"Dois mundos em perigo, um astronauta competente (mas humano e cheio de falhas), inúmeros mistérios científicos para resolver, e toda a humanidade em risco. Qualquer fã de ficção científica das antigas (como eu) vai amar." – George R.R. Martin, autor de A guerra dos tronos
"Ler Devoradores de estrelas é como ir em uma excursão ao espaço sideral com o melhor professor de Ciências que existe – e a tarefa da sua turma é salvar o mundo. Uma das viagens mais originais, envolventes e divertidas que já fiz." – Ernest Cline, autor de Jogador nº 1
"Sempre fico impressionado com a forma como Weir escreve ficção científica de um jeito maravilhosamente acessível, sem comprometer nem a ciência nem a ficção. Um livro que posso indicar para qualquer pessoa com a certeza de que ela vai adorar." – Brandon Sanderson, autor de Mistborn
Love: A história de Lisey, de Stephen King (tradução de Fabiano Morais)
Sinopse: Uma história de amor, de um casamento, de uma esposa dedicada e de um escritor bem-sucedido. Uma história de violência, de trauma e de loucura – e sobre os segredos que permanecem após a morte. A história de Lisey está só começando.
Dois anos após a morte do marido, Lisey Landon decide que é hora de colocar os papéis dele em ordem. Afinal, Scott Landon era um escritor de sucesso, e há diversas partes interessadas em qualquer trabalho inédito deixado por ele, embora ela esteja determinada a recusar qualquer oferta.
Casados por vinte e cinco anos, os dois compartilhavam de uma intimidade profunda e muitas vezes assustadora. Logo no início do relacionamento, Lisey descobriu de onde Scott tirava suas ideias – um lugar capaz de curá-lo ou devorá-lo, chamado Boo'ya Moon.
Quando é contatada por Zack McCool, um homem desagradável que diz que ela deve entregar os manuscritos ou sofrer as consequências, chega a vez de Lisey encarar os demônios que assombravam Scott – e que agora podem ajudar a protegê-la. Assim, o esforço de uma viúva para organizar o escritório de seu célebre marido se transforma em uma jornada quase fatal ao mundo sombrio que ele habitava.
Um dos livros mais poderosos e íntimos de Stephen King, Love: A História de Lisey fala sobre a fonte da criatividade, as tentações da loucura e a linguagem secreta do amor.
QUADRINHOS
Radioativos: Marie & Pierre Curie, uma história de amor e contaminação, de Lauren Redniss (tradução de Antônio Xerxenesky)
Sinopse: Livro que deu origem a Radioactive, filme da Netflix estrelado por Rosamund Pike e dirigido por Marjane Satrapi, autora da graphic novel Persépolis, Radioativos é uma belíssima biografia ilustrada que conta a trajetória espetacular da física Marie Curie e de seu marido Pierre.
Radioativos conta a história de Marie Curie, a física polonesa radicada na França famosa por seu trabalho com a radioatividade – e a primeira pessoa a ganhar o Nobel duas vezes. O livro mostra sua infância, sua história de amor e colaboração científica com o marido Pierre, e a maneira como suas descobertas, que incluíam o rádio e o polônio, os envenenaram em câmera lenta.
Para as ilustrações, a autora usou um processo chamado impressão cianotipada, em que um desenho, através de um processo químico que envolve luz solar, se transforma numa espécie de negativo brilhante do original. E a partir de entrevistas com cientistas, engenheiros, sobreviventes de bombas atômicas e a neta de Marie e Pierre Curie, Redniss recriou com fidelidade a atmosfera e os embates científicos da Paris fin de siècle. Com um texto extraordinário e ilustrações deslumbrantes, Radioativos é uma narrativa vibrante, uma história de amor cheia de emoção e, sobretudo, uma obra de arte perfeita.
"De repente, as cores florescem com uma força intensa, a história se contrai em um par de figuras alongadas fechadas num abraço, depois se expande novamente numa explosão de palavras. Neste livro totalmente original sobre paixão e descoberta, Lauren Redniss inventou uma forma única de contar uma história." – Nicole Krauss
"Pura genialidade imaginativa." – Malcolm Gladwell
SEGUINTE
Enquanto eu não te encontro, de Pedro Rhuas
Sinopse: Em seu livro de estreia, Pedro Rhuas traz uma história sobre amor à primeira vista, encontros e desencontros, cultura nordestina, música pop e drag queens.
Nenhum encontro é por acaso.
A vida tem sido boa para Lucas. Ele passou no Enem para estudar publicidade; se mudou com Eric, seu melhor amigo, do interior do Rio Grande do Norte para a capital; e conseguiu sua tão aguardada liberdade. Mas, no amor, Lucas é um desastre. O maior fã de Katy Perry no Nordeste tem certeza de que nem toda a sorte do mundo poderia fazer com que ele finalmente se apaixonasse pela primeira vez.
Até que, em uma despretensiosa noite de sábado em 2015, tudo muda. Quando Lucas e Eric vão na inauguração do Titanic, a mais nova balada da cidade, Lucas esbarra (literalmente!) em Pierre, um lindo garoto francês que parece ter saído dos seus sonhos. Em meio a drinques, segredos e sonhos partilhados, Lucas e Pierre se conectam instantaneamente. Eles vivem o encontro mais especial de suas vidas, mas o Universo tem outros planos para o futuro... Até a noite acabar, o que será que vai acontecer com eles<
Com uma voz original e divertida, repleta de referências pop e à cultura do Rio Grande do Norte, o livro de estreia de Pedro Rhuas vai te fazer rir alto e se apaixonar.
Arlindo, de Ilustralu
Sinopse: Uma história sobre descobrir que a gente não tá só.
Arlindo é um garoto cheio de sonhos e vontade de encontrar seu lugar no mundo. Tudo o que ele quer é seguir sua vida de adolescente na cidadezinha onde mora, no interior do Rio Grande do Norte. Ele aluga filmes na locadora com as amigas todo sábado, sente o coração bater mais forte pelas primeiras paqueras, canta muito Sandy & Júnior no chuveiro, e ainda cuida da irmã mais nova e ajuda a mãe a fazer doces para vender.
Por mais que ele se esforce e dê o seu melhor, muita gente na cidade não aceita Arlindo – o que traz uma série de problemas na escola e até mesmo dentro de casa. Aos poucos, porém, ele vai perceber que vale a pena lutar para ser quem ele é, ainda mais quando tem tanta gente com quem contar.
Com um traço divertido, cores vibrantes e um monte de referências aos anos 2000, esta história em quadrinhos que já conquistou milhares de fãs na internet fala sobre encontrar forças nas pessoas que a gente ama e dentro de nós mesmos.
OBJETIVA
A lógica do cisne negro (edição revista e ampliada), de Nassim Nicholas Taleb (tradução de Renato Marques de Oliveira)
Sinopse: Um clássico sobre tomada de decisão, probabilidade e incerteza, agora em edição revista e ampliada. Do mesmo autor dos best-sellers Antifrágil e Arriscando a própria pele.
Um Cisne Negro é um evento que reúne três características principais: é altamente improvável, produz um enorme impacto e, depois que acontece, inventamos uma explicação que o faça parecer menos aleatório e mais previsível do que de fato é. Para Nassim Nicholas Taleb, esse fenômeno está na base de quase tudo que acontece no mundo – da ascensão das religiões aos acontecimentos em nossas próprias vidas. O incrível êxito do Google, por exemplo, foi um Cisne Negro, assim como o Onze de Setembro.
Por anos, Taleb estudou sobre a forma como nos enganamos ao achar que sabemos mais do que na verdade sabemos. Segundo ele, fixamos nosso pensamento em dados irrelevantes, enquanto eventos maiores continuam a nos surpreender e a moldar o mundo. Esta nova edição apresenta um ensaio com ferramentas para navegar e explorar um mundo de Cisnes Negros.
Elegante, surpreendente e com reflexões de alcance universal, A lógica do Cisne Negro nos mostra como parar de tentar prever tudo – e tirar proveito da incerteza.
"Um estudo fascinante sobre como estamos constantemente à mercê do inesperado." – The Guardian
FONTANAR
O livro das simpatias, de Carolina Chagas
Sinopse: Atraia boas energias, peça proteção, faça pedidos que serão atendidos: este livro traz mais de duzentas simpatias, testadas e aprovadas, vindas do mundo todo e passadas de geração em geração.
Todo mundo conhece uma simpatia que sempre funciona e para a qual recorre quando precisa. Neste livro, Carol Chagas reúne essa sabedoria muitas vezes passada de pais para filhos, mas pouco documentada. Para quem busca se sentir mais conectado e protegido, esta pesquisa extensa apresenta rituais de autocuidado, orações para santos e plantas que podem trazer alegria e renovação.
Aprenda simpatias e rituais para:
- Atrair viagens
- São Judas Tadeu conceder ajuda urgente
- Conseguir uma pista do futuro amor
- Movimentar energias paradas
- Encontrar um emprego ou atrair dinheiro
- Curar dor de cabeça crônica
- Tirar o quebranto e o mau-olhado
- Ter felicidade durante a vida inteira
Com dicas sobre plantas, banhos de ervas, amuletos, cristais e óleos essenciais, este é um guia prático de pequenas ações que ajudarão você a praticar o autocuidado, a se conectar com seus ancestrais e a tornar a vida menos tumultuada, mais simples e cheia de encanto, amor e significado.
COMPANHIA DE BOLSO
A vida submarina, de Ana Martins Marques
Sinopse: Livro de estreia de um dos principais nomes da poesia contemporânea, agora reeditado pela Companhia das Letras.
Publicado pela primeira vez em 2009, A vida submarina combina rara sensibilidade e excepcional talento para a observação de tudo o que nos rodeia – xícaras, cortinas, camas, fotografias. O poema, Ana Martins Marques conclui, é lugar para pensar.
O fazer poético, a mobília doméstica, o desejo amoroso, a noite silenciosa, os hotéis em baixa temporada, o tempo que corre: tudo pode ser formulado no espaço do verso. Lançados ao mundo "com a coragem suicida/ dos barcos de papel", Ana revela que os poemas aprendem com o mar "a colocar os corpos em perigo".
Taylor Jenkins Reed sempre na wishlist.
ResponderExcluirAchei diferente o novo livro do tio King.
Olá
ResponderExcluirVi vários desses livros sendo comentados pelos yuotubers e blogueiros . Não sabia que esse livro Malibu renasce é dessa editora .
Caramba, quanta novidade! Gosto dessa editora porque traz muuuito livro de qualidade e que faz a gente questionar muita coisa na sociedade ne? Ansiosa pra ver resenha nos blogs.
ResponderExcluirEnquanto eu Não te Encontro e Arlindo estão sendo tão, mas tão desejados!!! Andei olhando ambos e sei que vão arrasar corações!
ResponderExcluirKing é Mestre demais e cada livro que chega, o coração dispara!
4 Homens está dando o que falar por conta da série(que eu ainda não vi,mas pretendo) e Taylor é diva demais!
Segura que os lançamentos chegaram arrasando!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Olá! Mais um bocado de livrinhos maravilhosos que fazem a nossa alegria (risos), estou de olho em Malibu renasce, pois já sou muito fã da Taylor.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirQuantas novidades boas! Fiquei curiosa para ler Uma história feita por mãos negras, de Beatriz Nascimento.
Estou super aguardando Malibu, preciso desse livro.
beijos
Denise!
ResponderExcluirTantos selos e tantos livros bons.
Sempre King o mais desejado.
cheirinhos
Rudy
Oiii
ResponderExcluirNossa, vários lançamentos esse mês!! O único que já li é 4 homens em 44 capítulos, e gostei bastante. E estou querendo ler Malibu Renasce e Enquanto eu não te encontro.
Bjss ^^
Oiiie,
ResponderExcluirVários lançamentos incríveis, estou desejando muito ler o novo lançamento da Taylor, dizem que o livro é bom...
Beijocas:
Tempos Literários
Oi,
ResponderExcluirInteressantes.
Fiquei com vontade de ler Como remover um presidente, Enquanto eu não te encontro e Devoradores de estrelas.
Bjs e boas leituras em agosto!