Autor: Gillian Flynn
Páginas: 448
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Gênero: Suspense, Drama
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Resenha:
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Gênero: Suspense, Drama
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?
Brilhante!
Gillian Flynn me conquistou completamente com Objetos Cortantes, mas confesso que demorei muitos anos para pegar outro livro da autora. Vamos ver o que eu achei de Garota Exemplar? Segue comigo!
Em uma manhã ensolarada aparentemente comum, Nick Dunne se depara com o desaparecimento sem pistas de sua esposa, Amy (também conhecida como Amy exemplar, pois os pais dela são famosos escritores de uma série juvenil inspirada na filha).
Nesse contexto, Nick começa a ser apontado como principal suspeito do caso, ainda mais depois que o diário de Amy é encontrado e usado como prova pela polícia. A partir daí, Nick começa uma corrida contra o tempo para provar sua inocência, à medida que novas pistas vão surgindo que fazem todos se perguntarem onde Amy está, e se ela está viva.
"Garotas Legais nunca ficam com raiva. Apenas sorriem de uma forma desapontada e amorosa e deixam seus homens fazerem o que quiserem."
Flynn foi uma das pioneiras em popularizar o uso de passagens de diários como um próprio protagonista. E em livros de suspesense/thriller, esse artifício torna a experiência de leitura muito mais imersiva e viciante, principalmente quando a história envolve desaparecimento, o que é o caso aqui.
"Esperei pacientemente — anos — para que o pêndulo oscilasse para o outro lado, para que os homens começassem a ler Jane Austen, aprendessem a tricotar, fingissem amar a revista Cosmopolitan, organizassem festas de scrapbooks e dessem uns amassos entre si enquanto nós assistíamos, babando."
Os pontos de vista de Amy são na verdade o que está escrito no diário que foi pego pela polícia, e isso nos permite comparar a casamento dos Dunne, principalmente quando grande parte da obra se foca em Nick (e sua árdua jornada em busca de salvação). O personagem, por sinal, se mostra bastante cativante, até um certo acontecimento mudar completamente nossa opinião.
"Então aquilo tinha de parar. Entregar-me a Nick, me sentir segura com Nick, ser feliz com Nick me fez perceber que havia uma Amy Real ali dentro, e ela era muito melhor, mais interessante, complexa e desafiadora do que a Amy Legal."
Amy, por sua vez, é MARAVILHOSA. É claro que seria dizer muito se eu explicasse o porquê, mas a personagem é tão inteligente e perspicaz que não tem como não amá-la. Eu não via a hora de chegar as partes do diário para saber mais, pois à medida que vamos nos aprofundando na leitura, vemos que o casamento dos Dunne estava longe de ser convencional.
"E foi assim que o ódio começou. Pensei muito nisso, e foi quando começou, acho."
A parte investigativa também é outro aspecto que merece ser elogiado. Assim como em Objetos Cortantes, temos personagens que fazem parte da polícia muito bem desenvolvidos, personagens esses que são inseridos de forma muito estratégica pela autora para nos confundir, até porque a polícia estava sempre tentando colocar a culpa do desaparecimento em Nick.
"Conheço mulheres cujas personas inteiras são criadas a partir de uma mediocridade benigna. Suas vidas são uma lista de deficiências: o namorado que não as aprecia, os cinco quilos a mais, o patrão indiferente, a irmã mau-caráter, o marido desgarrado."
Muita gente não curte o final do livro, mas isso não foi um problema para mim. Considerando o desenvolvimento dos personagens, achei que o desfecho foi extremamente pertinente. E como não era DEFINITIVAMENTE o que esperávamos, o choque foi ainda maior.
"Quão previsível, quão perfeitamente comum, quão engraçado. E o marido? Acabou mais feliz que nunca. Não. Não podia permitir isso. Não. Nunca. Nunca."
Em suma (pois trata-se de uma obra que qualquer informação a mais se torna um spoiler), Garota Exemplar pode ser considerado como um dos MELHORES livros de suspense da atualidade, tudo por conta da trama bem arquitetada que fica em nossa cabeça muito tempo após a leitura.
Até a próxima resenha!
Olá Alison
ResponderExcluirAinda não li nada dessa autora .já vi muitos comentários sobre Garota exemplar e óbjetos cortantes e embora eu goste de suspense nunca tive um grande interesse em ler os livros .mas depois dessa sua colocação sobre esse livro ser um dos melhores livros de suspense da atualidade é lógico que já vou pesquisar preços para comprar .ainda mais porque ultimamente não tenho adquirido livros desse gênero embora goste bastante.
Bjs
Eliane, obrigado pelo comentário!
ExcluirSão livros pesados, mas incríveis! Pode ler sem medo amg.
Beijos.
Eu também considero este livro um dos melhores do gênero e faço sempre questão de olhar ele na estante. Tá, eu gosto muito do filme também, até por amar Ben rs
ResponderExcluirAcredito que depois desse livro, muita coisa boa foi surgindo e devemos ser gratos a isso!
Adorei relembrar essa obra prima!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Angela, obrigado pelo comentário!
ExcluirMulher, o filme foi uma excelente adaptação da obra, eu também gostei muito (e como não gostar tendo Rosemund Pike no elenco?).
Beijos.
Ainda não li o livro, mas já assisti ao filme, e como já estamos cansadas de saber, que o livro é sempre melhor e mais completo, fico a imaginar o quão envolvente e eletrizante a leitura deva ser. Afinal, é plot twist atrás de plot twist.
ResponderExcluirChelle, obrigado pelo comentário!
ExcluirTiro, porrada e bomba pra todo lado. Essa autora não tem medo de infartar o leitor kkkkkkkkk.
Beijos.
Ola,
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler ele, pois como vc mesmo dizer ele é considerando um dos melhores livros de suspense e a autora muito bem elogiadas por muitos leitores. Acho que é uma boa para uma pessoa que quer conhece o gênero.
Alecia, obrigado pelo comentário!
ExcluirEssa autora é tudo, por começar por ela que eu super recomendo.
Beijos.
Olá Alison!
ResponderExcluirEu nunca li nada da autora, mas depois da sua resenha fui correndo adicionar o livro na lista de "Quero ler" do Skoob. Confesso que diários nos livros sempre me chamam a atenção, e aqui não foi diferente pois nunca vi ele ser peça central de um thriller. Espero que o final me agrade.
Beijos
Aline, obrigado pelo comentário!
ExcluirDiários trazem bastante intriga para a história, e aqui não é diferente! A combinação deu muito certo.
Beijos.
Olá! Confesso que acabei assistindo ao filme primeiro, por isso adiei a leitura do livro, para ver se minha memória dá uma ajudinha (risos). Mas a única coisa que eu sei é que vou gostar muito quando finalmente isso acontecer, afinal o filme me surpreendeu positivamente.
ResponderExcluirElizete, obrigado pelo comentário!
ExcluirO livro sem dúvidas possui muito mais detalhes. Pode ler!
Beijos.
Menino, esse livro merece mesmo a nota que você deu, porque eu mesma dei essa nota a ele. Foi um dos primeiros livros que li de suspense, acho que além disso, ele foi o responsável por eu gostar tanto desse gênero.
ResponderExcluirO melhor de tudo é quando você não espera por algo ne? Sim, também gostei do final.
Bruna, obrigado pelo comentário!
ExcluirMe abraça! Eu, ao contrário de você, li já familiarizado com o gênero, mas mesmo assim Garota Exemplar é o meu thriller preferido.
Beijos.
Oii,
ResponderExcluirTenho muita vontade de lê-lo, parece ótimo.
Cheio de suspense e boas reviravoltas.
E esse final que falam tanto, fico curiosa.
Bjs
Alison!
ResponderExcluirJá tive oportunidade de ler esse livro e ele é completamente perturbador.
Embora tenha me revoltado com Amy, devo reconhecer que é a personagem mais inteligente de todo o livro e me fez questionar tudo o que escrevo em meus diários...kkkkk
Confesso que o arranjo final, a meu ver, não foi dos melhores, mas faz sentido diante de todo o desenrolar do enredo.
cheirinhos
Rudy
Oiii
ResponderExcluirJá faz anos que li esse livro, e amei demais ele. Realmente ele é brilhante demais! Eu devorei ele, queria terminar logo pra saber tudo. E a parte do diário também era o que eu mais ansiava, eu adorava a amy hahah
Nunca li mais nada da autora, mas sou doida pra ler outro livro dela.
Bjss ^^
Olá,
ResponderExcluirFaz muito anos que li Garota Exemplar, mas ainda consigo lembrar de meu choque quando li o final KKKKK
Gostei bastante e só sei elogiar essa autora.
Beijos
Não li nenhum livro da autora, mas já assisti o filme desse livro, não gostei então acabei desistindo, acho que vou dar mais uma chance e ler o livro antes
ResponderExcluir