Autor: Fabiane Guimarães
Páginas: 176
Ano: 2021
Editora: Alfaguara
Gênero: Ficção, Literatura Brasileira, Romance, Suspense e Mistério.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: Em Apague a luz se for chorar, duas narrativas se entrelaçam para compor um retrato do interior do Brasil e pensar até onde é possível esconder um segredo de família. Cecília não sabe muito bem o que fazer com a própria vida. Depois de mudar de Brasília para o Rio de Janeiro, a jovem ainda não conseguiu encontrar um emprego nem organizar seu futuro. João, pai solteiro de uma criança com paralisia cerebral, tenta levar a vida em Brasília como pode. Trabalha como veterinário do município durante o dia e procura formas de ganhar mais dinheiro à noite ― o objetivo é juntar quantia suficiente para bancar um tratamento experimental para o filho. Quando os pais de Cecília morrem, ela é forçada a voltar para a pequena cidade de sua infância, onde eles ainda moravam. Mas uma dúvida começa a atormentá-la: a possibilidade de que eles foram assassinados. E João, desesperado por mais recursos, começa a se aventurar por trabalhos pouco recomendáveis. Ao cruzar suas histórias, Fabiane Guimarães cria um suspense impactante sobre o que significa ser parte de uma família, e os limites que estamos dispostos a ultrapassar para mantê-la.
Este livro foi cedido pela Editora Alfaguara, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora.
Resenha:
“É assim, não chove nunca no deserto, mas quando chove é para provar que as coisas que você mais deseja destroem você.”
Apague a Luz se for Chorar, é o primeiro romance da autora brasileira Fabiane Guimarães, lançamento da editora Alfaguara, traz uma trama sensível que aborda os mistérios da vida e morte, dos elos familiares e dos segredos que temos e atingem a todos que compartilham nossas vidas.
A edição está bonita, gostei muito da capa e projeto gráfico é simples mas eficiente. A qualidade do livro está como sempre alta. Papel de qualidade e letras confortáveis para leitura.
No livro vamos acompanhar duas linhas narrativas que no final vão se entrelaçar de uma forma interessante.
Temos Cecília, uma veterinária que ainda não encontrou seu lugar no mundo, com uma carreira em dificuldade e um coração em pedaços. Ela largou sua vida em Brasília e fugiu para o Rio de Janeiro. Até que precisa voltar ao estado, agora indo para uma cidade perto de Brasília, onde seus pais resolveram viver a aposentadoria. E não é por um bom motivo, a noticia que seus pais morreram juntos a deixa a beira de um colapso, e quando sua mente é assolada com suspeitas sinistras, ela precisa enfrentar que seus pais tinham segredos, e um está a sua frente.
“Não lembro a última coisa que eles me disseram.”
De outro lado temos, João que também é um veterinário. Mas diferente de Cecília ele não pode se dar ao luxo de não ter se encontrado na vida. Com um filho com profundas dificuldades físicas e necessitando de um caro tratamento que pode lhe dar uma mínima qualidade de vida, ele trabalha na zoonose de Brasília, e afunda em um trabalho doloroso por fora e em dividas.
“Jurava que estava preparada, uma vida inteira para a morte, só para descobrir que não estava coisíssima nenhuma. Alguém está?”
Como duas tramas diferentes se unirão é algo que vocês devem ler para entender, só tenho a dizer que por ambas as tramas existem indícios e quando foi confirmado, eu apenas fiquei pensando: “sério? Me passou pela cabeça isso, mas... sério?”
Eu ao ler senti que faltou alguma coisa para me conectar com a história, ambos os protagonistas não me cativaram. As ações de Cecília, principalmente, não gostei em uns dois pontos, mas no final senti uma pena pela dor de João e por tudo o que ele passa e faz para sobreviver.
Porém, mesmo sem se tornar um favorito, a escrita do livro é bem fluida, eu li bem rápido. E todos os pontos da trama se fecharam muito bem. Existem vários temas interessantes sendo explorados nas entrelinhas desse livro, inclusive temas tabus.
O suspense a cercar da morte dos pais de Cecília e sobre os pesos dos segredos em uma família podem prender a atenção e manter os leitores atentos até o final.
Indico para quem gosta de literatura nacional, suspenses leves e dramas familiares.
Só gostaria de saber se alguém aqui já leu esse livro e se conectou com a história a ponto de fazer uma união entre nome do livro com a história? Só por uma curiosidade mórbida 😂🤣🤣🤣
Até a próxima.
Eu admito que não fazia ideia da existência do livro, por isso, fiquei lendo e já querendo abraçar João e acolher sua dor e suas dificuldades.
ResponderExcluirO título é forte, o tema é forte, até pelas dificuldades de um pai solteiro. Curiosa para saber sobre esse enlace das duas histórias.
E agora com a pergunta do final rs
Se puder, claro que lerei!!!
Beijo e oh, viva nossa literatura nacional!!!
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Ah que pena que tu nao se identificou com o livro...
ResponderExcluirEsse primeiro quotes "É assim, não chove nunca no deserto, mas quando chove é para provar que as coisas que você mais deseja destroem você." Eu amei de um tanto...
preciso ler esse livro!
nao o conhecia!
Amei muito essa dica!
Que título!
ResponderExcluirE que história! Repleta de drama e mistério.
Imagino como as duas histórias se entrelaçam...
Olá Vivian
ResponderExcluirInfelizmente náo posso matar a sua curiosidade. O título do livro é bem intrigante.
Náo senti vontade de ler mesmo recebendo uma nota razoável ,a trama não me pareceu táo empolgante a ponto de colocar ela na minha lista de desejados.
.
Caramba, sempre digo que adoro suspenses, tenho alguns brasileiros que são incríveis mesmo! Adoro quando o autor faz isso, junta duas histórias que no meio se entrelaçam e forma uma história excelente. Uma pena que parece não ter sido isso que aconteceu e que você não se conectou com os personagens. Ai mulher, te digo que na maioria das vezes eu desisto viu? Se o personagem não me cativar, me pergunto logo o que estou fazendo ali.
ResponderExcluirVivian!
ResponderExcluirComo não li ainda, não posso responder sua pergunta.
Confesso que gosto de conhecer autores nacionais e fiquei intrigada sobre o mistéio que ronda a morte dos pais dela e como as histórias se entrelaçam, mesmo com suas ressalvas.
cheirinhos
Rudy
Olá Vivian!
ResponderExcluirEsse quote da morte me chamou a atenção. Acredito que ninguém está realmente preparado, mas evitar falar sobre o assunto também não é nada benéfico. Só de ler a resenha e saber do enredo eu já fiquei de coração partido pelos personagens, o quão reais eles são. Gostei do suspense que move a história e fiquei curiosa pra saber como esses dois vão se encontar.
Beijos
Olá! Eita que fiquei dividida em relação a leitura! Fiquei curiosa com a história e principalmente com o desfecho que ele terá, mas ao mesmo tempo não me animei tanto assim, sei lá, não fiquei assim tão empolgada em dar o ponta pé inicial, por isso, ele vai para a listinha e quem sabe eu acabe mudando de ideia logo.
ResponderExcluirÉ bem intrigante e esse livro, a princípio pensei que o assassinato dos pais seria somente para encher linguiça. Eu leria esse livro pela batalha dos personagens apenas. Acho que valeria a pena entender tudo oque passam.
ResponderExcluirOii,
ResponderExcluirEsse não me chamou muito atenção, acho que não lerei.
Parece ser bom, com suspense e drama familiar, mas nada demais.
Bjs