Autor: Kate Stayman London
Páginas: 384
Ano: 2021
Editora: Paralela
Gênero: Chick-lit; Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Este livro foi cedido pela Editora Paralela, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora.
Ano: 2021
Editora: Paralela
Gênero: Chick-lit; Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: Bea Schumacher é uma blogueira de moda plus size que tem amigos maravilhosos, uma família dedicada, uma legião de seguidores… e um coração partido. Para se distrair, toda semana ela acompanha o viciante reality show É Pra Casar, em que uma pessoa busca o amor verdadeiro entre vinte belos pretendentes. Justo quando Bea desiste de vez de procurar pelo amor, ela recebe uma proposta intrigante: É Pra Casar quer que ela seja a próxima estrela do programa. Bea concorda, mas com uma condição: ela não vai se apaixonar de jeito nenhum. O que ela quer é dar mais visibilidade para sua carreira e para outras mulheres plus size, inspirando pessoas no país inteiro a se aceitarem. Mas, quando as câmeras começam a rodar, ela percebe que as coisas serão mais complicadas do que ela esperava…
Resenha:
Foi tudo que eu pedi sim, e muito mais.
Sensação nas redes sociais, Bea está sempre na boca do povo por escrever sobre moda para mulheres plus size. Mas apesar de sua vida profissional estar exatamente da forma como ela sempre sonhou e de receber total apoio de família e amigos, Bea possui problemas com relacionamentos.
Ao invés de ficar com pena de si mesma, a blogueira passa seu tempo livre acompanhando cada temporada do popular e polêmico reality show É pra casar. Bea percebe que tem uma oportunidade de dar mais visibilidade para mulheres fora do padrão de beleza quando ninguém menos do que a produtora executiva do programa a convida para ser a próxima protagonista do reality.
Embora diga para si mesma que não vai se deixar levar pelos sentimentos e se apaixonar no programa, Bea descobre que essa tarefa não vai ser nada fácil à medida que vai conhecendo cada um dos seus pretendentes.
Lançamento de 2021 pela Paralela, De Olho Nela é o livro de estreia de Katy Staymon-London e foi bastante elogiado lá na gringa. Com essa sinopse, a obra me chamou atenção logo de cara, e fiquei extremamente satisfeito com a história que encontrei aqui.
Bea Schumacher é uma mulher independente e poderosa. Depois de muito esforço para se aceitar, a blogueira se tornou famosa justamente por abraçar o seu corpo e mostrar para as pessoas que não tem nada de errado com ele. A protagonista nos cativa quase que instantaneamente, ainda mais por ser fascinada pelo universo da moda.
“- Então você não tem namorado?
- E passar os únicos quinze segundos de tempo livre que eu tenho lidando com os sentimentos de um homem que deveria fazer isso sozinho, pra começo de conversa? Ah, não mesmo.”
E pra quem gosta de moda o livro é um prato cheio. Confesso que eu não conseguia imaginar a maioria dos looks que Bea usava, isso porque sou totalmente desligado com esse universo fashion. Contudo, essa paixão que a personagem tem por roupas deixa sua personalidade mais evidente.
O formato do livro permite que a leitura seja muito ágil, principalmente porque o plot central (abordando Bea no reality) se intercala com os veículos de imprensa e sites de fofoca comentando tudo pra gente. E ao utilizar dessa ferramenta, London também aproveita para nos mostrar como a gordofobia é uma realidade muito presente, principalmente na internet.
"A diversidade é um fator importantíssimo pra mim, claro!! Tipo físico, cor de pele, história de vida - quero que esses homens tragam uma nova imagem ao programa, assim como eu."
Apesar de aceitar seu corpo, Bea precisa lidar com as diversas críticas que recebe diariamente. E quando eu digo críticas, estou me referindo a ofensas que ninguém deveria ser obrigado a ouvir. Isso nos mostra que livros como esse são muito importantes, pois é inadmissível que ainda sejam reproduzidos preconceitos ditados por padrões de beleza muitas vezes inalcansáveis.
Em relação ao reality show, temos bastante clichês, mas no bom sentido. Acompanhar Bea conhecendo cada pretendente foi muito divertido, e senti uma vibe meio UnReal (aquela série maravilhosa do Lifetime, eu amavaaaa). Vale ressaltar que além de muita lacração e close certo (viva a diversidade corporal!), o livro nos entrega muita representatividade, enriquecendo mais ainda a história.
"Ela é uma blogueira de moda que pensa que nós, mulheres, temos que gastar nosso tempo e nosso dinheiro nos embelezando de acordo com os padrões exigidos pelo olhar masculino."
Achei fofo o final? Definitivamente. Eu já imaginava que terminaria daquele jeito, mas o romance em si não é o verdadeiro foco do livro, logo a previsibilidade não foi exatamente um problema. Bea me fez refletir sobre os desafios diários que uma pessoa fora do peso considerado "padrão" sofre diariamente, e gente, precisamos ter mais empatia e refletir um pouco sobre como certas palavras e expressões (de cunho gordofóbico) são capazes de ferir o próximo.
"A perfeição é a doença de uma nação; a alma é que precisa de uma cirurgia."
É com uma citação da maravilhosa Bey em Pretty Hurts que eu termino essa resenha. De Olho Nela merece todo o crédito que vem recebendo, pois consegue, por meio de uma trama simples mas poderosa, nos conscientizar para a importância de desconstruir a beleza. Olhe-se no espelho, o que você está vendo é lindo.
Até mais!
P.S. Katy Stayman eu SEI que você é uma swiftie tá.
Representatividade! Acredito que por tudo que li acima, esse livro traga isso, tão evidente nos últimos tempos,felizmente!
ResponderExcluirBea parece trazer as tristezas de muitas mulheres, mesmo que não imersas nesse universo da moda. Mas falo da questão do peso, do se aceitar e do sim, querer ter um amor rs
Achei fofo,mas sinto que há dores.
Por isso, já preciso muito ler este livro!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Angela, obrigado pelo comentário!
ExcluirSim! O livro é leve e pesado ao mesmo tempo. Mas tem que ser assim né, estamos falando de um assunto seríssimo.
Beijos.
Olá Alison
ResponderExcluirEntão ontem mesmo estava assistindo uma livr onde se falava sobre a questáo da gordofobia e do quáo pouco se fala sobre ela.Muito boa a sua colocação sobre esse tema e tomara que a literatura trate esse assunto com mais frequência. Eu estou aqui na luta contra a balança e náo é fácil.
Eliane, obrigado pelo comentário!
ExcluirPois é! Quantas pessoas não fazem de tudo pra tentar ter o corpo "perfeito", né? Aposto que elas vão se emocionar lendo essa obra.
Beijos.
Louca dos clichês se apresentando kkkk.
ResponderExcluirQuando vi que Bea disse aos quatro ventos que não iria se apaixonar, sabia como ia terminar e já curti muito.
Aplausos mil para Kate e sua coragem, sim coragem, em criar Bea e seu lindo e poderoso corpo fora dos padrões. E mais ainda por se aceitar e fazer disso sua plataforma.
Se entrou pra wishlist? Sim, e como prioridade super alta.
Chelle, obrigado pelo comentário!
ExcluirBea é MARAVILHOSA. Que protagonista incrível, sério. Você vai amar esse livro.
Beijos.
Aiii ja queria ler esse livro mas quando vejo que foi favoritado eu fico tao mais curiosa pra ler!!
ResponderExcluirTo ouvindo muita coisa boa em outras sites também sobre esse livro.
Essa representatividade nos livros hoje em dia é tão importante.
Quero muito ler!
Ariela, obrigado pelo comentário!
ExcluirQue bom que esses temas estão ganhando cada vez mais destaque, né?
Beijos.
Nossa, tem muito tempo que eu li um chick-lit viu? Que sinopse deliciosa de ler e que dá muita vontade de ir correndo pro livro pra saber como a história vai se desenvolver e o final feliz da personagem.
ResponderExcluirVendo você falar que é desligada do mundo fashion, só consegui pensar "eu também, moço" KKKKK Mas que bom que a história te cativou tanto! Adorei a resenha!
Bruna, obrigado pelo comentário!
ExcluirMulher, está perdendo um dos melhores gêneros literários de todos. Pode se acabar nesse, não vai se arrepender.
Beijos.
Alison!
ResponderExcluirDesde pequena sofri muito preconceito por ser fora dos padrões que a sociedade exige, principalmente para mulher.
Entretanto, confesso que nunca me liguei muito, essa é a verdade, procuro ser quem sou e acredito que por minha personalidade forte e alegre, as pessoas nunca foram tão diretas.
E gostaria de ler o livro, mesmo sem e ligar muito nesse mundo fashion, em ver a desmestificação da gordofobia, é importante.
cheirinhos
Rudy
Rudy, obrigado pelo comentário!
ExcluirIsso aí! Seja você mesma, seja feliz!
Beijos.
Olá! Mas gente que livro simplesmente maravilhoso, amei a maneira em que a autora consegue nos passar uma mensagem tão importante de uma forma tão especial, me diverti só lendo a resenha, então imagino que a leitura promete, mesmo sabendo que nem tudo serão flores, acho que pelo menos os suspiros no final estarão garantidos.
ResponderExcluirOlá Alison!
ResponderExcluiressa história toda de reality show de casamentos me lembrou o antigo Vai dar namoro, que eu adorava assistir. E também adoro chick-lit. Gosto muito de histórias nesse formato de escrita (email, notícias, tweets, etc) pois traz muita fluidez para a trama. E com certeza o livro já vai virar favorito só pela representatividade e falar sobre um tema tão importante de ser discutido.
Beijos
Gosto quando a leitura mostra aceitação, algo tão difícil atualmente. Gostaria muito de acompanhar a personagem e ja estou torcendo pelo final feliz e talvez o encontro do amor. Mesmo com muitas paginas, creio que a leitura não seja cansativa.
ResponderExcluirOii,
ResponderExcluirUaaau, que livro maravilhoso!
Adoro livros com representatividade e ainda mais quando é sobre ser gorda. Nós realmente sofremos muita repressão e críticas sobre o corpo e é ótimo lermos mais sobre isso.
Logo lerei!
Bjs
Minha filha me pediu esse livro e estou atrás de descobrir se ele tem cenas hot, pode me dizer? Já agradeço
ResponderExcluirOlha....eu não li. Então fui perguntar para o povo do blog, já que a pessoa que o resenhou não está mais entre os colaboradores, o que descobrimos foi que não tem cenas hots, mas tem cenas de "pegação".
ExcluirTalvez seja interessante você ler primeiro.....parece que não tem problema para uma adolescente....