Autor: Christopher Paolini
Páginas: 706
Ano: 2009
Editora: Rocco Jovens Leitores
Gênero: Aventura, Fantasia, Ficção, Infantojuvenil
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: Em Brisingr, Eragon e seu dragão, Saphira, conseguiram sobreviver à batalha colossal na Campina Ardente contra os guerreiros do Império. No entanto, Cavaleiro e dragão ainda terão de se deparar com inúmeros desafios. Eragon se vê envolvido numa série de promessas que talvez não consiga cumprir, como o juramento a seu primo, Roran, de ajudá-lo a resgatar sua amada Katrina das garras de Galbatorix. Todavia, Eragon deve lealdade a outros também. Os Varden precisam desesperadamente de sua habilidade e força, assim como elfos e anões. Com a crescente inquietação dos rebeldes e a iminência da batalha, Eragon terá de fazer escolhas que o levarão a atravessar o Império, viajando muito além. Escolhas que poderão submetê-lo a sacrifícios inimagináveis? Conseguirá o jovem unir as forças rebeldes e derrotar o Império?
Resenha:
“Compreendi que a verdadeira agonia da guerra não é você se ferir, mas sim ser obrigada a ver aqueles que você ama se ferirem."
Olá, hoje eu trago a minha experiência de releitura de Brisingr, terceiro livro do Ciclo da Herança do autor Christopher Paolini, no Brasil a série é publicada pela editora Rocco em seu selo Rocco Jovens Leitores.
Os quatro livros do ciclo já foram publicados e por os adorar e considerar uma fantasia bem escrita aqui estou eu para panfletar um pouco!
Por ser tratar de uma resenha de série, pode conter spoilers dois dois primeiros livros. Eragon e Eldest, ambos já temos resenha aqui no blog e caso queiram conhecer melhor minha opinião sobre eles basta clicar na imagem abaixo:
O ciclo da Herança é uma história clássica de fantasia com jornada de herói! E para minha alegria possui como personagens principais Dragões e seus relacionamentos com o mundo ao redor.
"Os feitos dos filhos são testemunho da criação dos pais."
Eragon, é um jovem órfão que desceu com seu tio e primo. Ao encontrar um ovo de dragão, ele não somente muda totalmente sua vida como a de toda sua família e aldeia. Ao se tornar um cavaleiro de Dragão, (o primeiro em 100 anos sem estar sob controle do rei tirânico) ele se vê perseguido e sofrendo grandes perdas. Ao descobrir sua importância para uma revolução ele compreende que precisa se tornar a melhor versão de si mesmo.
No segundo livro enquanto ele mergulha em um treinamento com o Sábio que é imperfeito, ele aprende não somente sobre os legados dos cavaleiros e suas responsabilidades, o uso da Magia, mas sobre si mesmo e suas origens. Enquanto treina, ele passa por batalhas que incluem mais do que derrotas mas corações despedaçados, ele se vê forçado a fazer muitas escolhas que podem moldar o destino de todos os demais, amigos e inimigos.
Neste terceiro livro temos um amadurecimento ainda maior da escrita de Paolini, se no segundo ele se estendeu em alguns pontos aqui, ele apesar de se dedicar a responder muitas questões manteve uma escrita mais fluida, mesclando melhor os momentos de ação com os necessários momento de busca de respostas que ainda existem.
“Raiva é um veneno. Vocês devem purgá-la de suas mentes ou, do contrário, ela corromperá suas principais virtudes.”
Eragon, continua sendo o protagonista do livro, mas outros personagens que desde o segundo livro vinham ganhando destaque recebem ainda mais atenção. Eu poderia falar mais deles, porém, deixo para que os conheçam durante a leitura, cada personagem vai ocupando um ponto importante da trama e aos poucos todas as narrativas se mesclam em uma única batalha pela liberdade (ou vingança, ou amor...)
Algo que acho muito interessante nesses livros é a criação de alguns personagens que não se encaixam em vilões ou heróis, até mesmo Eragon começa a compreender que o mundo é muito mais complexo, em determinados momentos sabemos que ele ganha apenas graças a ajuda de diversos mentoras e personagens mais fortes que lutam por ele e isso não é ignorado pelo protagonista, existe as reflexões de quem busca evoluir mas ainda não se sente seguro o suficiente diante dos obstáculos ou inimigos. O que torna as batalhas bem emocionais para o nosso protagonista.
"Se deseja ser feliz, Eragon, não pense no que está por vir, nem naquilo sobre o qual você não tem controle. Pense no agora e naquilo que é capaz de mudar."
O livro é muito grande, é o quarto e último livro é ainda maior. A cada livro o autor flor escrevendo livros maiores, pois foi ampliando muito a trama, utilizando subtramas que tornam a história uma leitura bem rica, contudo em alguns pontos também requer que tenhamos persistência. As transições entre pontos de vista podem ser um clímax ou um balde água fria dependendo do nível de ansiedade do leitor.
É outro livro bem escrito, com uma mitologia se não inovadora, mas bem estruturado e complexa. Tem todos os elementos que os fãs do gênero podem apreciar: jornada de herói, paixão proibida, segredos, reviravoltas, drama familiar! Ah e obviamente Dragões!
"Seria tolo e arrogante de minha parte aspirar julgar alguém que conheci tão pouco."
Os dragões de Paolini são maravilhosos. Saphira e os demais que vão surgindo fisgam nossos corações e você torce e os ama! Sofre por eles e é impossível não ler alguns trechos com os corações na boca esperando o destino de cada um em batalhas!
Indicação para quem curte o gênero!
Volto em breve com o último livro do ciclo que pretendo começar a releitura em breve! Até mais!
Dragões são tão fofinhos não é?!
ResponderExcluirQue bom que o autor conseguiu não só responder as questões que ficaram em aberto dos livros anteriores mas ampliou também as subtramas. Espero 3o último livro encerre essa aventura de forma redonda e coesa
Eu acompanho essa série desde o primeiro livro, que aliás, parece ser o melhor(minha humilde opinião rs) mas que mostrou que os demais livros mantiveram o ritmo e as descobertas!
ResponderExcluirEu acho essa universo maravilhoso, esse entrar novos personagens, todas as descobertas e esse olhar com novos olhos é algo que sempre fascina e traz aquela vontade enorme de ler todos e sim, conhecer Eragon!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Olá
ResponderExcluirQue legal quando a gente percebe o amadurecimento do autor é sente na escrita a sua evolução .gostei de saber também que Eragon continua sendo o protagonista da trama que o foco é ele e suas descobertas mas que mesmo assim personagens secundários são bem trabalhados na estória.
E os quotes que você separou sáo maravilhosos e verdadeiros
Bjs
Olha, por isso que eu amo estar todo dia em blogs literários. Não sei se eu daria uma chance ao livro olhando as capas. Mas o que você tem falado de ponto positivo só me deixou muito curiosa e com vontade de ler. Que bom que a série segue sendo boa. Quero muito saber do livro 4.
ResponderExcluirVivian!
ResponderExcluirA mitologia dos Dragões é algo mágico e ao mesmo tempo enigmático, algo que deixa aqule sentimento de que poderiam realmente existir, assim que sinto.
Ver que alguns personagens não se incluem nem como vilões, nem como heróis, é algo nbem neutro, e pode ser 'figurante', mas deve ter seu papel.
Falta um ainda, vamos aguardar,
cheirinhos
Rudy
Olá,
ResponderExcluirApesar de nunca ter lido os livros, sempre gostei bastante do filme de Eragon!
A história é muito boa.
Agora fiquei curiosa para ler, vamos aguardar sua resenha para ver se o final vai ser satisfatório
beijos
Oiii
ResponderExcluirEu nunca li nenhum livro de dragão, mas sou doida pra ler essa série. A história parece ser incrível mesmo, e amei saber que o livro é muito bem escrito. Ele já está na minha lista faz tempo.
Bjss ^^
Olá! Uhull, então que venha o próximo livro, muito feliz em saber que a história só fica melhor (e maior) e que somos presenteados com mais uma leitura incrível.
ResponderExcluirOiiie, eu já tinha visto esse livro, porém nunca procurei saber mais sobre a historia. Ao ler a resenha fiquei um tanto curiosa e interessada até porque amo demais uma fantasia. Já estou anotando aqui!
ResponderExcluirBeijocas:
Tempos Literários
Ooi,
ResponderExcluirQuero muito ler essa série.
Comecei o primeiro tem um tempo, mas não tava fluindo, parei. Só que quero voltar com calma kkkk
Essa fantasia toda e as subtramas parecem ser bem interessantes, com bons mistérios e uma mitologia abrangente.
Fiquei curiosa.
E que capa linda.
Bjs