Luz, Câmera, Ação! The White Princess

18 de junho de 2021

Produtora:
Starz
Ano do Término: 2017
Temporadas: 1
Gênero: Histórica, Drama
Elenco: Jodie Comer, Richard Dillane, Michelle Fairley, Patrick Gibson
Nota:     
Sinopse: Baseada nas obras A Princesa Branca e A Maldição Do Rei de Philippa Gregory.

A minissérie dá continuidade aos eventos posteriores em The White Queen, e conta sobre o casamento da filha de Elizabeth Woodville (A Rainha Branca) e o filho de Margaret Beaufort (A Rainha Vermelha) e a tentativa dos Yorks de tomarem o poder dos Lancasters. Na trama, Margaret Beaufort, a mãe obstinada do rei Henrique VII, entra em confronto com sua nora, a princesa Isabel de York. Enquanto sua influência sobre seu filho começa a diminuir e a de Isabel (Lizzie) crescer, Margaret começa a desvendar como os pecados do passado e do presente pesam sobre sua consciência enquanto sua relação com Henry fica cada vez mais em risco.

Atenção: por ser uma série baseada em fatos reais, essa resenha pode entregar alguns pontos importantes dos episódios. Além disso, pode conter spoilers da série anterior "The White Queen"


Resenha:

The White Princess é uma série da Starz, lançada em 2017 como forma de dar sequência aos fatos passados na série The White Queen. Na série, temos como foco principal o casamento de Henrique VII com Elizabeth, filha de Isabel com Eduardo. O casamento faz com que a casa de York (representada por Elizabeth) e a casa Lancaster (representada por Henrique VII) finalmente se unam e dê fim à chamada na história da Inglaterra de Guerra das Rosas.

Elizabeth, interpretada por Jodie Comer, é uma mulher com personalidade muito forte e desde criança foi ensinada a odiar a casa dos Lancaster, principalmente Henrique VII, que tirou o trono do seu então amado e derrotado Ricardo III. Essa personalodade foi o que eu mais gostei na série inteira! Não é segredo que essa trilogia (The White Queen, The White Princess e The Spanish Princess) conta a história na visão das mulheres e como elas são fortes em um meio onde o sexo feminino é considerado frágil. Mas, de todas, Elizabeth de York é a mais obstinada. Apesar de terem opiniões próprias, as mulheres da corte são obrigadas a serem educadas, ser fiel e fazer mesuras, elas precisam se curvar aos mais poderosos. Elizabeth não faz isso, ela enfrenta Henrique VII desde o primeiro momento em que coloca os olhos sobre ele, ela não se importa com os xingamentos e até esnoba isso.


Além do casamento, Henrique VII, interpretado por Jacob Collins-Levy, tem uma grande missão pela frente, lidar com o seu povo, que não vê nele um grande governante e estão insatisfeitos com a mudança (outra) do trono. Henrique VII sempre foi atormentado pelas conspirações contra a sua coroa e isso fica evidente na série. Na releitura da Starz, ele não me parece um rei muito forte e convicto, e isso também se deve ao fato de sua mãe, a cobra religiosa Margarida Beaufort, agora interpretada por Michelle Fairley, ter uma grande influência em cada passo que ele dá.

Ao lado de Henrique VII e sua mãe, está Elizabeth, que começa a ter certo companheirismo com o seu marido depois de terem o primeiro filho. Acho que esse arco da série é um dos arcos que me faz amar The White Princess, pois eu não resisto ao clichê de amor e ódio que vira apenas amor! Não é segredo que Henrique VII e Elizabeth tiveram um bom casamento, o que era considerado raro na monarquia, pois o casamento era mais um tratado político do que de sentimento. Essa felicidade é mostrada na série. Porém, o casal, além de lidar com as conspirações dos outros ao trono, precisa lidar com a intervenção da mãe de Henrique VII.


A guerra sempre fez parte da história da Inglaterra, e isso é mostrado na série também. Henrique VII está sempre sendo testado e indo apaziguar pequenas tentativas de calúnia e conspirações. Defender o poder dos Tudor se torna fundamental, e felizmente Henrique VII tem uma grande aliada nessa empreitada. Não, não sua mãe, mas sua própria esposa! Elizabeth, que sempre quis os York de volta no trono, acaba defendendo o poder dos Tudor acima da sua casa de nascença, o que gera inúmeros conflitos, inclusive com a sua própria mãe. Mas Lizzie é uma peça forte no tabuleiro de Henrique VII, além de apoiá-lo, representa uma força para ele. Isso fica evidente quando a personagem vai de encontro a ele na batalha para dar um apoio moral. É uma das melhores cenas da série.


Com apenas oito episódios com cerca de uma hora de duração e por também ser uma série baseada em fatos reais, The White Princess entrega o que todo fã de história gosta: fatos reais representados por grandes atores, mas com licença poética para agradar o público. A fotografia e o figurino são impecáveis e dignos da Starz, que também assina as outras séries que fecham essa trilogia.

Novamente, a dica importante, a série The White Princess também é baseada no livro de mesmo nome da autora Philippa Gregory, dessa vez quinto livro da série Guerra dos Primos. A autora possui vários livros sobre a história contada pelo ponto de vista das mulheres. Se você gosta de fato sobre fato, não leia, a autora gosta de mexer com alguns personagens com situações que saem da cabeça apenas dela.


Livros: A Princesa Branca

Autora: Philippa Gregory

Ano: 2018

Páginas: 560

Editora: Record

Eu sempre procurei essa série toda para ler, mas nunca a achei para comprar, se alguém souber onde vende todos os livros, me avisem!

A continuação dos eventos da série de televisão vocês poderão ver em The Spanish Princess, em breve resenha dela também! 


13 comentários

  1. Uau!!!
    Como sempre uma descrição instigante e intrigante dessa série.
    Fiquei curiosa pra saber msis sobre a essas mulheres tal6a frente do seu tempo

    ResponderExcluir
  2. Eu admito com vergonha que não fazia ideia da série. Por isso, estou aqui, encantada com tudo que li acima.
    Aliás, nem The White eu vi ainda. O universo das séries é muito vasto e eu estou perdida em um caminho sem fim.
    Mas fiquei curiosa demais por relação aos fatos históricos. Na época escolar a matéria que eu mais gostava era história rs
    Com certeza, serão duas séries que assim que minha fila diminuir, eu verei!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Olá Mariana!
    Acho deslumbrantes essas séries de monarquia, mas não conhecia White Princess. Gosto muito de obras históricas, por isso os fatos reais representados na série me chamaram a atenção. Sem falar que também adoro casais que se odeiam no início mas depois é só love rsrs. Já quero ler o livro também, mesmo que a autora crie tramas malucas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adorei saber que apesar de ser baseado em fatos reais, temos aqueles toques mágicos para nos deixar suspirando (risos)! A série já está no meu radar e agora fiquei ainda mais tentada em assistir, por isso mesmo sem tempo, vou me organizar por aqui!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Então eu vi a primeira temporada da série the Spanish princess.mas creio que deveria ter assistido as outras primeiro.
    Gosto de séries históricas e vou procurar essa para assistir .
    Valeu a dica

    ResponderExcluir
  6. eu vi como indicação de série de drama histórico a "The White Queen" não assistir ainda e gostei bastante da indicação, pois amo drama histórico, mas não sabia que tinha continuação e nem livros.

    ResponderExcluir
  7. Mariana!
    Como gosto dessa época da história da Inglaterra. A intriga entre as famílias e ainda assim, o amor sobrepondo-se a todos.
    Quero ler o livro e poder assistir a série.
    Adoro todo cenário, vestuário e os bastidores do reinado.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu adoro de verdade essas séries históricas. Vejo muuito raramente, mas do pouco que assisto, as histórias são as principais. As roupas, os cenários, que lindos!

    ResponderExcluir
  9. Mariana!
    Se tem Jodie Comer, com certeza tem qualidade. A performance da atriz deve roubar toda a cena na série, até porque estamos falando de emmy winner, né não?
    E o que dizer das produções do Starz? São de extrema qualidade, tanto em fotografia quanto em direção.
    Gostei de saber que a história é baseada em fatos reais, e as cenas de guerra são as que mais me deixaram animado para conferir a série, pois gosto bastante dessa parte mais movimentada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia nenhuma das duas séries, mas fiquei interessado
    Gosto de histórias históricas, quando tiver mais tempo com certeza vou assistir!

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Eu já vi essa série e amei também!! Eu fui assistir porque acho a atriz, e acabei me surpreendendo muito com a série. A fotografia realmente ta impecável, e amei todo o elenco. Já quero ver as outras séries também!

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Na época que eu estava assistindo Reign, fiquei bem curiosa para assistir mais séries com essa temática, porque é muito bom!
    Apesar de você passar muita raiva com a forma como as mulheres são tratadas, toda a parte histórica é muito boa.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Oii,
    Que série interessante!
    A Elizabeth parece forte e maravilhosa. Empoderada e marcante.
    Vou querer assistir, além de ler em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir